A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicopatologia e Subjetividade ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE Iraneide Castro de Oliveira IPUB-UFRJ

2

3 É a capacidade de experimentar sentimentos e emoções.
Afetividade: É a capacidade de experimentar sentimentos e emoções. Compreende o estado de ânimo ou humor, os sentimentos, as emoções e as paixões.

4 Afetividade: É a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas as vivências humanas. Consiste em estados psíquicos subjetivos que se caracterizam pela propriedade de serem agradáveis, desagradáveis ou neutros.

5 Afetividade: Os estados de consciência estão a todo o instante impregnados por esta tonalidade afetiva fundamental, pois todo ato intencional encerra desde a sua origem uma tonalidade afetiva, do mesmo modo que nenhum estado afetivo é desprovido de significado. (Paim, I)

6 O estado afetivo fundamental de um indivíduo (alegria, bem-estar, júbilo, felicidade, inquietação, angústia, tristeza, desespero) depende das circunstâncias pessoais da vida, dos desejos, inclinações e, especialmente, do estado de sua saúde física.

7 Vivências afetivas: Humor ou estado de ânimo Emoções Sentimentos Afetos Paixões

8 Humor ou estado de ânimo - tônus afetivo do
indivíduo. “É a tonalidade afetiva que acompanha os processos intelectuais em um determinado momento e que varia conforme as circunstâncias... existe a confluência de uma vertente somática e de uma vertente psíquica, unidas de forma indissolúvel dando um colorido especial à vida psíquica momentânea.” (Paim I.)

9 Emoções “ São reações afetivas agudas, momentâneas, desencadeadas por estímulos significativos ... acompanham-se freqüentemente de reações somáticas (neurovegetativas, motoras, hormonais, viscerais e vasomotoras), mais ou menos específicas.” Dalgalarrondo

10 Sentimento É um estado afetivo atenuado, estável, duradouro. São
geralmente associados a conteúdos intelectuais, valores, representações, não havendo, na maioria das vezes, as alterações fisiológicas e somáticas encontradas nas emoções. Da esfera da tristeza: Melancolia, saudade, nostalgia... Da esfera da alegria: Euforia, júbilo, contentamento... Da esfera da agressividade: raiva, revolta, rancor... Relacionados a atração pelo outro: amor, atração, tesão... Associados ao perigo: temor, abandono, desamparo... Narcísicos: Vaidade, orgulho, empáfia, arrogância...

11

12

13 É a qualidade ou estado emocional que acompanha uma idéia
AFETOS É a qualidade ou estado emocional que acompanha uma idéia ou representação mental. O termo afeto pode ser utilizado para designar, de uma maneira geral e inespecífica, os elementos da afetividade como: humor, sentimentos e emoções.

14 PAIXÕES É um estado afetivo intenso, que domina a atividade
psíquica como um todo. “tendência predominante e geralmente exclusiva, que exerce, de maneira mais ou menos constante, uma ação diretriz sobre a conduta e o pensamento, dirigindo os juízos de valor e impedindo o exercício de uma lógica imparcial” Henri Piéron

15 Catatimia Termo criado por Bleuler para denominar a influência
importante que a vida afetiva, o estado de humor, as emoções, os sentimentos e paixões exercem sobre a demais funções psíquicas. Valor afetivo X atenção Valor afetivo X memória Valor afetivo X sensopercepção

16 REAÇÃO AFETIVA A vida afetiva ocorre sempre em um contexto de relações do eu com o mundo e com as pessoas, variando de um momento para outro na medida em que os eventos e as circunstancias da vida se sucedem. SINTONIZAÇÃO AFETIVA - é a capacidade que o indivíduo tem de ser influenciado afetivamente por estímulos externos. IRRADIAÇÃO AFETIVA - é a capacidade que o indivíduo tem de transmitir ou contaminar os outros com seu estado afetivo momentâneo; pela irradiação afetiva o sujeito faz com que os outros sintonizem com ele.

17 Aspectos Neurobiológicos Subjacentes.
EMOÇÕES E SENTIMENTOS Aspectos Neurobiológicos Subjacentes. Para MacLean (1952) o sistema límbico seria o sistema central na integração das emoções

18 O Sistema límbico das emoções
Proposto por MacLean – Compreende estruturas corticais e subcorticais, onde o hipotálamo é visto como tendo um papel fundamental na expressão psicofisiológica das emoções e a córtex cerebral um papel de codificar, descodificar e recodificar constantemente as experiências afetivas, dando-lhes significações. estruturas corticais: córtex límbica frontotemporal, o hipocampo e o giro do cíngulo. estruturas subcorticais: amígdala, núcleos septais, hopotálamo, núcleo anteriores do tálamo, e núcleos da base (parte).

19 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS: Hipertimia: Estado de ânimo morbidamente elevado. Aumento da intensidade ou duração dos afetos. Reação afetiva desproporcional em relação à situação ou ao objeto que a motivou. Hipotimia: Diminuição da intensidade e da excitabilidade dos afetos. Observa-se um aumento da reatividade para os sentimentos desagra- dáveis, podendo variar desde o simples mal estar até o estupor melancólico. Apatia ou Atimia ou indiferença afetiva : Incapacidade para experi – mentar afetos, sejam positivos ou negativos.

20 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES QUALITATIVAS: Distúrbios da Modulação ou Regulação: labilidade afetiva, Incontinência afetiva e rigidez afetiva. Distúrbios dos Conteúdos dos Afetos: paratimia, ambitimia e a neotimia.

21 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES DO HUMOR DISTIMIAS - designa a alteração básica do humor (inibição ou exaltação) Humor triste e ideação suicida – freqüentemente relacionado com o humor depressivo. Ocorrem as idéias relacionadas à morte, ao suicídio, planos, atos e tentativas de suicídio (a ideação suicida deve ser sempre investigada). Disforia – é uma distimia que se acompanha de uma tonalidade afetiva desagradável, mal humorada. O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) é tipicamente de labilidade afetiva, caracterizado principalmente pela irritabilidade, hipertimia, tristeza e grande ansiedade.

22 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES DO HUMOR - cont. Hipotimia – (pólo depressivo das alterações do humor) Faz referência à base afetiva de toda síndrome depressiva. Pode varia desde o simples mal estar até o estupor melancólico. Caracteriza-se por uma tristeza profunda e imotivada, que se acompanha de lentidão e inibição de todos os processos psíquicos Hipertimia – (pólo maníaco ou hipertímico das alterações do humor) Faz referência a um humor patologicamente alterado no sentido da alegria e da exaltação. Verificam-se elevação do estado de ânimo, aceleração do curso do pensamento, loquacidade, aumento da gesticulação, riso fácil, logorréia. É observada na fase maníaca do transtorno bipolar do humor, nos estados hipomaníacos, na embriaguês alcoólica, na demên- cia senil, etc.

23 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES DO HUMOR - (cont.) Euforia ou alegria patológica - estado de completa satisfação e felicidade Elação – há uma expansão do eu, uma sensação subjetiva de grandeza e poder. Puerilidade – se caracteriza por seu aspecto infantil, regredido. Observa- se na esquizofrenia hebefrênica, em déficits intelectuais, personalidades imaturas e quadros histéricos. Moria – alegria muito pueril, ingênua, “boba”. Ocorre em pacientes com lesões extensas dos lobos frontais, em deficientes mentais e quadros demenciais acentuados. Estado de êstase – experiência de beatitude, de dissolução do eu. Irritabilidade – hiper-reatividade desagradável, hostil, agressiva. Pode indicar quadro orgânico

24 ANSIEDADE X ANGÚSTIA X MEDO
AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS ALTERAÇÕES DO HUMOR (cont.): ANSIEDADE X ANGÚSTIA X MEDO ANSIEDADE - é um estado de humor desconfortável, uma inquietação interna desagradável, uma apreensão ou tensão expectante que se acompanha de diversas manifestações somaticas e fisiológicas como: dispnéia, taquicardia, vasoconstrição ou vasodilatação, sudorese, etc. ANGÚSTIA – Assemelha-se à ansiedade, porém com uma conotação mais corporal e mais relacionada ao passado. O termo está diretamente relacionado à sensação de aperto no peito e na garganta, de sufocamento e compressão. MEDO – Refere-se a um objeto mais ou menos preciso. O medo é sempre medo de algo. Diferencia-se da ansiedade e da angústia que, em geral, não se referem a objetos precisos.

25 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES DO HUMOR (cont.): Irritabilidade patológica – “predisposição especial ao desgosto, à ira e ao furor” (Bleuler). Os enfermos manifestam impaciência, irritabilidade, aumento da capacidade de reação para determinados estímulos e intolerância pelos ruídos. Observa-se nas personalidades anormais explosivas, na exaltação maníaca, nas epilepsias. Sugestibilidade patológica – alteração de ordem tanto afetiva quanto volitiva. Trata-se de uma predisposição psíquica especial, que determina uma receptividade e uma submissão muito fáceis às influências exercidas sobre o indivíduo. Observa-se nas personalidades histéricas, nos deficientes mentais , nas demências senis, etc.

26 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
2. ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS: Hipomodulação do afeto – Incapacidade de modular a resposta afetiva de acordo com a situação existencial. Indica rigidez do indivíduo na sua relação com o mundo. Ocorre na esquizofrenia, na depressão, na demência, etc. Inadequação do afeto ou paratimia – Reação incongruente a situações existenciais ou a conteúdos ideativos. Revela desarmonia entre a afetividade e o pensamento. Ocorre na esquizofrenia. “Na ocasião eu me encontrava em casa, acompanhei o funeral e fiquei muito satisfeito porque não era a mim que estavam enterrando. Agora me encontro enterrado vivo...”

27 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
2. ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS: Apatia – Diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva. É um estado afetivo próprio dos quadros depressivos podendo ocorrer em outros transtornos mentais. O paciente não consegue sentir nada, torna-se hiporreativo. Para ele, “tanto-faz-quanto-tanto-fez” “... A minha condição espiritual, a situação dos meus sentimentos é incompreensível, é um estado de impossibilidade de sentir emoções. Não posso, mesmo que queira, experimentar amor ou ódio; não tenho nenhuma espécie de emoções, não consigo sentir alegria, por exemplo, nem muito menos tristeza; não tenho medo de nada, de ninguém, nem de nenhum perigo...”

28 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS (cont.): Pobreza de sentimentos e distanciamento afetivo – Perda progressiva e patológica das vivências afetivas.É relativo à alternâncias e variações sutis na esfera afetiva. Ocorre nas síndromes psicorgânicas, nas demências , nas formas hebefrênica e residual da esquizofrenia , nos transtornos de personalidade esquizotípica e esquizóide. Embotamento afetivo e devastação afetiva – É a perda profunda de todo tipo de vivência afetiva. É observável através da mímica, postura e atitude do paciente. Ocorre tipicamente nas formas negativas, deficitá- rias da esquizofrenia.

29 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS (cont.): Sentimento de falta de sentimento – é a vivência de incapacidade para sentir emoções. “Sentir o não sentir” é experimentado com muito sofrimento pelo paciente. Pode ocorrer em quadros depressivos graves. Anedonia – É a incapacidade total ou parcial de obter ou sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida. É um sintoma central das síndromes depressivas podendo ocorrer em outros transtornos. Geralmente ocorre junto com a apatia (incapacidade para sentir afetos) “ ... agora não vejo mais graça em nada, as coisas perderam o sabor, não vibro com mais nada...”

30 AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS
ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS (cont.): Labilidade afetiva e incontinência afetiva – Consiste numa dificuldade no controle dos afetos. São estados onde ocorre mudanças súbitas e imotivadas do humor, sentimentos ou emoções. Na incontinência o indivíduo não consegue conter de forma alguma suas reações afetivas. Podem ocorrer nos quadros de depressão ou mania, em estados graves de ansiedade e na esquizofrenia. Podem também estar associados a quadros psicorgânicos. Ambivalência afetiva (Bleuler) - Usado para descrever sentimentos opostos em relação a um mesmo estímulo ou objeto, sentimentos que ocorrem de modo absolutamente simultâneo. Indica um processo de cisão radical do eu, uma desarmonia intrapsíquica em pacientes esquizofrênicos. O indivíduo sente por uma pessoa ao mesmo tempo amor e ódio, rancor e carinho.

31 Neotimia – É a designação para sentimentos e experiências afetivas
AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS (cont.): Neotimia – É a designação para sentimentos e experiências afetivas inteiramente novas vivenciadas por pacientes em estados psicóticos. São afetos estranhos e bizarros para a própria pessoa que experimenta. Geralmente ocorre em sentimento de caráter místico, de elação, de terror, de desolação. Faz parte da experiência peculiar da esquizofrenia, pode ser observada no trema, nas intoxicações por alucinógenos e em algumas auras epiléticas.

32 Medo – Embora não seja considerado uma emoção patológica, é um
AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS (cont.): Medo – Embora não seja considerado uma emoção patológica, é um estado de progressiva insegurança e angustia, de impotência crescente ante a impressão iminente de que algo acontecerá e que se gostaria de evitar. Pode ser dividido em seis fases segundo Mira Y Lopes: 1. Prudência; 2. cautela; 3. Alarme; 4. Ansiedade; 5. Pânico; 6. Terror.

33 Fobias – São medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais
AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS (cont.): Fobias – São medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatíveis com as possibilidades de perigo real oferecidas pelos desencadeantes. No indivíduo fóbico o contato com o objeto ou situação fobígena desencadeia, freqüentemente, uma crise de ansiedade. Fobia simples; fobia social; agorafobia; claustrofobia, etc.

34 a perigo imaginário de morte iminente, descontrole ou desintegração.
AFETIVIDADE – ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS (cont.): Pânico – É uma reação de medo intenso, de pavor, relacionada, em geral, a perigo imaginário de morte iminente, descontrole ou desintegração. Quase sempre se manifesta como crises de pânico, que são crises de ansiedade agudas e intensas, de início abrupto, com sensação de grande perigo e desejo de fugir ou escapar da situação. São acompanhadas de sintomas somáticos e autonômicos.

35 O EXAME DA AFETIVIDADE Comunicação não-verbal do afeto –Para avaliarmos o estado afetivo do paciente não é necessário que ele nos conte como está se sentindo. O afeto é expresso através da mímica, do olhar, dos gestos, da postura e do tom da voz. 2. Empatia – A afetividade é avaliada empaticamente. “eu posso ter uma experiência direta de mim mesmo, porem eu não posso ter uma experiência dos outros igual a que tenho de mim. Para tal eu necessito da mediação da empatia... Eu posso experenciar os outros porem somente através da empatia” E. Husserl A escuta empática requer pratica, habilidade e pelo menos um pouco de talento, graça e boa sorte. Larry Davidson


Carregar ppt "ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google