A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
Prof. Nécio Turra Neto

2 ROTEIRO DE PROJETO PESQUISA PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA DO PROJETO
Questões que o projeto deve responder: o que? Onde? Quando? Como? Para que, para quem? Com que recursos? ESTRUTURA DO PROJETO

3 TÍTULO “Um bom título já é um projeto” Tema, delimitação do tema;
Títulos provisórios; Ao final do projeto – título definitivo.

4 INTRODUÇÃO Todo trabalho tem uma introdução: qual o seu papel?
Apresentar: motivações pessoais; a ideia de pesquisa; o próprio projeto; É a última parte que se escreve num trabalho.

5 PROBLEMÁTICA Leal (2002, p. 230) assim conceitua problema de pesquisa:
“Nem todos os problemas com que nos deparamos se prestam necessariamente à pesquisa científica. Um problema de pesquisa supõe a possibilidade de buscar informações a fim de esclarecê-lo, compreendê-lo, resolve-lo ou contribuir para sua solução. Um problema de pesquisa, portanto, não é um problema que possa ser resolvido pela intuição, pelo senso comum ou pela simples especulação.”

6 TODO PROBLEMA É UM PROBLEMA DE PESQUISA?
1 - O fracasso escolar deixaria de existir se toda e qualquer avaliação fosse banida do ensino? 2 - Jovens negros devem ter acesso a universidade pública, via cotas? 1 - Quais as características que o fenômeno do fracasso escolar apresenta nas escolas públicas de PP? 2 - Jovens negros tem acesso às universidades públicas de São Paulo? LEAL, E. J. M. Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. Contraponto, Itajaí, ano 2, n. 5, p , maio/ago

7

8 OBJETIVOS Brotam da problemática (não importa que seja repetitivo);
Entre objetivos geral e específicos (o centro e a periferia da tese).

9 DESDOBRAMENTOS DA QUESTÃO CENTRAL:
1 – Em que séries da educação básica há maior incidência de reprovação? Como vem se comportando a taxa de reprovação nas escolas públicas de PP nos últimos anos? Que medidas a Diretoria de Ensino, a Secretaria de Estado vem tomando diante do problema? Quais os resultados dessas ações (se existem)? Qual a origem social das crianças mais atingidas pelo fracasso escolar? Quais as escolas mais afetadas pelo fenômeno do fracasso escolar? Como estas escolas estão lidando com o problema?

10 DESDOBRAMENTOS DA QUESTÃO CENTRAL:
2 – Qual a proporção de jovens negros, concluintes do ensino médio que ingressam nas universidades públicas paulistas? Qual a situação socioeconomica das suas famílias? Quais os cursos em que há maiores proporções de negros? Eles gostariam de ter feito outras opções? Qual a trajetória escolar desses jovens?

11 JUSTIFICATIVA Responde às seguintes questões: POR QUE? PARA QUEM?

12 REFERENCIAL TEÓRICO Demonstra familiaridade com os debates, com os conceitos, com alguns importantes autores, que giram em torno da temática da pesquisa.

13 METODOLOGIA RESPONDE À QUESTÃO:
COMO? Remete às técnicas e a uma reflexão sobre elas. Como a fase de coleta/produção das informações é central na pesquisa, esta parte requer uma preocupação redobrada.

14 PLANO PROVISÓRIO DE ASSUNTO
Trata-se do índice provisório, explicado, apontando o que será feito em cada parte; Qual seu papel?

15 CRONOGRAMA ATIVIDADES 1º. Trimes. 2º. Trimes. 3º. Trimes. 4º. Trimes.
Deve ser considerado desde o início (para pensar a problemáticas e os objetivos); Evidencia um planejamento das etapas da pesquisa, dentro do tempo disponível: ATIVIDADES 1º. Trimes. 2º. Trimes. 3º. Trimes. 4º. Trimes. Levantamento bibliográfico; seleção, leitura e fichamento do material XXXX XX Coleta de dados no campo Análise dos dados Redação final

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ver manual ABNT

17 PRÓXIMAS AULAS ESBOÇO DE PROJETO DE PESQUISA
EXPLICAÇÃO DA DINÂMICA E DAS ATIVIDADES DA PRÓXIMA AULA. A AULA DE HOJE NÃO DISPENSA A LEITURA DE U. ECO, INDICADA PARA A AULA DE 27/8.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google