A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção Civil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção Civil."— Transcrição da apresentação:

1 Construção Civil

2 Temas abordados: Ferramentas Básicas; Instalações Provisórias;
EPI ´s Básicos; Ferramentas Básicas; Instalações Provisórias; Locação/ Marcação da Obra;

3 EPI´s Básicos: O Brasil é um dos países com o maior número de acidentes na construção civil em todo o mundo, sendo esse o trabalho causador do maior número de mortes. Dados apontam que ocorrem acidentes fatais, num total de 342 ocorrências mensais. Segundo a NR 6, considera-se EPI todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A forma mais eficaz de evitar tais acidentes são os proteções coletivos ou individuais. Toda empresa é obrigada a fornecer aos seus trabalhadores, de forma gratuita, o EPI adequado e em perfeito estado de conservação e funcionamento, de acordo com as disposições da NR 6. Além disso, a CIPA, SESMT e liderança precisam trabalhar juntos a causa da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

4 Botina de segurança Capacete Luvas de raspa Máscara contra o pó Protetor auditivo Cinto de segurança tipo paraquedista

5 Ferramentas Básicas: As ferramentas de construção são importantes, pois precisam ser um instrumento definitivo e adequado para cada atividade, durante a construção de um edifício ou casa. As ferramentas de construção variam entre os equipamentos mais leves, como máquina de triagem de areia, pá, colher de pedreiro, betoneiras, e equipamentos pesados como guindastes, tratores, caminhões e outras. Essas ferramentas são indispensáveis para qualquer área que seja da engenharia civil.

6 Ferramentas leves: Colher de pedreiro Betoneira Peneira

7 Ferramentas Pesadas: Caminhão betoneira Rolo compactador Guindaste
Trator

8 Instalações Provisórias:
Áreas de vivência e de apoio de acordo com a definição da NR-18 (SEGURANÇA..., 2003), as áreas de vivência (refeitório, vestiário, área de lazer, alojamentos e banheiros) são áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer e convivência, devendo ficar fisicamente separadas das áreas de trabalho. Esta norma também exige, tendo em vista as condições de higiene e salubridade, que estas áreas não sejam localizadas em subsolos ou porões de edificações. Já as áreas de apoio (almoxarifado, escritório, guarita ou portaria e plantão de vendas) compreendem aquelas instalações que desempenham funções de apoio à produção, abrigando funcionário(s) durante a maior parte ou durante todo o período da jornada diária de trabalho, ao contrário do que ocorre nas áreas de vivência, as quais só são ocupadas em horários específico.

9 Instalações Provisórias:
Refeitório da obra Banheiro químico Almoxarifado da obra Escritório da obra

10 Locação/ Marcação da Obra:
Pré-requisito: Necessário que todos os serviços preliminares de movimentação de terra, contenção e drenagem do terreno tenham sido concluídos Os métodos de locação variam conforme o tipo do edifício. Quanto mais extensa a obra, ou mais precisão tenha sua estrutura, mais precisa terá que ser a locação. Implantação sem instrumentos topográficos; Implantação com instrumentos topográficos (teodolito e nível);

11 Locação/ Marcação da Obra:
Processo: O primeiro passo para execução da locação é a definição do ponto de referência. É comum usar como referência: O alinhamento da rua; Um poste no alinhamento do passeio; Um ponto deixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terra; Uma lateral do terreno. A obra é marcada com piquetes, cavaletes, gabaritos.

12 Locação/ Marcação da Obra:

13 Referencias Bibliográficas:
NOcyY/SwUfB7sQNCI/AAAAAAAAAAM/Y18uI0q_OEc/s1600/seguran%C3%A7a- epis1_small%5B1%5D.jpg jpg


Carregar ppt "Construção Civil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google