A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO"— Transcrição da apresentação:

1 NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO
Apropriação do Sistema de Escrita Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras Escreva palavras que rimem com os personagens do texto:

2 Circule a parte final que é igual em cada grupo de palavras a seguir:
Outras atividades Circule a parte final que é igual em cada grupo de palavras a seguir: ESTRANHO BANHO BONITO CABRITO ELEFANTE ELEGANTE SAFADO TELHADO SINGELO CHINELO CARETA VARETA MALUCO SUCO

3 CORRE, CUTIA DE NOITE E DE DIA DEBAIXO DA CAMA DE DONA_______
LER E COMPLETAR COM UMA PALAVRA QUE RIMA: CORRE, CUTIA DE NOITE E DE DIA DEBAIXO DA CAMA DE DONA_______

4 Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de forma e cursiva)
Agrupar as palavras de acordo com os tipos de letras: TEIA flor cogumelo quarto espelho JANELA CADEIRA travesseiro

5 Ligar as palavras com o mesmo tipo de letra:
ABELHA Quarto Flores janela Teia sol pulseiras Leque JOANINHA ESPELHO Vassoura nuvem

6 Colorir onde está escrito com letra cursiva:
Dona Joaninha vai à festa em casa da lagartixa. Dona Joaninha vai à festa em casa da lagartixa.

7 Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita
Observar as figuras abaixo e completar os quadrinhos com as letras que faltam T A S E L O A E A A B L A O U E O T A E S O

8 ATIVIDADES COM PARES MÍNIMOS
PATO PRATO GATO GRATO FACA FRACA FITA FRITA GOTA GROTA BOTA BROTA

9 DITADO EM GRADE

10 Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura
Leitura e pseudo-leitura do livro “A Descoberta da Joaninha”. Freqüentar a biblioteca da escola. Visitas em outros espaços em que a leitura circula.

11 Desenvolver capacidades relativas ao código escrito, especificamente necessárias à leitura
- Saber decodificar palavras e textos escritos. TEXTO EM TIRAS Borboletinha tá na cozinha nariz de pica-pau fazendo chocolate para a madrinha rebola bola perna de pau olhinho de vidro

12 Outras atividades BINGO DE PALAVRAS FORCA

13 Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
Identificar as finalidades e funções da leitura em função do suporte, do gênero e da contextualização do texto. Exploração dos diversos tipos de texto: História (A Descoberta da Joaninha) Convite Cartão de agradecimento Etiquetas enfatizando... finalidades do texto, exploração da capa, autor, desenhos, bem como as características de cada texto.

14 LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA”
Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA”

15 Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido:
- Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão; -Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências. Pausa Protocolada Instigar dos alunos o levantamento de hipóteses acerca do conteúdo do texto, Propiciar momentos para a confirmação (ou não) de hipóteses levantadas. Solicitar dos alunos o resumo do texto, por meio de reconto e incentivar a discussão sobre o mesmo. Importante: Realizar o planejamento, estimulando o interesse dos alunos pela história; Definir previamente as pausas no texto para antecipação de seu conteúdo pelos alunos.

16 Avaliar afetivamente o texto lido, fazer extrapolações
Incentivar os alunos a partilharem suas emoções e sua compreensão com os colegas, avaliando o que leram, projetando o sentido do texto para outras vivências, outras realidades.

17 PRODUÇÃO ESCRITA Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros. Ler em voz alta histórias, notícias, propagandas, avisos, bilhetes para os pais, etc. Trazer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam). Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro, anotações de decisões coletivas, pauta de organização de jogos e festas coletivas).

18 LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA”
Explorar: LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” D. Aranha, Você está convidado para uma festa em minha casa Dia: 04/06/06 Local: Minha casa Horário: 13h30 D. Lagartixa CONVITE DA FESTA Caro amigo, Sua participação abrilhantou minha festinha! Obrigada pela sua presença. D. Lagartixa CARTÃO DE AGRADECIMENTO ETIQUETAS DO CENÁRIO FLORES NUVEM SOL

19 Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. Hipótese de escrita (Posteriormente, apresentar a ficha com a escrita do aluno para ele completar). Confrontar com a produção do colega. Fazer a correção, observando o registro do professor. O I G A Reescrita coletiva do texto. Produções coletivas de convite/cartão/etiquetas.

20 Formar frase a partir da cena
Atividades com frases 1º Tipo Formar frase a partir da cena

21 Cartela a ser utilizada no 2º, 3º e 4º tipos de frases
LEQUE PULSEIRAS FITA FAIXA

22 2º Tipo Recortar uma figura Escrever uma frase usando a figura (Colar a figura dentro da frase) 3º Tipo Recortar uma palavra Escrever uma frase usando a palavra.

23 4º Tipo Recortar uma palavra Escrever uma frase usando a palavra (Colar a palavra dentro da frase) 5º Tipo Recortar duas figuras Escrever uma frase, substituindo as palavras por figuras.


Carregar ppt "NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google