A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof. Dartagnan Farias ddfarias@gmail.com Segurança em Redes de Computadores Introdução

2 2 Ferramentas de combate softwares maliciosos

3 3 Objetivo  Analisar ferramentas de combate a softwares maliciosos proporcionando o entendimento dos procedimentos fundamentais para segurança das estações de trabalho.

4 4 Ferramentas  Anti-Vírus  Firewall  Anti-Spam  Anti-Spyware

5 5 Anti-Vírus  Programas concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computadores ◦ Grande variedade no mercado; ◦ Diferenças estão nos métodos de detecção, preço e funcionalidades; ◦ Podem ser de uso doméstico e corporativo.

6 6 Anti-Vírus ◦ Opções gratuitas e pagas; ◦ Camadas a mais de proteção oferecidas nas versões pagas; ◦ Suporte técnico realizado por uma equipe especializada.

7 7 Firewall  Mecanismo que atua como “defesa” de um computador ou de uma rede, controlando o acesso ao sistema por meio de regras de filtragem de dados.  Filtragem de pacotes ◦ Endereços IP podem transmitir/receber dados.  Firewall de aplicação (proxy) ◦ SMTP, FTP, HTTP, avalia o número da sessão TCP dos pacotes.

8 8 Anti-Spam  Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. ◦ Correntes, boatos e lendas urbanas; ◦ Propagandas, pornografia; ◦ Ameaças, brincadeiras, difamação; ◦ Códigos maliciosos, fraudes.

9 9 Anti-Spyware  É um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.  Os anti-spywares são programas cujo objetivo é tentar eliminar do sistema, através de uma varredura, spywares, adwares, keyloggers, trojans e outros malwares.  As funções destes programas são semelhantes as dos anti-vírus, deve-se ter cuidado para não confundi-los.

10 10 Tipos de arquivos perigosos  http://192.168.200.4/ddfarias/Seguranca/A ula_1/arquivosperigosos.pdf http://192.168.200.4/ddfarias/Seguranca/A ula_1/arquivosperigosos.pdf

11 11 Vírus, Spyware, Ataques...  Exclusivos do Windows?

12 12 Conclusões  Para manter o computador livre da ação dos códigos maliciosos existe um conjunto de medidas preventivas que é necessário adotar.  Estas medidas incluem manter os programas de prevenção instalados com as versões mais recentes e com todas as atualizações disponíveis aplicadas e usar os mecanismos de segurança adequados.

13 13 Atividade prática  Ativar a máquina virtual do windows 7 disponível em: http://192.168.200.4/ddfarias/Seguranca/V Ms/Win7_32bits.rar http://192.168.200.4/ddfarias/Seguranca/V Ms/Win7_32bits.rar  Instalar e configurar uma das ferramentas listadas em: http://192.168.200.4/ddfarias/Seguranca/A ula_1/antivirus.txt http://192.168.200.4/ddfarias/Seguranca/A ula_1/antivirus.txt  Acessar sites maliciosos e instalar softwares pouco confiáveis para avaliar a eficiência da ferramenta;

14 14  Exemplos de sites disponíveis em: http://192.168.200.4/ddfarias/Seguranca/A ula_1/sites.txt http://192.168.200.4/ddfarias/Seguranca/A ula_1/sites.txt  Gerar um manual documentando a configuração de segurança da ferramenta escolhida em formato PDF para ser disponibilizado aos colegas;  Entrega por e-mail: ddfarias@senacrs.edu.brddfarias@senacrs.edu.br  Entrega: próxima aula. Atividade Prática


Carregar ppt "Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google