A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G OUVEIA Trabalho realizado por: Joana Alhinho, nº 13 João Santos, nº 16 Rita Raimundo, nº 21 2013-14 IGOT, maio de 2015

2 Contextualização Évora, também conhecida como Cidade Museu graças ao seu centro histórico, é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias mais Antigas. Évora possui também uma ligação entre modernidade e antiguidade e história não comprometendo nenhuma parte da cultura que a cidade possui. Os espaços históricos mais emblemáticos e simbólicos de Évora são então O Templo Romano e a Muralha.

3 Muralha de Évora Devido à sua grande extensão, à proximidade quer do centro, quer de bairros residenciais extramuros, a Muralha e a sua envolvente constituem uma área como ponto de encontro para aqueles que desejam realizar alguns tipos de atividade física autónoma e descontraída. Corrida e marcha são atividades mais comumente realizadas neste espaço.

4 Muralha de Évora As Muralhas de Évora (da cerca romana e árabe) ou Cerca velha localizam-se na freguesia da Sé e São Pedro, na cidade e concelho de Évora. Estende-se por uma área de cerca de dez hectares com perto de dois mil metros de comprimento.

5 Muralha de Évora Este espaço está classificado como Monumento Nacional desde 1922, integrando o conjunto do Centro Histórico de Évora, inscrito como Património Mundial da UNESCO e relevando a importância deste espaço para a cultura portuguesa e internacional.

6 Muralha de Évora Alguns segmentos da Muralha são bastante aprazíveis e são já utilizados como espaço que convida à atividade física, nomeadamente a caminhada, não existindo, no entanto, quaisquer estruturas para facilitar a prática de outro tipo de atividade física mais atrativas para os jovens. Como tal, o nosso grupo acha importante que sejam instalados circuitos de manutenção (como os apresentados nas imagens) naquela área, de modo a obter um maior aproveitamento do espaço em questão.

7 Problemas 1.Inexistência de espaços públicos destinados ao desporto. 2.Desconhecimento dos monumentos históricos por parte da população. 3.Degradação de espaços históricos.

8 Problemas Gostaríamos também de acrescentar que sendo cerca de 70% da população portuguesa sedentária, a nossa proposta seria um fator atrativo para a realização de atividades desportivas.

9 Objetivos Busca de uma forma de reverter a tendência sedentária das populações através da inserção de circuitos de manutenção e atividades didáticas com vista ao conhecimento dos elementos do nosso património. Dar a conhecer melhor Évora e os seus espaços históricos. Oferecer uma maior diversidade de espaços de diferentes forma de lazer com vista a satisfazer o maior número de habitantes possível, evitando elevados gastos.

10 Soluções Criação de infra-estruturas que facilitem o exercício físico. Instalação de painéis com informação histórica e cultural nas “estações” do circuito, os quais podiam servir para atividades das escolas do tipo caça ao tesouro, peddy-paper ou geocaching. Realização de eventos com o objetivo de combater a inatividade desportiva e física da população e divulgar informação histórica de Évora. No caso da degradação dos espaços históricos o nosso grupo propõe a realização de atividades desportivas pagas, organizadas pela Câmara Municipal, cujos fundos se destinariam à manutenção dos monumentos.

11 Resultados dos inquéritos conduzidos

12 Resultados dos inquéritos sobre o interesse do projeto Estrutura etária da população entrevistada

13 Conclusão Em suma, pensamos que que através desta proposta era possível combater-se o sedentarismo de uma forma eficiente, sem comprometer ou exigir um esforço financeiro muito elevado e permitindo, ao mesmo tempo uma maior diversidade de atividades a toda os habitantes e ou desportistas, a baixo custo.

14 Fontes - CLÁUDIA LOBATO, SIMONE OLIVEIRA (C/ JORGE ARROTEIA) (2014). R@io-X - Programa de Geografia A (10º e 11º anos). Cursos Científico-Humanísticos de Ciências Socioeconómicas - Projeto “Nós Propomos!” (sítio oficial). Disponível em: http://www.nospropomos.igot.ul.pt/ - Consulta aos técnicos da autarquia - Dados dos questionários aplicados


Carregar ppt "Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google