A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se."— Transcrição da apresentação:

1 Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se planos, implantam-se um processo de planejamento a fim de que seja bem feito aquilo que se faz dentro dos limites previstos para aquela execução. Eficiência - o planejamento deve alcançar não só que se façam bem as coisas que se fazem. Eficácia – que façam as coisas que realmente importa fazer, porque são socialmente desejáveis. Atinge-se quando se escolhe, entre muitas ações possíveis, aquelas que, executadas, levam à consecução de um fim previamente estabelecido e condizente com aquilo em que se crê. (PLANEJAMENTO – Como Prática Educativa, p. 17 e ª edição. Edições Loyola. Danilo Gandin.)

2 Além destas finalidades do planejamento, podemos citar outra que dá ao planejamento um status obrigatório em todas as atividades humanas: é a compreensão do processo de planejamento como um processo educativo. Isto quando é concebido como prática que sublinhe a participação, a democracia e a libertação. Então, o planejamento é uma tarefa vital, união entre vida e técnica para o bem-estar do homem e da sociedade. (PLANEJAMENTO – Como Prática Educativa, p. 17 e ª edição. Edições Loyola. Danilo Gandin.)

3 O que é planejar? É evidente que uma definição, nesse contexto, é de valor inestimável quando a ela se chega por meio da própria ação. O que acontece com sucesso, caso em que “o que é” coincide com o “deve ser”. Planejar é transformar a realidade numa direção escolhida. Planejar é organizar a própria ação (de grupo, sobretudo). Planejar é implantar “um processo de intervenção na realidade” (ELAP). Planejar é agir racionalmente. Planejar é dar certeza e precisão à própria ação (de grupo, sobretudo). Planejar é explicitar os fundamentos da ação do grupo. Planejar é pôr em ação um conjunto de técnicas para racionalizar a ação. Planejar é realizar um conjunto orgânico de ações, proposto para aproximar uma realidade a um ideal. Planejar é realizar o que é importante (essencial) e, além disso, sobreviver... se isso for essencial (importante). (PLANEJAMENTO – Como Prática Educativa, p. 19 e ª edição. Edições Loyola. Danilo Gandin.)

4 Qualquer definição adotada por qualquer grupo estará iniciando a correção dos problemas que o planejamento comumente apresenta: No planejamento temos em vista a ação, isto é, temos consciência de que a elaboração é apenas um dos aspectos do processo e que há necessidade da existência do aspecto execução e do aspecto avaliação; No planejamento temos em mente que sua função é tomar clara e precisa a ação, organizar o que fazemos, sintonizar ideias, realidade e recursos para tornar mais eficiente nossa ação; Temos como definida e em evidência a ideia que todo o autoritarismo é pernicioso e que todas as pessoas que compõem o grupo devem participar (mais ou menos, de uma forma ou de outra) de todas as etapas, aspectos ou momentos do processo. (PLANEJAMENTO – Como Prática Educativa, p ª edição. Edições Loyola. Danilo Gandin.)

5 Planejamento da Educação
Para meditação, a seguinte definição: Elaborar – decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso: verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir essa distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido. Executar – agir em conformidade com o que foi proposto; e Avaliar – revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados. (PLANEJAMENTO – Como Prática Educativa, p ª edição. Edições Loyola. Danilo Gandin.)

6 O que é planejamento? É um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, na busca da melhoria do funcionamento do sistema educacional. (SOBRINHO, 1994, p.3). Planejamento da Educação – é composto por diferentes níveis de organização. Nível macro – planejamento em âmbito nacional, estadual e municipal. Elabora, incorpora as políticas educacionais. Planejamento global da escola – as ações sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da escola. O PPP ou PDE.

7 Planejamento curricular – é um instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações da aprendizagem. Planejamento de ensino envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada. Planejamento de aula – organiza ações referentes ao trabalho na sala de aula. Profa. Jeanes Martins Larchert p. 59

8 O Projeto Político-Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico não é apenas um conjunto de objetivos, metas e procedimentos arquivados para cumprir as tarefas burocráticas. Veiga (1996), afirma que o projeto político pedagógico define uma direção a ser seguida, a contínua expressão da ideia sobre a educação e sua função social exigindo uma reflexão da concepção e finalidade da educação com a sociedade. Isto traz a construção da identidade da escola.

9 Obrigada pela atenção. Bom estudo. Professora Luzanilda
Obrigada pela atenção. Bom estudo! Professora Luzanilda. Araripina, 12 de abril de 2015.


Carregar ppt "Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google