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Oficina de Apropriação de Resultados para Professores

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
2014

2 Momentos de formação 1º Momento: Os Sistemas de Avaliação: Importância para as redes de ensino; 2º Momento: Os resultados: leitura, interpretação e intervenções;

3 1º Momento Os Sistemas de Avaliação

4 Os Sistemas de Avaliação
Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino.

5 Os Sistemas de Avaliação
As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la. Mas a mensuração não é, por si mesma, capaz de resolver o problema detectado, ou seja, o diagnóstico não é suficiente para implementar as mudanças necessárias à garantia do supracitado direito dos estudantes. Pensar em políticas públicas adequadas e planos de ação eficientes requer um novo avanço nessa discussão.

6 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
2 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 1 Determinação da população a ser avaliada 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 5 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação

7 Um olhar para a rede

8 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede.
O SAETHE Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. Definir etapas e disciplinas que serão avaliadas pela rede, de modo que esse tipo de avaliação consista em um instrumento de apoio ao trabalho escolar: escolas e professores utilizam os resultados por escolas e professores como um recurso pedagógico capaz de modificar ou aperfeiçoar o trabalho pedagógico;

9 O SAETHE Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. Edição
Entrada 2014 Saída 2014 Educação Infantil (2º período) - Língua Portuguesa (leitura e escrita) 2º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática 3º ano EF Se Liga (3º ano EF) 4º ano EF Acelera (4º ano EF) 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e produção de texto) e Matemática Monitoramento das atividades dos Programas executados pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em uma parceria entre a Secretaria e o Instituto. A parceria envolve 4 programas: Acelera Brasil, Se Liga, Gestão Nota 10 e Circuito Campeão, onde atende 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião os técnicos da Semec realizaram uma síntese dos programas, e apresentaram como está sendo seu desenvolvimento dentro do seu objetivo, que é alfabetizar alunos com distorção idade/série do 1º ao 5º ano, para atingir a meta da secretaria que é alfabetizar 100% dos alunos atendidos pelo programa. O programa trabalha com indicadores de sucesso e com rotina organizada em sala de aula. Os indicadores são frequência de alunos, para casa não feitos, planejamentos, dias letivos, alunos abaixo da media, leitura e escrita, que são acompanhados sistematicamente através de relatórios e tomada de decisões para melhor intervir objetivando alcançar as metas propostas. Assim o programa foi desenvolvido para dar subsídios para que as escolas possam promover o trabalho pedagógico articulando com indicadores e metas, planejamentos e avaliações, gerenciados de forma eficaz e eficiente, retomando as ações em todas as escolas com foco no ciclo de alfabetiz

10 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede.
O SAETHE Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. EDUCAÇÃO INFANTIL: objetivo geral Subsidiar elementos que possibilitem uma construção progressiva do conhecimento da criança de 0 (zero) a 5 (cinco) anos nas Creches/Pré-escolas, para que esta firme-se como indivíduo e como ser coletivo, interagindo através das relações afetivas com responsabilidade e autonomia. - Diretrizes Curriculares OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confi ança em suas capacidades e percepção de suas limitações; • Reconhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; • Ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; • Explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua observação; • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; • Reconhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

11 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede.
O SAETHE Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. ENSINO FUNDAMENTAL: concepções e finalidades Os fins educativos estão, assim, voltados para a promoção do educando enquanto sujeito social histórico e culturalmente situado, de modo a desenvolver os conhecimentos, as habilidades e atitudes necessárias à sua participação na vida humana, seja referente às relações interpessoais, seja na produção de significados e sentidos bem como no mundo do trabalho. - Diretrizes Curriculares OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confi ança em suas capacidades e percepção de suas limitações; • Reconhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; • Ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; • Explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua observação; • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; • Reconhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

12 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
SAETHE 2014 O SAETHE Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Um exemplo da Matemática – objetivos da disciplina Perceber os conhecimentos matemáticos como referência para facilitar a interpretação, compreensão e transformação do mundo a sua volta. • Compreender o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto relevante para estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade para resolver problemas. Modificar até slide 21

13 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
SAETHE 2014 O SAETHE Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Um exemplo da Matemática – objetivos da disciplina • Utilizar o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico) para fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo interrelações entre eles. • Resolver situações-problema, utilizando conceitos, procedimentos matemáticos, instrumentos tecnológicos disponíveis, selecionando as formas mais adequadas para realizar o cálculo, em função do contexto dos números e das operações.

14 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
SAETHE 2014 O SAETHE Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Um exemplo da Matemática – objetivos da disciplina • Fazer uso da linguagem oral para comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentação sobre suas conjecturas, estabelecendo relações entre ela e as diferentes representações matemáticas. • Realizar estimativas e cálculos aproximados, demonstrando habilidade na verificação de resultados de operações numéricas.

15 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
SAETHE 2014 O SAETHE Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Um exemplo da Matemática – objetivos da disciplina • Utilizar a medida e a escala adequada para medir, interpretar e expressar resultados. • Ler e interpretar dados apresentados por meio de tabelas e gráficos, identificando características previsíveis ou aleatórias de acontecimentos. • Identificar, interpretar e relacionar os conteúdos matemáticos estudados com conteúdos de outras áreas do conhecimentos.

16 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
O SAETHE Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Um exemplo da Matemática – Grandezas e Medidas 1º EF 2º EF 3º EF 4º EF Noções de medida de comprimento: classificação de objetos; Noções de medida de tempo: manhã, tarde e noite; calendário, relógio, datas comemorativas. Noções de medida de comprimento: classificação de objetos; Noções de medida de Tempo: Calendário (dia, semana, mês e ano), relógio (hora). de comprimento: classificação de objetos; Medida de Tempo: calendário (dia, semana, mês e ano), relógio (hora e minuto). Medida de Capacidade (l e ml): identificação. Medidas de Comprimento: cm e m, m e km; Medida de Capacidade (l e ml): identificar, medir e comparar; Sistema Monetário: Leitura; Operações (adição e subtração); Medida de Massa (kg, g): medir e comparar;

17 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
O SAETHE Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Matemática – Matriz de Referência do 2º ao 4º EF Tópico 3 – Domínio de Noções de Grandezas e Medidas Competência 6 - Identificação, comparação, relacionamento e ordenação de grandezas D14: Comparar e ordenar o comprimento, altura e espessura; D15: identificar e relacionar cédulas e moedas; D16: Identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medida.

18 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
O SAETHE Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Um exemplo da Matemática – Grandezas e Medidas 5º EF 6º EF 7º EF 8º EF Medida de Tempo: (h, min, seg); Medida de Comprimento: (km, m, cm, dm, mm); Medida de Massa: (kg, g); Medida de Capacidade: (l, ml) Medidas de comprimento: Cálculo de perímetro. Medidas de tempo Medidas de massa Medidas de capacidade: Resolução problemas; Medidas de superfície: Calculo de áreas; de comprimento. de massa. Medidas de temperatura. Medidas de capacidade. Medidas de volume. Medida de perímetro das principais figuras planas. Medidas de superfície: Área do paralelogramo, triângulo, trapézio, losango, quadrado e retângulo. Cálculo do volume dos sólidos geométricos.

19 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
O SAETHE Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Matemática – Matriz de Referência do 8º EF II Grandezas e Medidas D17: Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida: Km/m/cm/mm, t/kg/g/mg, L/ml. D19: Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas, com ou sem malhas. D20: Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas, com ou sem malhas.

20 O SAETHE Menor periodicidade entre os ciclos avaliados. Entrada 2014
Edição Etapas Disciplinas Entrada 2014 2º ano EF, 4º ano EF, e 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita/produção de texto) e Matemática Saída 2014 Educação Infantil (2º período), 2º ano EF, 3º ano EF, Se Liga (3º ano EF), 4º ano EF, Acelera (4º ano EF) e 8º ano EF

21 Uso dos Resultados Professor Projetos de intervenção pedagógica
Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Planejamento das ações de sala de aula Ações de reforço escolar Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

22 Uso dos Resultados Aluno e família
Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos

23 2º Momento Os Resultados

24 Como trabalhar os resultados na escola
O trabalho de intervenção realizado em cada escola, deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada.

25 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo
Qual o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual o trabalho desenvolvido com equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

26 Orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.
O Acesso aos Resultados Equipe gestora conhecer os resultados gerais da escola; Orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.

27 O Acesso aos Resultados
Equipe pedagógica conhecer os resultados gerais da escola, os resultados das turmas e dos estudantes; relacionar os resultados com habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes (TRI E TCT); Reformular e implementar, sempre que preciso, metodologias e recursos pedagógicos para o melhor desenvolvimento dos estudantes;

28 Conhecer os resultados gerais da escola:
Equipe Pedagógica Conhecer os resultados gerais da escola: Etapas avaliadas e percentual de participação; Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina;

29 Como os dados podem ser acessados?
Revista Impressa; Aceso ao portal – SAETHE

30 Como os dados podem ser acessados?
Acesso ao portal:

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33 Resultados: Por escola: foco na TRI; Por aluno: foco na TCT.

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36 Resultado por escola: Matemática 8º EF

37 Resultado por escola: Matemática 8º EF

38 Matemática 8º EF

39 Matemática 8º EF

40 Matemática 8º EF

41 Matemática 8º EF

42 Resultado por escola: Matemática 8º EF

43 Matemática 8º EF

44 O que representa a Proficiência Média?
Teoria da Resposta ao Item (TRI) Grupo de modelos matemáticos e estatísticos que descrevem a associação entre a aptidão de um indivíduo e a probabilidade de uma resposta a um item; O que é proficiência? É a medida que representa um determinado traço latente (aptidão);

45 O que representam os Padrões de Desempenho?
Do mais básico... RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Ao mais avançado...

46 Como realizar a leitura e interpretação dos resultados?
As REVISTAS publicadas pelo sistema; Acesso ao SITE;

47 Matemática 8º EF

48 Matemática 8º EF

49 Organize os dados na tabela...

50 Quais intervenções podem ser feitas pela equipe pedagógica da escola?
1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observe o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%?); Analise os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%?); Quais intervenções podem ser feitas pela equipe pedagógica da escola?

51 Quais intervenções podem ser feitas pela equipe pedagógica da escola?
1. Etapas avaliadas e percentual de participação Quais intervenções podem ser feitas pela equipe pedagógica da escola? Apresentar o sistema para a comunidade escolar; Promover momentos de debate entre equipe gestora e pedagógica; ....

52 Observe a proficiência média;
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Vamos alocar esse dado na escala de proficiência;

53 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF

54 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF

55 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF

56 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF

57 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF

58 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF

59 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF

60 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo.

61 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis.

62 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa.

63 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o estudante identifica o seu par ordenado e vice-versa.

64 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Localizam figuras geométricas por meio das coordenadas cartesianas de seus vértices, utilizando a nomenclatura abscissa e ordenada. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o estudante identifica o seu par ordenado e vice-versa.

65 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF

66 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
Resolvem problemas de cálculo de área relacionando o número de m² com a quantidade de quadradinhos contida em um retângulo desenhado em malha quadriculada.

67 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
Resolvem problemas de cálculo de área relacionando o número de m² com a quantidade de quadradinhos contida em um retângulo desenhado em malha quadriculada. Comparam e calculam áreas de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Identificam os lados de uma figura e calculam a medida do contorno com ou sem o apoio de malhas quadriculadas. Reconhecem que a medida do perímetro de um polígono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz à metade quando os lados dobram ou são reduzidos à metade.

68 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
Resolvem problemas de cálculo de área relacionando o número de m² com a quantidade de quadradinhos contida em um retângulo desenhado em malha quadriculada. Comparam e calculam áreas de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Identificam os lados de uma figura e calculam a medida do contorno com ou sem o apoio de malhas quadriculadas. Reconhecem que a medida do perímetro de um polígono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz à metade quando os lados dobram ou são reduzidos à metade. Calculam a área com base em informações sobre os ângulos da figura e o volume de sólidos a partir da medida de suas arestas.

69 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
Resolvem problemas de cálculo de área relacionando o número de m² com a quantidade de quadradinhos contida em um retângulo desenhado em malha quadriculada. Comparam e calculam áreas de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Identificam os lados de uma figura e calculam a medida do contorno com ou sem o apoio de malhas quadriculadas. Reconhecem que a medida do perímetro de um polígono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz à metade quando os lados dobram ou são reduzidos à metade. Calculam a área com base em informações sobre os ângulos da figura e o volume de sólidos a partir da medida de suas arestas. Resolvem problemas envolvendo o cálculo aproximado da área de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas (com arcos de circunferências). Calculam a área do trapézio retângulo e o volume de paralelepípedos retângulos de base quadrada. Reconhecem que a área de um retângulo quadruplica quando as medidas de seus lados são dobradas.

70 Escala de Proficiência - Matemática 8º EF
Resolvem problemas de cálculo de área relacionando o número de m² com a quantidade de quadradinhos contida em um retângulo desenhado em malha quadriculada. Resolvem problemas envolvendo a decomposição de uma figura plana em triângulos, retângulos e trapézios retângulos e calculam a área desses polígonos. Comparam e calculam áreas de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Identificam os lados de uma figura e calculam a medida do contorno com ou sem o apoio de malhas quadriculadas. Reconhecem que a medida do perímetro de um polígono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz à metade quando os lados dobram ou são reduzidos à metade. Calculam a área com base em informações sobre os ângulos da figura e o volume de sólidos a partir da medida de suas arestas. Resolvem problemas envolvendo o cálculo aproximado da área de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas (com arcos de circunferências). Calculam a área do trapézio retângulo e o volume de paralelepípedos retângulos de base quadrada. Reconhecem que a área de um retângulo quadruplica quando as medidas de seus lados são dobradas.

71 Observe a proficiência média;
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Relacione a proficiência média com o padrão desempenho; Identifique habilidades e competências desenvolvidas (com base nesse padrão de desempenho);

72 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF

73 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF Abaixo do Básico – até 225

74 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF Básico – 225 até 275

75 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF Adequado – 275 até 325

76 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF Avançado – acima de 325

77 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos estudantes?

78 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacione o resultado alcançado com as ações/intervenções pedagógicas implementadas na escola;

79 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe, na escola, os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade;

80 Matemática 4º EF Matemática 8º EF

81 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Após observar os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade: Elabore possíveis ações de intervenção para cada etapa, com o objetivo de recuperar alunos com desempenho abaixo do esperado, de acordo com as possibilidades da escola.

82 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Com base no resultado de uma etapa, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegarão à esta etapa desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

83 Matemática 8º EF

84 Matemática 8º EF

85 Organize os dados na tabela...

86 Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho;
Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho; A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade?

87 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

88 Após calcular o número de estudantes em cada padrão de desempenho:
Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Após calcular o número de estudantes em cada padrão de desempenho: Conseguimos identificar quem são os estudantes alocados em cada padrão, na escola?

89 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Apresente as habilidades e competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação às habilidades e às competências, o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

90 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Apresente as habilidades e competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação às habilidades e às competências, o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

91 Retomando descrição dos Padrões de Desempenho

92 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF Abaixo do Básico

93 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF Básico

94 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF Adequado

95 Padrão de Desempenho – MAT – 8º EF Avançado

96 Resultados - Percentual de Acerto por Descritor
Matemática – 8º EF

97 Organize os dados na tabela...

98 Resultados - Percentual de Acerto por Descritor
Matemática – 8º EF

99 Resultados - Percentual de Acerto por Descritor
Matemática – 8º EF

100 Resultados - Percentual de Acerto por Descritor
Matemática – 8º EF

101 Resultados - Percentual de Acerto por Descritor
Matemática – 8º EF

102 Observe o percentual de acerto geral de cada turma da escola;
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral de cada turma da escola;

103 Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto;
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto; Observe a relação existente entre descritores (habilidades de uma mesma competência ou habilidades trabalhadas no desenvolvimento de um determinado conteúdo);

104 Observe descritores menos acertados :
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados : Estão relacionados a um mesmo tema/domínio/tópico? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade mais alto para aquela etapa de escolaridade?

105 Observe descritores menos acertados:
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados: São habilidades desenvolvidas naquela etapa avaliada ou são desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental? Qual a relação de cada habilidade com os conteúdos trabalhados em sala de aula? Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da escola em relação a cada um desses conteúdos?

106 Observe descritores menos acertados:
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados: Como possibilitar a compreensão dos estudantes em relação a cada uma dessas habilidades: Modificar por outras ações pedagógicas? Pesquisar/estudar outras formas de abordagem do conteúdo? Utilizar outros recursos pedagógicos? Outros...

107 Observe os descritores mais acertados:
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe os descritores mais acertados: Estão relacionados a um mesmo tema/domínio/tópico? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade menor para essa etapa de escolaridade? Podem auxiliar no desenvolvimento de descritores menos acertados? Como?

108 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Dentre os temas apresentados, quais são aqueles com os menores percentuais de acerto por descritor? Qual a relação desse resultado com o trabalho feito pelo professores em sala de aula? Este trabalho é adequado e suficiente para alcançar os resultados esperados? O que pode ser modificado? O que deve continuar?

109 Equipe Pedagógica 5. Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: As habilidades avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com as habilidades da matriz de referência?

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