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1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Janeiro de 2010 Sebrae Estudo do Ambiente Econômico e Institucional dos Municípios do Programa.

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1 1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Janeiro de 2010 Sebrae Estudo do Ambiente Econômico e Institucional dos Municípios do Programa de Desenvolvimento Bom Sucesso do Sul Imbaú Carlópolis Munhoz de Melo Relatório Bom Sucesso do Sul

2 2 Sumário 1 – Introdução 03 2 – Características Sócio-Demográficas e Econômicas de Bom Sucesso do Sul 12 3 –Análise dos Aspectos Gerais do Município 40 4 –Como são os Estabelecimentos em Bom Sucesso do Sul?70 5 –Como os Estabelecimentos da Cidade de Bom Sucesso do Sul Atuam?84 6 –Ambiente Econômico e Organizacional91 7 –Apoio Institucional aos Empreendedores109 8 –Avaliação do Ambiente Econômico e Social de Bom Sucesso do Sul124 9 –Conclusões153

3 Introdução Introdução, Metodologia e Amostra 1

4 4 O Sebrae está inserido dentro de um novo projeto que visa fortalecer municípios em desenvolvimento do estado, aplicando esforços e programas para que as condições de empreender e ter sucesso na condução das empresas melhore, e com isto, o município passe a gerar mais emprego e renda com as consequentes melhorias sociais. Neste projeto, o Sebrae opera como articulador, fazendo a ponte com as entidades municipais, estaduais e federais, públicas ou privadas, afim de que trabalhem juntas em projetos que aproximem a instituição de seus objetivos com este programa. Para contribuir com estes programas de desenvolvimento, é necessário estabelecer uma estratégia para os municípios e um conjunto de ações pontuais que removam barreiras ao desenvolvimento e potencializem oportunidades naturais destes municípios. Para estabelecer estes planos de ação, é necessário conhecer a realidade econômica e institucional destes municípios afim de obter o melhor resultado das ações aplicadas. Para isto, o Sebrae contratou este estudo que aborda diversos aspectos da realidade econômica do município de Bom Sucesso do Sul. Apresentação do Estudo

5 5 Público-Alvo Para os públicos pesquisados foram eleitos: Instituições presentes no local; Líderes comunitários e empresariais; Agentes relevantes do poder público; Empresários, autônomos, empreendedores, produtores rurais em geral;

6 6 Apresentação do Estudo Objetivo do Estudo Intensificar o conhecimento do ambiente econômico e institucional do município; Identificar agentes locais do desenvolvimento, grupos organizados de trabalho, lideranças; Levantar dados cadastrais de empreendedores dos setores mais importantes da região, sejam eles formais ou em processo de formalização, privilegiando aqueles mais organizados; Detectar oportunidades e vazios econômicos do município e da região estudada como um todo; Identificar a que os agentes locais mais associam o município (produtos, eventos, pontos turísticos ou outro ícone que possa ser ponto de partida para o desenvolvimento).

7 7 Áreas de Investigação Características Sócio-Demográficas e Econômicas de Bom Sucesso do Sul: evolução da população, número de empresas formais, número de funcionários, PIB e PIB per capita, dados de produção agrícola, entre outros; Aspectos Gerais do Município de Bom Sucesso do Sul: aspectos gerais da economia do município, setores mais aquecidos, setores em crescimento, setores em desenvolvimento na cidade, ambiente institucional etc.; Como são os Estabelecimentos em Bom Sucesso do Sul?: setor de atuação dos estabelecimentos, gênero e idade dos empresários, tempo de atuação como empresários e ano de fundação dos estabelecimentos; Como os Estabelecimentos da Cidade de Bom Sucesso do Sul Atuam?: situação legal, atividade principal, principais produtos ou serviços, número de funcionários; Ambiente Econômico e Organizacional: controle do estabelecimento, faturamento, percepção de queda ou aumento do faturamento nos últimos anos e motivos, principais dificuldades na condução e administração do estabelecimento; Apoio Institucional aos Empresários: recebimento de apoio institucional, tipos de contato realizado com o Sebrae, motivos para procurar o Sebrae, associações e parcerias; Avaliação do Ambiente Econômico e Social de Bom Sucesso do Sul: Vantagens e dificuldades por estarem instalados no município, percepção de setores mais e menos aquecidos, oportunidades de desenvolvimento, necessidade de mão de obra etc.

8 8 Metodologia Coleta, Organização e Análise de Dados Secundários Foram coletados, organizados, tratados e analisados centenas de dados secundários. As informações abordam dados demográficos e de infraestrutura como: população, escolaridade, taxa de alfabetização, área territorial, densidade demográfica, índice de desenvolvimento humano, número de empregados e de empresas. Dados econômicos como: PIB, PIB per Capita, produção agrícola, receitas municipais, finanças públicas, potencial de consumo, entre outros. As principais fontes consultadas foram: RAIS - Relação Anual das Informações Sociais do MTE IBGE – principalmente os dados do Banco de Dados da SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática) Atlas do Desenvolvimento Humano IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social Brasil em Foco – Target Marketing

9 9 Metodologia Entrevistas em Profundidade com os Principais Agentes Econômicos e Institucionais A entrevista em profundidade segue um roteiro previamente definido pelo instituto de pesquisa e pelo contratante, é previamente agendada com o entrevistado, devendo ocorrer no escritório ou local do entrevistado, seu conteúdo é gravado, transcrito e posteriormente analisado. Foram realizadas 6 entrevistas com lideranças e instituições do município. Entre estes entrevistados, estão representantes de entidades atuantes, os principais empresários e representantes do poder público.

10 10 Metodologia Pesquisa Quantitativa As entrevistas com empresários e empreendedores foram realizadas em seus estabelecimentos ou propriedades e em pontos de fluxo, que permitiram abordar a empresários circulando na cidade. Foram realizadas 101 pesquisas entre os dias 23 e 27 de novembro de 2009.

11 11 Amostra Agrupamentos Realizados na Amostra Por Tipo de Área Área Urbana 55 Área Rural 46 Empreendedores menos experientes - Até 15 anos de experiência 50 Empreendedores mais experientes – Acima de 15 anos de experiência 45 Por Tempo de Atuação dos Empreendedores Por Gênero do Entrevistado Masculino 64 Feminino 37

12 Características Sócio-Demográficas e Econômicas de Bom Sucesso do Sul Dados Demográficos, Econômicos e de Desenvolvimento 2

13 13 Dados Demográficos O município de Bom Sucesso do Sul está localizado a sudoeste do estado do Paraná, mais especificamente na microrregião de Pato Branco, que é composta por 10 municípios. Para referência, os dados apresentados neste capítulo serão, em sua maioria, comparados com os dados da microrregião de Pato Branco e com os dados do Estado do Paraná.

14 14 Dados Demográficos Municípios Pertencentes à Microrregião de Pato Branco Saudade do Iguaçu População

15 15 Dados Demográficos -4% -10% Fonte: IBGE - Cidades e BDE - IPARDES (IBGE - Censo) O município de Bom Sucesso do Sul vem registrando uma queda na população desde Enquanto isto, o estado cresceu 7,5% em entre 2000 e 2007 e a microrregião de Pato Branco apresentou um ligeiro crescimento de 1,2% neste período População Microrregião de Pato Branco Estado do Paraná Crescimento1,2%7,5% População de Bom Sucesso do Sul – 1996, 2000 e 2007

16 16 Dados Demográficos Participação da População Rural e Urbana em Bom Sucesso do sul – 2007 Fonte: Brasil em Foco % Pop. Urbana Município de Bom Sucesso do Sul Microrregião de Pato Branco Estado do Paraná 43% 74%84% % Pop. Rural 57% 26%16% Enquanto a microrregião de Pato Branco possui 26% da população na área rural e no estado apenas 16%, a cidade de Bom Sucesso do Sul atinge 57% da sua população residindo na área rural da cidade.

17 17 Dados Demográficos Densidade Demográfica (hab/km 2 ) – 1996 a 2007 Fonte: IBGE-IPARDES Área territorial do município de Bom Sucesso do Sul: 195,57 km² Ano de 2007 Microrregião de Pato Branco Paraná Densidade demográfica5251

18 18 Dados Demográficos Fonte: BDE-IPARDES e IBGE * PEA é a soma das pessoas a partir de 10 anos de idade que estão trabalhando mais as pessoas que estão desempregadas que estão procurando emprego. A PEA de 2007 foi estimado com base no crescimento da população de 2000 para Por exemplo, Bom Sucesso do Sul teve um crescimento populacional de -10%. Assim esse será o crescimento da PEA O dado significa que, em Bom Sucesso do Sul, existem 2,7 habitantes para cada cidadão economicamente ativo Dados Demográficos Microrregião de Pato Branco Paraná População Estimada População Economicamente Ativa (PEA) Relação População e PEA1,992,06 A relação entre população e população economicamente ativa mostra o quanto existem geradores de renda para apenas consumidores de renda. Quanto menor a relação, mais dinâmica é a economia da área analisada. Neste sentido, Bom Sucesso do Sul está atrás do estado do Paraná e muito atrás da microrregião de Pato Branco. População e PEA* (População Economicamente Ativa) – 2007

19 19 Dados Demográficos Fonte: BDE-IPARDES (IBGE), RAIS-MTE Empregos Formais e PEA (População Economicamente Ativa) – 2007 Em Bom Sucesso do Sul existem 3,1 potenciais candidatos para cada emprego formal. Empregos Formais - PEA Microrregião de Pato Branco Paraná População Economicamente Ativa (PEA) Empregados Formais Relação Empregos Formais e PEA 2,72,1 A relação entre a PEA e os empregos formais mostra o quanto a população economicamente ativa conta com empregos formais, ou empregos de carteira assinada para sua subsistência. Quanto menor esta relação, mais emprego existe para cada potencial trabalhador, e consequentemente mais renda a cidade pode gerar. Também por este indicador, nota-se que Bom Sucesso do Sul apresenta uma relação mais elevada que o estado e que a Microrregião de Pato Branco.

20 20 Dados Demográficos Número de Eleitores – 2000 e 2008 Fonte: BDE-IPARDES (Tribunal Regional Eleitoral – TRE, Tribunal Superior Eleitoral - TSE ) Ano de 2000 Município de Bom Sucesso do Sul Microrregião de Pato Branco Estado do Paraná Ano de Variação 15% 5%12%

21 21 Dados Demográficos Número de Domicílios no Município de Bom Sucesso do Sul – 2000 e 2007 Fonte: Para os dados de BDE-IPARDES (IBGE) e para os dados de TARGET Número médio de habitantes por domicílio: 3,43 Número médio de habitantes por domicílio: 3,48 Tanto população como domicílios estão diminuindo, mas o número de pessoas por família cresceu discretamente, 1,5% entre 2000 e O número de habitantes por domicílio em Bom Sucesso, ainda é maior que na microrregião de Pato Branco e também no estado do Paraná, característica de cidades pequenas que abrigam grandes famílias. Ano de 2007 Microrregião de Pato Branco Paraná População Domicílios Habitantes por Domicílio 3,333,28

22 22 Dados Demográficos Fonte: Brasil em Foco – 2007 Classe Econômica – 2007 Enquanto que na microrregião de Pato Branco existem 31% dos domicílios classes AB e no Paraná esse percentual é de 34%, na cidade de Bom Sucesso do Sul esse número atinge apenas 24%. Classe Econômica Microrregião de Pato Branco Paraná Classe A5%6% Classe B26%28% Classe C45%43% Classe D22%21% Classe E2% População AB Bom Sucesso do Sul: 24% Micro Pato Branco: 31% Paraná: 34% Classe Econômica Renda média familiar – 2007 Classe A (inclui A1 e A2)Acima de R$ Classe B (inclui B1 e B2)De R$ a R$ Classe C (inclui C1 e C2)De R$ 861 a R$ Classe DDe R$ 330 a R$ 860 Classe EAté R$ 329 Fonte: Critério Brasil

23 23 Dados Econômicos PIB a Preços Correntes do Município de Bom Sucesso do Sul – 2007 Fonte: BDE-IPARDES Nota: PIB a preços correntes e o valor do PIB global expresso em moeda corrente, resultante da multiplicação do valor constante por um índice de preço. PIB (em R$ mil) R$ R$ R$ PIB per capita (R$/Hab) R$ R$ R$ O PIB de Bom Sucesso do Sul representa 0,33% do PIB do estado Os dados mostram que a geração de riquezas por habitante em Bom Sucesso do Sul é superior que a registrada na cidade de Pato Branco no Paraná Município de Bom Sucesso do Sul Cidade de Pato Branco Estado do Paraná

24 24 Dados Econômicos * Inclui administração, saúde e educação pública Fonte: BDE-IPARDES PIB a Preços Básicos dos Setores de Agropecuária, Indústria e Serviços (em R$ 1 mil) Participação de cada setor na economia do Município: 53% 6% PIB dos Setores Microrregião Pato Branco % de cada Setor Paraná % de cada Setor Serviço com adm. pública ,2% ,9% Serviço sem adm. pública ,2% ,6% Agropecuária ,1% ,5% Impostos ,8% ,3% Indústria ,9% ,3% 42% 36% 4%

25 25 Dados Econômicos Dados de Produção de Bom Sucesso do Sul Fonte: IBGE-IPARDES * O Rendimento Médio é a relação entre a quantidade produzida (em toneladas) dividida pela área colhida (em hectare). ** O Valor Médio é a relação entre o valor total da produção dividido pela quantidade produzida. Produção Agrícola Bom Sucesso do Sul Microrregião de Pato Branco Paraná Participação na Micro Participação no Paraná Soja Quantidade Produzida (t) ,0%0,3% Rendimento Médio (t/ha)*2,912,722,97 Milho Quantidade Produzida (t) ,2%0,2% Rendimento Médio (t/ha)*8,817,135,34 Trigo Quantidade Produzida (t) ,2%0,3% Rendimento Médio (t/ha)*2,502,002,77 Feijão Quantidade Produzida (t) ,2%0,5% Rendimento Médio (t/ha)*1,771,631,57 Produção de Origem Animal Bom Sucesso do Sul Microrregião de Pato Branco Paraná Participação na Micro Participação no Paraná Leite - quantidade produzida (mil litros) ,14%0,19% Leite - valor total (R$1.000,00)R$ 2.523R$ R$ Leite - valor médio por litro** (R$ 1,00)R$ 0,48 R$ 0,56

26 26 Dados Econômicos Quantidade de Soja e Milho Produzidos entre os Anos de 2000 e 2008 – em toneladas Fonte: IBGE-IPARDES De 2000 parar 2008 o município de Bom Sucesso do Sul registrou uma inversão na produção de soja e milho, a soja apresentou um crescimento de 50% neste período, enquanto que a produção de milho caiu 6%

27 27 Dados Econômicos Quantidade de Leite Produzido entre os Anos de 2000 e 2008 – em mil litros Fonte: IBGE-IPARDES De 2000 parar 2008 o município de Bom Sucesso do Sul registrou um crescimento de 103% na produção de leite

28 28 Dados Econômicos Número de Estabelecimentos Agropecuários com Tratores Fonte: IBGE Bom Sucesso do Sul Estabelecimentos com tratoresEstabelecimentos sem tratores Cidade de Pato Branco Paraná Média de tratores por estabelecimento: 1,31 Média de tratores por estabelecimento: 1,49

29 29 Dados Econômicos Número de Contratos e Montante do Crédito Rural do Pronaf* e 2009 Fonte: SAF – MDA *Pronaf – Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Montante a preços correntes Número de contratosMontante (R$ 1,00) Valor médio dos contratos % Bom Sucesso do Sul %R$ R$ R$ 2.077R$ Paraná %R$ R$ R$ 2.094R$ Participação do município no Paraná 0,14%0,24%0,14%0,33% Na cidade de Bom Sucesso do Sul o número de contratos do Pronaf cresceu 30% entre os anos de 2000 e 2009, já no estado do Paraná houve uma queda de 23%. O valor médio dos contratos na cidade de Bom Sucesso do Sul no ano de 2009 foi 40% maior que o valor médio no Paraná.

30 30 Dados Econômicos Fonte: TARGET-2007 * Este ranking inlcui todos os 399 municípios que integram o estado do Paraná. Potencial de Consumo de Bom Sucesso do Sul (em R$ 1 mil) Posição de Bom Sucesso do Sul no Ranking Estadual de Consumo*: Potencial de Consumo Urbano R$ R$ R$ R$ R$ R$ Município de Bom Sucesso do Sul Microrregião de Pato Branco Estado do Paraná Potencial de Consumo Rural Potencial de Consumo Total R$ R$ R$ % 44%14% 6%

31 31 Dados Econômicos Fonte: RAIS – MTE Número de Estabelecimentos Formais a 2008 Participação de empresas com pelo menos 1 funcionário no total: 39% 35% 37% Número de Empresas Microrregião de Pato Branco Paraná Total de empresas Total de empresas com pelo menos 1 funcionário Participação41%38% Apesar de crescente, o número de empresas em Bom Sucesso do Sul é muito baixo. Além disso, 39% das empresas possuem pelo menos 1 funcionário registrado. Valor muito próximo ao registrado na microrregião de Pato Branco e no estado do Paraná 38%

32 32 Dados Econômicos Fonte: RAIS – MTE Crescimento do Número de Empresas Formais com Pelo Menos 1 Funcionário – 2005 a % 19% Crescimento do Número de Empresas Formais de 2005 a 2008 Bom Sucesso do Sul: 24% Microrregião de Pato Branco: 17% Estado Paraná: 13% A cidade de Bom Sucesso do Sul teve um crescimento do número de empresas com pelo menos 1 funcionário na casa de 24% entre 2005 e 2008, bem superior ao registrado no estado que é de 13% -5%

33 33 Dados Econômicos Crescimento do Número de Empregos Formais* – 2005 a % 8% Crescimento do Número de Empregos Formais de 2005 a 2008 Bom Sucesso do Sul: 20% Microrregião de Pato Branco: 22% Estado Paraná: 19% Crescimento de 20% no número de empregados formais entre 2005 e 2008, igual ao crescimento registrado na microrregião e no estado do Paraná. 2% Paraná: Bom Sucesso do Sul: 203 Número de Famílias Beneficiadas pelo Bolsa Família** *Fonte: RAIS – TEM **SIBEC – Sistema de benefícios ao Cidadão / Caixa Econômica Federal

34 34 Dados Econômicos Fonte: RAIS – MTE *Número de funcionários por empresa Tamanho Médio das Empresas* – 2005 a 2008

35 35 Distribuição das Empresas e Funcionários por Setores no Município de Bom Sucesso do Sul Dados Econômicos Fonte: RAIS – MTE * Média de funcionários por empresa. Considerando apenas as empresas com pelo menos 1 funcionário. *Esta seção compreende as atividades que, por sua natureza, são normalmente realizadas pela Administração Pública e, como tal, são atividades essencialmente não-mercantis, compreendendo a administração geral (o executivo, o legislativo, a administração tributária etc., nas três esferas de governo) e a regulamentação e fiscalização das atividades na área social e da vida econômica do país; as atividades de defesa, justiça, relações exteriores etc.; e a gestão do sistema de seguridade social obrigatória Setor Empresas Número de Funcionários Tamanho Médio das Empresas* Total Com pelo menos 1 funcionário Industria Construção civil 2177 Comércio Serviços Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca Administração Pública* Total Participação da Administração Pública no total de funcionários 27% Percentual de Funcionários Públicos em Algumas Capitais Florianópolis – 42% Brasília – 41% Curitiba – 23% São Paulo – 20%

36 36 Dados Econômicos Fonte: RAIS – MTE Escolaridade da Mão de Obra no Município de Bom Sucesso do Sul – 2005 e Ensino médio Ensino superior Ensino fundamental completo Ensino fundamental incompleto 18% 13% 21% 47% A escolaridade dos funcionários de Bom Sucesso do Sul está em ascensão. O percentual de funcionários com ensino fundamental incompleto caiu 24% em 3 anos. Ano de 2008Microrregião de Pato BrancoParaná Ensino fundamental incompleto17%18% Ensino fundamental completo16%14% Ensino médio49%48% Ensino superior ou pós18%19% A mão de obra com nível superior representa 15% dos funcionário de Bom Sucesso do Sul, percentual inferior ao da microrregião de Pato Branco que é de 18% e no Paraná atinge 19%. 15% 14% 16% 55%

37 37 Dados Econômicos Fonte: RAIS – MTE *Considerando o salário mínimo brasileiro em dezembro de 2008, R$ 415,00 Faixa Salarial dos Empregados – 2008 A grande maioria dos trabalhadores de Bom Sucesso do Sul recebem entre 1 e 1,5 salários mínimos por mês, ou seja, entre R$ 415,00 e R$ 622,50. Apenas 9% da população da cidade recebe mais de 3 salários, sendo que nenhum trabalhador recebe mais de 10 salários. Ano Microrregião de Pato Branco Paraná Até 1 salário mínimo6%3% De 1,01 a 1,5 salários mínimos37%31% De 1,51 a 3 salários mínimos41%13% Mais de 3 salários mínimos16%26%

38 38 Dados de Desenvolvimento Taxa de Alfabetização do Município de Bom Sucesso do Sul – 2002 e 2007 Ano Microrregião de Pato Branco Paraná %88% %91% Variação3,4% 2,7% A taxa de alfabetização de Bom Sucesso do Sul está crescendo. Passou de 86% para 88% em 5 anos, ou seja, 2,7%, porém a microrregião de Pato Branco e o estado cresceram no mesmo período 3,4%. Fonte: TARGET

39 39 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Bom Sucesso do Sul – 1991 e 2000 Dados de Desenvolvimento Ano Cidade de Pato Branco Paraná 19910,7520, ,8490,787 Variação13%11% 15% Com esse IDH, Bom Sucesso do Sul ocupa a 70º posição do ranking dos 399 municípios do estado, mesma posição ocupada em O IDH de Bom Sucesso do Sul não é superior ao registrado no estado como um todo nem mesmo na cidade de Pato Branco, porém cresceu mais que essas localidades. Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

40 Análise dos Aspectos Gerais do Município Localização, Acessos, Principais Características e Atividades Econômicas 3

41 41 Análise dos Aspectos Gerais do Município Localização do Município Bom Sucesso do Sul está localizada no sudoeste do Paraná, a cerca de 23 km de Pato Branco, principal cidade da região, e a 470 km da capital Curitiba. Os municípios limítrofes são Francisco Beltrão, Itapejara dOeste, Renascença, Pato Branco e Vitorino. Teve sua emancipação de Pato Branco em 1993 e estima-se que a população esteja em torno de 3 mil habitantes, grande parte morando na área rural. Este capítulo traz as informações coletadas com as lideranças do município. Em alguns casos, as informações foram comparadas com dados do IBGE e da pesquisa realizada com empreendedores do município.

42 42 Análise dos Aspectos Gerais do Município Aspectos Gerais sobre a Economia do Município Avenida principal no centro de Bom Sucesso do Sul, onde estão concentrados os estabelecimentos comerciais Atualmente a principal atividade econômica do município é a agricultura, principalmente com os cultivos de soja, milho, trigo e feijão. A pecuária de leite e a criação de frango são atividades em franco crescimento na cidade. O comércio local ainda é pouco estruturado, visto que a área urbana da cidade está situada em uma pequena área. Além disso, esse perímetro já está saturado. A atividade industrial está apenas iniciando, atualmente a cidade conta com poucas indústrias instaladas.

43 43 Análise dos Aspectos Gerais do Município A Produção Agrícola A principal fonte de renda do município provém da produção de grãos. Atividade que está estruturada se concentra em médias e grandes propriedades Os principais cultivos são: Soja Milho Trigo Feijão Plantações de milho, soja e trigo podem ser facilmente encontradas em todo o município A área rural do município é composta por diversas comunidades estruturadas atuando na agricultura. Algumas entidades colaboram para essa visão associativa da comunidade, entre elas destacam-se a COASUL, a Emater e a Cresol.

44 44 Análise dos Aspectos Gerais do Município A agricultura da cidade é formada por médias e grandes propriedades. São propriedades bem estruturadas e equipadas como máquinas e tratores. O rendimento médio das terras é alto, superando em alguns casos a produtividade média da microrregião de Pato Branco e do estado. Fortalezas e Fraquezas da Produção Agrícola Fortalezas Apesar de o município ser um grande produtor de grãos, esses produtos deixam a cidade in natura com um baixo grau de beneficiamento e agregação de valor. Mesmo sendo responsável pela geração da maior parte da riqueza da região, uma pequena parte disto se converte em renda, consumo, pois os agricultores investem em terras e suas principais compras, equipamentos, insumos, veículos, não são realizados no município. Fraquezas

45 45 Análise dos Aspectos Gerais do Município A Pecuária Na pecuária, a cidade de Bom Sucesso do Sul destaca-se em duas frentes: na produção de leite e na criação de frango para corte. Produção de Leite – segundo as lideranças do município, esta área está em crescimento, dados do IBGE mostraram um crescimento de 103% quando comparado com a produção do ano Ainda segundo os líderes locais, a maioria dos produtores já possuí o seu próprio tanque resfriador para armazenar a produção antes de enviá-la para laticínios como Lacto, Tirol, Frimesa e Laticínios Bom Sucesso do Sul. Criação de Frango – ainda segundo as lideranças, existe algo próximo a 70 aviários na cidade que atuam na engorda do frango para corte. Empresas como Anhambi, Ceva e Sadia enviam os filhotes de frango para as granjas de Bom Sucesso do Sul que são responsáveis pela engorda das aves num período de até 60 dias.

46 46 Análise dos Aspectos Gerais do Município O governo municipal já manifestou interesse na produção de leite no sentido de desenvolver o produtor e melhorar a qualidade do produto Fortalezas e Fraquezas da Pecuária Fortalezas O beneficiamento do leite ainda é incipiente no município e grande parte da produção é enviada para fora do município As granjas não geram muitos empregos, pois uma única pessoa pode dar conta do serviço. Fraquezas

47 47 Análise dos Aspectos Gerais do Município A Agroindústria A agroindústria de Bom Sucesso do Sul possui aspectos positivos e negativos. A parte positiva é que já existem projetos de transformação de matéria-prima na cidade, inicialmente com a produção de cachaça, vinho e suco de uva, salame e queijo. Outro fator positivo é a visão dos empresários em melhorar a qualidade e apresentação dos seus produtos para agregar maior valor para o consumidor. O salame ganhou rótulo e na cachaça os produtores estão buscando referencias em Minas Gerais, já que tradicionalmente vem de lá as melhores cachaças do país. A prefeitura também auxiliou num trabalho junto a ANVISA na melhoria dos produtos. O lado negativo fica por conta da venda dos produtos que ainda é muito informal, há relatos de um produtor de cachaça que faz a venda do produto na cidade de Pato Branco pessoalmente. Uma das vinícolas da cidade Salames caseiros Rótulo do salame de um dos produtores da região

48 48 Análise dos Aspectos Gerais do Município A Agroindústria O pontapé inicial da transformação dos grãos no município já foi dado, na primeira quinzena de janeiro de 2010 foi inaugurada uma indústria de farinha de trigo contendo 5 funcionários. A fábrica iniciou suas atividades como empacotadora de farinha de trigo e futuramente pretende inaugurar um moinho para atuar no ciclo completo. Esta fábrica é uma iniciativa da Sementes Guerra S.A. em parceria com a prefeitura da cidade, que disponibilizou o barracão onde foi instalada a unidade. A Sementes Guerra está presente desde 1997 em Bom Sucesso do Sul com a unidade de recebimento e armazenamento de grãos. Além desta fábrica, ainda existem outras oportunidades, como a instalação de indústrias de transformação de milho e soja, bem como classificação e empacotamento de feijão. Trigo nas suas diversas variedades Unidade de recebimento e armazenamento de grãos da Sementes Guerra em Bom Sucesso do Sul

49 49 Análise dos Aspectos Gerais do Município A Agroindústria Escola técnica - contará com 6 laboratórios industriais para ensinar técnicas de manuseio de alimentos Outro trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura do município a partir de um convênio com a secretaria de ciência e tecnologia é a criação de uma escola técnica. A idéia da prefeitura é criar um espaço para que os produtores da região aprendam a trabalhar melhor seu produto focando na qualidade e higiene da produção. A escola, que está em fase de construção e aquisição de equipamentos, contará com 6 laboratórios industriais para ensinar técnicas de manuseio de alimentos e comercialização dos produtos e futuramente irá incubar empresas a fim de lhes dar o acompanhamento adequado até se tornarem lucrativas e independentes. Para começar as atividades, a escola técnica contará com cursos de panificação, embutidos, leite e suco. Interior de uma das futuras salas da escola técnica

50 50 Análise dos Aspectos Gerais do Município Fortalezas e Fraquezas da Agroindústria Incentivo ás produções de cachaça, salame, queijo e vinho. Reconhecimento do poder público sobre a necessidade de ter na cidade empresas de transformação. Criação da escola técnica para promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares. Fortalezas A agroindústria da cidade está apenas começando. A venda dos produtos é feita de maneira informal. Fraquezas

51 51 Análise dos Aspectos Gerais do Município O Comércio da Cidade O comércio de Bom Sucesso do Sul é pouco estruturado e falta qualificação, principalmente no atendimento ao cliente. O comércio local é carente de produtos e serviços, segundo os líderes locais, a população precisa se deslocar para outras cidades em busca de artigos de vestuário e supermercados, já que na cidade existem apenas pequenos mercados e mercearias. A pesquisa com empreendedores confirma essa opinião, pois estabelecimentos de roupas e calçados também são solicitados por eles. Aliado a estes fatores, há também a questão cultural dos moradores da cidade que preferem fazer suas compras em Pato Branco. Existe um ciclo vicioso na cidade que faz com que a população não estimule o comércio por ser muito carente e por sua vez, o comércio não evolui, pois a população não injeta dinheiro nas lojas da cidade. Avenida principal no centro de Bom Sucesso do Sul, onde estão concentrados os estabelecimentos comerciais

52 52 Análise dos Aspectos Gerais do Município Fortalezas e Fraquezas do Comércio da Cidade Apesar de pouco estruturado, o comércio de Bom Sucesso do Sul é numeroso e emprega parte da população do município. Fortalezas O comércio local é pouco desenvolvido devido à cultura da população de comprar em outras cidades O atendimento dos estabelecimentos comerciais requer atenção e qualificação A população tem pouca variedade de produtos disponíveis na cidade Fraquezas

53 53 Análise dos Aspectos Gerais do Município A Indústria A prefeitura da cidade vem trabalhando forte no sentido de trazer indústrias para a cidade, além de destinar uma área específica para a instalação do parque industrial de Bom Sucesso do Sul a prefeitura também cedeu alguns barracões e auxilia com informações. Neste espaço encontram-se atualmente poucas empresas instaladas, segundo relatos dos líderes locais, a maior delas é uma facção que gera 70 empregos diretos. A indústria mais recente é uma empacotadora de farinha de trigo que no futuro pretende construir um moinho para absorver parte da produção de trigo de Bom Sucesso do Sul. Parque industrial onde hoje existem algumas indústrias com o apoio da prefeitura

54 54 Análise dos Aspectos Gerais do Município A Indústria Em janeiro de 2008 inaugurou na cidade o Laticínio Bom Sucesso. A empresa fabrica o queijo que leva o nome da cidade. Parte da produção de leite do município é transformada nesta indústria, agregando valor à matéria-prima gerada, além de aumentar a arrecadação do município. Atualmente o laticínio fabrica dois produtos, o queijo mussarela e a manteiga. Queijo mussarela produzido pelo Laticínio da cidade Instalações iniciais da fábrica

55 55 Análise dos Aspectos Gerais do Município Fortalezas e Fraquezas da Indústria Existe uma grande mobilização por parte da prefeitura para trazer novas indústrias para a cidade Fortalezas Falta de mão de obra qualificada para trabalhar na indústria A industrialização do município está apenas começando, o PIB do setor industrial é pouco significativo em Bom Sucesso do Sul Fraquezas

56 56 Análise dos Aspectos Gerais do Município O Turismo em Bom Sucesso do Sul O município conta com diversos projetos para desenvolver o turismo na região e consequentemente desenvolver mais a cidade, entre os projetos, destacam-se: Turismo Religioso A Festa do Leitão Desossado na Grelha Exposul A principal dificuldade da cidade em atender a demanda gerada pelo turismo é a falta de hotéis e restaurantes para os visitantes. A cidade não possui hotel ou pousada e a parte de alimentação ainda é muito deficitária. Gruta Nossa Senhora de Lurdes Monumento Cristo da Luz Outdoor divulgando a festa do leitão

57 57 Análise dos Aspectos Gerais do Município O turismo religioso pode ser dividido em dois eventos. A visitação à gruta de Nossa Senhora de Lurdes e a visitação ao Cristo da Luz Turismo Religioso Gruta Nossa Senhora de Lurdes – situada a aproximadamente 4 km do centro da cidade, a gruta recebeu recentemente obras em sua estrutura e acesso. Cristo da Luz – o monumento está localizado no centro da cidade e foi inaugurado em agosto de O monumento tem 22 metros de altura e está instalado no ponto mais alto da cidade. Monumento Cristo da Luz Gruta Nossa Senhora de Lurdes O Turismo em Bom Sucesso do Sul

58 58 Análise dos Aspectos Gerais do Município Em dezembro de 2009, o município realizou a 5ª edição da Festa do Leitão Desossado na Grelha, evento que faz parte do aniversario da emancipação política do município. Em 2005, a festa foi criada bem como o prato que leva o mesmo nome. Esta festa compõe o trabalho organizado pela administração pública municipal em fomentar a identidade do município como ponto de atividade turística e essa iniciativa vêm dando certo. Festa do Leitão Desossado na Grelha A 5ª edição da festa foi realizada no pavilhão da igreja e em outras três tendas armadas em frente a ela. Foram servidos 175 leitões acompanhados de muitas frutas preparados por mais ou menos 250 pessoas envolvidas voluntariamente no evento. Estima-se que nesta última edição, passaram pela festa entre e pessoas, número bem superior a população da cidade. A popularidade desta festa já é tão grande que, segundo os empreendedores da região, este evento é considerado referencia do município de Bom Sucesso do Sul. Prato servido na festa. No último ano foram servidos 175 pratos como este O Turismo em Bom Sucesso do Sul

59 59 Análise dos Aspectos Gerais do Município A EXPOSUL – Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária acontece desde 2007, sendo realizada em outubro de 2009 sua 3ª edição. O evento é uma realização da prefeitura em parceria com instituições como EMATER e a ACEBSS EXPOSUL Com duração de 3 dias, conta com diversas atrações artísticas, além da comercialização de produtos da região trazendo pessoas de várias cidades para Bom Sucesso do Sul. Uma demonstração de profissionalização e qualificação dos produtos desenvolvidos na cidade é o fato dos produtores locais terem vendido muito mais produtos nesta última edição da feira. Segundo entrevistados, no primeiro ano, foram vendidos 30 kg de salame e nesta edição o volume de vendas cresceu para 300 kg, fruto da melhoria contínua na qualidade e apresentação dos produtos locais. Informativo da 3ª EXPOSUL realizada em outubro de 2009 O Turismo em Bom Sucesso do Sul

60 60 Análise dos Aspectos Gerais do Município Bom Sucesso do Sul – Cidade de Chegada Bom Sucesso do Sul é caracterizada como sendo uma cidade de chegada, ou seja, ela não está no trajeto para outros municípios não favorecendo o transito pela região.

61 61 Análise dos Aspectos Gerais do Município Fortalezas e Fraquezas do Turismo na Região O município vem investindo forte neste segmento, desenvolvendo diversas ações para fortalecer o turismo na região. Já existe uma linha de trabalho, o turismo religioso é o carro chefe deste trabalho de desenvolvimento turístico. Fortalezas O prato típico da cidade ainda é comercializado apenas na festa do leitão desossado na grelha Falta uma estrutura hoteleira para comportar os turistas que visitam a cidade Uma das fraquezas, que não afeta apenas o Turismo, é o fato de que a cidade possui apenas uma chegada. O rodovia que liga Bom Sucesso do Sul à BR 280, que ligaria a Francisco Beltrão, é de chão e não favorece o trânsito pela região. Ou seja, passa pela cidade apenas quem vai até ela Fraquezas

62 62 Análise dos Aspectos Gerais do Município Emprego e Mão de Obra da Cidade Há consenso entre os líderes da cidade que não existe desemprego em Bom Sucesso do Sul, inclusive falta mão de obra qualificada para trabalhar. Essa informação é confirmada pelos empreendedores do município quando questionados se faltam empregos na cidade, 82% afirmaram que não. Com relação a falta de algum tipo de mão de obra, 72% afirmam que sim, que falta mão de obra principalmente na agricultura e serviços braçais. Já que não existem universidades em Bom Sucesso do Sul e aqueles que querem cursar ensino superior precisam se deslocar para cidades vizinhas, a prefeitura arca com custos de transporte ou 50% de bolsa na mensalidade desde que esse aluno permaneça na cidade. Essa iniciativa visa qualificar a mão de obra da cidade. Além disso, existe outra dificuldade em atrair mais pessoas para a cidade. Segundo os entrevistados não existem casas disponíveis para novos moradores e o pouco que tem está com o preço muito elevado e a única forma de baratear a moradia seria disponibilizar novos loteamentos gerando mais oferta.

63 63 Análise dos Aspectos Gerais do Município Fortalezas e Fraquezas do Emprego e Mão de Obra da Cidade Não faltam empregos na cidade Fortalezas Falta mão de obra qualificada para trabalhar na cidade e isso tem gerado uma busca por mão de obra em outras cidades Faltam casas disponíveis para novos moradores Fraquezas

64 64 Análise dos Aspectos Gerais do Município A ACE local possui uma boa relação com a prefeitura que cedeu espaço dentro do seu prédio para abrigá-la, uma vez que não possui recursos para montar uma sede própria. É uma associação bem organizada que busca conversar e trocar idéias com os empresários da cidade, porém possui apenas 44 associados que quase não participam das reuniões. A ACEBSS promove cursos e treinamentos ligados a atendimento e relacionamento com o cliente em parceria com entidades como o Sebrae, Sesc e Faciap e como não possui um local específico para sua realização estes são realizados no anfiteatro municipal. Apenas 37% dos comerciantes entrevistados são associados a ACE local. Além do forte apoio da prefeitura no seu desenvolvimento, a cidade conta com o apoio de algumas entidades e grupos de trabalho estruturados. ACEBSS – Associação Comercial e Empresarial de Bom Sucesso do Sul Ambiente Institucional – Entidades

65 65 Análise dos Aspectos Gerais do Município O escritório da EMATER em Bom Sucesso do Sul está situado dentro da secretaria de agricultura local, dividindo o mesmo espaço. Trata-se de uma estrutura enxuta que conta com apenas um único funcionário, um engenheiro agrônomo, que segundo informações, orienta os produtores com informações de como dar entrada no PRONAF e elabora projetos para aqueles que acessaram o crédito, a fim de tornar suas propriedades mais lucrativas. Estes serviços são comuns a todos os escritórios da instituição, porém devido a pequena estrutura da mesma no município, as orientações têm de ser realizadas de maneira coletiva por meio de palestras nas comunidades. EMATER – Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural A CRESOL atual no município desde 2006 e recentemente inaugurou sua sede própria no município. Atualmente possui cerca de 300 associados. Trabalha com acesso ao crédito para agricultores e pecuaristas auxiliando o associado na obtenção de benefícios através de programas do governo estadual e federal. CRESOL – Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária Ambiente Institucional – Entidades

66 66 Análise dos Aspectos Gerais do Município Ambiente Institucional – Entidades COASUL – Cooperativa Agroindustrial A COASUL nasceu em 1969 a partir da união de 43 produtores da cidade de São João. Atualmente a cooperativa conta com cooperados divididos em 18 municípios e 21 entrepostos na região Sudoeste, além de possuir 4 supermercados e uma fábrica de ração. Em Bom Sucesso do Sul, a COASUL possui um entreposto de recebimento de grãos e comercialização de insumos agrícolas. Associação de Desenvolvimento Comunitário de Bom Sucesso do Sul Esta associação iniciou suas atividades em Bom Sucesso do Sul a cerca de 20 anos através de um programa do Banco do Brasil chamado FUNDEC no qual fomentava o desenvolvimento da agricultura. Através do crédito disponibilizado foi possível comprar uma sede no centro da cidade e alguns equipamentos. Atualmente possui pouco mais de 100 associados oferecendo hora máquina a preços mais acessíveis.

67 67 Análise dos Aspectos Gerais do Município Ambiente Institucional – Grupos de Trabalho Associação da Linha Conte Através da iniciativa da família que dá nome à entidade, foi formada uma associação com o objetivo de comprar equipamentos a preços mais acessíveis. Atualmente 9 famílias são associadas a ela e utilizam os serviços destes equipamentos sem custo, além disso, esses serviços são disponibilizados à comunidade da linha Vitória a preços reduzidos. Clube das Mães da Linha Sagrada Família A comunidade Linha Sagrada Família é uma comunidade voltada a agricultura familiar sendo uma das mais pobres do município, por este motivo as mulheres destas famílias criaram um grupo de trabalho chamado Clube das Mães que tem como finalidade prover fontes alternativas de renda. Cerca de 25 famílias participam deste grupo produzindo artesanatos (chinelos, sacolas, panos de prato etc.) e alimentos (doces, bolachas e compotas) para comercializar na Exposul. Sicredi O Sicredi é uma cooperativa de crédito que atua na cidade desde agosto de 2000 em sua sede própria. Atualmente possui 862 associados A atuação do Sicredi hoje é comercial, segundo lideranças locais, o Sicredi trabalha como um banco no município.

68 68 Análise dos Aspectos Gerais do Município Áreas Geográficas Importantes da Cidade Pato Branco Itapejara dOeste Francisco Beltrão Renascença Centro 1 2 Vitorino 1.Linha Vitória: Agricultores se reuniram em associação para compra de equipamentos. 2.Gruta de Nossa Senhora de Lurdes: Situada na comunidade de mesmo nome a gruta vem recebendo devotos de cidades vizinhas. 3.Linha Sagrada Família: Cerca de 25 famílias agricultoras fazem parte da comunidade. As mulheres trabalham com bolachas e geléias artesanais, além de bordados em tecidos. 4.Trinta Voltas: Famílias produzem queijo artesanalmente. Agricultores Comércio Indústrias Avicultores Bovinocultura Turismo 3 4 Artesanato

69 69 Análise dos Aspectos Gerais do Município Resumo das Atividades Econômicas do Município Baixa qualidade de atendimento Pouca variedade de comércio e serviço Concorrência com centro da cidade vizinha Pato Branco Associação Comercial não conta com a participação dos comerciantes Baixa qualidade de atendimento Pouca variedade de comércio e serviço Concorrência com centro da cidade vizinha Pato Branco Associação Comercial não conta com a participação dos comerciantes Comércio e Serviço Atividade em estagio inicial no município Alto índice de incentivo público para o desenvolvimento do setor Falta mão de obra qualificada para trabalhar nas indústrias Atividade em estagio inicial no município Alto índice de incentivo público para o desenvolvimento do setor Falta mão de obra qualificada para trabalhar nas indústrias Produtores espalhados por várias regiões do município A maior parte dos produtores trabalha com o cultivo rotativo de soja, milho e trigo Agricultores estruturados com propriedades equipadas com maquinários Projetos para transformação de alimentos Produtores espalhados por várias regiões do município A maior parte dos produtores trabalha com o cultivo rotativo de soja, milho e trigo Agricultores estruturados com propriedades equipadas com maquinários Projetos para transformação de alimentos Agricultura Indústria

70 Como são os Estabelecimentos em Bom Sucesso do Sul? Setor de Atuação dos Estabelecimentos, Gênero e Idade dos Empresários, Tempo de Atuação como Empresários, Ano de Fundação dos Estabelecimentos e Tamanho dos Estabelecimentos Rurais 4

71 71 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Setor de Atuação dos Estabelecimentos Entrevistados Base: 101 Agropecuária – 44% Comércio – 27% Serviços – 22% Indústria – 7% Artesanato – 1%

72 72 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Principal Atividade Desenvolvida 5 Serviços Setor de Atuação Restaurante e lanchonete Salão de beleza 4 Produção de grãos 70% 18% Agropecuária Setor de Atuação Pecuária Roupas 4 4 Comércio Setor de Atuação Mercearia 3 Indústria Setor de Atuação Facção Metalurgia 2 Base: 44 Base: 27* Base:22* Base: 7* * Valores expressos em números absolutos devido a baixa representatividade da base

73 73 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Localização do Estabelecimento Base: 101 O Estabelecimento está Localizado na Área Rural ou Urbana da Cidade? Esse percentual sobe para 69% entre os empreendedores mais experientes

74 74 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Gênero dos Empreendedores Base: 101 Na cidade de Bom Sucesso do Sul, dois entre três empreendedores são homens

75 75 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Idade dos Empreendedores Base: 97* Média de 46 anos Mediana: 47 anos Média Interna**: 46 anos * Total de entrevistados que informaram a idade. ** Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. O entrevistado mais velho possui 73 anos O entrevistado mais novo possui 22 anos

76 76 Área Gênero Base: Caracterização Geral dos Estabelecimentos Idade Média dos Empreendedores – Por Segmentos

77 77 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Tempo de Experiência como Empreendedor Base: 95* Média de 17 anos de experiência Mediana: 15 anos Média Interna**: 16 anos * Total de entrevistados que informaram o tempo de atuação como empresário. ** Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. O empreendedor com menor tempo de atuação no mercado possui 1 mês de experiência O empreendedor com maior tempo de atuação no mercado possui 50 anos de experiência

78 78 * Total de entrevistados que informaram o tempo como empresário. Base: 36-59* Caracterização Geral dos Estabelecimentos Tempo de Experiência como Empreendedor – por Segmentos Área Gênero

79 79 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Grau de Instrução dos Empreendedores Base: 94* * Total de entrevistados que informaram a escolaridade.

80 80 * Total de entrevistados que informaram o tempo como empresário. Base: 36-58* Caracterização Geral dos Estabelecimentos Área Gênero Grau de Instrução – Percentual de Empreendedores com Ensino Superior Empreendedor Os empreendedores homens, aqueles que atuam na área urbana da cidade e os menos experientes são aqueles com maior escolaridade.

81 81 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Ano em que o Estabelecimento Começou a Atuar no Mercado Base: 99* 22 anos é a idade média dos Estabelecimentos Mediana: 13 anos Média Interna**: 19 anos * Total de entrevistados que informaram o ano de fundação do estabelecimento. ** Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. O estabelecimento mais antigo tem 80 anos O estabelecimento mais novo tem 1 ano

82 82 Área Gênero Base: Caracterização Geral dos Estabelecimentos Idade Média dos Estabelecimentos – Por Segmentos

83 83 Caracterização Geral dos Estabelecimentos Tamanho dos Estabelecimentos Rurais (em hectares paulista) Base: 42* Mediana: 20,43 ha Média Interna: 39,92 ha O maior estabelecimento possui 435,6 ha * Total de entrevistados que possuem estabelecimentos em área rural e que informaram o tamanho do estabelecimento 1 hectare paulista = m² 68,13 ha é o tamanho médio dos Estabelecimentos Rurais O menor estabelecimento possui 3,63 ha

84 Como os Estabelecimentos da Cidade de Bom Sucesso do Sul Atuam? Situação Legal, Atividade Principal, Principais Produtos ou Serviços, Número de Pessoas que Trabalham 5

85 85 Forma de Atuação dos Estabelecimentos Situação Legal dos Estabelecimentos O Estabelecimento é Formalizado? Base: 101 Qual Registro Possui? Base: 86* * Total de entrevistados que possuem empresa formalizada. Confirmando a informação de que os estabelecimentos do município são estruturados, 85% deles é formalizado. Esse percentual sobe para 91% entre os empreendedores mais experientes

86 86 Forma de Atuação dos Estabelecimentos Conhecimento da Lei que Criou a Figura do Micro empreendedor Individual Tem Interesse em Formalizar a Empresa? Conhece a Lei que Criou a Figura do Micro empreendedor Individual? Tem Interesse em Aproveitar as Vantagens desta nova Lei para Formalizar a Empresa? Não 5 * Responde essa pergunta os empreendedores que não são formalizados, ou seja, apenas 9 entrevistados. Sim 4 Não 7 Sim 2 Sim 2

87 87 Forma de Atuação dos Estabelecimentos Total de Pessoas que Trabalham no Estabelecimento Atualmente* Média de 4 pessoas Mediana: 2 pessoas Média Interna: 3 pessoas Contando com o Senhor, Quantas Pessoas Trabalham no Estabelecimento, Considerando Proprietários, Familiares, Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços? Base: 101 * Considerando o mês de novembro de 2009, quando foi iniciada a coleta. Em geral, os estabelecimentos de Bom Sucesso do Sul empregam poucas pessoas, a estrutura média é composta por 4 pessoas, o proprietário e mais 3 pessoas Área Urbana: 6 funcionários Área Rural: 2 funcionários

88 88 Forma de Atuação dos Estabelecimentos Média de Pessoas que Trabalham no Estabelecimento Comparativo Novembro de 2009 e Dezembro de 2008 Base: 96*Base: 101 * Total de entrevistados que informaram o número de pessoas ocupadas na empresa 0%

89 89 Forma de Atuação dos Estabelecimentos Base: 330 pessoas que trabalham em 62 empresas que possuem familiares em seus quadros Participação de Familiares no Quadro de Pessoas Ocupadas do Estabelecimento Qual o Percentual de Familiares e Não Familiares do Total de Pessoas que Trabalham na Empresa? Resultado combinado indica 21,4% de funcionários pertencentes à família em todo o segmento Base: 101 * Total de estabelecimentos que possuem familiares como funcionários. Atualmente, Existem Familiares que Fazem Parte do Quadro de Pessoas que Trabalham no Estabelecimento?

90 90 Forma de Atuação dos Estabelecimentos Posse Alguns Documentos Exigidos aos Estabelecimentos * Total de entrevistados que informaram o status de alguns documentos exigidos ao estabelecimento. Documentos Exigidos Alvará da Prefeitura Vistoria do bombeiro Fiscalização da Saúde Está em dia com o documento 47%40%49% Está com o documento em andamento 1%2% Não tem o documento 8%5%4% Não se aplica 44%53%44% Base*9899 Boa parte dos estabelecimentos da cidade de Bom Sucesso do Sul estão com seus documentos principais em dia, mais uma prova de que os estabelecimentos da cidade são estruturados

91 Ambiente Econômico e Organizacional Controle do Estabelecimento, Faturamento, Percepção de Queda ou Aumento de Faturamento nos Últimos anos e Motivos, Principais Dificuldades na Condução e Administração do Estabelecimento 6

92 92 Estimativa*** do Faturamento dos Estabelecimentos no Ano de 2009 Ambiente Econômico e Organizacional Base: 56** * Nota: Uma das empresas pesquisadas foi retirada da distribuição, pois estima ter um faturamento de R$ 10 milhões. ** Total de entrevistados que informaram o faturamento *** Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada em dezembro de 2009, portanto os dados de faturamento para 2009 são estimativas dos empreendedores para o ano. Média* de R$ 117 mil Mediana: R$ 35 mil Média Interna: R$ 56 mil O maior faturamento é de R$ 1,5 milhões* O menor faturamento é de R$ 10 mil Faturamento Médio Área Urbana: R$ 114 mil Área Rural: R$ 88 mil

93 93 Evolução no Faturamento Médio Anual dos Estabelecimentos – 2008 e 2009 Ambiente Econômico e Organizacional Base: 57*Base: 56* 16% * Total de entrevistados que informaram o faturamento Apesar da crise registrada no país, o faturamento das empresas do município apresentaram um crescimento de 16%.

94 94 Base: 85* Evolução do Faturamento Anual dos Estabelecimentos Em Relação ao Faturamento de 2007, o Senhor diria que em 2008 seu Estabelecimento Registrou: Ambiente Econômico e Organizacional * Total de entrevistados que informaram a evolução do faturamento de 2007 para 2008 Percentual Médio de Crescimento: 23% Percentual Médio de Queda: 22%

95 95 Evolução do Faturamento Anual dos Estabelecimentos 2007 – 2008 – Por Segmentos Ambiente Econômico e Organizacional Área 62% 33% Urbana Rural 35% 40% Empreendedor 59% 35% Menos experiente Mais experiente 40% Crescimento Queda Estagnação 5% 26% 5% 21% 38% Entre 2007 e 2008 o crescimento foi mais percebido na área urbana e entre os empreendedores menos experientes.

96 96 Motivos para o Aumento do Faturamento dos Estabelecimentos Base: 41* Ambiente Econômico e Organizacional * Total de entrevistados que informaram ter crescimento no faturamento de 2007 para 2008.

97 97 Motivos para a Queda do Faturamento dos Estabelecimentos Ambiente Econômico e Organizacional * Valores expressos em números absolutos. Total de entrevistados que informaram ter queda no faturamento de 2008 para Base: 13*

98 98 Base: 94** Evolução do Faturamento Anual dos Estabelecimentos Ambiente Econômico e Organizacional Em Relação ao Faturamento de 2008, o Senhor diria que em 2009 seu Estabelecimento Registrará*: * Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada em dezembro de 2009, portanto os dados de faturamento para 2009 são estimativas dos empreendedores para o ano. ** Total de entrevistados que informaram a evolução do faturamento de 2008 para 2009 Percentual Médio de Crescimento: 31% Percentual Médio de Queda: 31%

99 99 Evolução do Faturamento Anual dos Estabelecimentos Ambiente Econômico e Organizacional Área 53% 37% Urbana Rural 42% 38% Empreendedor 51% 38% Menos experiente Mais experiente 50% Crescimento Queda Estagnação 10% 20% 11% 16% 34%

100 100 Motivos para Expectativa do Aumento do Faturamento dos Estabelecimentos Base: 45* Ambiente Econômico e Organizacional * Total de entrevistados que prevêem crescimento no faturamento de 2008 para Assim como em 2008, o motivo do crescimento no faturamento, deve-se a melhora na economia em geral do país

101 101 Ambiente Econômico e Organizacional Motivos para Expectativa da Queda do Faturamento dos Estabelecimentos Base: 14* * Valores expressos em números absolutos. Total de entrevistados que prevêem queda no faturamento de 2008 para 2009.

102 102 Ambiente Econômico e Organizacional Comparativo de Crescimento entre 2008 e 2009 Ano de 2008Ano de 2009 Percentual de Crescimento 48% Crescimento Médio 23%31%

103 103 Principais Dificuldades que Afetam o Negócio Atualmente Ambiente Econômico e Organizacional Alguma Dificuldade ou Desafio Afeta o seu Negócio Atualmente? Base: 101 Base: 79* * Total de entrevistados que passam por alguma dificuldade ou desafio que afetou o seu negócio Quais Dificuldades?

104 104 Principais Dificuldades que Afetam o Negócio Atualmente – Por Segmentos Ambiente Econômico e Organizacional Área Rural Área Urbana Profissionais sem qualificação (21%) Existência ou surgimento de fortes concorrentes (19%) Alto índice de inadimplência dos clientes (19%) Sazonalidade do mercado (14%) Impostos elevados (14%) Fatores relacionados às condições do tempo (24%) Sazonalidade do mercado (22%) Juros altos (16%) Dificuldade de acesso a crédito (14%) Baixo crescimento (14%)

105 105 Ambiente Econômico e Organizacional Possui Dificuldades na Condução e Administração do Estabelecimento? Principais Dificuldades Enfrentadas na Condução e Administração do Estabelecimento Base: 101 Base: 62* Quais Dificuldades? * Total de entrevistados que possuem alguma dificuldade na condução e administração do estabelecimento.

106 106 Principais Dificuldades Enfrentadas na Condução e Administração do Estabelecimento – por Segmentos Ambiente Econômico e Organizacional Área Urbana Falta de clientes (39%) Falta de qualificação dos funcionários (18%) Má administração do negócio (16%) Problemas financeiros (13%) Problemas com capital de giro (11%)

107 107 Ambiente Econômico e Organizacional Existe Alguma Solução ou Medida que Venha a Solucionar as Dificuldades do seu Estabelecimento? Fatores que Ajudariam a Enfrentar as Dificuldades na Condução do Estabelecimento Base: 101 Base: 75* Quais Soluções? * Total de entrevistados que afirmaram ter alguma dificuldade na condução do estabelecimento As únicas instituições citadas foram o Sebrae (14 citações) e o governo municipal (1 citação)

108 108 Fatores que Ajudariam a Enfrentar as Dificuldades na Condução do Estabelecimento – por Segmentos Ambiente Econômico e Organizacional Área Rural Área Urbana Captação e fidelização de clientes (49%) Injeção de capital próprio ou financiado (22%) Orientação de instituições especializadas (17%) Injeção de capital próprio ou financiado (56%) Orientação de instituições especializadas (26%) Criação de cooperativas (9%)

109 Apoio Institucional aos Empreendedores Recebimento de Apoio Institucional, Tipos de Contato Realizado com o Sebrae, Motivos para Procurar o Sebrae, Associações e Parcerias 7

110 110 Principais Instituições das Quais Recebeu Apoio ou Orientações Apoio aos Empreendedores Em sua Trajetória como Empresário, o Senhor Recebeu Apoio ou Orientação de Alguma Instituição? Base: 101 Base: 101* * Manteve-se a base total para detectar-se a penetração de cada instituição entre os empreendedores Governo Municipal De Quais Instituições Recebeu Apoio ou Orientação?

111 111 Percentual de Empreendedores que Receberam Auxilio de Instituições em Várias Cidades e Segmentos Apoio aos Empreendedores SegmentoCidade Percentual de Empresários que Receberam Apoio Artigos Esportivos Curitiba 56% Óticas Curitiba48% Academia Curitiba39% Empresários em geral Itaperuçu30% Empresários em geral Bom Sucesso do Sul25% Empresários em geral Adrianópolis21% Empresários em geral Doutor Ulysses17% Empresários em geral Cerro Azul15% Empresários em geral Rio Branco do Sul14% Empresários em geral Bocaiúva do Sul13% Empresários em geral Tunas Paraná 10%

112 112 Principais Instituições das Quais Recebeu Apoio ou Orientações Apoio aos Empreendedores Área Empreendedor Base: Percentual de Entrevistados que Receberam Apoio ou Orientação – Por Segmentos Gênero

113 113 Contato com o Sebrae Apoio aos Empreendedores Já Teve Contato com o Sebrae, Mesmo que por Telefone ou Site? Base: 101 Pouco mais da metade dos empreendedores de Bom Sucesso do Sul já tiveram contato com o Sebrae

114 114 Contato com o Sebrae Apoio aos Empreendedores Percentual de Entrevistados que já Tiveram Contato com o Sebrae, Mesmo que por Telefone ou Site Por Segmentos Área Empreendedor Sexo Base: 37-64

115 115 Apoio aos Empreendedores Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar pelo Sebrae Base: 58* Quais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar pelo Sebrae? * Total de entrevistados que já tiveram contato com o Sebrae Atendimento e vendas (6 citações) Técnicas de compra e venda (1) Técnicas de plantio (1) Agronomia (1) Empreendedorismo (1) Piscicultura (1) Produção de leite (1) Quais Cursos? Produção industrial (1 citação) Técnico agrícola (1) Em que Áreas?

116 116 Apoio aos Empreendedores Apoio ou Orientação que Mais Favoreceria o Estabelecimento – Estimulado Que Orientações e Apoios o Senhor Acredita que Irá Ajudá-lo Administrar melhor sua Empresa e Obter Sucesso nos seus Negócios? Base: 101

117 117 Apoio aos Empreendedores Principal Apoio ou Orientação que Mais Favoreceria o Estabelecimento – por Segmentos Área Rural Área Urbana Captação de recursos (44%) Técnicas de vendas (36%) Marketing (29%) Custos e formação de preço (29%) Desenvolvimento de produto ou serviço (25%) Técnicas agrícolas, plantio (46%) Técnicas de manejo (33%) Captação de recursos (24%) Técnicas de vendas (13%) Desenvolvimento de produto ou serviço (13%)

118 118 Apoio aos Empreendedores Parcerias com Outros Estabelecimentos Possui Parceria com Outros Estabelecimentos? Que Tipo de Parceria Mantém com Outros Estabelecimentos? Esforços de vendas em conjunto 9 citações Compras em conjunto 6 citações Ações de divulgação 3 citações Viagens para feiras e exposições 1 citação Base: 101 Base: 16

119 119 Percentual de Empreendedores que Realizaram Parcerias em Várias Cidades e Segmentos Apoio aos Empreendedores SegmentoCidade Percentual de Empresários que Realizaram Parcerias Academia Curitiba 55% Óticas Curitiba36% Artigos Esportivos Curitiba30% Empresários em geral Tunas Paraná17% Empresários em geral Bom Sucesso do Sul15% Empresários em geral Itaperuçu13% Empresários em geral Rio Branco do Sul11% Empresários em geral Doutor Ulysses10% Empresários em geral Bocaiúva do Sul10% Empresários em geral Adrianópolis 8% Empresários em geral Cerro Azul 8%

120 120 Apoio aos Empreendedores Parcerias com Outros Estabelecimentos Área Empreendedor Sexo Base: Percentual de Entrevistados que Possuem Parceria com Outros Estabelecimentos – por Segmentos

121 121 Apoio aos Empreendedores Seu Estabelecimento é Afiliado a Alguma Associação ou Sindicato? Participação em Associações A que Tipos de Instituições seu Estabelecimento é Afiliado? Base: 37* * Total de entrevistados que são associados a alguma associação ou sindicatos Base: 101 Associação Comercial e Empresarial de Bom Sucesso do Sul (19 citações) Associação Comercial e Industrial de Marmeleiro (1 citação) Em qual Região?

122 122 Apoio aos Empreendedores Participação em Associações Área Empreendedor Sexo Base: Percentual de Entrevistados que são Afiliados a Alguma Associação ou Sindicato – por Segmentos

123 123 Apoio aos Empreendedores Seus Colaboradores são Vinculados a Alguma Entidade ou Sindicado de Classe? Participação em Associações Qual Sindicato? Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Sucesso do Sul 5 citações Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco 1 citação Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais do Estado do Paraná 1 citação Base: 101

124 Avaliação do Ambiente Econômico e Social de Bom Sucesso do Sul Vantagens e Dificuldades por Estarem Instalados no Município, Percepção de Setores Mais e Menos Aquecidos, Oportunidades de Desenvolvimento, Necessidade de mão de obra etc. 8

125 125 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Dificuldades Enfrentadas pelo Estabelecimento por Estar Localizado no Município Base: 101 Base: 63* Enfrenta Alguma Dificuldade Pelo fato de estar Localizado no Município? Quais Dificuldades? * Total de entrevistados que acreditam enfrentar alguma dificuldade.

126 126 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Dificuldades Enfrentadas pelo Estabelecimento por Estar Localizado no Município Área Empreendedor Sexo Base: Percentual de Entrevistados que Acreditam Enfrentar Dificuldades por Estarem Localizados no Município - Por Segmentos

127 127 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Dificuldades Enfrentadas pelo Estabelecimento por Estar Localizado no Município – Por Segmento Área Urbana Pouco dinheiro em circulação na cidade, poucos clientes, pouco movimento (44%) Grande parte da população compra fora do município (24%) Falta de treinamento e formação para mão de obra (15%)

128 128 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Vantagens Desfrutadas pelo Estabelecimento por Estar Localizado no Município Base: 101 Base: 84* Acredita que Desfruta de Alguma Vantagem por estar Neste Município? Quais Vantagens? * Total de entrevistados que acreditam desfrutar de alguma vantagem.

129 129 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Vantagens Desfrutadas pelo Estabelecimento por Estar Localizado no Município Percentual de Entrevistados que Acreditam Desfrutar de Alguma Vantagem por Estarem Localizados no Município - Por Segmentos Base: Área Empreendedor Sexo

130 130 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Vantagens Desfrutadas pelo Estabelecimento por Estar Localizado no Município – Por Segmentos Área Rural Área Urbana Imagem da empresa já está consolidada no município (23%) A concorrência na região é menor (21%) Boas condições de segurança, não tem violência (69%) Apoio da prefeitura em serviços (28%) Custo de vida mais baixo (19%)

131 131 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Setores da Cidade que Estão Mais Aquecidos na Percepção dos Empreendedores Base: 101

132 132 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Setores da Cidade que Estão com Maiores Dificuldades Base: 101 Base: 49* Acredita que Existem Setores da Cidade que Estejam Passando por Dificuldades? Quais Setores? * Total de entrevistados que acreditam que existem setores passando por dificuldades.

133 133 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Setores da Cidade que Estão com Maiores Dificuldades Percentual de Entrevistados que Acreditam que Existem Atividades na Cidade Passando por Dificuldades - Por Segmentos Base: Área Empreendedor Sexo

134 134 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Setores da Cidade que Estão com Maiores Dificuldades – Por Segmento Área Urbana Comércio de gêneros alimentícios – supermercado, mercado, mercearia – (35%) Calçados e roupas (16%) Serviços de alimentação – restaurantes, lanchonetes, pizzarias – (16%)

135 135 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Investimento em Setores Específicos Acredita que a Cidade Deveria Investir em Alguma Atividade Econômica Específica para Elevar as Condições de Crescimento e Desenvolvimento de toda a Economia Local? Que Atividades que Merecem uma Atenção Especial Para que Possam Crescer e Contribuir com o Desenvolvimento do Município? Base: 101 Base: 84* * Total de entrevistados que acreditam que a cidade deveria investir em algum setor específico.

136 136 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Investimento em Setores Específicos Percentual de Entrevistados que Acreditam que Algumas Atividades Merecem Atenção Especial para que Possam Contribuir com o Desenvolvimento do Município - Por Segmentos Base: Área Empreendedor Sexo

137 137 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Investimento em Setores Específicos – Por Segmentos Área Rural Área Urbana Educação (24%) Calçados e roupas (15%) Agricultura (55%) Comércio de gêneros alimentícios – supermercado, mercado, mercearia – (24%) Usina de beneficiamento de leite (13%)

138 138 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Oportunidades de Desenvolvimento do Município Base: 101

139 139 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Oportunidades de Desenvolvimento do Município – Por Segmentos Área 69% 29% Urbana Rural 39% 65% Empreendedor 68% 40% Menos experiente Mais experiente 44% Apoiar e incentivar as indústrias da região Desenvolver a atividade agrícola 51%

140 140 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Desafios a Serem Superados para que a Cidade Amplie seu Desenvolvimento Econômico Base: 101

141 141 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Necessidade de Deslocamento para Adquirir Itens fora da Cidade Na sua Percepção, a População Precisa se Deslocar para Adquirir Itens fora da Cidade? Para Compra de quais Produtos? Base: 101 Base: 61* * Total de entrevistados que acreditam que é necessário se deslocar para adquirir determinados itens. Feijão (3 citações) Arroz (1) Milho (1)

142 142 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Necessidade de Deslocamento para Adquirir Itens fora da Cidade Percentual de Entrevistados que Acreditam que a População Precisa se Deslocar para Adquirir Itens fora da Cidade - Por Segmentos Base: Área Empreendedor Sexo

143 143 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Existem Produtos e Serviços que Abastecem o Varejo e que as Empresas da Cidade Poderiam Desenvolver no Próprio Município, mas que Hoje são Provenientes de Fora da Cidade? Base: 101 Quais Produtos? Base: 60* * Total de entrevistados que acreditam que existem produtos que as empresas poderiam desenvolver no próprio município. Desenvolvimento de Produtos e Serviços Dentro do Município Feijão (1 citação) Milho (1) Amendoim (1)

144 144 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Percentual de Entrevistados que Acreditam que Existem Produtos e Serviços que Abastecem o Varejo e que as Empresas da Cidade Poderiam Desenvolver no Próprio Município - Por Segmentos Desenvolvimento de Produtos e Serviços Dentro do Município Base: Área Empreendedor Sexo

145 145 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Qualificação da Mão de Obra Falta Algum Tipo de Mão de Obra no Município que Limite o Desenvolvimento ou Atrapalhe o Crescimento dos Estabelecimentos? Base: 101 Que Tipo de Mão de Obra? * Total de entrevistados que acreditam existir falta de algum tipo de mão de obra. Base: 71*

146 146 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Qualificação da Mão de Obra Percentual de Entrevistados que Acreditam que Exista Carência de Algum Tipo de Mão de Obra no Município que Limite o Desenvolvimento ou Atrapalhe o Crescimento dos Estabelecimentos - Por Segmentos Base: Área Empreendedor Sexo

147 147 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Oferta de Empregos Acredita que Falta Emprego na Cidade? Base: 101 Especificamente para as Mulheres? Base: 101 Que Tipo de Emprego Poderia ser Gerado para a Ocupação das Mulheres no Município? Facção 6 citações Artesanato 2 citações Fábrica de laticínios 1 citação Base: 7* * Total de entrevistados que acreditam que falta emprego para mulheres. Valores expressos em números absolutos devido ao tamanho da base.

148 148 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Pela Sua Percepção, nos Últimos Anos a Cidade Está: Base: 101 Crescendo 99% Por que está Regredindo? Muitas pessoas estão saindo da cidade; Falta de bons empregos na região; Falência de determinados setores;

149 149 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Pela Sua Percepção, nos Últimos Anos a Cidade Está: Crescendo bastante Está regredindo Crescendo moderadamente Área 78% 20% Urbana Rural 89% 11% 2% - Empreendedor 82% 16% Menos Experiente Mais Experiente 84% 2% - 16%

150 150 Avaliação do Ambiente Econômico e Social O que Falta para que a Cidade Possa Crescer Mais Base: 16* Atrair novas empresas. 5 citações Reter as compras dos moradores no comércio local. 2 citações Contratar mão de obra local para as empresas. 1 citação Melhorar a forma de administrar a prefeitura. 2 citações Investir na mão de obra do município. 2 citações Melhorar a infraestrutura da cidade. 6 citações Melhorar as vias de acesso ao município. 1 citação Maior apoio do governo aos pequenos produtores. 1 citação Indústria de extração de matéria-prima. 1 citação * Total de entrevistados que acreditam que a cidade cresce moderadamente

151 151 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Principais Produtos Levados Para Outros Municípios Sem Beneficiamento ou Transformação Grãos – 65% Pecuária e derivados – 44% Soja – 70% Milho – 44% Trigo – 26% Feijão – 20% Leite – 77% Aves – 20% Gado – 16% Suínos – 9% Base: 66 Base: 44 Existem Produtos que são Extraídos no Município e Levados para Outros Municípios sem que Haja Nenhum Beneficiamento ou Transformação, ou seja, são Transformados em Produtos Acabados e Prontos para Vender em Outros Municípios?

152 152 Avaliação do Ambiente Econômico e Social Reconhecimento da Cidade Base: 101 Na sua Opinião, em que o Município é Lembrado, ou seja, Existe Algum Produto, Serviço, Festa ou Comida Típica da Região?

153 Conclusões Principais Desafios e Objetivos a Seguir 9

154 154 Conclusões Ao longo deste relatório foi possível detectar várias informações referentes às características do município. O foco das conclusões será nos principais desafios e objetivos que devem ser seguidos para incrementar o desenvolvimento de Bom Sucesso do Sul. Antes de apontar os desafios da cidade, é necessário reconhecer que o município já está na rota certa do desenvolvimento, possui associações fortes que contribuem com o município, possui também uma agricultura estruturada e a base para o desenvolvimento do turismo religioso, além disso, está no caminho correto à medida que se preocupa em agregar valor aos produtos investindo na sua transformação.

155 155 Conclusões A liderança do município deve ter em mente que a agricultura é forte, mas a transformação do produto gera maiores oportunidades. Melhorar os canais de comercialização dos produtos agroindustriais, pois pouco resolve o incentivo à transformação se não existirem canais de comercialização que façam a ponte entre produtor e consumidor de maneira eficiente. Ampliar a produção de leite focando no abastecimento do laticínio presente na cidade. Garantir a continuidade dos projetos relacionados à agroindústria e incentivar o engajamento da população destes projetos A seguir serão apontados alguns desafios identificados em diversos segmentos no município: Agroindústria

156 156 Conclusões Continuar atraindo novas indústrias para a cidade. Um maior número de indústrias vai urbanizar o município e mais urbanização promove melhorias no comércio. Mas é necessário atrair indústrias que possam transformar a matéria-prima presente município, pois isto gerará vantagens competitivas. Disponibilizar mão de obra qualificada, que atenda às necessidades da indústria e do comércio local. Desenvolver mão de obra qualificada no próprio município. Aumentar a quantidade de imóveis, tanto residenciais como comerciais, para abrir as portas do município para a mão de obra e permitir o crescimento urbano, derivado natural da industrialização e da intensificação do comércio. Indústria Emprego e Mão de Obra

157 157 Conclusões Romper o ciclo vicioso que existe no comércio, que faz com que a população não gaste na cidade, pois o comércio é pouco estruturado e por sua vez o comercio não evolui, pois a população não gasta no mesmo. Para desenvolver o comércio, é preciso atuar em três frentes: 1. Preço: promover parcerias entre os estabelecimentos comerciais da cidade focando nas compras em conjunto para ganhar escala e baixar os preços; 2. Banho de loja: desenvolver um programa ao estilo Varejo Mais, atuando com ferramentas que façam as lojas melhorar a sua qualidade, uma verdadeira capacitação da loja (incluindo atendimento, mix de produtos, promoções, comunicação etc.); 3. Campanhas de incentivo às compras: embora as lideranças tenha apontado que esforços para quebrar a barreira cultural já tenham sido feitos, as entidades e o comércio local devem continuar incentivando o consumidor a comprar na cidade. Se a barreira é cultural, mais tempo ela vai levar para ser quebrada, mas é necessário fazê-lo Comércio

158 158 Conclusões O turismo está seguindo pelo caminho certo, já possui dois pontos para turismo religioso, além da festa que leva o nome do prato típico da cidade. O desafio agora é promover integração entre eles, configurando um pacote turístico na região que englobe todas as atrações da cidade. O leitão desossado na grelha deve ser um prato constantemente encontrado na cidade, pois só assim poderá se converter em ativo para a região. Outro ponto fundamental para o desenvolvimento do turismo na cidade é suprir a carência de serviços de hospedagem e alimentação que existe. Divulgar as atividades de turismo do município na região visando atrair mais pessoas. Turismo


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