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Ingresso 2012/1 Licenciatura em Geografia

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Apresentação em tema: "Ingresso 2012/1 Licenciatura em Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Ingresso 2012/1 Licenciatura em Geografia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA Ingresso 2012/1 Licenciatura em Geografia

2 Curso Duração: 8 semestres; Modalidade: Presencial Titulação Conferida: Licenciado em Geografia Carga Horária Total do Curso: 2971 horas/aula Turno: Noturno

3 Professores do Curso: Adão José Vital da Costa; Adriano Luis Simon;
Alcir Nei Bach; Erika Collischonn; Giancarla Salamoni; Giovana Mendes de Oliveira; José Álvaro Quincozes Martins; Liz Cristiane Dias Sobarzo; Maurício Meurer; Miguel Pinto Oliveira; Moisés Rehbein; Paulo Roberto Quintana Rodrigues; Rosa Elane Antoria Lucas; Rosa Elane Noal; Rosangela Spirinello; Sandro de Castro Pitano; Sidney Gonçalves Vieira.

4 Administração Superior:
A UFPel: A Universidade Federal de Pelotas - UFPel - foi criada pelo Decreto Lei n o 750, de 08 de agosto de 1969, e teve seu Estatuto aprovado pelo Decreto Lei n o , de 16 de dezembro de Atualmente são vinte e uma Unidades Acadêmicas que desenvolvem atividades de extensão universitária, pesquisa científica e ensino (médio, superior e de pós-graduação), reunidas em cinco áreas fundamentais, a saber: I - Ciências Agrárias, II - Ciências Biológicas, III - Ciências Exatas e Tecnologia, IV - Ciências Humanas e V -  Letras e Artes. Departamento de Registros Acadêmicos - DRA: Ligado a Pró-Reitoria de Graduação, é o órgão responsável pelo armazenamento da documentação material dos alunos da universidade. Registros, certidões, atestados, emissão de documentos, etc, tudo isto é feito pelo DRA - além da matrícula e fechamento de grade. Administração Superior: A Administração Superior da Universidade, responsável pelo apoio às atividades acadêmicas, compreende cinco Pró-Reitorias: Administrativa, Extensão e Cultura, Graduação, Pesquisa e Pós-graduação e Planejamento e Desenvolvimento.

5 CONSUN: Conselho Universitário, órgão supremo da Universidade, decide sobre criação de cursos, etc.
COCEPE: Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, órgão central de supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão. CONDIR: Conselho Diretor da Fundação, órgão angariador de recursos, supervisor da gestão econômico-financeira e responsável principal pelas relações entre Universidade e Comunidade. Possui, além de representantes dos segmentos universitários, representantes do governo e da universidade. Reitoria: É o órgão executivo central da universidade, que coordena, fiscaliza e superintende as atividades universitárias. Campus das Ciências Sociais: No prédio das Ciências Sociais funcionam: - A Faculdade de Educação (FaE), que inclui, além do curso de Pedagogia, o PPGE (Programa Pós-Graduação em Educação) e provê as disciplinas pedagógicas para todas as licenciaturas da UFPel. - O Instituto de Ciências Humanas (ICH) com os cursos de História, Geografia e Antropologia. - O Instituto de Sociologia e Política (ISP) com os cursos de Ciências Sociais e Filosofia.

6 Curso de Licenciatura em Geografia
Colegiado: É responsável pelos assuntos; pedagógicos, didáticos e organizacionais do curso Área Básica: Departamento de Geografia Miguel Pinto de Oliveira Rosangela Spironello Departamento de Engenharia Agrícola: Alfredo Luis Mendes D’Ávila Departamento de Fundamentos da Educação: Patrícia Pereira Cava Departamento de Ensino: Ligia Cardoso Carlos Departamento de Matemática e Estatística: Ana Rita Mazzini Coordenadora: Rosa Elane Antoria Lucas Área Profissionalizante: Adão José Vital da Costa Érika Collischonn Giancarla Salamoni José Álvaro Quincozes Martins Liz Cristiane Dias Sobarzo Paulo Roberto Quintana Rodrigues Sandro de Castro Pitano Sidney Gonçalves Vieira

7 Departamento de Sociologia e Política:
Paulo Pereira Cava Departamento de Línguas Estrangeiras: Marta Elena Tessmann Departamento de Línguas Vernáculas: Karina Giacomelli Representantes Discentes: Diogo Henrique Tavares Gilceane Soares Jansen Lânderson Antória Barros Suplentes: Ana Cristina Gluszevicz Franciélis Ferreira Vargas Henrique Gorziza

8 OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais Promover atividades profissionais de maneira integrada e contributiva, em equipes, de modo a oportunizar reflexões e experiências interdisciplinares.  Criar uma dinâmica de formação profissional de qualidade crescente, fundada na indissociável relação teoria-prática, abrangendo um conjunto de competências e atitudes profissionais específicas. Objetivos Específicos Formar professores para o exercício do magistério no ensino básico, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares. Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas. Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço.

9 PERFIL DO PROFISSIONAL / EGRESSO
O perfil desejado para o Licenciado em Geografia da UFPEL, é o de um professor capacitado para o exercício do ensino fundamental e médio. Para tanto deve estar apto a participar no desenvolvimento da ciência geográfica, constituindo-se em agente de transformação da sociedade. O ensino, a pesquisa e a extensão devem ser indissociáveis, pois o profissional deve ser capaz de produzir conhecimento a partir da prática em diálogo com as distintas abordagens teóricas, exercitando a interdisciplinaridade. Este profissional deve ser capaz de analisar as problemáticas do mundo atual em constante transformação e trabalhá-las com seus alunos da educação básica. Esquematicamente pode-se dizer que o Curso de Geografia (Licenciatura) pretende formar professores que sejam capazes de: Atuar no Ensino Fundamental e Médio. Compreender os elementos e processos relacionados à produção do espaço geográfico, com base nos fundamentos da Ciência Geográfica. Atuar como agente de transformação da sociedade, utilizando os conhecimentos geográficos para a melhoria das condições de vida das pessoas. Reconhecer e utilizar diferentes abordagens teórico-metodológicas ligadas ao Ensino de Geografia, compreendendo a complexidade dos fenômenos geográficos.

10 Competências do Licenciado em Geografia:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DOS GRADUADOS Competências do Licenciado em Geografia: Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas, bem como recursos e instrumentos didáticos voltados ao ensino da Geografia. Desenvolver investigações científicas sobre aspectos socioeconômicos, políticos e/ou ambientais e os processos deles resultantes que constituem a realidade complexa abordada pela Geografia. Utilizar a metodologia científica na realização de atividades acadêmicas e trabalhos científicos. Planejar, executar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Construir, executar e avaliar projetos e programas interdisciplinares no âmbito escolar. Exercer atividades de docência no ensino fundamental e no ensino médio, na disciplina de Geografia. Desenvolver uma postura crítica e de questionamento e reflexão em relação aos elementos que dão identidade ao espaço geográfico. Compreender conceitualmente que os fenômenos geográficos têm uma espacialidade e que as paisagens geográficas expressam diferentes temporalidades da sociedade e da natureza. Saber discernir as ações pedagógicas adequadas à realidade do educando, sendo flexível no seu programa e estimulando o aluno a pensar, a compreender com objetivo construtivo.

11 Habilidades do Licenciado em Geografia: 
Identificar e analisar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento. Articular o empírico e o conceitual relacionando o conhecimento dos processos espaciais. Reconhecer, identificar e interpretar a escala social de análise dos fatos, fenômenos e eventos geográficos. Organizar e realizar atividades de campo para a investigação geográfica. Participar de atividades profissionais, de maneira integrada e contributiva, em equipes interdisciplinares. Observar, descrever, representar, investigar, interpretar, comparar e construir o entendimento das inter-relações das dinâmicas socioeconômicas e naturais no processo de produção e organização do espaço geográfico. Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções relativas ao processo de produção e organização do espaço. Reconhecer, selecionar e utilizar as linguagens científicas e gráficas mais adequadas para tratar a informação geográfica. Ter pleno domínio dos fundamentos didáticos e pedagógicos necessários ao ensino da Geografia nos níveis fundamental e médio. Ter visão das diversas dimensões que constituem o ambiente escolar. Exercer o papel docente, junto ao ensino fundamental e médio, na disciplina de Geografia. Organizar o conhecimento relativo ao espaço geográfico adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos diferentes níveis de ensino.  m) Caracterizar regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geo-econômicas (organização físico-espacial).

12 Disciplinas: 1º Semestre: Antropologia Ecológica I
Metodologia e Prática de Ensino em Geografia I Epistemologia da Geografia I Introdução à Geografia Física Técnicas de Leitura e Produção de Textos Fundamentos Sócio- Histórico-Filosófico da Educação

13 2º Semestre: Geologia I Epistemologia da Geografia II Metodologia e Prática de Ensino em Geografia II Cartografia Geral Antropologia Ecológica II Geografia da População Leitura e Produção de Textos em Geografia Optativa I

14 3º Semestre: Cartografia Temática Educação Brasileira: Organização de Políticas Públicas. Geologia II Organização do Espaço Mundial I Climatologia Aplicada à Geografia Biogeografia Optativa II

15 4º Semestre: Geomorfologia Metodologia e Prática de Ensino em Geografia III: Geografia Física Teoria e Prática Pedagógica Organização do Espaço Mundial II Fundamentos Psicológicos da Educação Geografia Urbana Optativa III

16 5º Semestre Pré-Estágio de Ensino Fundamental Hidrogeografia Metodologia e Prática de Ensino em Geografia IV: Geografia Humana Formação Territorial do Rio Grande do Sul Organização do Espaço Mundial III Geografia Política Geografia Sócioambiental

17 6º Semestre Pré-Estágio de Ensino Médio Formação Territorial do Brasil Geografia Agrária Metodologia e Prática de Ensino em Geografia V: Educação Ambiental Metodologia da Pesquisa em Educação: Geografia Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental

18 7º Semestre: Monografia Produção do Espaço Geográfico em Pelotas Estágio Supervisionado de Ensino Médio Quantificação em Geografia Geografia Econômica Optativa IV

19 8º Semestre: Pós-Estágio Seminário de Monografia Optativa V

20 Disciplinas Optativas
O currículo oferece ainda uma série de disciplinas de caráter optativo, entre as quais o aluno poderá optar para ampliar a sua formação. As disciplinas de caráter optativo deverão ser submetidas à apreciação do Colegiado de Curso para aprovação. Será verificada a pertinência de aprovação de disciplinas oferecidas por outros departamentos, considerando, fundamentalmente, a aplicabilidade do conteúdo na formação acadêmica do estudante. As disciplinas optativas foram criadas para atender a uma demanda cada vez mais crescente de abordagem de temas novos, específicos ou alternativos. Buscam conferir ao currículo uma caracterização diferenciada, não fundamental, mas importante para a abertura de novos horizontes para o profissional.

21 Disciplinas Optativas
Geologia do Quaternário Geografia das Energias Clássicos do Pensamento Moderno Geografia do Turismo Organização do Espaço Mundial III Elementos de Urbanismo - B Fotogeografia Percepção e Análise da Paisagem Movimentos Sociais: Formação e Territorialização Teoria da Região e Regionalização Geografia das Indústrias Urbanização e Industrialização Mundo Moderno Climatologia Aplicada Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) Língua Estrangeira Instrumental - Inglês

22 Estágios Supervisionados
Trata-se de uma prática de docência compartilhada entre o Curso de Licenciatura em Geografia, a Faculdade de Educação e a escola do sistema de ensino regular das redes pública e privada. Consiste na realização de prática pedagógica em sala de aula, trabalhando como regente da disciplina de Geografia nas escolas conveniadas, no ensino fundamental e médio. O estágio supervisionado está organizado a partir do quinto semestre do curso. Inicia-se com o Pré-Estágio do Ensino Fundamental, continua com o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. Segue com o Pré-Estágio de Ensino Médio e com o Estágio Supervisionado de Ensino Médio. Encerrando o ciclo do estágio, no oitavo semestre, existe a disciplina de Pós Estágio, quando se faz uma avaliação da prática executada.. DISCIPLINA SEMESTRE CARGA HORÁRIA Pré-Estágio de Ensino Fundamental 5o. Semestre 68 Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental 6o. Semestre 102 Pré-Estágio de Ensino Médio Estágio Supervisionado de Ensino Médio 7o. Semestre Pós-Estágio 8o. Semestre TOTAL 408

23 Atividades Complementares
As atividades complementares ou atividades de enriquecimento curricular, se referem ao elenco de oportunidades que os acadêmicos podem participar de forma a complementar os seus estudos. Incluem atividades de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão (cadastrados no COCEPE), estudos dirigidos e outras modalidades que deverão ser submetidas à apreciação do Colegiado do Curso. Poderão ser contempladas, também depois de serem submetidas à apreciação do Colegiado do Curso, as participações dos alunos em encontros de Educação e de Geografia de âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. Demais atividades complementares serão realizadas aos sábados e de acordo com as possibilidades dos estudantes. Aqui estão compreendidas, também, as atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes. O quadro apresentado adiante exemplifica as possibilidades a serem executadas nas modalidades complementares.

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25 Prazo de matrículas de 17 de fevereiro à 26 de fevereiro de 2012.
Matrículas serão realizadas On-line; Prazo de matrículas de 17 de fevereiro à 26 de fevereiro de 2012. Correção de Matrícula: de 05 a 09 de março de 2012. 12/03/2012- Matrícula especial: interessados em matricular-se em disciplinas de outros cursos;

26 Trabalhando na faculdade:
Dentro da Universidade, você tem a oportunidade de trabalhar em 3 áreas: Ensino: é a atividade educativa em si, proporcionada através das aulas teóricas e práticas do curso; Pesquisa: Visa a produzir conhecimentos relacionados à prática dos processos de ensino-aprendizado através da busca, da investigação e de métodos próprios de pesquisa; - Extensão: é uma ação junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos; Bolsas oferecidas: Bolsa de Graduação (monitoria): Esta bolsa tem ligação direta com as disciplinas oferecidas pelo curso. Os monitores prestam assistência complementar aos estudantes sobre a matéria estudada.

27 PIBIC e PROBIC: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (ambas as siglas têm o mesmo significado). A primeira financiada pelo CNPq e a segunda pela FAPERGS, têm por objetivo estimular uma maior articulação entra a graduação e a pós-graduação através da integração e aprendizado em projetos de pesquisa. PIBITI: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Financiada pelo CNPq, visa estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Pesquisa Voluntária: Você também pode trabalhar como voluntário junto a algum grupo existente na universidade. Converse com professores e colegas, se incluía em um grupo e bom trabalho! Bolsa de Intercâmbio: A universidade disponibiliza intercâmbio em diversas áreas e países, com o objetivo de complementar a formação dos estudantes. Acesse a página da UFPel e vá em DIPI para maiores informações.

28 Siglas: CAPES: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Órgão Estatal que avalia os cursos de pós-graduação e provê investimentos na evolução da pesquisa universitária. CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. FAPERGS: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem por finalidade estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infra-estrutura de pesquisa no Estado. DIPI: Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais. Organiza todas as questões relacionadas ao intercâmbio acadêmico, docente, técnico administrativo e de pesquisadores, assim como todas as atividades relacionadas com Cooperação Internacional.

29 Direitos do estudante: Provavelmente algumas coisas serão explicadas nos primeiros dias de aula, mas é sempre bom ter em mãos alguns direitos nossos como estudantes da UFPel. Qualquer dúvida, procure a secretaria do curso, o colegiado ou o próprio CAPe. Segunda chamada: Caso alguma prova não seja realizada por motivo de doença, o aluno pode, mediante apresentação de atestado médico, realizar a prova em outro dia, marcado pelo professor. A segunda chamada é um direito seu, e nenhum professor pode negá-la. Você também tem o direito de 6 dias entre a prova perdida e a segunda chamada. Outros casos, fora doença, podem ser tratados diretamente com o professor, ficando a cargo deste realizar ou não uma segunda chamada. - Avaliação: Devem ser realizadas, no mínimo, 2 avaliações por semestre. Caso opte-se por realizar apenas uma, o professor não pode impor este critério aos alunos: a turma precisa ser consultada e aprovar esta situação. Para ser aprovado sem exame, o aluno precisa ter média igual ou superior a 7. Para obter o direito de realizar o exame, o aluno precisa de media entre 3 e 6,9. Notas abaixo de 3 resultam em reprovação automática. Exame: Se a média final do aluno for inferior a 7 e igual ou superior a 3, ele tem o direito a uma nova prova no final do semestre; é uma nova chance de aprovação. A média para aprovação após o exame é 5: soma-se a média que o aluno tinha antes do exame com a nota obtida no exame e divide-se por 2. Atestados médicos: Dirigir-se ao Colegiado até 72 horas após o início do impedimento, munido de atestado médico assinado e com CID.

30 Assistência estudantil:
- Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE: tem por objetivo o desempenho de programas que auxiliem na manutenção financeira do aluno com o fito principal de mantê-lo dentro da Universidade até a conclusão do seu curso de graduação escolhido. - Coordenadoria de Benefícios: tem como objetivo prestar assistência aos alunos da graduação com dificuldades sócio-econômicas, através dos Programas Bolsa Auxílio Alimentação, Bolsa Auxílio Transporte e Moradia Estudantil. Auxílio Alimentação: O objetivo deste Programa é subsidiar a alimentação dos alunos de graduação, através da utilização dos Restaurantes-Escolas desta Instituição. Modalidades: Meia Bolsa (01 refeição por dia); Bolsa Integral (02 refeições por dia, exclusivamente para moradores da Casa do Estudante – UFPel).

31 Restaurante Universitário (RU): Seu objetivo é atender a finalidade social da instituição no que diz respeito à alimentação da comunidade acadêmica de baixo poder aquisitivo e a comunidade em geral. A coordenadoria de benefícios possui como atividades o controle de acesso e acompanhamento dos Bolsistas Auxílio Alimentação aos restaurantes e avaliação dos serviços do fornecimento das refeições. A UFPel mantém dois restaurantes, um no Campus do Capão do Leão e outro na cidade de Pelotas – centro, junto à Moradia Estudantil. Auxílio Transporte: Sua finalidade é propiciar ao bolsista seu deslocamento até o local de aula com isenção do pagamento de passagens, contribuindo para sua permanência na Universidade, reduzindo, consequentemente, os índices de evasão e também melhorando o seu desempenho acadêmico. O bolsista recebe mensalmente os vales-transporte correspondentes aos dias letivos. Modalidades: Sistema Convênio UFPel (Compreende os itinerários bairro-campus e centro-campus); Sistema Transporte Urbano (Compreende o transporte regular dentro da cidade). -  Auxílio Pré-escolar: Seu objetivo é atender os estudantes que já tem filhos até 5 anos de idade, através de uma ajuda pecuniária, visando auxiliar o beneficiado a arcar com as despesas necessárias da criança. Moradia Estudantil: A UFPEL possui um alojamento estudantil: a Casa do Estudante, localizada no centro da cidade de Pelotas, com capacidade para 203 moradores, com população mista, distribuída em quartos femininos e masculinos que alojam quatro moradores.

32 Inscrições para os programas: As inscrições para os Programas de Bolsa Auxílio Alimentação, Transporte e Moradia Estudantil ocorrem durante o período de matrícula para os “Calouros” e no início de cada semestre letivo para os demais estudantes. O aluno será submetido à entrevista e apresentação de documentação que comprovem a necessidade de auxílio. PROASA - Programa de Assistência à Saúde do Servidor e do Aluno: tem por objetivo prestar serviço médico completo e gratuito a todos os alunos e funcionários da UFPel, oferecendo atendimento clínico, pediátrico, ginecológico, odontológico, psiquiátrico e de enfermagem. Todas as consultas são agendadas.

33 Movimento Estudantil: Apesar das disputas políticas e de interesses pessoais que há tempos vêm minando o movimento estudantil, ele continua ativo, e aparente mente com cada vez mais força, dentro e fora da UFPel. UNE: União Nacional dos Estudantes. Entidade máxima de representação dos estudantes universitários no Brasil. UEE-RS: União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul. É a entidade de representação de todos os estudantes universitários do Estado. DCE: Diretório Central de estudantes. É a entidade que representa os estudantes dentro da UFPel, independente do curso e nível de ensino ao qual pertençam. CA e DA: Centro Acadêmico e Diretório Acadêmico. São as entidades que representam os alunos de cada curso. Conselho de DA’s e CA’s: É a instância dos estudantes da UFPel que reúne representantes de todos os cursos, constituindo um fórum horizontal onde todos os cursos têm voz e voto de forma igualitária. Tem sido a base do movimento estudantil da UFPel. Dirigida por uma mesa que tem por responsabilidade a convocar e organizar reuniões, sendo ela composta por 3 centros acadêmicos, um de cada grande área da UFPel: Centro, Campus Porto e Campus Capão do Leão.

34 TELEFONES Secretaria do ICH: Colegiado dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado de Geografia: Biblioteca de Ciências Sociais: DRA: DIPI: Assistência Médica/Campus: Assistência Médica/Centro: Assistência Judiciária: / Apoio Estudantil:

35 CLICAR NO ÍCONE DRA

36 ENTRAR EM SISTEMA ACADÊMICO

37 OS ALUNOS QUE JÁ POSSUEM SENHA, SÓ PRECISAM PREENCHER OS CAMPOS:
MATRÍCULA E SENHA ALUNOS QUE NÃO FIZERAM SUA SENHA DEVEM CLICAR NO ÍCONE EM AZUL (CLIQUE AQUI) ABRIRÁ CAMPOS DE PREENCHIMENTO SOLICITANDO NÚMERO DE MATRÍCULA, CPF, RG E DATA DE NACIMENTO. O SISTEMA GERARÁ UMA SENHA AUTOMÁTICA, ANOTE-A, DEVENDO OBSERVAR AS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS CONFORME GERADO.

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39 MATRÍCULAS ON LINE OS ALUNOS DEVERÃO OBSERVAR O FLUXO GRAMA DO SEU CURSO QUE ESTÁ EM ANEXO.

40 DEVEM SER OBSERVADAS AS DISCIPLINAS QUE POSSUEM PRÉ-REQUISITOS, POIS UMA VEZ NÃO CURSADAS ESTAS DISCIPLINAS TRANCARÃO OUTRAS NOS SEMESTRES POSTERIORES; TODAS AS DISCIPLINAS QUE NO FLUXOGRAMA POSSUEM UMA CONEXÃO, SÃO PRÉ-REQUISITOS, BEM COMO, AQUELAS QUE TEM SEUS CÓDIGOS NO RODAPÉ DO FLUXOGRAMA.

41 OBS: Atestados de matrícula e solicitação de outros documentos ao colegiado: os alunos devem preencher o formulário no Blog. Prazo de entrega pelo Colegiado de 48hs após a solicitação.

42 wp.ufpel.edu.br/geografia ROSA ELANE ANTORIA LUCAS
GABRIELE KONZEN Secretária do Colegiado dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. ROSA ELANE ANTORIA LUCAS Coordenadora dos Colegiados de Licenciatura e Bacharelado em Geografia.


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