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Administração Interdisciplinar

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Apresentação em tema: "Administração Interdisciplinar"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Interdisciplinar
LIVRO Administração, teoria e prática no contexto brasileiro: Filipe Sobral e Alketa Peci Capítulo 3 – Ambiente Organizacional Original: Prof. Me. Marcus Eduardo Rocca

2 AMBIENTE ORGANIZACIONAL

3 AMBIENTE ORGANIZACIONAL
A RELAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS E O AMBIENTE PODE SER ANALISADA SOBRE A PERSPECTIVA DA INCERTEZA AMBIENTAL E DA DEPENDÊNCIA, DESTACANDO-SE ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS DE ADMINISTRAÇÃO. Mas: Quais são os fatores que influenciam o desempenho organizacional? O sucesso ou o fracasso organizacional dependem de uma boa administração ou são simples consequência de fatores ambientais favoráveis?

4 AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Papel do administrador  limitado por forças internas e externas. Bons administradores: aproveitam as oportunidades, antecipam as mudanças, corrigem os desvios. lideram as organizações na direção de seus objetivos. Portanto, resultados estão mais condicionados por fatores fora do controle do administrador, ex: economia, mercado, políticas governamentais, ações dos concorrentes, etc.

5 AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Qualquer que seja a organização, o ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou insucesso. Cabe aos administradores monitorarem e analisarem o ambiente organizacional para detectar potenciais oportunidades e ameaças para suas organizações. Conceito ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas, que tem potencial para influenciar seu desempenho.

6 AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para as organizações que fazem parte de um mesmo segmento de mercado, a influência – potencial ou real – de cada um desses fatores depende da singularidade da organização. Portanto, o mesmo fator externo normalmente afeta as organizações de forma bem diferente.

7 CULTURA ORGANIZACIONAL
Representa muito da “personalidade” de uma organização, já que se refere a características e traços relativamente permanentes que marcam sua trajetória de atuação e perpassam todos os elementos do ambiente interno. Cultura organizacional se expressa nas políticas de recursos humanos, nos estilos de liderança, nas tomadas de decisão e até no ambiente físico e tecnológico da organização.

8 CULTURA ORGANIZACIONAL
Definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, slogans, símbolos, linguagem e cerimônias, diferenciando uma organização da outra.

9 PODER E CULTURA ORGANIZACIONAL
Todos esses elementos da cultura, ao mesmo tempo em que ordenam e constroem a identidade organizacional – criando as bases para a comunicação e o consenso – também servem para ocultar e operacionalizar as relações de poder e de dominação presentes nas organizações. O poder mantém homologa a cultura, levando ao controle de seus membros e do ambiente organizacional.

10 EXERCÍCIOS 1º) Tome por base uma empresa qualquer que você conheça. Observando a figura do slide 02, explique como essa empresa utiliza sua “cultura organizacional” para se relacionar com as “variáveis políticas”. 2º) Qual o papel exercido pelos Stakeholders no ambiente organizacional de uma empresa? 3º) Como a cultura organizacional afeta a ação gerencial?


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