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Projeto em Gestão de Produção

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Apresentação em tema: "Projeto em Gestão de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto em Gestão de Produção

2 Projeto em Gestão de Produção
A imagem que todos tem de um projetista é de alguém que está preocupado com a aparência de um produto. No entanto a atividade de projeto é muito mais ampla. A compra de todas as máquinas e equipamentos é uma decisão de projeto por que afeta a forma física e a natureza da produção”.

3 Obs: Quando uma máquina ou equipamento é movido ou um aspecto da responsabilidade de pessoal é mudado, o projeto de operação produtiva é modificado e novas decisões devem ser tomadas! ?

4 O que é projeto? Processo conceitual através do qual algumas exigências funcionais de pessoas, individualmente ou em massa são satisfeitas através do uso de um produto ou sistema que representa a tradução física do conceito.

5 Produtos Individuais que satisfazem uma necessidade pública ou de mercado:
Televisão, rádio, automóvel, sapatos, música, pinturas etc. Sistemas: Telefone, rodovias, fornecimento de água é luz.

6 Pontos Importantes 1- Projeto Significa satisfazer às necessidades dos consumidores - A atividade de projeto em produção tem como objetivos mais importantes: prover produtos, serviços e processos que satisfarão aos consumidores. Produtos Esteticamente agradáveis; Confiável; Manufaturável

7 Serviços Projetar serviços que os clientes percebam que atendem às suas necessidades; Além disso o serviço deve estar dentro do conjunto de capacitaçãoes da operação produtiva e; Ser prestado a um custo/preço razoável.

8 Processos A maneira de projetar o processo que fabrica o produto ou serviço terá impacto significativo na habilidade da produção em atender às necessidades de seus consumidores. Processo implantado em local errado, com capacidade insuficiente, ou com arranjo físico confuso pode não satisfazer aos consumidores, por que pode não ter um bom desempenho.

9 2- Projeto de produtos/serviços e projeto de processos estão inter-relacionadas:
As duas operações são interligadas; Todo produto ou serviço necessita de um projeto para ser colocado em prática; Pequenas mudanças no projeto de produtos ou serviços podem ter conseqüências profundas para o modo como a produção deve fazê-los;

10 Analogamente, o projeto de um processo pode restringir a liberdade dos projetistas de produto e serviços de operarem como desejam

11 3- A atividade de projeto é em si um processo de transformação
A realização de projetos de produtos, serviços ou de processos de que os produzem é em si mesmo um processo de transformação que se ajusta ao modelo: entrada –transformação –saída;

12 Entradas (transformados): informações na forma de previsão, dados de mercado, dados técnicos etc.
Entradas (transformação): pessoal, equipamentos, softwares (CAD). Saídas: serviços ou bens de acordo com seus desejos quanto a qualidade, flexibilidade, rapidez, confiabilidade e custo.

13 4- A atividade de projeto evolui da Concepção à especificação:
Projetos não surgem totalmente formados na imaginação do projetista; Surge como uma idéia geral, mal definida;

14 Com o tempo essa idéia original ou “concepção” é refinada e progressivamente detalhada até que contenha informação suficiente para ser transformada no produto, serviço ou processo real. Isso tem duas conseqüências importantes: A primeira: é que a cada etapa as decisões de projeto reduzem o número de opções; Redução de incerteza;

15 Funil de Projetos

16 A segunda conseqüência de evolução da concepção à especificação detalhada diz respeito ao custo de mudar-se a concepção de alguém. No início da atividade de projeto os custos de mudança são relativamente baixos

17 Criatividade e Opções de Projeto
A criatividade dos designers influencia nas soluções únicas de projeto que emergem no final do funil de projeto. A criatividade é vista como um ingrediente essencial, não somente em projeto de produtos e serviços mas também em projeto de processos da produção

18 Balanceando Criatividade com inovação
Criatividade é vital para um projeto eficaz, mas necessita ser balanceada por um processo de avaliação mais sistemático. Avaliação em projeto significa avaliar o valor ou a importância de cada opção de projeto, de forma que possa ser escolhido uma.

19 Categorias de Critério de Projeto
1- A viabilidade da opção de projeto. Podemos fazê-lo? Temos as habilidades (qualidade dos recursos) para realizar essa opção? Temos a capacidade organizacional (quantidade de recursos) para realizar essa opção? Temos os recursos financeiros para realizar esta opção?

20 2- A aceitabilidade da viabilidade de projeto. Queremos fazê-lo?
A opção satisfaz aos critérios de desempenho que o projeto está tentando atingir? A opção dá um retorno financeiro satisfatório.

21 3- A vulnerabilidade de cada opção de projeto. Queremos correr o risco?
Entendemos todas as conseqüências da adoção da opção? O que poderia sair de errado se adotássemos essa opção? Quais seriam as conseqüências se tudo desse errado? Isso é chamado risco de insucesso de uma opção.

22 Simulação de Projeto O projeto envolve a tomada de decisões antes de o produto, serviço ou processo real ser criado. O projetista não está totalmente seguro de das conseqüências de sua decisão. Simular é de certa forma uma das abordagens mais fundamentais para a tomada de decisão. A simulação é especialmente útil no projeto de processos de operações muito complexas.

23 Projeto Ecológico Os projetistas devem considerar cada vez mais as questões “verdes”em seu trabalho. As fontes materiais usadas em um produto danificarão as florestas? Usarão materiais escassos? Explorarão o pobre ou usarão trabalho infantil?

24 Quantidade e fontes de energia consumidas no processo;
A quantidade e o tipo de material rejeitado que é gerado nos processos de manufatura? O tempo de vida do próprio produto; O descarte do produto após sua vida útil;

25 Análise do ciclo de vida
Analisa todos os investimentos iniciais de produção, o ciclo de vida, uso do produto e seu descarte final, em termos de energia total usado ( e, mais recentemente, de todos os rejeitos emitidos, como dióxido de carbono, gases sulfurosos e nitrosos, solventes orgânicos , rejeitos sólidos etc. As entradas e rejeitos são avaliados em cada etapa de sua produção, começando com a extração ou produção das matérias primas básicas.

26 Volume - Variedade Operações de baixo volume em geral têm em geral alta variedade de produtos e serviços. Volume e variedade afetam todos os aspectos do projeto Ex: Arquiteto ( pouca padronização). Eletricidade ( Volume alto, variedade praticamente inexistente).

27 Modularizaçao Envolve o projeto de sub - componentes padronizados de um produto ou serviço, que podem ser montadas de diferentes formas. Esses módulos padronizados, ou sub montagens podem ser produzidos em volume maior, dessa forma reduzindo seus custos.

28 Projeto de Processo – Tipos de Processo

29 Processos de Projeto: Lidam com produtos discretos, usualmente bastante customizados. O período de tempo de fabricação é longo. Características: Baixo volume e alta variedade. Ex: navios, produção de filmes, poço para exploração de petróleo.

30 Processos de Jobbing: Também lidam com variedade muito alta e baixos volumes.
Em processos de Jobbing cada produto deve compartilhar os recursos de operações com diversos outros. Ex: restauradores de móveis, alfaiates que trabalham por encomenda e a gráfica que produz ingressos para um evento social

31 Processos em lotes ou bateladas:
É produzido mais de um produto por lote. Gama mais ampla de níveis de volume e variedade do que outros tipos de processo. Ex: produção de alimentos congelados especiais, a produção da maior parte das roupas, etc.

32 Processos de Produção em massa/seriado:
Produzem bens em alto volumes e variedade relativamente estreita, isto é, em termos dos aspectos fundamentais do projeto do produto. Ex: produção de automóveis, bens duráveis como televisão, a maior parte dos processos de alimentos, como fabricantes de pizza congelada, uma fábrica de engarrafamento de cerveja, produção de CDs.

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34 Processos Contínuos: Alto Volume e baixa variedade Operam por período de tempo muito mais longos. Às vezes, são literalmente contínuos no sentido de que os produtos são inseparáveis, e produzidos em um fluxo ininterrupto. Ex: Refinaria de petróleo, siderurgia.

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36 Tipos de Processo em Operações de serviço
Serviços Profissionais: Alto contato; Customização; Ex: advogado, arquiteto, médico etc.

37 Serviço de Massa: Compreendem muitas transações de clientes que envolvem tempo de contato limitado e pouca customização. Esses serviços em geral são predominantemente baseados em equipamentos e orientados para o produto. Ex: supermercado, estradas de ferro, aeroporto etc.

38 Lojas de Serviços: Lojas de serviços são caracterizadas por nível de
contato como cliente; Customização; volume de clientes ; Ex: Shopping, banco, hotéis.

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