A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OLHO VISÃO HUMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OLHO VISÃO HUMANA."— Transcrição da apresentação:

1 OLHO VISÃO HUMANA

2 INTRODUÇÃO Os principais componentes visuais do sistema
visual são: os olhos, o mecanismo encefálico para interpretação dos sinais visuais e o mecanismo encefálico para o controle das funções motoras dos olhos. O olho é um órgão receptor altamente especiali- zado do sistema nervoso.

3 CONSTITUIÇÃO DOS OLHOS

4 Esclerótica Córnea Formado por tecido conjuntivo denso, pouco
vascularizado, opaca e branco. Atua na proteção e sustentação das estruturas Internas. Contém músculos para dar movimento. Córnea Membrana transparente (região anterior da esclerótica, atua como uma lente).

5 Coróide Íris e Pupila Formada por tecido conjuntivo ricamente
vascularizado. Situada abaixo da esclerótica, tem função de oxigenar e nutrir a retina. Íris e Pupila A íris é uma estrutura muscular de cor variável, situada atrás da córnea, tem função de controlar a entrada de luz. A pupila é um orifício da íris cujo diâmetro varia com a intensidade luminosa

6 PUPILA A pupila também é chamada popularmente de "menina do olho". Ela regula a entrada de luz no olho; contraindo-se em ambientes iluminados e aumentando (dilatando) no escuro.

7

8 Retina Membrana mais interna, situada abaixo da coróide, constituída por células fotossensíveis (cones e bastonetes). Cones: concentrados na fóvea, menos sensíveis, visão em cores. Bastonetes: distribuem-se pela periferia da retina, mais sensíveis, visão em preto e branco.

9 Fóvea ou mácula: região mais sensível da retina, onde o cristalino focaliza os raios luminosos.
Ponto cego: região onde o nervo óptico se insere no globo ocular, sem cones ou bastonetes

10 Cristalino É uma lente biconvexa coberta por uma membrana transparente situada atrás da pupila. Atua na orientação da passagem de luz até a retina. Fica mais delgado para visão de objetos mais distantes e mais espesso para visão de objetos mais próximos

11 Focalização da imagem do objeto na retina

12 Humor aquoso Humor vítreo
Fluido que se situa entre a córnea e o cristalino, preenche a câmara anterior do olho. Humor vítreo Fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina, preenche a câmara posterior do olho. Sua pressão mantém o globo ocular esférico.

13 Glândulas lacrimais: Produzem lágrimas continuamente;
esse líquido, que é espalhado pelos movimentos das pálpebras, lava e lubrifica o olho; quando choramos, o excesso de líquido desce pelo canal lacrimal e é despejado nas fossas nasais, em direção ao exterior do nariz.

14 DEFEITOS DA VISÃO Miopia Globo ocular mais alongado Formação da imagem antes da retina Correção – lentes divergentes e cirurgia

15 Hipermetropia Globo ocular mais estreito Formação da imagem atrás da retina Correção – lentes convergentes

16 Astigmatismo Deformação na curvatura da córnea. Distorção da imagem devido à difusão dos raios luminosos.

17 Catarata Perda da transparência do cristalino, tornando a visão opaca. Correção – cirurgia.

18 Glaucoma Aumento da pressão intra-ocular devido a obstrução dos canais que drenam o humor aquoso, podendo provocar danos à retina e nervo óptico.

19 Presbiopia Perda da elasticidade e da capacidade de acomodação do cristalino, causando falta de focalização para objetos próximos.

20 visão normal hipermetropia miopia astigmatismo catarata glaucoma

21

22 Estrabismo

23 Nossos olhos são instrumentos maravilhosos mas, de vez em quando, se juntam ao nosso cérebro para nos enganar. Ilusão de ótica.

24 Ilusão de óptica Quantas faces você vê?

25 De onde surge a barra do meio?

26 É difícil de acreditar, mas os dois círculos vermelhos são do mesmo tamanho.

27 Não parece, mas o círculo desenhado no meio é um círculo perfeito.

28 colunas quadradas ou redondas?

29 Tato

30 TATO Pele (ou cútis): órgão de revestimento externo do corpo;
o maior órgão do corpo humano e o mais pesado; responsável pela proteção do organismo; funções imunitárias (defesa=leucócitos, linfócitos mastócitos); principal órgão da regulação do calor; protege contra a desidratação; funções nervosas, constituindo o sentido do tato; metabólicas, como a produção da vitamina D; protege contra a radiação.

31 Histologia A pele tem três camadas
1-Córnea, 2-Epiderme, 3- Derme, 4- Tecido adiposo subcutâneo

32 O ciclo celular da pele A pele normal produz cerca de células por dia para cada cm². A duração normal do ciclo celular da pele é de 311 horas.

33

34 RESUMO Frio Calor Tato e pressão Pressão Tato Principalmente dor
RECEPTORES DE SUPERFÍCIE SENSAÇÃO PERCEBIDA Receptores de Krause Frio Receptores de Ruffini Calor Discos de Merkel Tato e pressão Receptores de Vater-Pacini Pressão Receptores de Meissner Tato Terminações nervosas livres Principalmente dor

35 Patologias da pele

36 * Acne - inflamação dos folículos pilosos devido a infecção pela bactéria Propionibacterium acnes.
* Carbúnculo - doença infecciosa causada pelo Bacillus anthracis com manifestações cutâneas importantes. * Dermatite seborreica - doença inflamatória da pele com etiologia auto-imune. * Efélis ou sarda é uma hiperpigmentação fotorreativa em alguns pontos da pele que até certo ponto pode ser considerada sem importância (normalmente não necessita de preocupação).

37 Acne Efélis

38 * Impetigo - infecção da pele com formação de pústulas por Staphylococcus aureus ou Streptococcus.
* Melanoma maligno - tumor dos melanócitos da pele. * Melasma - escurecimento da pele devido a hormônios femininos que ocorre sobretudo na gravidez. Impetigo Melasma

39 * Psoríase - doença autoimune da pele, aspecto de intensa descamação.
* Queimadura * Tumores da pele - outras neoplasias comuns da pele, como nevos (pontos negros - benigno) e carcinomas epidermóides ou basalóides. * Urticária, Eczema e Eritema multiforme -reacções alérgicas da pele. * Verruga - lesão neoplásica benigna causada por infecção com papilomavirus. * Vitiligo - doença autoimune da pele (um dos fatores é o psicológico) faz com que determinadas regiões do corpo (começando geralmente nas extremidades) sofram despigmentação, ficando muito mais clara que a pele normal, necessita de tratamento médico.

40 Psoríase Urticária Vitiligo


Carregar ppt "OLHO VISÃO HUMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google