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As Teorias de Administração e os Serviços de Enfermagem

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Apresentação em tema: "As Teorias de Administração e os Serviços de Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 As Teorias de Administração e os Serviços de Enfermagem
Prof.ª Mônica Imperatriz Wingert Turma 301 E

2 Teoria Origem: grego = visão
Constitui a forma sistemática de olhar o mundo, para descrevê-lo, explicá-lo, prevê-lo ou controlá-lo. Composta de conceitos, definições, modelos, preposições e suposições. “Conjunto de conceitos inter-relacionados que proporcionam visão sistemática de um fenômeno, que é, por sua natureza, explicativo e profético” (Kerlinger). Objetivos: descrever, explicar, predizer e controlar fenômenos.

3 Na ENFERMAGEM, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, o saber de várias ciências. ENFERMAGEM à luz da ciência da ADMINISTRAÇÃO. Qual a importância do enfermeiro adquirir conhecimentos sobre administração? O pensamento administrativo é influenciado por fatores sociais, políticos e principalmente econômicos.

4 O pensamento administrativo sofreu várias influências sendo a principal .
DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A invenção da máquina a vapor foi fator determinante da mecanização da indústria e da agricultura e no consequente desenvolvimento dos sistemas fabril, de transportes e de comunicação; Ocorreram mudanças nos sistemas social e econômico, estabelecendo- se o controle capitalista sobre a maior parte das atividades econômicas.

5 Teorias na Enfermagem O que é teoria? sistema organizado;
ideias e conceitos; explica um conjunto de fenômenos (ou leis); pode ser testado por meio de experiências reprodutíveis.

6 AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM

7 Frederick Taylor

8 TEORIA CIENTÍFICA Principal teórico: Frederick Taylor , engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração. Proposta Básica: aumento da produção pela eficiência do nível operacional. Preconizava: a divisão do trabalho, especialização do operário e a padronização das atividades e tarefas por eles desenvolvidas. Homem econômico: o homem é motivado pela remuneração material / quanto maior a remuneração, maior a produção.

9 TEORIA CIENTÍFICA: Críticas:
Aspecto mecanicista/homem como uma peça de engrenagem e não como ser humano. Ênfase na especialização do operário como fator de produção. NÃO consideração das influências do grupo no desempenho individual.

10 TEORIA CIENTÍFICA E A ENFERMAGEM:
Elaboração ou simples adoção de manuais de técnicas e procedimentos; Escalas diárias de divisão de atividades/fase mecanicista da administração; Assistência de enfermagem é fragmentada em atividades; O executor se distancia do todo (assistência de enfermagem) e se fixa na parte (tarefa). Assistência de enfermagem integral ocorre somente nos pacientes graves, há ainda a preocupação com o “como fazer” e com a elaboração e adoção de manuais.

11 Henry Fayol

12 TEORIA CLÁSSICA Teórico: Henry Fayol foi um engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da ciência da administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração. Objetivo: Eficiência da organização pela adoção de uma estrutura adequada e de um funcionamento compatível com essa estrutura. Em toda empresa coexistem 6 funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa. Organização como estrutura rigidamente hierarquizada, estática e limitada. Divisão horizontal do trabalho = agrupamento de atividades afins (departamentalização).

13 Caráter prescritivo e normativo por determinar com regras e normas o comportamento do administrador. Preocupação exclusiva com a estrutura formal da organização, não admitindo a existência da estrutura informal, que é constituída pelas pessoas e suas relações. Estruturação rigidamente hierarquizada das instituições de saúde- organogramas mostram linhas de subordinação integral; As pessoas e as relações interpessoais não são devidamente consideradas atividades rotineiras com avaliações exclusivamente quantitativas; Preocupação com a quantidade do trabalho desenvolvido é maior do que com a qualidade. Desenvolvimento do pessoal de enfermagem e do serviço ficam comprometidos.

14 Princípios Básicos :  Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Autoridade - Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade. Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização. Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos. Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais. Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.           

15 Centralização (ou Descentralização) - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas. Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa. Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais. Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários. Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos. 

16 Elton Mayo

17 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Elton Mayo sociólogo e um dos fundadores e principais expoentes do método sociologia industrial. Ruptura de paradigma – no início da década de 1930, a teoria da administração passou a enfatizar a variável pessoas em lugar da variável estrutura, e a preocupar-se com o homem no trabalho (aspecto psicológico) e com os grupos (aspecto sociológico) em lugar de preocupar-se com os métodos de trabalho e as regras e normas a serem seguidas pelos executantes. Determinada pela necessidade de humanização e democratização na administração de pessoal e pelo desenvolvimento das ciências humanas (psicologia e sociologia). Conclusão: o fator psicológico (relacionamento do indivíduo com o chefe imediato) interferia na produção dos trabalhadores de forma mais acentuada do que o fator fisiológico (influência da iluminação da produção).

18 Importância da integração do indivíduo no grupo social CRÍTICA: Os abusos fizeram com que ela se transformasse numa forma paternalista de administração, onde, na busca da harmonia, os conflitos eram abafados, e os confrontos entre o empregado e a administração eram ignorados. Elton concluiu que, no que diz respeito a produtividade, verificou-se uma maior interferência dos fatores psicológicos quando comparados com os fatores ambientais, como por exemplo, iluminação e ventilação, onde o bem-estar social passou a servir como incentivo a produção.

19 Portanto a teoria passou a tratar de assuntos como: motivação humana, liderança, comunicação, dinâmica de grupo, o homem passou a se chamar homem social, com liderança mais branda onde foi encontrado um resultado mais satisfatório, pois os trabalhadores sentiam com mais liberdade e motivação. A TRH e a Enfermagem: comunicação entre o enfermeiro (líder) e os demais membros é fator relevante p/ a continuidade e otimização da assistência de enfermagem. Papéis isolados em relação à MOTIVAÇÃO: enfermeiro procura incentivar e estimular o pessoal da equipe, mas às vezes o serviço não tem essa Filosofia. Na enfermagem a comunicação adequada entre o enfermeiro e a equipe de enfermagem tem sido valorizada de forma a aperfeiçoar a assistência. Porém não se encontram políticas nas instituições que considerem esse tópico.

20 Max Weber

21 TEORIA BUROCRÁTICA Principal teórico: Max Weber foi um economista e sociólogo alemão, e é considerado atualmente um dos fundadores do estudo moderno da sociologia e administração. Características: Visa a eficiência organizacional como objetivo básico, detalha pormenorizadamente como as coisas deverão ser feitas, prevê detalhes do funcionamento organizacional. Caráter racional e sistemática divisão do trabalho. Impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função dos cargos e funções que exercem na organização. Determinação de procedimentos e rotinas; Profissionais caracterizam-se pela especialização técnica, pela remuneração condizente com o cargo, pela nomeação pelo chefe imediato e pelo fato de não participarem do capital da organização.

22 Exagerado apego às regras, normas e regulamentos, transformando-os de “meios” em “fins”; Valorização maior para as normas e regras do que para o contingente humano; Impessoalidade no relacionamento humano objetivando a padronização dos comportamentos, mantendo dessa forma um caráter racional, remuneração condizente com o cargo exercido, a nomeação de um chefe imediato, a possibilidade de ascensão na empresa; Necessidade de exibir símbolos que evidenciem o poder dos participantes. Os serviços de enfermagem seguem o modelo da instituição; O pessoal de enfermagem passa a ter características de técnicos especializados, com comportamentos e posições definidos pelo grupo que detém o poder na organização. Prática administrativa estanque baseada em regras e normas obsoletas (apenas) com poucas perspectivas de mudanças.

23 QUADRO COMPARATIVO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVO
TEORIA CIENTÍFICA TEORIA CLÁSSICA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS TEORIA BUROCRÁTICA PRECURSOR TAYLOR FAYOL MAYO WEBER Preconiza Divisão de tarefas, organização racional, simplificação, especialização, métodos e processos de cada trabalhador Ênfase na estrutura, estabelecer objetivos, determinar necessidades, coordenar atividades, conduzir e motivar a comunicação, soluções p/ conflitos, iniciativa, trabalho em equipe Melhores resultados através das condições de trabalho, ênfase nas pessoas, integração, satisfação das necessidades individuais Ênfase na estrutura, racionalismo, divisão de trabalho, impessoalidade e hierarquia, rotinas e procedimentos padronizados, meritocracia, profissionalismo, especialização, formalidade de comunicação, previabilidade Princípios Planejamento, preparo, controle, execução, exceção Previsão, organização, comando, coordenação e controle Homem social, necessidades humanas, motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo Confiabilidade, racionalidade, homem organizacional, assíduo e íntegro Crítica Mecanicismo, limitação do campo de aplicação Abordagem simplificada, extremo racionalismo, ausência de trabalhos experimentais Concepção ingênua, paternalismo, enfoque manipulado das relações humanas Excesso de formalismo, conservacionismo, abordagem descritiva e explicativa

24 Responda as questões abaixo:
Qual teoria é a mais eficaz? Como adotar determinada teoria na administração dos serviços de enfermagem? Quais foram as influências sofridas pelas teorias de administração? Discorra sobre as teorias científica e clássica. Identifique, na administração em enfermagem, as características da teoria das relações humanas. Escreva sobre a influência da teoria burocrática na organização e dinâmica dos serviços de enfermagem. Como você percebe a prática da enfermagem segundo os pressupostos da teoria contingencial?

25 Trabalho em grupo-11 grupos
Biografia do teorista; A teoria; Objetivo da teoria; Foco principal da teoria; Relacionar a teoria com a enfermagem atual. Realizar nas normas da ABNT (parte escrita); Power-point (apresentação); Nota: O trabalho vale a metade da nota da primeira prova;

26 -Teoria ambiental: Florence Nightingale; -Teoria das necessidades básicas: Virginia Herderson; -Teoria do autocuidado: Dorothea Orem; -Teoria da adaptação: Calista Roy; -Teoria das relações interpessoais em enfermagem: Hildegard Peplau; -Teoria holística: Myra E. Levine; -Teoria do modelo conceitual do homem: Martha Rogers; -Teoria das necessidades humanas básica: Wanda Horta; -Teoria alcance do objetivos: Imogenes King -Teoria do cuidado cultural: Madeleine M. Leininger; -Teoria centrada nos problemas: Faye Abdellah;

27 FIM!!


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