A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA Gestão Estratégica de Pessoas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA Gestão Estratégica de Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Disciplina :Princípios De Finanças Aula 4 – Mercado Financeiro, Avaliação de ações, Risco e retorno

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional e suas principais instituições (aula 7 do conteúdo). Principais características das ações, formas de avaliação e riscos de mercado (aula 8 do conteúdo)

3 Mercado Financeiro (conteúdo da aula 7)
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O Sistema Financeiro Nacional sofreu uma grande transformação depois de 1964, através das Leis Básicas de Reordenamento da Política Econômica Brasileira, as quais discriminamos a seguir: Lei da Correção Monetária Lei do Plano Nacional da Habitação Lei da Reforma Bancária Lei do Mercado de Capitais Em 1976 – Lei da C.V.M e Lei das S.A.

4 Mercado Financeiro SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - definição Sistema Financeiro é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos dos ofertadores finais para os tomadores finais, e cria condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado.

5 Mercado Financeiro SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - estrutura Atualmente o Sistema Financeiro Nacional é composto por três subsistemas: Órgãos normativos – C.M.N, C.N.S.P., C.N.P.C. Entidades supervisoras – BACEN, CVM, SUSEP, PREVIC Operadores – Instituições atuam no sistema financeiro

6 Mercado Financeiro INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA A intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada, com base em quatro subdivisões, também denominadas de Mercados de Dinheiro: Mercado monetário; Mercado de crédito; Mercado de capitais; Mercado cambial.

7 Mercado Financeiro Classificação das instituições do mercado financeiro As instituições financeiras que operam no mercado financeiro podem ser classificadas segundo a natureza das obrigações que emitem e tipos de operações que estão autorizadas a realizar. O primeiro critério permite classificar as instituições financeiras em bancárias/ monetárias e não bancárias/ não monetárias, isto é quanto à capacidade de multiplicar a moeda: E no segundo critério temos as instituições de crédito e aquelas distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

8 Mercado Financeiro Classificação das instituições do mercado financeiro Bancárias/ monetárias, isto é quanto à capacidade de multiplicar a moeda: INSTITUIÇÕES CAPTADORAS DE DEPÓSITOS A VISTA Bancos Múltiplos com carteira de Banco Comercial Bancos Comerciais Caixa Econômica Federal Cooperativas de Crédito

9 Mercado Financeiro DEMAIS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Agências de Fomento Associações de Poupança e Empréstimo Bancos de Desenvolvimento Bancos de Investimento Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Companhias Hipotecárias Cooperativas Centrais de Crédito Sociedades Crédito, Financiamento e Investimento Sociedades de Crédito Imobiliário Sociedades de Crédito ao Microempresário

10 Mercado Financeiro OUTROS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS  Administradoras de Consórcio  Sociedades de arrendamento mercantil  Sociedades corretoras de câmbio  Sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários  Sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários

11 Mercado Financeiro NEGOCIAÇÃO DE AÇÕES E DERIVATIVOS

12 Mercado Financeiro DEMAIS ENTIDADES LIGADAS AOS SISTEMAS DE PREVIDÊNCIA E SEGUROS As Entidades Abertas de Previdência Complementar - são entidades constituídas unicamente sob a forma de sociedades anônimas e têm por objetivo instituir e operar planos de benefícios de caráter previdenciário concedidos em forma de renda continuada ou pagamento único, acessíveis a quaisquer pessoas físicas. Como exemplo podemos citar os PGBL e VGBL. O PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre e o VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre são planos de previdência privada complementar.

13 Mercado Financeiro DEMAIS ENTIDADES LIGADAS AOS SISTEMAS DE PREVIDÊNCIA ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (FUNDOS DE PENSÃO) As entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão) são organizadas sob a forma de fundação ou sociedade civil, sem fins lucrativos e são acessíveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas ou aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entes denominados patrocinadores ou aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. 

14 Avaliação de ações e risco e retorno (conteúdo aula 8)
Ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. As sociedades anônimas (S.A.) podem ter o capital fechado ou aberto.

15 Avaliação de ações e risco e retorno
Tipos ou espécies de ações: Ações ordinárias – Conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais. Ações preferenciais – Garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. Formas como se apresentam: - Nominativas - Escriturais

16 Avaliação de ações e risco e retorno
DIREITOS DOS ACIONISTAS: Dividendos Juros sobre Capital Próprio Bonificação Direitos de subscrição Split ou desdobramento Agrupamento ou inplit

17 Avaliação de ações e risco e retorno
VALOR DAS AÇÕES Valor nominal; Valor patrimonial; Valor de liquidação; Valor de subscrição; Valor de mercado; Valor intrínseco.

18 Avaliação de ações e risco e retorno
RESULTADOS ECONÔMICOS DAS AÇÕES: Dividendos - pagos em dinheiro. Juros sobre capital próprio – pagos em dinheiro. Lucro na venda ( ganho de capital ) – decorre da valorização do preço da ação no mercado. Pode também ocorrer perda/ prejuízo no caso de desvalorização do preço da ação.

19 Avaliação de ações e risco e retorno
OS IMPOSTOS DAS AÇÕES Sobre a empresa – imposto de renda sobre o lucro empresarial. Sobre o acionista – O ganho líquido obtido no mercado à vista é tributado atualmente à alíquota de 15% de imposto de renda como ganho de renda variável

20 Avaliação de ações e risco e retorno
ABERTURA DE CAPITAL DE UMA EMPRESA O processo de abertura de capital é conhecido no mercado através de duas denominações em língua inglesa, quais sejam Underwriting ou IPO – Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial). Só poderá tornar-se uma Cia Aberta a empresa que já estiver constituída como Sociedade Anônima .

21 Avaliação de ações e risco e retorno
ABERTURA DE CAPITAL DE UMA EMPRESA Underwriting ou IPO – significa subscrição, emitir títulos para captar novos recursos junto aos investidores. A operação de underwriting faz parte do mercado primário, pois existe uma transferência de recursos diretamente do investidor para o caixa da empresa. É exigência da legislação que a operação de lançamento de valores mobiliários seja coordenada por uma instituição financeira - banco de investimento, banco múltiplo, sociedade corretora ou sociedade distribuidora de títulos e valores mobiliários.

22 Avaliação de ações e risco e retorno
ANÁLISE FUNDAMENTALISTA A Análise Fundamentalista busca avaliar as alternativas existentes para investimento, a partir do tratamento de informações que são obtidas junto às empresas através de seus informes contábeis, da análise do cenário macroeconômico, dos efeitos destes na empresa analisada e por fim pelas características do setor ao qual a mesma está inserida.

23 Avaliação de ações e risco e retorno
Instrumentos da Análise Fundamentalista Geralmente a Análise Fundamentalista pode se dar pela tentativa de projetar o fluxo de caixa futuro da empresa fixando uma taxa de perpetuidade e uma outra para descontar este valor futuro para os dias de hoje. Numa outra abordagem, tem-se a análise comparativa de múltiplos financeiros e de mercado. Nesta os analistas visam recomendar uma determinada ação em função de uma comparação destes múltiplos tais como: lucro por ação, valor patrimonial da ação, preço sobre lucro, payout, dividend yield e outros.

24 Avaliação de ações e risco e retorno
PRINCIPAIS TIPOS DE RISCO DO MERCADO FINANCEIRO Risco de Variação das Taxas de Juros Risco de Crédito Risco de Mercado Risco Operacional Risco de Câmbio Risco Soberano Risco de Liquidez Risco Legal

25 Avaliação de ações e risco e retorno
Risco de mercado – Este risco exprime quanto pode ser ganho ou perdido quando da aplicação em contratos e outros ativos diante de mudanças em seus preços de negociação. Em outras palavras, o risco de mercado pode ser entendido como as chances de perdas de uma instituição financeira ou de um investidor decorrentes de comportamentos adversos nos índices de inflação, taxas de juros, indicadores de bolsas de valores, preços de commodities, etc.

26 Avaliação de ações e risco e retorno
Risco de mercado Quanto mais voláteis se apresentarem os preços dos ativos (títulos de renda fixa, ações, derivativos, commodities, etc), mais altos serão os riscos de mercado das instituições financeiras e investidores que operam na expectativa de determinado comportamento em seus preços. A metodologia amplamente adotada para a gestão do risco de mercado é o Valor no Risco (VaR) – Value at Risk . O VaR , através de técnicas estatísticas, mensura em condições normais de mercado e considerando um certo grau de confiança num horizonte de tempo, a perda esperada máxima de um título ou de uma carteira de títulos.


Carregar ppt "MBA Gestão Estratégica de Pessoas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google