A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor (a) da aula: Silvestre Pinheiro Arruda Nome do(a) Educopedista validador (a) da aula: André Luiz dos Passos ok Disciplina Ano Aula número Produção Textual 2 Tema da Aula Digital Relembrando os tipos de texto

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar a finalidade de diferentes tipos textuais: texto narrativo; texto descritivo; texto dissertativo; texto de instrução; texto argumentativo. ok Referencial Teórico CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2001; DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel (orgs.). Gêneros textuais & ensino. 4.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 169; GARCIA, Othon Moacir Garcia. Comunicação em prosa moderna. 24.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004; KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2010; _______________. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006; SOUZA, Luiz Marques de; CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e produção de textos. Petrópolis: Vozes, 1995.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADES 4 a 6 Exemplificando ATIVIDADE 7 ok

4 Atividade 1: Relembrando
Ao longo da aula anterior, você sistematizou as características necessárias para que um texto seja realmente um texto. Viu que algumas condições são necessárias para isso, como situacionalidade, intencionalidade, informatividade, coesão e coerência. Portanto, alguém escreve um texto sem ter uma intenção (uma finalidade) em mente? Alguém escreve um texto sem ter o que dizer? Fonte da figura:

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, a aula anterior abordou a conceituação do que vem a ser um texto e as condições necessárias para que ele exista e seja considerado como tal. Vimos, por exemplo, a importância da situacionalidade, da informatividade, da intencionalidade, da coesão e da coerência. A pergunta da Atividade 1 deverá ter “não” como resposta, uma vez que intencionalidade e informatividade são características de um texto. ok Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão estar dispostas em fileiras.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nessa aula, vamos relembrar os tipos de texto que existem. Ao final da Aula, você estará preparado para identificar a finalidade de diferentes tipos textuais para quando se deseja narrar; relatar; expor; instruir; argumentar. Bom trabalho! ok

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, mostre ao seu aluno qual é o objetivo da aula e o que é esperado que ele conheça ao final dela. No caso, espera-se que ele reconheça a finalidade dos textos narrativo, descritivo, dissertativo, instrucional e argumentativo. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Os alunos poderão estar dispostos em fileiras.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Está lançado o desafio! Vamos começar com a seguinte pergunta: na hora de escrever, o narrador que nos conta uma determinada história tem o mesmo objetivo daquela pessoa que escreve o manual que nos ensina a usar o mais novo aparelho celular? Esses objetivos são os mesmos de quem faz um relato de uma visita a um museu ou de quem argumenta a favor de uma opinião? Fonte da figura: Está difícil solucionar o desafio? Fique tranquilo. Ao final dessa aula, você estará apto a responder a essa questão!

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá levantar a questão-desafio, instigando que seus alunos tentem resolver o exercício utilizando estratégias pessoais. Mostre aos alunos que, ao final da aula, eles serão capazes de resolver este exercício, caso não tenham conseguido resolver. Os alunos deverão chegar à conclusão de que os objetivos desses produtores são diferentes, uma vez que quem produz um texto narrativo tem a finalidade de contar uma história. Quem escreve um manual de utilização do celular tem o objetivo de ensinar alguém a usar o aparelho. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que as carteiras estejam em fileiras.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Em diversas situações de nossa vida, somos convidados a narrar, relatar, expor, instruir e argumentar. Veja: Quando precisamos contar o que aconteceu no capítulo de ontem de nossa novela favorita, nós narramos os seus acontecimentos. Um repórter investigativo também pode narrar um caso misterioso que tem aguçado a curiosidade das pessoas (um assassinato, por exemplo). Quando chegamos a casa depois de uma visita a um museu ou a outro lugar interessante, nós relatamos, descrevemos o passeio, contando como foi a visita e suas características.

11 Atividade 5: Por que isso é importante?
Em diversas situações de nossa vida, somos convidados a narrar, relatar, expor, instruir e argumentar. Veja: Da mesma forma, encontramos situações em que expomos nosso conhecimento sobre determinado assunto (como o amor, a fé, a corrupção, a violência). Também podemos escrever um mapa, por exemplo, e, assim, instruímos um amigo a chegar à nossa casa. Enquanto ele não chega, podemos seguir as instruções de uma receita de um bolo de chocolate maravilhoso!

12 Atividade 6: Por que isso é importante?
Em diversas situações de nossa vida, somos convidados a narrar, relatar, expor, instruir e argumentar. Veja: Por fim, argumentamos sempre que precisamos convencer alguém sobre nosso ponto de vista acerca de um assunto polêmico (como o aborto, o porte de armas, a legalização da maconha, ou mesmo a divisão do Estado do Pará em outros três estados). Pontos de vista opostos são abordados nos textos argumentativos. Vence quem souber argumentar, quem souber convencer melhor.

13 Atividades 4, 5 e 6: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os professores deverão mostrar que, em diversas situações cotidianas, todos nós contamos histórias, descrevemos elementos, expomos ideias, defendemos pontos de vista e damos instruções. Por isso, precisamos conhecer as características de cada tipo textual. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

14 Atividade 7: Exemplificando
Clique nos links a seguir para observar exemplos de cada um daqueles tipos textuais: 1) O texto narrativo: ) O texto de instrução: 2) O texto de relato: ) texto argumentativo: 3) O texto expositivo: Link do texto narrativo: Link do texto de relato: Link do texto expositivo: Link do texto de instrução: Link do texto argumentativo:

15 Atividade 7: Exemplificando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá visitar os links de cada um dos tipos textuais. Antes de dar a aula, procure entrar nesses sites para verificar se você lerá os textos na íntegra ou se fará uma apresentação sucinta do conteúdo dos links, apontando somente os trechos-chave. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem ok Nos links, os alunos entrarão em contato com exemplos e algumas explicações dos diferentes tipos textuais trabalhados na aula. Tempo de duração da atividade: 50 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com as carteiras dispostas em fileiras.

16 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Especificando as características dos tipos ATIVIDADES 8 a 12

17 Atividade 8: Momento de reflexão -> narração
O que caracteriza um texto narrativo é a presença de uma sequência de ações que se sucedem através do tempo e do espaço. Na sequência narrativa, há sempre um antes e um depois, uma situação inicial e uma situação final, entre as quais ocorre algum tipo de modificação de um estado de coisas. Na narração, temos personagens, narrador, enredo (ou história), a situação inicial, o conflito gerador, o clímax, o desfecho, o lugar onde a história acontece e o tempo em que ela se dá. Nesse tipo de texto, podemos estudar os tipos de discurso relatado (o direto, o indireto e o indireto livre). Encontramos também os dois tipos de narrador (representando o foco narrativo), a saber: o narrador em primeira pessoa (ou narrador personagem) e o narrador em terceira pessoa (ou narrador observador). ok A finalidade dos textos narrativos é contar (narrar) uma história, um acontecimento.

18 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá discutir com os alunos as características básicas do texto narrativo. Como se trata de turma de 9o ano, espera-se que os alunos pelo menos se lembrem de ter ouvido falar, em algum dia, desses elementos. As aulas 8 a 11 desenvolverão mais essas características do texto narrativo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem ok Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras deverão continuar em fileiras.

19 Atividade 9: Momento de reflexão -> descrição
Enquanto a narração focaliza as ações ocorridas no enredo, a descrição (ou relato) focaliza um objeto, um ser ou um processo. Ela trata das qualidades, das características. O texto descritivo apresenta os seguintes elementos fundamentais: um observador; um tema-núcleo (objeto, ser ou processo que o produtor do texto irá descrever); um conjunto de dados (características, qualidades) sobre o tema-núcleo. A finalidade dos textos descritivos é relatar, descrever um ser animado ou inanimado, um local, cena ou processo. Tudo isso para localizar esses itens, identificá-los ou qualificá-los segundo os objetivos do texto. ok

20 Atividade 9: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor identificará as características básicas do texto descritivo. Dependendo da bagagem de conhecimento da turma, o docente também pode dizer que é comum encontrarmos trechos descritivos no meio de narrativas. Isso significa dizer que, numa mesma história, podemos verificar trechos essencialmente descritivos e trechos predominantemente descritivos. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

21 Atividade 10: Momento de reflexão -> exposição (dissertação)
No texto dissertativo, o seu produtor escreve (ou fala) sobre o que conhece a respeito de determinado assunto. Na dissertação, o interesse não está em convencer ninguém a pensar como você. Os temas de uma dissertação geralmente abordam assuntos como violência, amor, fé, esperança, preservação da flora e da fauna, cidadania, aquecimento global, corrupção, nepotismo, entre outros. A finalidade dos textos dissertativos é expressar o que sabemos ou acreditamos saber sobre um assunto, um tema.

22 Atividade 10: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor apresentará as características básicas do texto dissertativo (expositivo). Esse conhecimento servirá de base para as aulas em que serão abordados os textos dissertativo-argumentativos, no 4o Bimestre. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

23 Atividade 11: Momento de reflexão -> instrução
Os textos de instrução apresentam como principais marcas os verbos no imperativo (faça, diga, vire), no infinitivo (juntar, fazer, partir) ou no futuro do presente (deixará, mexerá, partirá). Manuais de montagem de objetos, receitas culinárias, regras de jogo e mapas são alguns exemplos em que existe o predomínio de instrução. A finalidade dos textos instrucionais é transmitir orientações sobre como proceder com relação a determinado assunto ou objeto.

24 Atividade 11: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, o professor ativará o conhecimento dos alunos acerca das marcas dos verbos aludidas na atividade e ligadas a esse tipo de texto. Aliada a isso, a intencionalidade do texto instrucional ajudará a identificar a tipologia em tela. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. ok Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

25 Atividade 12: Momento de reflexão -> argumentação
No texto argumentativo, há a presença de um argumentador (uma pessoa, o escritor) que, diante de um tema polêmico, apresenta uma tese (uma ideia) a ser defendida, apoiada em argumentos, a fim de convencer um público-alvo. Observe que argumentar é o processo de se chegar a conclusões; persuadir é o ato de convencer as pessoas a aceitarem essas conclusões. Portanto, a finalidade dos textos argumentativos é convencer a pessoa para quem você escreve (ou com quem você conversa) a pensar como você pensa. Você usa argumentos (razões, motivos) para defender seu ponto de vista sobre determinado assunto polêmico.

26 Atividade 12: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor abordará as caracerísticas mais gerais do texto argumentativo, preparando a turma para as aulas em que será desenvolvida a dissertação-argumentativa, no 4o Bimestre. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão continuar em fileiras.

27 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Escrita ATIVIDADE 16 Brainstorm: debate a partir do tema gerador ATIVIDADE 13 a 15

28 Atividade 13: Brainstorm 1
Você usa filtro solar? Você vai ouvir uma música bastante interessante, chamada “Filtro Solar”, de Pedro Bial. Clique na imagem a seguir. Fonte do link: Agora responda: que tipo de texto aparece com mais frequência na letra dessa música?

29 Atividade 13: Brainstorm 1
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor apresentará a letra da música “Filtro solar”, que aborda a tipologia instrucional. O docente poderá dizer que, mesmo sendo uma música, o eu-lírico conseguiu produzir uma espécie de manual que ensinasse os jovens a viver, embora afirme que o único conselho cientificamente comprovado seja o de se usar filtro solar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem ok O objeto de aprendizagem traz uma letra de música em que há formas verbais no imperativo. Portanto, o aluno deverá reconhecer o predomínio do texto instrucional. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: As carteiras deverão permanecer em fileiras.

30 Atividade 14: Brainstorm 2
Viu? Até nas músicas podemos encontrar um texto instrucional, ou seja, que dá instruções. Vamos prosseguir. Ao longo do mês de dezembro de 2011, o site do Jornal do Brasil realizou uma enquete. O jornal queria saber se o internauta era a favor ou contra a divisão do Estado do Pará. Leia os dois textos a seguir e responda: eles são narrativos, argumentativos, expositivos, descritivos ou instrucionais? Fonte dos dois textos:

31 Atividade 14: Brainstorm 2
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, o professor deverá ajudar os alunos a identificar os argumentos que sustentam o ponto de vista de cada um dos internautas articulistas. Por fim, os alunos deverão chegar à conclusão de que há o predomínio da tipologia argumentativa nos dois trechos. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. No entanto, segue o link de onde os dois textos foram retirados: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: As carteiras poderão permanecer em fileiras.

32 Atividade 15: Brainstorm 3
A partir desse momento, você já deve ter entendido as características dos tipos de texto. Para exercitar um pouco mais o que você viu nessa aula, vamos lançar um desafio: Imagine que um grupo de pessoas esteja inspecionando as condições das salas de aula do 9o Ano de sua escola. Para isso, eles pediram que os alunos fizessem uma descrição de suas salas… Em duplas, descreva sua sala de aula, identificando todas as características possíveis. Tente escrever principalmente sobre as condições das paredes, das janelas, da porta, das carteiras, dos ventiladores, do quadro, do mural e das lâmpadas. ok

33 Atividade 15: Brainstorm 3
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão se juntar em duplas, a fim de começar a elaboração da atividade. Professor: certifique-se de que os alunos não empreguem palavras vulgares ou grosseiras na hora de caracterizar os itens da sala de aula. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

34 Atividade 16: Escrita A essa altura, vocês já devem ter percebido que farão um texto descritivo, certo? Então, mãos à obra! Comecem fazendo o rascunho! Rabisquem à vontade, troquem as palavras que vocês acharem necessário mudar, insiram ou removam características daqueles itens da sala. Sempre que preciso, releiam o texto em busca do melhor! ok

35 Atividade 16: Escrita Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, os alunos deverão chegar à versão final do rascunho. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

36 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 17

37 Atividade 17: Revisão do texto
Verifique se você informou o maior número possível de características de cada um daqueles itens solicitados. Exemplo: as paredes estão em boas condições? Estão pichadas? As janelas são grandes ou pequenas? Há vidros quebrados nas janelas? Quantos ventiladores existem na sala? Os ventiladores estão funcionando? Como está a iluminação? Há lâmpadas suficientes? E por aí vai! Importante: se os itens não estiverem em boas condições, não use palavras vulgares ou grosseiras, nem gírias para se referir a eles! Faça a descrição com respeito, para causar uma boa impressão sua ao leitor!

38 Atividade 17: Revisão do texto
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor: nessa atividade, peça que os alunos revisem o rascunho, numa releitura. Se os alunos tiverem desenvolvido a atividade em dupla, relembre a importância de os dois componentes terem cuidado redobrado na hora da revisão. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

39 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Momento da reescritura: proposta ATIVIDADE 18 Reescritura ATIVIDADE 19 Na próxima aula ATIVIDADE 20

40 Atividade 18: Momento da reescritura
Agora, o trabalho é passar esse texto feito em dupla para o papel definitivo: uma espécie de questionário distribuído pelos inspetores. Veja o cabeçalho do questionário: Queremos saber como são as salas de aula do 9o Ano do Ensino Fundamental. Para isso, nada melhor do que perguntar a quem nelas está de segunda a sexta: os alunos. Sabendo que uma sala de aula bem conservada e em boas condições também favorece o aprendizado, faça uma descrição das condições das paredes, das janelas, da porta, das carteiras, dos ventiladores, do quadro, do mural e das lâmpadas. Levaremos essas informações à Direção de sua escola. ok

41 Atividade 18: Momento da reescritura: proposta
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão tomar conhecimento daquilo que será o cabeçalho da atividade (vide o texto do questionário contido no quadro da atividade 16). As duplas terão de adequar sua produção ao solicitado pelo questionário. ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

42 Atividade 19: Reescritura
Com bastante cuidado, passe a limpo a sua produção textual! Converse com seu professor e veja se é interessante entregar essas produções à Direção de sua escola! Poderá ser um bom exercício de cidadania!

43 Atividade 19: Reescritura
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão passar a limpo o texto produzido, numa folha cujo cabeçalho seja composto pelo texto dos inspetores (vide quadro da atividade 16). ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

44 Atividade 20: Na próxima aula...
Na próxima aula, você vai entender mais sobre receitas, regulamentos e regras de jogo. Vai também identificar a finalidade desses textos chamados de instrução. Preparado? Clique no link abaixo e conheça um pouco do conteúdo que encontrará na próxima aula: Até a próxima aula! Link da imagem:

45 Atividade 20: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o conteúdo e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo (que abordará receita, regulamentos e regras de jogo). ok Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem traz um pouco do conteúdo que será encontrado na próxima aula. Trata-se da primeira parte de uma série de vídeos que ensinam a montar um cubo mágico (ou cubo de Rubik). Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que se aproveite a organização em duplas.

46 Atividades autodidáticas
PARA IR ALÉM Atividades autodidáticas Sugestão de exercício sobre identificação de verbos no imperativo em regulamentos, bulas de remédio e receitas culinárias, como forma de preparação para a próxima aula. Indicação de um bom site em que há um jogo sobre descrição física e descrição psicológica: Site lúdico sobre o jogo de descrição física e descrição psicológica: PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Divida a turma em cinco grupos. Cada grupo escolherá um tipo textual, sem repetição. Os cinco escreverão um texto em que as características do tipo escolhido pelo grupo prevaleçam. O resultado da produção poderá ser exposto no mural da sala.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google