A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
SADEAM 2014

2 Momentos de formação 1º Momento: Os sistemas de avaliação (importância para as redes de ensino); Resultados gerais; Fatores intra e extraescolares; 2º Momento: Compreensão dos resultados pela equipe pedagógica (Estudo de caso);

3 Conhecendo o outro...

4 Matriz de Referência

5 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
O referenciais curriculares são documentos que possibilitam a reflexão de cunho educacional sobre objetivos do ensino e da aprendizagem, conteúdos, metodologias e orientações didáticas, processos de avaliação, entre outras orientações para os profissionais da educação; Os referenciais curriculares e a Matriz de Referência são documentos relacionados, mas possuem objetos e objetivos distintos.

6 Matriz de Referência Apresenta conhecimentos que estão no currículo.
Pode apresentar descrições de conhecimentos diferentes do que está apresentado nos referenciais curriculares, mas relacionadas ao mesmo conteúdo. Apresenta conhecimentos possíveis de aferição em um teste de múltipla escola.

7 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
A Matriz de Referência é dotada de um âmbito de atuação mais estreito e delimitado do que os referenciais curriculares. As Matrizes de Referência não se referem, diretamente, a conteúdos a serem ensinados, mas, antes,. aos conhecimentos e às competências a serem desenvolvidas A Matriz de Referência não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e portanto, não pode ser confundida com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas.

8

9 Matriz de Referência Temas centrais:
Domínio I – Memória e representações Domínio II – Formas de conhecer e suas apropriações Domínio III – Sujeitos, identidades, alteridades Domínio IV – Relações e formas de poder Domínio V – Espacialidades, temporalidades e suas dinâmicas Domínio VI – Trabalho, economia e sociedade Domínio VII – O estudo da natureza e sua importância para o homem

10 Itens

11 O item e as suas partes ENUNCIADO SUPORTE DISTRATORES GABARITO COMANDO

12 Cada item avalia uma única habilidade indicada por um descritor da Matriz de Referência.
No SADEAM, os cadernos de provas são diferentes, nem sempre possuem os mesmos itens

13 Itens de História Abaixo do básico – até 500 pontos

14 Itens de História - Esse item avalia a habilidade de os alunos identificarem as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades. Nesse caso, os alunos devem identificar um patrimônio histórico material da cidade de Manaus, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. - Os alunos que assinalaram a alternativa A, possivelmente, pensaram que esse mercado municipal representa, historicamente, um lugar de compartilhamento da cultura dos africanos no Brasil, talvez relacionando a riqueza cultural desses povos aos ricos detalhes da supracitada construção, elementos salientados no suporte. Dada a suposta herança africana, o tombamento estaria justificado.

15 Itens de História - Os alunos que assinalaram a alternativa B podem ter pensado que o tombamento do Mercado Municipal ocorreu em virtude da configuração dessa construção como um espaço fabril de Manaus, uma fábrica de estilo antigo como outras que, possivelmente, são de conhecimento deles. - O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um importante centro de comercialização em Manaus, sendo bem provável que os alunos do Amazonas têm conhecimento dele. A relevância desse mercado para a economia manauara pode explicar a razão de haver alunos que assinalaram a alternativa C, entendendo que a comercialização, principalmente dos produtos regionais, justificaria o tombamento do lugar, desconsiderando-se a arquitetura.

16 Itens de História - Os alunos que assinalaram a alternativa D podem ter pensado que o prédio desse mercado municipal pertenceu a um indivíduo nascido em Manaus – que daria nome ao mercado – e que desempenhou um importante papel na história dessa cidade por suas ações políticas, econômicas e sociais, o que, por si só, justificaria o tombamento. - Enfim, os alunos que marcaram a alternativa E (o gabarito) compreenderam o Mercado Municipal Adolpho Lisboa como sendo um espaço de riqueza histórica e arquitetônica de Manaus, dados que são apresentados no texto e que podem ser apreciados na imagem. Esses alunos analisaram corretamente um tombamento, bem como características de um bem tombado.

17 Itens de História Básico – 500 a 600 pontos

18 Itens de História Proficiente – 600 a 700 pontos

19 Itens de História Avançado – acima de 700 pontos

20 Itens de Geografia Abaixo do básico – até 500 pontos

21 Itens de Geografia - Esse item avalia a habilidade de o aluno compreender as mudanças ocorridas na paisagem terrestre. Para tanto, o item apresenta duas paisagens, em tempos distintos, em que estão evidenciadas profundas transformações no espaço geográfico. As imagens representam um bairro do Rio de Janeiro, o Recreio dos Bandeirantes, em diferentes épocas, com visíveis mudanças na paisagem entre os anos de 1970 e 2009. - Os alunos que identificaram a alternativa E como correta acertaram o item, pois reconheceram que a modificação da paisagem foi resultado das interferências humanas nesse espaço geográfico a partir da presença de novas construções que alteraram a paisagem anterior.

22 Itens de Geografia - Os alunos que marcaram a alternativa A, possivelmente, associaram a ocupação do espaço à ampliação dos poderes, mas a ampliação do poder, por si só, não altera o espaço, sendo necessária a atuação do homem modificando a paisagem. - Os alunos que identificaram a alternativa B como correta podem ter associado, equivocadamente, os preparativos para a Copa do Mundo do Brasil em 2014 como responsáveis pelas transformações ocorridas nessa paisagem.

23 Itens de Geografia - Os alunos que marcaram a alternativa C como correta podem ter associado a transformação da área litorânea às mudanças climáticas decorrentes do aumento da temperatura global. Mas, a partir dessas imagens, não é possível fazer essa afirmação. - Os alunos que indicaram a alternativa D como correta podem ter percebido as mudanças na paisagem como consequência de fenômenos naturais, por exemplo, as inundações. Porém, as imagens mostram que as transformações foram possíveis a partir da interferência antrópica.

24 Itens de Geografia Básico – 500 a 600 pontos

25 Itens de Geografia Proficiente – 600 a 700 pontos

26 Itens de Geografia Avançado – acima de 700 pontos

27 2º Momento Estudo de caso: Delimitação do Problema

28 Estudo de caso: Delimitação do Problema
Para delimitação do problema, vamos realizar uma pesquisa e observar os resultados encontrados; Vocês também devem participar da pesquisa, respondendo as questões apresentadas!

29 Questões da Pesquisa 1. Qual o seu cargo atual na rede estadual de ensino? 2. Quais implicações as avaliações externas em larga escala têm provocado no trabalho realizado pelo GESTOR da escola? 3. E no trabalho da EQUIPE PEDAGÓGICA, as avaliações externas em larga escala têm provocado alguma mudança? Apresente suas considerações. 4. O PROFESSOR tem feito uso desses resultados na prática pedagógica? Qual(is)/como seria(m) esse(s) uso(s)?

30 Pesquisa Observe os resultados da pesquisa...
Trocar os resultados dos participantes!

31 Delimitação do Problema
Vamos realizar a tabulação dos dados - organizar os dados dos participantes de acordo com as seguintes características: conhecem o sistema e utilizam os resultados; não conhecem muito bem o sistema, mas utilizam os resultados; conhecem o sistema, mas não utilizam os resultados; não conhecem o sistema e não utilizam os resultados.

32 Delimitação do Problema
Vamos realizar a tabulação dos dados - organizar os dados dos participantes de acordo com as seguintes características: conhecem o sistema e utilizam os resultados; não conhecem muito bem o sistema, mas utilizam os resultados; conhecem o sistema, mas não utilizam os resultados; não conhecem o sistema e não utilizam os resultados.

33 Estudo de caso: Contextualização do problema

34 Discussão Ao utilizar os resultados da avaliação, o que seriam usos apropriados e inapropriados? Para isso, observe os dados coletados na pesquisa interna (conhecem o sistema e utilizam os resultados; não conhecem muito bem o sistema, mas utilizam os resultados) e organize essas informações.

35 Contextualizando o Problema
Após discutir e observar os dados da pesquisa interna, observe aqueles dados que apresentem o uso dos resultados de modo inapropriado: descrever as principais causas; motivos e; situações. Busquem relacionar essas informações com o contexto escolar, com detalhes sobre o cotidiano da escola e seus atores (professores, alunos, comunidade,...)

36 Contextualizando o problema
Vamos pensar, também, dos dados da pesquisa interna que apresentem o uso dos resultados de modo APROPRIADO: para isso, em um primeiro momento, vamos apenas indicá-las em tópicos; Nas próximas etapas, vamos conhecer os resultados para melhor aplicação dessas boas práticas e intervenções!

37 Estudo de caso: Estudo dos resultados

38 Mas como os resultados podem ser acessados?
Estudo dos resultados Vamos pensar no uso dos resultados da avaliação! Mas como os resultados podem ser acessados?

39 Como os resultados podem ser acessados?
Revista impressa; Aceso ao portal – SADEAM CD/DVD com resultados;

40 Como os resultados podem ser acessados?
Acesso ao portal:

41

42

43 O acesso aos resultados
As escolas (equipe gestora e pedagógica) têm acesso aos seus resultados gerais (proficiência média), resultados por turma e aluno (percentual de acerto por descritor); Os resultados são encaminhados por meio do material impresso, divulgados no site e disponibilizados em mídia digital (CD).

44 O acesso aos resultados
Equipe gestora conhecer os resultados gerais da escola; orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados gerais, por turma e aluno.

45 O acesso aos resultados
Equipe pedagógica conhecer os resultados gerais da escola, os resultados das turmas e dos alunos; relacionar os resultados com habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos; relacionar os descritores das Matrizes aos conteúdos trabalhados de acordo com a proposta curricular; reformular e implementar, sempre que preciso, metodologias e práticas pedagógicas para o melhor desenvolvimento dos alunos.

46 Resultados: Por escola: foco na TRI; Por aluno: foco na TCT.

47 Resultados por escola Dados:
Proficiência Média; Participação; Distribuição por Padrão de Desempenho; Distribuição por Níveis Como os dados estão disponibilizados na revista pedagógica, no CD e no site?

48

49

50 Resultado

51 Resultado

52 Resultado

53 Resultado

54 Resultado

55 Resultado

56 O que representam os Padrões de Desempenho nesses resultados?

57 Padrões de Desempenho em Ciências Humanas (Geografia e História)*
Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado 3º Ano EM até 500 500 a 600 600 a 700 acima de 700 EJA - Ensino Médio Padrões de Desempenho em Ciências Naturais (Biologia, Física e Química)* até 550 550 a 650 650 a 750 acima de 750

58 Como os valores de proficiência são gerados?
A escala de proficiência: Cada item mede algo que o aluno sabe fazer, todos eles associados à proficiência. Isso permite colocar numa mesma “régua” – escala – todos os conhecimentos. Como há uma progressão no desenvolvimento de competências e conhecimentos, podemos ordenar estes conhecimentos segundo sua complexidade e ordená-los nessa “régua” comum para estimar o desempenho.

59 Escola 512,6 Estado 518,9 Coordenadoria 497,6

60 E sobre as descrições das habilidades em cada Padrão de Desempenho?

61 Escala de Proficiência e Níveis de Desempenho
As descrições das habilidades e competências são apresentadas pelas Escalas de Proficiência e Níveis de Desempenho; Essas descrições possibilitam a constituição dos Padrões dos Desempenho;

62 Escala de Proficiência e Níveis de Desempenho
Para o Ensino Fundamental, a Escala de Proficiência apresenta o desenvolvimento das habilidades em relação a cada competência; Para o Ensino Médio, a escala está apresentada apenas por níveis desempenho;

63 Padrões de Desempenho Abaixo do básico: até 500 pontos
Neste Padrão de Desempenho, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio revelam ter desenvolvido competências e habilidades que se encontram aquém do que seria esperado para o período de escolarização em que se encontram. Esses alunos desenvolveram habilidades como identificar manifestações culturais do povo brasileiro e acontecimentos da História, interpretando fontes históricas. Além disso, eles reconhecem as transformações do uso da tecnologia de comunicação em situações de guerra e a ampliação dos direitos dos trabalhadores na Constituição de 1988. Os alunos, neste Padrão, caracterizam-se pelo desenvolvimento de habilidades relacionadas, sobretudo, à identificação de fenômenos e processos

64 Padrões de Desempenho Básico: 500 a 600 pontos
Os alunos deste Padrão de Desempenho demonstram ter começado um processo de sistematização e domínio das habilidades consideradas essenciais e elementares ao período de escolarização em que se encontram. Além das habilidades apresentadas no Padrão de Desempenho anterior, esses alunos desenvolveram habilidades como identificar elementos do patrimônio histórico imaterial; reconhecer a importância do patrimônio histórico-cultural para a preservação da memória e da identidade de diferentes grupos e movimentos sociais e compreender os processos de orientação para marcação do tempo em diferentes sociedades. Eles compreendem, ainda, as mudanças da sociedade em função do desenvolvimento científico. Além disso, identificam leis trabalhistas como mecanismos de controle e compreendem diversos nacionalismos, bem como suas disputas derivadas nas sociedades contemporâneas. Esses alunos avançaram no processo de desenvolvimento de habilidades relacionadas ao reconhecimento dos fenômenos históricos e sua relação com a vida social, mas ainda necessitam de acompanhamento para desenvolver habilidades que se relacionem a importantes conceitos e contextos históricos.

65 Padrões de Desempenho Proficiente: 600 a 700 pontos
Os alunos que se encontram neste Padrão de Desempenho demonstram ter ampliado o desenvolvimento de habilidades tanto no que diz respeito à quantidade quanto no que se refere à complexidade. Esses alunos compreendem diferentes interpretações sobre os fatos históricos e noções de tempo e suas dimensões; identificam o conceito de tempo histórico; reconhecem que a divisão tradicional da História está organizada como uma sequência linear de acontecimentos baseada no tempo cronológico e em uma visão eurocêntrica. Reconhecem, ainda, a importância das técnicas no uso dos recursos naturais como instrumentos de dominação territorial em diferentes períodos históricos; reconhecem as formas históricas das sociedades como resultados das relações de poder entre as nações; relacionam as formas de organização do trabalho humano às características de diferentes períodos econômicos e identificam os principais traços da organização política do Primeiro Império no Brasil. Neste Padrão de Desempenho, os alunos já desenvolveram conceitos importantes para a compreensão dos processos históricos, revelando um perfil proficiente em História

66 Padrões de Desempenho Proficiente: acima de 700 pontos
Os alunos neste Padrão de Desempenho revelam ter desenvolvido habilidades mais complexas. São alunos que reconhecem a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. Eles desenvolveram habilidades como identificar conflitos de natureza política; reconhecer relações de dominação cultural entre os povos; relacionar as condições de vida dos trabalhadores aos movimentos sociais por eles desenvolvidos e reconhecer historicamente as lutas sociais, em defesa da cidadania e da democracia, em diferentes contextos históricos. Das habilidades desenvolvidas, a de compreender o conhecimento histórico como saber construído pela ação e participação do homem no processo histórico resume o perfil dos alunos que se encontram neste Padrão de Desempenho.

67 Níveis de Proficiência - História – EM História
(Documento incompleto) Níveis de Proficiência - História – EM Intervalos da Escala de Proficiência História Até 500 pontos Neste nível de proficiência, os alunos: Identificam, a partir de uma imagem, uma manifestação cultural do povo brasileiro. Reconhecem, a partir da leitura de um texto, a importância do voto para a prática da democracia. Identificam, a partir da análise de uma fonte histórica, um acontecimento da História. Reconhecem, a partir da análise de imagens e textos, as transformações no uso da tecnologia de comunicação em situações de guerra. Reconhecem, a partir da leitura de um texto, a ampliação dos direitos dos trabalhadores na Constituição de 1988. De 500 a 550 pontos Identificam, através de imagens, elementos do patrimônio imaterial brasileiro. Reconhecem, a partir da interpretação de um texto, a importância do patrimônio histórico-cultural para a preservação da memória e da identidade de diferentes grupos e movimentos sociais. Identificam, a partir da localização de informações explícitas em um texto, as leis trabalhistas como mecanismos de controle durante o período varguista. Compreendem, a partir da interpretação de um texto, os processos de orientação para marcação do tempo em diferentes sociedades.

68 Projetos de intervenção pedagógica a partir dos Padrões de Desempenho
Abaixo do Básico Recuperação Básico Reforço Proficiente Aprofundamento Avançado Desafio

69 Vamos conhecer o resultado?

70 Leitura dos dados É importante que saber identificar o que representa cada um dos dados divulgados pelo sistema: As tabelas de leitura (apresentadas a seguir) auxiliarão nesse processo.

71 Interpretação dos dados
Após conhecer e saber diferenciar cada dado, é importante relacioná-los ao desempenho alcançado pelos alunos: Saber relacionar às habilidades e às competências da Matriz (TCT), Escala e Padrões de Desempenho (Proficiência).

72 Resultados - Construção da tabela I de resultados
REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 9º EF) – CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. Língua Portuguesa) – CAPA 3 – Preencher com número de alunos efetivo – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 4 – Preencher com % de participação – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 5 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 6 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 7 – Identificar principais habilidades desenvolvidas de acordo com o Padrão Médio (n.6) – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO

73 REVISTA PEDAGÓGICA 8 – Identificar principais habilidades a serem desenvolvidas de acordo com Padrão seguinte ao Padrão Médio (n.6) – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 9 – Verificar se o Padrão de Desempenho com maior percentual de alunos – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) corresponde ao Padrão de Desempenho Médio (n.6)

74 Resultados - Construção da tabela II de resultados
5 6 7 8 REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 8º EF) – CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. Matemática) – CAPA 3 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS 4 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 5 – Preencher com nome de cada Padrão – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 6 – Preencher com % de alunos para cada Padrão de Desempenho Médio – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL)

75 5 6 7 8 REVISTA PEDAGÓGICA 7 – Calcular para cada Padrão de Desempenho. Fórmula: (Número de alunos efetivo x % de alunos no Padrão) ÷ 100 – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 8 – Discriminar as principais habilidades desenvolvidas para cada Padrão de Desempenho – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO.

76 Número de estudantes Percentual
Simare 2014 EXEMPLO: Número de estudantes Percentual % ? 3,7% REDE ESCOLA

77 Como os dados estão disponibilizados no site?
Resultados por aluno Dados: Percentual de acerto por descritor; Nos dados por turma temos: Categoria de Desempenho; Proficiência; Padrão de Desempenho. Como os dados estão disponibilizados no site?

78 Resultados por aluno

79 Resultados por aluno

80 Resultados por aluno

81 Resultados por aluno

82 Resultados por aluno

83 Resultados por aluno

84 Resultados por aluno

85 Resultados - Construção da tabela de resultados

86 Exemplo RESULTADO TCT Ciências de Natureza

87 Interpretação dos dados Exemplo
Relacione a Proficiência Média da escola ao nível de proficiência da escala: é importante que a equipe pedagógica saiba alocar a(s) proficiência(s) alcançadas na escala e relacionar às habilidades e competências desenvolvidas (representadas por cada nível).

88 Interpretação dos dados
Exemplo Relacione a Proficiência Média da escola com o Padrão de Desempenho (na escala) e identifique habilidades e competências desenvolvidas, considerando, neste caso, um conjunto de níveis (e, consequentemente, um grupo maior de alunos);

89 Utilização dos dados pela equipe pedagógica Exemplo:
Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos alunos em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos alunos?

90 Estudo de caso: solução

91 Elaboração de uma intervenção na escola
apresentar uma proposta de trabalho - um plano de intervenção - com propostas de boas práticas em sala de aula: Observe os resultados da escola; Interprete os resultados; Elabore um plano de intervenção: considere, para isso, os relatos dos participantes na pesquisa interna (boas práticas). Essas dados serão fundamentais para a construção de uma proposta significativa.

92 Questões de orientação:
Quem somos? Onde estamos localizados? Quem são os nossos gestores, professores e alunos? Como estamos? Quais são os nossos resultados nas avaliações interna e externa? Onde queremos chegar? Quais são os nossos objetivos para melhoria da qualidade da educação? Como atingir os objetivos?/O que fazer? Quais ações devem ser realizadas/como serão feitas?

93 Apresentação dos estudos de caso

94 Apresentação dos estudos de caso
Possibilidades para cada contexto e uso dos dados da avaliação para melhoria do trabalho em sala de aula: Competências e Habilidades em sala de aula; Fatores Contextuais.

95 Dúvidas?

96


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google