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Oficina para elaboração da Autoavaliação da Gestão Pública.

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Apresentação em tema: "Oficina para elaboração da Autoavaliação da Gestão Pública."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina para elaboração da Autoavaliação da Gestão Pública.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública Oficina para elaboração da Autoavaliação da Gestão Pública. IAGP 250 Pontos

2 Acordos Respeitar os horários Manter o celular no modo silencioso
Utilizar os intervalos para contatos externos Acordos

3 - Autoavaliar a gestão de uma organização pública;
Objetivos da Oficina: - Autoavaliar a gestão de uma organização pública; - Capacitar as pessoas dessa organização para atuarem como Facilitadores Internos do processo de avaliação e melhoria contínua da gestão.

4 - Organização Autoavaliada; - Pessoas capacitadas para atuarem
Resultados Esperados - Organização Autoavaliada; - Pessoas capacitadas para atuarem como Facilitadores Internos de avaliação e melhoria contínua da gestão. 4

5 - Perfil da organização definido; - Autoavaliação realizada;
Produtos Esperados - Perfil da organização definido; - Autoavaliação realizada; - Oportunidades de Melhorias priorizadas; - Plano de Melhoria da Gestão elaborado; 5

6 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 6

7 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 7

8 O que é o GesPública? Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Criado pelo Decreto nº de 23 de fevereiro de 2005. Evolução histórica de iniciativas. Missão e Visão de Futuro 8

9 1) O papel do cidadão e do controle social em 1956 e 1979.
Contando a História... 1956 1979 1990 1996 2000 2005 2008 Realinhamento do Modelo de Excelência em Gestão Pública - MEGP GesPública Programa de Qualidade no Serviço Público - PQSP Programa de Qualidade e Participação na Administração Pública - PQAP Sub programa da Qualidade e Produtividade na Administração Pública - PBQP Destacar: Em 1956, surge pela primeira vez uma administração pública direcionada ao cidadão expressa pela orientação de que as decisões internas da máquina pública não gerassem externalidades negativas para o cidadão. O gestor público recebia um sinal legal de que, para suas ações, normas e procedimentos, não bastariam eficiência e eficácia, mas seria exigido, também, não gerar carga excessiva e desnecessária para o cidadão. Dessa forma foi plantada a semente do que hoje é o GESPÚBLICA. Em 1979, o Ministro Hélio Beltrão coordenou, em um ministério extraordinário, o Programa Nacional da Desburocratização. A idéia de 1956 reforçou-se e tomou corpo, trabalhou-se muito e chegou-se a cerca de 3000 simplificações de leis e regulamentos em apenas um ano. Mas apesar disso faltou uma parte importante para a criação de uma mentalidade desburocratizante e simplificante. A verdadeira mudança da capacidade de gestão pública para ajudar o cidadão – e não a burocracia – é uma transformação que só terá êxito se partir das pessoas – Década de Reconstrução do Estado – pano de fundo: impossibilidade do Estado suportar todos os seus encargos, bem como de que ele seja eficiente naquilo que lhe é indelegável, eficaz e efetivo em sua capacidade de gerar o bem comum. Nesse contexto de reforma e por demanda do setor competitivo do país, surgiu o Subprograma da Administração Pública como uma das ações integrantes do recém-criado Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP. Voltado para todas as organizações públicas brasileiras, federais, estaduais ou municipais, dos três poderes. È importante ressaltar 1) O papel do cidadão e do controle social em 1956 e 1979. 2) O significado do termo desburocratização para Hélio Beltrão. (procurar o texto) Hélio Beltraão: “Desburocratizar, no sentido genuíno da palavra, não é análise de processos, que é técnica: é gestão de poder, que é política. 3) Os principais avanços do GESPÚBLICA desde a sua instituição em maio de (Quais foram???) GESPÚBLICA – Instituído pelo Decreto 5.378/2005 fundindo os PND e PQSP. Programa Nacional de Desburocratização Comissão de Simplificação Burocrática 9

10 MISSÃO VISÃO “Promover a gestão pública de excelência,
visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.” VISÃO “Até 2015, a excelência em gestão pública deverá ser um valor preservado pelas instituições públicas e requerido pelo cidadão.” 10

11 GesPública como política pública
Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP. Público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais. Contemporâneo – estado-da-arte em gestão. Resultados para a sociedade – qualidade de vida e bem comum. Federativo – todos os poderes e esferas da Administração. 11

12 Diagrama de atuação GesPública
Gestão Pública focada em resultados e orientada para o cidadão Contribuição à Competitividade do país Melhoria da qualidade dos serviços públicos Administração Pública GANHO SOCIAL Criar valor público para o cidadão GesPública Políticas Públicas Excelência em ORGANIZAÇÕES MISSÃO E VISÃO Municipal Federal ATUAÇÃO Judiciário Executivo Legislativo Estadual 12

13 O Modelo de Excelência em Gestão Pública
Principal referência do GesPública. Concebido a partir da premissa de que a administração pública tem que ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública. Diretrizes (critérios de excelência gerencial). Técnicas e tecnologias (ex: Carta de Serviços, Pesquisa de Satisfação, Gestão de Processos, Autoavaliação). Experiências práticas. Indicadores para gestão e tomada de decisão. 13

14 Princípios constitucionais Fundamentos
Bases do Modelo de Excelência em Gestão Pública MEGP Modelo de Gestão Pública (Critérios de Excelência) Princípios constitucionais Fundamentos

15 Princípios Constitucionais do GesPública
Ser Público Moralidade Publicidade Impessoalidade Eficiência Legalidade 15

16 Princípios Constitucionais
1- Publicidade Todos os atos e fatos da administração pública são públicos. Este princípio é crítico para indução do Controle Social. 2- Impessoalidade A excelência em gestão pública é para todos. A cortesia, a rapidez no atendimento, a confiabilidade e o conforto são valores a serem agregados a todos os cidadãos indistintamente. 3- Eficiência Se aplica a ações e atividades que gerem ou contribuam para o bem comum. Não trata a redução do custo a qualquer custo, ou qualidade a qualquer custo. Avalia a qualidade do resultado e a qualidade do gasto para o processo de produção. 4- Legalidade Estrita obediência à lei. Não é possível ser excelente à revelia da lei. 5- Moralidade Pautar a gestão pública por um código moral - (Princípios morais de aceitação pública).

17 Fundamentos da Excelência Alicerce do Modelo de Gestão
São características e valores organizacionais praticados por empresas de sucesso, através dos seus líderes e profissionais, em todos os níveis, e que servem de referencial para o desenvolvimento dos Critérios de Excelência Fundamentos da Excelência Alicerce do Modelo de Gestão O que são os Fundamentos da gestão pública?

18 Fundamentos do GesPública
Ser Contemporâneo Cultura da Inovação Comprometimento com as pessoas Foco no cidadão e na sociedade Gestão Participativa Controle Social Aprendizado Organizacional Visão de Futuro Orientação por processos e informações Liderança e Constância de Propósitos Geração de Valor Desenvolvimento de Parcerias Responsabilidade Social Pensamento Sistêmico 18

19 Fundamentos 1- Pensamento sistêmico
Pressupõe que as pessoas da organização entendem o seu papel no todo e as inter-relações entre os elementos que compõem a organização. 2- Aprendizado organizacional O aprendizado deve ser internalizado na cultura organizacional tornando-se parte do trabalho diário. 3- Cultura da inovação Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias. 4- Liderança e constância de propósitos É o elemento promotor da gestão, no estímulo às pessoas em todos os níveis, na busca do melhor desempenho e resultados 5- Orientação por processos e informações Compreensão do conjunto de atividades e processos da organização. 6- Visão de Futuro A intenção de continuidade. 7- Geração de Valor Enfatiza o acompanhamento dos resultados em relação às suas finalidades e metas.

20 Fundamentos 8- Comprometimento com as Pessoas
O sucesso de uma organização depende cada vez mais do conhecimento, habilidades, criatividade e motivação de sua força de trabalho. 9- Foco no cidadão e na sociedade Alinhamento das ações e resultados às necessidades e expectativas dos cidadãos e da sociedade. 10- Desenvolvimento de Parcerias Atividades em conjunto com outras organizações. 11- Responsabilidade Social Atuação voltada para assegurar às pessoas a condição de cidadania com garantia de acesso aos bens e serviços essenciais. 12- Controle Social A transparência e a participação social. 13- Gestão Participativa Gestão que determina uma atitude gerencial da alta administração e busca o máximo de cooperação das pessoas.

21 Modelo de Excelência em Gestão Pública - MEGP
6 Pessoas 8 Resultados 21

22 A estratégia do GesPública
Mobilização de pessoas e organizações voluntárias – agentes transformadores. Atuação em rede (núcleos regionais, estaduais e setoriais) – RNGP. Ciclos anuais do Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF. Essência GesPública: ciclo de melhoria contínua. Melhorias nas organizações se refletem para o cidadão. 22

23 Estratégia do GesPública:
Atuar em rede nacional: núcleos estaduais e setoriais Cumprir o Código de Ética A atuação voluntária das pessoas é considerada serviço público relevante, não remunerado. 23

24 Excelência em gestão Melhoria contínua do Prêmio Nacional da
sistema de gestão Prêmio Nacional da Gestão Pública Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação Melhoria Autoavaliação Gestão de processos Melhoria Autoavaliação Simplificação de processos Melhoria Autoavaliação Carta de Serviços Melhoria Autoavaliação Modelo de Excelência em Gestão Pública 24

25 Resultados obtidos pelo GesPública
Cultura de gestão na Administração Pública. Prêmio Nacional da Gestão Pública – 12 anos / 11 ciclos realizados. RNGP – usuários participantes. Tecnologias de gestão – ferramentas consolidadas. Pessoas Carteira de produtos 25

26 CARTEIRA DE PRODUTOS Dependendo da ação de melhoria priorizada pela organização pública, o GesPública oferece apoio técnico, sem ônus, mediante oficinas de trabalho para utilização de ferramentas disponibilizadas: Carta de Serviços: documento a ser elaborado por uma organização pública, visando informar aos cidadãos como acessar e obter um ou mais serviços prestados por ela e/ou suas unidades. Simplificação de Processos: atua com o objetivo de eliminar exigência desnecessárias na simplificação e eliminação de processos e rotinas que não agregam valor aos serviços prestados pelo Estado ao cidadão. Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação – IPPS: a avaliação da satisfação visa garantir a participação efetiva do cidadão na avaliação do desempenho da organização, permitindo identificar as lacunas entre o que os cidadãos-usuários esperam e o nível dos serviços que realmente recebem. Instrumento de Avaliação da Gestão Pública – IAGP – 1000, 500 e 250 pontos: reúne um conjunto de orientações e de parâmetros para avaliar e melhorar a gestão, e tem como referencia o Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP, e os conceitos e fundamentos preconizados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública.

27 Diretrizes da Gestão Pública
Carta de Brasília / Agenda Nacional da Gestão Pública / Fórum Nacional da Gestão Pública – GesPública. Comitê Gestor do GesPública – Resolução nr. 1/2009 Ampliação do Prêmio Nacional da Gestão Pública Estratégias para adesão de novas instituições públicas. Atenção a setores voltados ao cidadão (Saúde, Saneamento, Segurança, Educação). Troca de experiências com modelos internacionais. Instalação do Ambiente Virtual do GesPública (integração das tecnologias de gestão) Apoio à Cadeia de Suprimento de Petróleo e Gás Promoção da gestão do conhecimento em gestão pública. 27

28 Contexto do GesPública no MP
Gerência Executiva Secretaria de Gestão - MP Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão Conselho do PQGF Comitê Gestor do GesPública Núcleos Estaduais G E S P Ú B L I C A Órgãos e entidades públicos brasileiros REDE NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA - RNGP Setoriais PESSOAS E ORGANIZAÇÕES VOLUNTÁRIAS CIDADÃOS E SOCIEDADE Contexto do GesPública no MP 28

29 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 29

30 Orientar a conduta de todos os que participam e atuam
Código de Ética Orientar a conduta de todos os que participam e atuam no contexto do Programa GesPública. 30

31 Código de Ética É vedado a todos que participam do GesPública:
Tornar públicas informações internas de organizações obtidas em decorrência de atuação em nome do GesPública, a não ser com autorização expressa; Utilizar informações obtidas em decorrência da atuação no GesPública para vender produtos ou serviços - uso indevido de informação privilegiada; Cobrar por serviços de consultoria ou aceitar honorários, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie para si ou para outrem em decorrência da atuação como membro da Rede Nacional da Gestão Pública.

32 Código de Ética É vedado a todos que participam do GesPública:
Fazer uso de material do GesPública sem a devida referência da fonte; Vender produtos do GesPública (cursos, material impresso, softwares, metodologias, entre outros) ou utilizar material oficial do Programa para distribuição em eventos de consultoria ou prestação de serviços, fora do âmbito do programa ; Patrocinar interesses pessoais ou de terceiros.

33 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 33

34 Conceitos Fundamentais
 Gestão;  Sistema de Gestão;  Prática de Gestão;  Ciclo PDCA;  Ciclo PDCA do Modelo de Excelência em Gestão Pública;  Processo;  Ciclo de avaliação e melhoria. 34

35 Gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito.
Alta capacidade de gestão é obter a melhor relação entre recurso, ação e resultado. Planejar Dirigir Organizar Controlar Quanto maior for a demanda e mais escassos os recursos, maior capacidade de gestão será exigida.

36 Sistema de Gestão Conjunto de Práticas de planejamento, organização, direção e controle integradas e interatuantes que concorrem para o cumprimento da missão de uma organização

37 Práticas de Gestão São atividades executadas sistematicamente com a finalidade de gerenciar uma organização, consubstanciadas nos padrões de trabalho. São também Chamadas de processos, métodos ou metodologias de gestão. Planejamento Clima Organizacional Desempenho Global Disseminação de Valores Sugestões Reclamações Monitora- mento Decisão Avaliação Satisfação Análise Critica As células do processo de Autoavaliação da Gestão 37

38 São regras que orientam o funcionamento das
Padrões de Trabalho São regras que orientam o funcionamento das práticas de gestão e podem estar na forma de diretrizes organizacionais, procedimentos, rotinas de trabalho, normas administrativas, fluxogramas, quantificação dos níveis que se pretende atingir ou qualquer meio que permita orientar a execução das práticas. 38

39 PARTES INTERESSADAS Cidadãos-usuários Servidores Fornecedores ou parceiros Sociedade Comunidade Órgãos Financiadores São as pessoas físicas ou jurídicas envolvidas ativa ou passivamente no processo de definição, elaboração, implementação e prestação de serviços e produtos da organização, na qualidade de cidadãos, agentes, fornecedores ou parceiros. A quantidade e a denominação das partes interessadas podem variar em função do perfil da organização.

40 Cidadãos-usuários São pessoas físicas ou jurídicas, públicas
ou privadas, que demandam ou utilizam diretamente serviços prestados por órgãos ou entidades públicos ou que atendem a exigências legais decorrentes do exercício do poder de Estado inerente a determinadas funções da administração pública. Nas empresas públicas e nas sociedades de economia mista, os usuários são chamados clientes. 40

41 Descrição das práticas de gestão
Descreve-se uma prática de gestão respondendo objetivamente a pergunta “como a organização executa esta ou aquela ação de gestão?” Destacar: a diferença entre práticas de gestão e outras práticas de uma organização; a relação de força de uma prática isolada e uma prática integrada ao sistema de gestão para a produção de resultados 41

42 Descrição das práticas de gestão
Prática de Gestão (O que faz) Significado da palavra COMO: Padrões de trabalho - relacionar as principais regras / diretrizes organizacionais que orientam a prática. Grau de disseminação - citar as áreas, processos, produtos e/ou partes interessadas em que as práticas estão implementadas. Continuidade - identificar início da utilização (desde quando) e com que periodicidade ocorre. Integração - descrever a coerência com as estratégias e objetivos; inter-relação com as outras práticas de gestão, quando apropriado; e cooperação entre as áreas e demais partes interessadas pertinentes. Métodos utilizados para o controle - descrever de maneira sucinta os métodos utilizados para verificação do cumprimento dos padrões de trabalho.

43 Exemplo do relato de uma prática de gestão
Organização: HEMORIO – Critério Liderança, alínea E As Reuniões do Comitê Gestor (Prática de Gestão) têm como foco principal o acompanhamento e a aprovação de ações de melhoria relacionadas à análise crítica do desempenho, as atas destas reuniões são padronizadas com registro das ações e prazos (Padrões de Trabalho) . Ocorrem mensalmente desde 2001 (Continuidade) e reúnem o colegiado formado pela Alta Administração e a Assessoria da Qualidade. O acompanhamento das ações é realizado pela Assessoria da Qualidade e as pendências são incluídas nas pautas de reuniões posteriores (Controle) todos os assuntos e decisões tomadas neste evento são repassadas para as demais gerências técnicas e administrativas por meio eletrônico no dia seguinte à reunião quando são pactuadas ações integradas (Disseminação e Integração) quando necessário. 43

44 Ciclo PDCA P Planejar D Educar/Fazer A Agir C Verificar Aprender

45 5. Informação e conhecimento INTELIGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO
O PDCA DO MEGP 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 4 Sociedade 7 Processos 6 Pessoas 8 Resultados 5. Informação e conhecimento 3 Cidadãos PLANEJAMENTO EXECUÇÃO CONTROLE INTELIGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO

46 Ciclo PDCA do Modelo de Excelência m Gestão Pública
Este bloco representa o PLANEJAMENTO. A P 3 Cidadãos C D Por meio da liderança , os serviços/produtos e os processos são planejados e as estratégias traçadas, atendendo as necessidades e expectativas dos Cidadãos e da Sociedade 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 4 Sociedade

47 Ciclo PDCA do Modelo de Excelência em Gestão Pública
7 Processos 6 Pessoas A P C D Neste espaço se concretiza a ação que transforma os objetivos da organização e as metas dos planos em resultados. Este bloco representa a EXECUÇÃO.

48 PESSOAS Criar um ambiente flexível e estimulante à geração de conhecimento, disseminando os valores e as crenças da organização. Assegurar um fluxo aberto e contínuo de informações é fundamental para que as pessoas se motivem e atuem com autonomia.

49 Processos Produtos / Serviços Insumos Processo
(Clientes / Cidadãos-usuários) Insumos (Fornecedor) Processo (Organização) Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas). Esses processos são geralmente planejados e realizados para agregar valor aos serviços/produtos. Destacar: o conceito de valor; a questão do “tamanho” do processo frente às dimensões de procedimentos e de sistema de gestão. 49

50 Processos Finalísticos
Processo associado às atividades-fim da organização ou diretamente envolvido no atendimento às necessidades dos seus cidadãos. Processos de Apoio Processos que dão suporte a alguma atividade-fim da organização, tais como: a gestão de pessoas, a gestão de material, o planejamento e o acompanhamento das ações institucionais, entre outras. Processos 50

51 A P C D Ciclo PDCA do Modelo de Excelência em Gestão Pública
Este bloco representa o CONTROLE. A P C D Neste espaço é possível avaliar o desempenho da organização: No atendimento ao cidadão; Na qualidade do serviço; No uso dos recursos; Na gestão das pessoas; No relacionamento com a sociedade. 8 Resultados

52 A P C D Ciclo PDCA do Modelo de Excelência em Gestão Pública
Este bloco representa o APRENDER para AGIR Neste espaço a organização age para corrigir e melhorar suas práticas de gestão e, conseqüentemente, o seu desempenho. A P C D 5. Informações e conhecimento

53 Continuada da Gestão Pública
O Sistema de Avaliação Continuada da Gestão Pública Avaliar a gestão consiste em identificar e analisar as práticas de gestão e os resultados de uma organização, tendo por referência o Modelo de Excelência em Gestão Pública. 53

54 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 54

55 DO PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
APRESENTAÇÃO DO PERFIL DA ORGANIZAÇÃO POR UM REPRESENTANTE. 55 55

56 INFORMAÇÕES BÁSICAS DA ORGANIZAÇÃO
Nome da Organização Cidade / U.F. Vinculação Poder Esfera ou Nível de Governo Natureza Jurídica Competências básicas Principais clientes ou cidadãos-usuários Principais produtos e serviços Processos finalísticos Principais processos de apoio Principais insumos e fornecedores Perfil do quadro de pessoal Parcerias institucionais relacionadas com os processos finalísticos Principais instalações e localidades Organograma (Estrutura Organizacional) Histórico da busca da excelência 56

57 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 57

58 Estrutura dos critérios
Autoavaliação Estrutura dos critérios Sistema de pontuação

59 Estrutura dos Critérios - IAGP 250
Os Critérios de Processos Gerenciais são constituídos de Alíneas. Exemplo: Critério 1 – Liderança Alínea A – Como a Alta Administração exerce a liderança, interagindo e promovendo o comprometimento com todas as partes interessadas. Todas as alíneas possuem na planilha um texto correspondente com descrição da finalidade; As notas ao final da planilha contém esclarecimentos adicionais sobre as alíneas dos critérios. 59

60 Sistema de pontuação – Critérios de 1 a 7
Dimensão de avaliação Fatores de pontuação Subfatores de pontuação Processos Gerenciais Enfoque Adequação Proatividade Aplicação Disseminação Continuidade Aprendizado Refinamento Integração Coerência Interrelacionamento Cooperação

61 Enfoque Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Atendimento aos requisitos do critério, incluindo os métodos de controle, de forma apropriada ao perfil da organização. Adequação Capacidade de se antecipar aos fatos, a fim de prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentar a confiança e a previsibilidade das práticas. Proatividade

62 Aplicação Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Implementação, horizontal e verticalmente, pelas áreas, processos, produtos e/ou partes interessadas, conforme pertinente ao critério, considerando-se o perfil da organização. Disseminação Continuidade Utilização periódica e ininterrupta das práticas de gestão considerando pelo menos, um ciclo completo realizado.

63 Aprendizado Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Aperfeiçoamentos decorrentes do processo de melhorias, o que inclui eventuais inovações, tanto incrementais quanto de ruptura. Refinamento

64 Inter-relacionamento
Integração Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Relevância Implementação de modo complementar com outras práticas de gestão da organização, onde apropriado. Relação harmônica com as estratégias e objetivos da organização. Cooperação Colaboração entre as áreas da organização e entre a organização e suas partes interessadas, quando pertinentes na implementação das práticas de gestão. Inter-relacionamento Coerência

65 Estágios da integração das práticas de gestão
(1) Abordagem não integrada (2) Abordagem em início de integração (3) Abordagem quase integrada Estratégias e objetivos As práticas de gestão são coerentes com as estratégias e objetivos da organização e estão inter-relacionadas, há cooperação entre as áreas e com as partes interessadas, produzindo elevada sinergia. As práticas de gestão são coerentes com as estratégias e objetivos da organização e estão inter-relacionadas, mas não há cooperação entre as áreas e com as partes interessadas. As práticas de gestão são coerentes com as estratégias e objetivos da organização, mas não há inter-relacionamento entre as mesmas e não há cooperação entre as áreas e com as partes interessadas. (4) Abordagem integrada Fonte: adaptação Baldrige, 2006 (Baldrige National Quality Programa, EUA)

66 66 Práticas de Gestão – Processos Gerenciais – 250 Pontos Critério:
Alínea: A - Descrição objetiva das práticas de gestão relativa à alínea Análise e enquadramento da prática descrita na Tabela de Pontuação FATORES DE AVALIAÇÃO Enfoque Aplicação Aprendizado Integração SUBFATORES DE AVALIAÇÃO Adequação Proatividade Disseminação Continuidade Melhorias Coerência Inter-relação Cooperação Adequada Proativa Plena Sistemática Sistemática ou casual Existente Inadequada Reativa Parcial Uso esporádico Inexistente Lacunas no atendimento dos requisitos da Alínea - Oportunidades para Melhoria (OM) 66

67 67 FORMULÁRIO PARA APOIAR A PONTUAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE GESTÃO
Análise e enquadramento da prática descrita - CRITÉRIO na Tabela de Pontuação – 250 pontos FATORES DE AVALIAÇÃO Enfoque Aplicação Aprendizado Integração SUBFATORES DE AVALIAÇÃO Adequação Proatividade Disseminação Continuidade Melhorias Coerência Inter-relação Cooperação Todos Maioria Todas Quase todas Quase todos Muitos Muitas Algum(ns) Alguma(s) Nenhuma Inexistente Há em implem. Não há em impl. Inadequadas Não relatado Não há mecan. % Enfoque % Aplicação % Aprendizado % Integração % % TOTAL DO CRITÉRIO 67

68 TABELA DE PONTUAÇÃO (%) - PROCESSOS GERENCIAIS (250 Pontos)
40% 30% Notas: (1) Abrangência: "algum (as)" (>0 e <1/4); "muitas" (= ou >1/4); "maioria" (= ou >1/2); "quase todas" (. = ou >3/4); "todas" (=100%). (2) Para determinação da abrangência do atendimento (alguns, muitas, etc.), considerar que cada pergunta dos itens de processos gerenciais contempla um ou mais requisitos. (3) Nota zero em "enfoque" implica em nota igualmente zero em "aplicação", "aprendizado" e "integração". (4) Nota zero em "aplicação" implica em nota igualmente zero em "aprendizado"

69 Sistema de pontuação – Critério 8
Dimensão de avaliação Fatores de pontuação Resultados organizacionais Relevância Tendência Nível atual

70 Fatores de Avaliação dos Resultados Organizacionais
Tendência Comportamento ao longo do tempo. Relevância Importância do resultado para determinação do alcance dos objetivos estratégicos e operacionais da organização. Nível Atual Comparação do valor atual em relação às informações comparativas pertinentes.

71 FORMULÁRIO PARA APOIAR A ANÁLISE DOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS
(CRITÉRIO 8) Resultados Organizacionais – 250 pontos Critério: 8 Resultados Alínea Apresentação objetiva dos resultados em relação às práticas do critério 4 - Sociedade Análise e enquadramento dos Resultados do Item na Tabela de Pontuação FATORES DE AVALIAÇÃO Relevância Tendência Nível atual Todos – 100% Quase todos – 100% Quase todos – 80% Maioria – 80% Maioria – 60% Muitos – 60% Muitos – 40% Mais de 1 – 40% Mais de um – 40% Alguns – 20% Um – 20% Não Apresentados – 0% Nenhum - 0% Nenhum ou não apresentado – 0% O valor percentual da alínea é igual ao fator de menor avaliação, acrescido de 10 pontos percentuais caso os outros dois fatores estejam em estágio superior. % TOTAL DA ALÍNEA 71

72 TABELA DE PONTUAÇÃO (%) – RESULTADOS ORGANIZACIONAIS
(250 pontos) 10% Notas: (1) Abrangência dos fatores Relevância, Tendência e Nível Atual: "algum (ns)" (>0 e <1/4); "muitos" (= ou >1/4); "maioria" (= ou >1/2); "quase todos" (= ou >3/4); "todos" (=1/1). (2) Para avaliar os fatores "tendência” e "nível atual” considerar somente os resultados relevantes apresentados. (3) Nota zero em "relevância" implica em nota igualmente zero nos demais fatores. (4) Para avaliação da tendência, considerar resultados dos três últimos ciclos de avaliação ou planejamento.

73 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 73

74 Autoavaliação preenchimento do caderno de trabalho
Descrição das práticas; Análise e enquadramento das práticas; Identificação das oportunidades de melhorias. Divisão dos participantes em grupos de trabalho, por critérios. 74 74

75 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 75

76 Priorizar as Oportunidades para Melhorias – GUT
Selecionar um conjunto de oportunidades de melhoria dentre as identificadas na autoavaliação. Estabelecemos prioridades porque não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. 76

77 5 3 1 MATRIZ GUT PONTOS G GRAVIDADE U URGÊNCIA T TENDÊNCIA
CALCULO DOS PONTOS 5 Os prejuízos ou dificuldades são extremamente graves. É necessária uma ação imediata. Se nada for feito, a situação irá piorar rapidamente 3 Os prejuízos ou dificuldades são Graves É necessária uma ação o mais cedo possível Se nada for feito, a situação Vai piorar a médio prazo. 1 Os prejuízos ou dificuldades são Sem gravidade Não tem pressa Se nada for feito, a situação Não vai piorar e pode até melhorar.

78 MATRIZ GUT VALOR G GRAVIDADE U URGÊNCIA T TENDÊNCIA G x U x T 5 4 3 2
5 Os prejuízos ou dificuldades são extremamente graves. É necessária uma ação imediata. Se nada for feito, a situação irá piorar rapidamente. 4 Os prejuízos ou dificuldades são muito graves É necessária uma ação com alguma urgência. Se nada for feito, a situação Vai piorar em pouco tempo. 3 Os prejuízos ou dificuldades são graves É necessária uma ação o mais cedo possível Se nada for feito, a situação Vai piorar a médio prazo. 2 Os prejuízos ou dificuldades são pouco graves Pode esperar um pouco. Se nada for feito, a situação Vai piorar em longo prazo. 1 Os prejuízos ou dificuldades são sem gravidade Não tem pressa Se nada for feito, a situação Não vai piorar e pode até melhorar.

79 Priorização das oportunidades de melhoria
Critério _________ Aplicação do GUT Alíneas Oportunidade de Melhoria G U T Total

80 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 80

81 Secretaria de Gestão -SEGES Plano de Melhoria da Gestão
PMG Instrumento de gestão constituído de metas e ações estabelecidas a partir da auto-avaliação, voltado exclusivamente para a melhoria do sistema de gestão. De pouco adianta o esforço para o diagnóstico do sistema gerencial da organização, se as informações levantadas não forem organizadas e analisadas com vistas ao planejamento das ações de melhoria 81

82 Secretaria de Gestão -SEGES Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão
PMG A elaboração do Plano de Melhoria da Gestão é a principal finalidade do processo de autoavaliação da gestão. De pouco adianta o esforço para o diagnóstico do sistema gerencial da organização se as informações levantadas não forem organizadas e analisadas com vistas ao planejamento das ações de melhoria. 82

83 Plano de Melhoria da Gestão
PMG Plano de Melhoria da Gestão Não é, não depende, nem substitui o planejamento estratégico. Pode, no entanto, conter metas para implementar ou melhorar o planejamento estratégico enquanto prática de gestão.

84 As Metas são formuladas a partir das oportunidades de melhoria
2 Definir as metas As Metas são formuladas a partir das oportunidades de melhoria priorizadas. Metas são objetivos quantificados. Um objetivo indica uma direção, um estado futuro desejado específico para uma área de atuação da organização. Meta é uma “demarcação objetiva ” em tempo e quantidade dos objetivos estabelecidos.

85 INDICADORES Essencial na definição de uma meta são os seus indicadores, ou seja, que “ponteiros” o gestor da meta vai utilizar para monitorar a sua execução e, principalmente, os seus resultados. Indicadores para Monitoramento Resultado: avaliar se a meta foi alcançada ou não. Alertas: avaliar a evolução dos resultados obtidos e orientar o redirecionamento das ações. 85

86 13/10/09 INDICADORES Exemplo: Meta: atingir 95% de alunos aprovados por ano, até Indicador de resultado: índice de alunos aprovados por ano. Indicador de alerta: percentual de alunos com notas abaixo da media do bimestre. 86

87 5W2H Critério: Alínea: Oportunidade de Melhoria: Meta: Indicador:
What O Que Why Por quê Who Quem When Prazo Where Local How Como How Much Recursos

88 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 88

89 Validação PLENÁRIA

90 IMPORTANTE É impossível ser proativo sem a prática do monitoramento em tempo de execução. 90

91 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação
Abertura 1 Fluxograma Simplificado da Oficina de Autoavaliação APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA IAGP preenchido (Caderno de Trabalho) Realização da Autoavaliação CÓDIGO DE ÉTICA Priorização das Oportunidades de melhorias Matriz GUT CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conceitos de Gestão Ciclo PDCA Critérios de Excelência Ferramenta 5W2H Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão Perfil da organização Apresentação e comentários Validação em plenária Implementação do PMG Autoavaliação Estruturas dos critérios Sistema de pontuação Certificação do Nível de Gestão Acompanhamento do PMG 1 91

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