A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do Projeto para os Gestores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do Projeto para os Gestores"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do Projeto para os Gestores

2 UM PROJETO DE LEITURA PARA OS EDUCANDOS
O que é o Projeto AdoLêSer? UM PROJETO DE LEITURA PARA OS EDUCANDOS DAS EMEF DE SÃO PAULO Tem o intuito de: aproximar os educandos da comunidade educativa; tornar os educandos protagonistas de sua história.

3 Adolescentes envolvidos
Ciclo Autoral – Mediadores de Leitura Realizarão momentos de leitura para os educandos do Ciclo de Alfabetização Ciclo Interdisciplinar – Clube de Leitura

4 Formação dos Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL)
Objetivos: Instrumentalizar os POSL para atuarem como desencadeadores da formação dos educandos matriculados no Ciclo Autoral em mediadores de leitura de textos literários em cada unidade. Auxiliar na reflexão, fortalecimento e sistematização das atividades do Clube de Leitura para os educando do Ciclo Interdisciplinar .

5 Formação dos Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL)
Detalhamento: A formação/acompanhamento do POSL será dividida em três etapas de implantação em Cada etapa é composta por encontros mensais (Julho a Dezembro) de 4 horas para o desenvolvimento do trabalho. Fundamentação teórica, a estrutura do Projeto e a mobilização da comunidade educativa. O curso de mediadores de leitura de textos literários. Acompanhamento e Sistematização dos resultados do Projeto.

6 Estrutura do Trabalho 5.520 Unidades Piloto POSL
Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Educação (DRE) DOT-P A Cor da Letra (ACDL) Unidades Piloto Acompanhamento ACDL POSL Educandos Mediadores de leitura 5.520

7 As ações do Projeto AdoLêSer na Unidade
Formação dos mediadores de leitura – Ciclo Autoral e de Alfabetização Clube de Leitura – Ciclo Interdisciplinar

8 Elaboração do Projeto na unidade
Compor um grupo de profissionais da unidade, caso seja possível, para auxiliar nas ações do Projeto direta ou indiretamente. Reunião para escrever o Projeto de acordo com a realidade da unidade e dividir funções. Nessa etapa será necessário decidir quem ajudará na organização da infraestrutura do trabalho.

9 Divulgação e Sensibilização
Divulgar o Projeto na unidade para: Demais profissionais (professores, administrativo e agente de apoio). Todos os educandos. (Ao divulgar, você poderá indicar o dia que ocorrerá a sensibilização para os educandos interessados em conhecer o projeto). Os responsáveis. (Encontro para apresentar o Projeto e recolher as autorizações para a participação e uso de imagem dos educandos). Obs.: As condições para a divulgação e sensibilização poderão ser adaptadas de acordo com as possibilidades/necessidades da escola

10 Inscrição dos educandos
No encontro para a sensibilização explicar para os educandos que: A inscrição no Projeto está condicionada à autorização dos pais; O curso é a primeira fase para participação do educando. Caso não queira, não é obrigatório realizar a mediação de leitura; A ação de leitura só será realizada em horário oposto do horário de aula. Os educandos não poderão ser dispensados das aulas regulares para participar do Projeto.

11 O curso de mediação de leitura
O curso tem carga horária de 12h, será realizado no espaço de escola: 08h de encontro 04h de estágio – até 45’ de atuação com as crianças As horas podem ser divididas de acordo com a realidade de cada unidade.

12 Clube de Leitura No Projeto AdoLêSer a possibilidade do compartilhamento de histórias literárias será realizado também por meio do Clube de Leitura. O CLUBE DA LEITURA será desenvolvido com educandos do Ciclo Interdisciplinar das unidades participantes do Projeto. Obs.: Nos próximos encontros serão apresentados maiores detalhes sobre este item do Projeto.

13 No Projeto AdoLêSer os educandos poderão...
Incentivar a prática da leitura na comunidade educativa; Participar de outras ações da unidade; Desenvolver melhores maneiras de se comunicar e se relacionar; Ampliar o vocabulário e o acesso à cultura escrita; Ter contato com muitos textos/gêneros literários; Conhecer e se relacionar com diferentes pessoas: adultos, adolescentes e crianças.


Carregar ppt "Apresentação do Projeto para os Gestores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google