A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Situação de Aprendizagem Maria Elisabette Brisola Brito Prado.... No entanto, o sistema educacional ainda continua vivendo no passado. “O ensino, na maioria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Situação de Aprendizagem Maria Elisabette Brisola Brito Prado.... No entanto, o sistema educacional ainda continua vivendo no passado. “O ensino, na maioria."— Transcrição da apresentação:

1 Situação de Aprendizagem Maria Elisabette Brisola Brito Prado.... No entanto, o sistema educacional ainda continua vivendo no passado. “O ensino, na maioria das vezes, é baseado na transmissão de informações, concebendo o aluno passivo, com uma visão de mundo segundo a que lhe foi transmitida.”....

2 Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo Oficial de São Paulo

3 LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EM PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DE UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Enfoque fragmentado, centrado na transmissão de conteúdos prontos. Enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos. Conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas. Conhecimento como instrumento para a compreensão da realidade e possível intervenção nela. O professor é o único informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização. O professor intervém no processo de aprendizagem ao criar situações problematizadoras, introduzir novas informações e dar condições para que seus alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade. O aluno é visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor. O aluno é visto como sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas. O conteúdo a ser estudado é visto de forma compartimentada. O conteúdo estudado é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido. Adaptação de: Hernandez, Fernando - Transgressão e Mudança na educação: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre, RS: Ed. ARTMED, Hernandes, Fernando e Ventura, Montserrat - A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre, RS: Ed. ARTMED, 1998, 5a. Ed.

4 LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EM PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DE UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Há uma seqüência rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade. A sequenciação (SA) é vista em termos de nível de abordagem e de aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos. Baseia-se fundamentalmente em problemas e atividades dos livros didáticos. Baseia-se fundamentalmente em uma análise global da realidade. O tempo e o espaço escolares são organizados de forma rígida e estática. Há flexibilidade no uso do tempo e do espaço escolares. Propõe receitas e modelos prontos, reforçando a repetição e o treino. Propõe atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias. Adaptação de: Hernandez, Fernando - Transgressão e Mudança na educação: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre, RS: Ed. ARTMED, Hernandes, Fernando e Ventura, Montserrat - A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre, RS: Ed. ARTMED, 1998, 5a. Ed.

5 Por que uma atividade é diferente de uma boa situação de aprendizagem? ATIVIDADE Não precisa ser desafiadora para todos Sem preocupação de adequação Pressupõe pré requisito Não exige reflexão BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Prevê desafios e tomada de decisão Garante circulação de informação Mantém as características socio- culturais do objeto a ser aprendido Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado

6 Os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais.

7 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem Os alunos precisam pôr em jogo tudo que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar; 1

8 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir; 2

9 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível; 3

10 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem O conteúdo trabalhado mantém suas características De objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social. 4

11 1 ConteúdoFactual FATOS Telefones Datas Comemorativas Nomes MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas

12 ConteúdoProcedimental PROCEDIMENTOS Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras FREQÜÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe 2 Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas

13 ConteúdoConceitual CONCEITOS Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações 3 Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas

14 ConteúdoAtitudinal ATITUDE Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores 4 Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas

15

16 GESTORES/PROFESSORES COMO CATALISADORES DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Promover a aprendizagem cognitiva profunda. Aprender a ensinar por meio de maneiras pelas quais não foram ensinados. Comprometer-se com a aprendizagem profissional contínua. Trabalhar e aprender em equipes de colegas. Tratar os pais como parceiros na aprendizagem. Desenvolver e elaborar a partir da inteligência coletiva. Construir uma capacidade para a mudança e o risco. Estimular a confiança nos processos. HARGREAVES, Andy. 2004, p. 40

17 #Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma SA de forma produtiva? #Se um professor o procura dizendo que considera que os seus alunos não têm pré- requisitos para realizar as atividades propostas nessa SA, que “retorno” você daria a ele? #Se alguns docentes não estão utilizando o currículo com sua lógica, mas selecionando algumas atividades que consideram mais adequadas, por considerarem perda de tempo alguns procedimentos sugeridos no material, como o PC deve proceder?

18 OS ALUNOS TÊM PROBLEMAS A RESOLVER E DECISÕES A TOMAR? INSTIGA A BUSCA DE NOVAS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS ? QUESTÕES PARA O PROFESSOR QUE CONHECIMENTOS SÃO CONSTRUÍDOS PELO ALUNO NESSA S.A.? ESSA A.S. VALORIZA O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM?

19 Obrigado a todos! Situação de Aprendizagem


Carregar ppt "Situação de Aprendizagem Maria Elisabette Brisola Brito Prado.... No entanto, o sistema educacional ainda continua vivendo no passado. “O ensino, na maioria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google