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Psicologia Comportamental

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Apresentação em tema: "Psicologia Comportamental"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Comportamental
Unidade II AULA 10 Aretha Martins

2 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
A idéia de que pode haver ciência do comportamento dá origem a duas questões: O que é ciência? Que visão de ciência se aplica ao comportamento? As idéias dos behavioristas radicais sobre ciência diferem das idéias dos primeiros behavioristas, assim como também diferem das posições de muitos pensadores anteriores ao século XX; AULA 10

3 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Ciência  objetiva; Behaviorismo radical  tradição filosófica do pragmatismo; Behaviorismo anterior  derivado do realismo; Realismo  há um mundo real fora do sujeito que dá origem às suas experiências; A existência de um objeto subsiste separadamente da nossa percepção dele; AULA 10

4 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Parte da visão do comportamento que herdamos ao crescer na cultura ocidental  folk psychology  psicologia popular; O realismo sustenta que há um mundo real fora de nós e que esse mundo real externo dá origem a experiências internas em cada um de nós; AULA 10 4 4

5 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Mundo externo  objetivo; Experiência interna  subjetivo; No realismo, a ciência consiste na descoberta da verdade sobre o universo objetivo; Universo objetivo  existência fora do sujeito; Berkeley  não temos contato direto com o mundo real, apenas com nossas percepções dele; AULA 10 5 5

6 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
William James (1842 – 1910)  pragmatismo  método para resolver controvérsias  teoria da verdade; Uma idéia é mais verdadeira que outra se nos permite explicar e compreender mais nossa experiência; Na prática, todas as teorias científicas são aproximações; Ciência  surgiu do esforço para conferir sentido à experiência; AULA 10 6 6

7 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Pragmatismo  busca compreender nossas experiências; Não faz nenhuma suposição sobre o mundo real externo  indiretamente conhecido; AULA 10 7 7

8 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Para o realismo, a ciência é uma aplicação baseada na descoberta da realidade que existe além de nossa experiência; O Behaviorismo contemporâneo radical se baseia no pragmatismo; Ciência é a busca de descrições econômicas e abrangentes da experiência natural humana; Ciência do comportamento  descrever o comportamento em termo que o torne familiar  através da observação precisa; AULA 10 8 8

9 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Behaviorismo radical  prefere o pragmatismo ao realismo, pois este último leva a uma visão dualista das pessoas – o que é incompatível com uma ciência do comportamento; Behaviorismo antigo metodológico  baseado no realismo  distinção do mundo objetivo do subjetivo; Ciência do comportamento  métodos objetivos  coleta de dados sensoriais sobre o mundo fora do sujeito; AULA 10 9 9

10 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Behaviorismo radical  não faz distinção entre mundo objetivo e subjetivo  concentra-se em conceitos e termos (ex.: resposta, estímulo, reforço); Busca maneira mais coerente de descrever o comportamento (econômica)  fins e contexto no qual ocorre; Comportamento  todos os eventos sobre os quais podemos falar com nossos termos inventados; AULA 10 10 10

11 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Behaviorismo radical  mantém uma atitude científica pragmática com respeito às questões básicas da objetividade, filosofia da ciência e metodologia de pesquisa; O cenário do descontentamento com a subjetividade assegurou lugar para uma atenção especial do mundo acadêmico sobre o estudo do comportamento, em contrapartida ao estudo da consciência; AULA 10 11 11

12 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Tentativa de abandonar o termo psicologia, pois este originalmente referia-se ao estudo da alma; Passou-se a falar em ciência do comportamento  análise experimental do comportamento; Behaviorismo  ao tentar transformar grande parte de todos os fenômenos associados à ação humana em comportamento, estaria assumindo uma posição reducionista; AULA 10 12 12

13 Behaviorismo como Filosofia da Ciência
Influência positivista como determinante da filosofia behaviorista; Subordinação da imaginação e da argumentação à observação  cada proposição enunciada de modo positivo deve corresponder a um fato; Objetividade  privilegia dados e quantidade. AULA 10 13 13

14 John Watson: Contribuições Teóricas
John B. Watson  1879 – 1958  Psicólogo Americano; 1903  Watson começou a pensar em uma abordagem mais objetiva para a Psicologia; 1913  Watson publicou o manifesto “Psychology as a Behaviorist Views It”, lançando oficialmente o comportamentalismo; Preferência por sujeitos animais nas pesquisas psicológicas; AULA 10 14 14

15 John Watson: Contribuições Teóricas
Abalou os fundamentos da Psicologia tradicional de linhagem européia; Apresentou o valor prático do Behaviorismo  sua abordagem não se restringia ao laboratório; Behaviorismo  ramo puramente objetivo e experimental da ciência natural; Tem como objetivo prever e controlar o comportamento; AULA 10 15 15

16 John Watson: Contribuições Teóricas
Não reconhece a linha divisória entre o homem e os animais irracionais; Despreza toda referência à consciência; Defende que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de hereditariedade e hábito; Acredita que certos estímulos levam os organismos a dar respostas  dada a resposta pode-se prever o estímulo e dado o estímulo pode-se prever a resposta; AULA 10 16 16

17 John Watson: Contribuições Teóricas
Executa tentativas de controlar o comportamento; Defende que o homem e o animal devem ser colocados nas mesmas condições experimentais; A Psicologia deveria ser o estudo do comportamento e não o estudo introspectivo da consciência; A Psicologia deveria pesquisa o comportamento animal e humano; AULA 10 17 17

18 John Watson: Contribuições Teóricas
Descarte de todos os conceitos mentalistas  só são usados conceitos comportamentais como estímulo e resposta; A finalidade da Psicologia deveria ser prever e controlar o comportamento; Só os métodos de investigação verdadeiramente objetivos eram admitidos no laboratório behaviorista: AULA 10 18 18

19 John Watson: Contribuições Teóricas
Observação com e sem instrumentos; Métodos de teste; Método do relato verbal; Método do reflexo condicionado; Watson  não tolerava qualquer coisa que não pudesse ser objetivamente observada  só tratava de coisas tangíveis; AULA 10 19 19

20 John Watson: Contribuições Teóricas
Watson  disseminou o método do condicionamento na pesquisa psicológica americana; Tópicos tradicionais da Psicologia segundo o Behaviorismo: Instinto  conceito recusado por Watson  todos os aspectos humanos que parecem instintos são, na realidade, respostas socialmente condicionadas  influência do ambiente sobre os instintos (treinamentos); AULA 10 20 20

21 John Watson: Contribuições Teóricas
Instinto  conceito recusado por Watson  todos os aspectos humanos que parecem instintos são, na realidade, respostas socialmente condicionadas  influência do ambiente sobre os instintos (treinamentos); Aprendizagem  o adulto é um produto do condicionamento da infância  repetição, frequência e recentidade são fatores primordiais da aprendizagem e não reforço e recompensa; AULA 10 21 21

22 John Watson: Contribuições Teóricas
Emoção  respostas comportamentais a estímulos específicos  forma de comportamento implícito em que as respostas internas se evidenciam como manifestações físicas; Pensamento  comportamento sensório motor implícito  redução do pensamento a uma fala subvocal que envolve o mesmos hábitos musculares da fala manifesta  falar silenciosamente de si para si; AULA 10 22 22

23 John Watson: Contribuições Teóricas
Contribuições do comportamentalismo de Watson: Ajudou a Psicologia Americana em sua transição da concentração na consciência e no subjetividade para o materialismo e objetividade no estudo do comportamento; Defendeu a ciência do comportamento totalmente objetiva; Tornou a Psicologia mais objetiva em termos de métodos e terminologia. AULA 10 23 23

24 Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas
Pavlov  1849 – 1936  Fisiologista Russo; O trabalho de Pavlov forneceu a Watson um novo método de estudo do comportamento e uma maneira de tentar controlá-lo e modificá-lo; Dedicação à pesquisa  maior realização científica foi a criação da técnica do condicionamento; Primeiramente se concentrou nas experiências mentalistas dos animais de laboratório; AULA 10 24 24

25 Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas
Posteriormente desprezou as referências mentalistas em favor de uma abordagem direta e objetiva; Interesse pela Psicologia Animal; Experimentos para descrição do reflexo não condicionado ou inato, e do reflexo condicionado ou aprendido; Um estímulo poderia produzir uma resposta salivar condicionada desde que fosse capaz de atrair a atenção do animal sem despertar nele medo ou raiva; AULA 10 25 25

26 Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas
Experimentos de condicionamento  introduziram a idéia de Lei do Reforço  o condicionamento reflexo no cão só ocorria se o experimentador desse a carne ao sujeito após a medição da salivação; Com a obra de Pavlov, medidas e terminologias mais precisas foram introduzidas no estudo da aprendizagem; Tendência a direcionar a Psicologia para os aspectos funcional e prático; AULA 10 26 26

27 Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas
Trabalho de Pavlov foi a base para o trabalho de Watson e sustentava a Psicologia Objetiva; Pavlov acreditava que a Psicologia não tinha alcançado a estatura de ciência  por isso a excluiu do seu trabalho  só adotava terminologia fisiológica; Posteriormente, considerou-s psicólogo experimental; AULA 10 27 27

28 Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas
Teoria de Pavlov  década de 20  fundamento para teorias de aprendizagem e geração de muitas pesquisas; Pavlov foi favorecido pelo Zeitgeist  espírito ou clima intelectual de uma época que permite ou limita a aceitação e aplicação de uma descoberta científica por meio de um padrão dominante de pensamento, cultura ou época  uma idéia demasiado nova para ser aceita num período pode sê-la prontamente numa geração ou século depois; AULA 10 28 28

29 Ivan Petrovitch Pavlov: Contribuições Teóricas
A descoberta de Pavlov sobre condicionamento já havia sido mencionada um século antes por um cientista escocês, mas inibida pelo Zeitgeist; AULA 10 29 29

30 Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço
Burrus Frederick Skinner  1904 – 1990  Psicólogo Americano; Mais influente indivíduo no campo da Psicologia; Principal responsável pela introdução das técnicas de modificação do comportamento; Skinner  renovação do comportamentalismo watsoniano; AULA 10 30 30

31 Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço
Defesa de um sistema estritamente empírico sem referencial teórico no âmbito do qual realizar pesquisas; Prática do positivismo estrito  começava com dados empíricos e trabalhava na elaboração de generalizações conjecturais; Método indutivo; Behaviorismo radical  descritivo  estudo das respostas; AULA 10 31 31

32 Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço
O ser humano se comporta de maneira previsível e regular em resposta às forças externas que o afetam (estímulos); Skinner  ênfase no comportamento operante  opera no ambiente  representativo da situação de aprendizagem humana na vida real; A força de um comportamento operante aumenta quando ele é seguido pela apresentação de um estímulo de reforço; AULA 10 32 32

33 Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço
Pesquisas sobre problemas de aprendizagem  papel da punição na aquisição de respostas, efeito de diferentes programas de reforço, extinção da resposta operante, generalização; Trabalho com animais e humanos usando a abordagem da Caixa de Skinner; A mais notável pesquisa de Skinner é dedicada aos efeitos de diferentes programas de reforço (esquemas de reforçamento); AULA 10 33 33

34 Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço
Criar a análise científica do comportamento  isolamento das partes simples de um evento complexo de modo que esta parte possa ser melhor compreendida; Definir personalidade como uma coleção de padrões de comportamento  situações diferentes evocam diferentes padrões de resposta; Abordagem descritiva das emoções  pragmática; AULA 10 34 34

35 Burrus Frederick Skinner: Teoria do Reforço
Análise comportamental aplicada  ao invés de censurar e punir as pessoas quando apresentam comportamento desviante, pode ser mais realista modificar os reforços em seu meio ambiente; Atenção ao ambiente; Skinner  práticas institucionais inovadoras e nova tecnologia de ensino  modo diferente de tratar o comportamento através de métodos mais sofisticados de predição e controle. AULA 10 35 35


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