A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão

2 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão PLANO DE ENSINO

3 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA

4

5 MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA

6

7 TIPOS:

8 VANTAGENS ECONOMIA DE ÁGUA JUSTIÇA SOCIAL ECONOMIA DE ENERGIA
REDUÇÃO INADIMPLÊNCIA IDENTIFICAÇÃO DE VAZAMENTOS

9 MATERIAIS, PRESSÃO E VELOCIDADE

10 MATERIAIS De acordo com a NBR-5626 os tubos e conexões que constituem uma instalação predial de água fria podem ser de aço galvanizado, cobre, ferro fundido(fofo), PVC, ou de outro material de tal modo que satisfaça a condição de que a pressão de serviço não seja superior à pressão estática no ponto considerado, somada à sobrepressão devido ao golpe de aríete. sobrepressão : <20m.c.a (200kPa) pressão estática : <40m.c.a (400kPa) pressão mínima de serviço : >0,5m.c.a (5kPa)

11 PRESSÃO ESTÁTICA Pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. PE=h Segundo NBR5626/98: pressão estática : <40m.c.a (400kPa)

12 PRESSÃO DINÂMICA É a pressão verificada quando a água está em movimento, que pode ser medida também através de um manômetro.

13 PRESSÃO DE SERVIÇO Esta representa a pressão máxima que podemos aplicar a um tubo, conexão, válvula ou outro dispositivo, quando em uso normal. A norma NBR 5626 diz: “o fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobrepressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 20 m.c.a. acima da pressão estática neste ponto". PRESSÃO DE SERVIÇO ≤ 60mca (40mca+20 mca)

14 VELOCIDADE Não poderá a canalização ter velocidade superior a 14 √D ou 2,5m/s a fim de não se produzirem ruídos excessivos, sendo V em m/s e o diâmetro em m. Quanto à velocidade mínima nada se recomenda.

15 VELOCIDADE

16 DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA FRIA
ESTIMATIVA DE CONSUMO

17 CONSUMO DIÁRIO (CD) Valor médio previsto para utilização num edifício em 24 horas. É utilizado no ramal predial, hidrômetro, ramal de alimentação, instalação de recalque e reservatórios. A estimativa deste volume é feita com a utilização do consumo "per capita" para diferentes tipos de ocupações atribuídas à edificação.

18

19 População A população ocupante poderá ser calculada utilizando os seguintes critérios: 1o critério: 5 pessoas por unidade residencial, caso de residência térrea; 2o critério: 2 pessoas por dormitório + 1 pessoa por dormitório de empregada, em caso de prédios de apartamentos; 3o critério: Código de Obras do município, baseado em lotação máxima de ocupação das edificações, como segue:

20 Taxa de ocupação para prédios públicos ou comerciais
Local Taxa de ocupação Residências e apartamentos Duas pessoas por dormitório Bancos Uma pessoa por 5,00 m2 de área Escritórios Uma pessoa por 6,00 m2 de área Pavimentos térreos Uma pessoa por 2,50 m2 de área Lojas (pavimentos superiores) Museus e bibliotecas Uma pessoa por 5,50 m2 de área Salas de hotéis Restaurantes Uma pessoa por 1,40 m2 de área Salas de operação (hospital Oito pessoas Teatros, cinemas e auditórios Uma cadeira para cada 0,70 m2 de área Taxa de ocupação para prédios públicos ou comerciais

21 Estimativa de consumo de água em edifícios

22 Estimativa de consumo de água em edifícios

23 EXEMPLOS 1) O CD de um prédio residencial constituído de 10 pavimentos tipo, contendo 3 apartamentos por pavimento e 5 pessoas por apartamento, é: 2) Calcular o CD de um edifício de luxo com 8 pavimentos com 2 apartamentos por andar (com 2 dormitórios sociais e 1 de serviço). 3) Dados: Um edifício residencial de apartamento de médio valor: Nº de pavimentos: 7 Nº de apartamento por andar: 2 Nº de dormitórios por apartamento: 3 Calcular o CD:

24 Alimentador predial e Cavalete

25 Alimentador predial e Cavalete

26 Alimentador predial e Cavalete
O diâmetro mínimo da ligação é 3/4"(20mm). Exemplo: CD = l /dia  QAL = 0,148 l/s  RP = 0,018 m   = 3/4" ou 20 mm (interno). O hidrômetro e o cavalete serão do mesmo diâmetro do alimentador predial.

27 EXEMPLOS 4) O CD de um prédio residencial constituído de 10 pavimentos tipo, contendo 3 apartamentos por pavimento e 5 pessoas por apartamento, é 3000l/dia.Calcular a vazão do alimentador predial e o diâmetro do mesmo. 5) O CD de um edifício de luxo com 8 pavimentos com 2 apartamentos por andar (com 2 dormitórios sociais e 1 de serviço) é 24000l/dia. Calcular a vazão do alimentador predial e o diâmetro do mesmo. 6) Dados: Um edifício residencial de apartamento de médio valor: Nº de pavimentos: 7 Nº de apartamento por andar: 2 Nº de dormitórios por apartamento: 3 O CD é l/dia. Calcular a vazão do alimentador predial e o diâmetro do mesmo.

28 OBRIGADA!!!!


Carregar ppt "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google