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PublicouRyan Lama Alterado mais de 10 anos atrás
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A Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: Passado – Presente - Futuro
A Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: Passado – Presente - Futuro Bob Verhine Universidade Federal da Bahia \ III Encontro de Coordenadores de Mestrados Profissionais Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2010
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Avaliação da PG A Experiência Internacional Experiência norte-americana Tendências mundiais - Massificação - Diversificação - Custos crescentes - Globalização
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Avaliação da PG A Experiência Internacional Finalidades - Regulação e controle - Feedback para ações de melhoria - Responsabilização (transparência) - Orientação para escolhas estudantis - Equivalência internacional de títulos acadêmicos
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Avaliação da PG A Experiência Internacional Modelo Geral - agência central - auto-avaliação institucional - visitas por pares externos - relatórios públicos - ausência de ranqeamento - financiamento não vinculado Brennan & Shah (2001); Billing (2004)
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Avaliação da PG - 1980 - Sistema CAPES instalado
Perspectiva Histórica - CAPES Avaliação pela CAPES Sistema CAPES instalado Sistema modificado nova escala (7 degraus) CTC – palavra final ficha eletrônica (7 dimensões) Qualis Nova ficha introduzida redução número quesitos introdução do quesito Inserção Social – Ficha Específica para MPs Sistema de Indicadores de Resultados (SIR)
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Avaliação da PG Novidades a partir de 2008 - maior uniformidade entre as áreas - classificação baseada em poucos itens - foco em perfis - aperfeiçoamento do Qualis - maior enfâse nas visitas in loco - valorização das comissões de área - comissôes específicas para MPs
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Avaliação da PG Principais desafios Crescimento do sistema Diversificação da oferta Assimetria regional Articulação com o SINAES
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Avaliação da PG Crescimento do Sistema Utilização do SIR ou equivalente Mudança na periodicidade e sequenciamento das avaliações Maior ênfase na auto-avaliação Diversificação so Sistema Diferenciação de fichas / critérios para diferentes tipos de programa (academico x profissional; mestrado x doutorado; presencial x distância)
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Avaliação da PG Assimetria Regional Desvinculação do financiamento dos resultados da avaliação Articulação com o SINAES Maior correspondência entre instrumentos, dimensões, indicadores, critérios e procedimentos Integração dos bancos de dados Criação de uma agência única
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Avaliação da PG O Mestrado Profissional Origens Consolidação Políticas incongruentes Avaliação Perspectivas futuras (doutorado?)
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MUITO OBRIGADO
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