A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO CONSTRUTOR DE MODELOS (MODELBUILDER)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO CONSTRUTOR DE MODELOS (MODELBUILDER)"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO CONSTRUTOR DE MODELOS (MODELBUILDER)
VERSÃO 10.3 INTRODUÇÃO AO CONSTRUTOR DE MODELOS (MODELBUILDER) Ferramentas para automatizar o Processamento Digital de Imagens

2 INICIANTE NO MODELBUILDER

3 Modelbuilder: Conceitos Fundamentais
Através do recurso ModelBuilder do ArcGIS Desktop, podemos construir modelos para automatizar tarefas de Geoprocessamento. Um modelo é uma sequência lógica de ferramentas para Geoprocessamento e scripts que automatizam uma operação de SIG. Os modelos contém ferramentas do ArcToolbox e, opcionalmente, os scripts que você pode escrever para ajudar a otimizar o seu trabalho.

4 Exemplo de um Modelo para utilizado para delimitação de Bacias Hidrográficas
Download:

5 Demonstração: Imagens SRTM Topodata
Sobre o SRTM Topodata O projeto Topodata oferece o Modelo Digital de Elevação (MDE) e suas derivações locais básicas em cobertura nacional, ora elaborados a partir dos dados SRTM disponibilizados pelo USGS na rede mundial de computadores. Página oficial do projeto:  Download do MDE Topodata via Web Para iniciar o processo de download do Topodata via Web, visite o endereço abaixo: Considere o produto Altitude para obter dados associados da elevação no Território Brasileiro. Topodata é um raster de altimetria (elevação). SRTM Topodata Mapa Índice Topodata

6 Problemas nas Imagens Topodata
Para o SRTM Topodata, algumas questões precisam ser solucionadas: Dados em Ponto Flutuante Datum sem definição Diferenças Radiométricas

7 Modelbuilder: Processos no SRTM
Aplicações Necessárias para o SRTM Topodata Correção do Datum; Transformação do Tipo de Dado de Float 32 bit para Inteiro 16 bit; Mosaico de uma grande quantidade de arquivos SRTM Topodata. Neste exercício, vamos utilizar as ferramentas do ModelBuilder para aplicar uma transformação de Float para Inteiro em 53 cenas Topodata para o estado de Minas Gerais.

8 Modelbuilder: Criação do Modelo
Os modelos criados podem ser armazenados em qualquer caixa de ferramentas do ArcToolbox. Para este trabalho, optamos por guardar todos os modelos no Arquivo Geodatabase criado para essa finalidade. Com o ArcCatalog aberto, selecione uma pasta clique na opção New – File Geodatabase. Digite MODELOS para o nome do GDB.

9 Modelbuilder: Criação do Modelo
Acesse o Arquivo Geodatabase criado e clique sobre ele para acessar a opção New - Toolbox. Digite SRTM_Conv_16Bit para a nova caixa de ferramentas. Em seguida, clique sobre a caixa de ferramentas SRTM_Conv_16Bit e acesse a opção New – Model para criar um novo modelo.

10 As ferramentas do ArcToolbox podem ser arrastadas para o Modelbuilder.
Modelbuilder: Janela Principal As ferramentas do ArcToolbox podem ser arrastadas para o Modelbuilder.

11 Modelbuilder: Definindo Interações
A finalidade do ModelBuilder no ArcGIS é o processamento de grande quantidade de dados em sequência. Em casos de execução de processos isolados, a construção de um modelo não é necessária. Em relação às imagens, o primeiro passo consiste em definir uma interação para várias entradas (inputs) como bandas, recortes de imagens, mosaico de folhas SRTM, etc. Use a interação em projetos que demandam diferentes entradas de dados raster.

12 Modelbuilder: Interação para Raster
Na janela do ModelBuilder, clique no menu Insert – Interators – Rasters:

13 Modelbuilder: Interação para Raster
Esta será a nossa única interação para todo o modelo:

14 Modelbuilder: Seleção de Objetos
Com a ferramenta de seleção, selecione e mude a posição dos objetos: Desenhe um retângulo em diagonal para selecionar e mover todos os objetos:

15 Modelbuilder: Design do Objetos
Você pode melhorar o desenho do modelo através de vértices nas setas que fazem a ligação entre os processos, pois elas são flexíveis e podem ser ajustadas através de alguns cliques nos pontos indicados.

16 Make Variable – From Parameter – Workspace or Raster Catalog
Modelbuilder: Definição da Entrada Hora de definir as variáveis de entrada para a interação. Clique com o botão direito sobre o objeto Interate Rasters e selecione as opções Make Variable – From Parameter – Workspace or Raster Catalog

17 Modelbuilder: Definição da Entrada
Workspace é o ambiente de trabalho. Pode ser um Arquivo Geodatabase ou uma pasta do computador. Ambos precisam ser selecionados como parâmetros. Parâmetros são entradas que o usuário final define para que o modelo possa ser executado.

18 Modelbuilder: Definição de Parâmetros
Clique sobre a elipse Workspace or Raster Catalog e selecione o item Model Parameter. Um letra “P” será exibida sobre ele. Model Parameter são entradas e configurações que o usuário final precisa definir durante a execução do modelo.

19 Modelbuilder: Definição da Entrada
No Explorador de Arquivos, crie duas pastas no diretório raiz: entr e said. Copie alguns recortes SRTM para a pasta IMAGENS. Este será o teste para o modelo. No Modelbuilder, para definir a pasta de entrada, clique duas vezes sobre a elipse Workspace or Raster Catalog e selecione a pasta do computador onde se localizam as imagens de teste. Clique no botão OK.

20 Modelbuilder: Definição da Entrada
As variáveis de entrada foram definidas e o modelo deve ficar colorido, indicando que está pronto para ser executado:

21 O modelo pode ser validado através do botão Validate Entire Model.
Modelbuilder: Validação do Modelo É necessário validar o modelo após definir uma configuração. Até o momento, nós definimos o parâmetro de entrada das imagens. Clique no ícone destacado na imagem para realizar a validação. O modelo pode ser validado através do botão Validate Entire Model.

22 ArcMap: Processos em Primeiro Plano
Utilize o Processamento em Primeiro Plano para executar os processos do ModelBuilder e evitar erros. Na janela do ArcMap, clique no Menu Geoprocessing – Geoprocessing Options. Desmarque a opção Enable localizada no item Background Processing.

23 Modelbuilder: Testar um Modelo criado
No Construtor de Modelos, clique no ícone Save para gravar as modificações e feche o Modelbuilder. Para executar o modelo, clique duas vezes sobre ele no ArcCatalog. Ao executar o modelo, ele deve chamar uma janela para que o usuário final possa definir o local de entrada das imagens. Este é parâmetro “P”. Você pode rodar o modelo construído até aqui, mas os processos ainda não estão prontos.

24 Modelbuilder: Renomear um Modelo
Para renomear um modelo, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção Rename.

25 Modelbuilder: Modelo para o Topodata
Qual a finalidade dessa conversão? Alguns processos podem apresentar resultados imprecisos para o MDE (Modelo Digital de Elevação) em Ponto Flutuante 32 Bit. Por isso, precisamos converter esses dados para Números Inteiros Positivos (não Sinalizados). Com este modelo, vamos realizar uma conversão de 53 cenas Topodata para o estado de Minas Gerais. O Topodata será convertido de Float32 (Ponto Flutuante 32 Bit) para UInt16 (Unsigned Integer 16 Bit).

26 Modelbuilder: Editando um Modelo
Para modificar o Modelo e acrescentar mais ferramentas, clique com o botão direito sobre ele e selecione a função Edit.

27 ArcToolbox: Ferramenta Copy Raster
Definição Converte o Tipo de Dado de Float 32 Bit para Unsigned Integer 16 Bit. Data Management Tools – Raster – Raster Dataset – Copy Raster

28 Modelbuilder: Ferramenta Copy Raster
Arraste o Copy Raster diretamente do ArcToolbox para o Modelo.

29 Selecione “Input Raster” na ligação.
Modelbuilder: Ferramenta Copy Raster Utilize a ferramenta Connect para ligar a interação com o algoritmo. Selecione “Input Raster” na ligação.

30 Clique no botão Validate Entire Model para validar o modelo.
Modelbuilder: Ferramenta Copy Raster Clique no botão Validate Entire Model para validar o modelo.

31 Modelbuilder: Parâmetros do Copy Raster
Input Raster: é a interação. Output Raster Dataset: selecione a pasta onde as imagens serão geradas. É necessário digitar uma variável %name% para que o processo possa preservar os mesmos nomes das imagens de entrada. Pixel Type: 16_BIT_UNSIGNED Edite os parâmetros do Copy Raster.

32 Modelbuilder: Renomear Objetos
Utilize o recurso Rename para renomear a entrada e a saída.

33 Modelbuilder: Definição de Parâmetros
A saída também pode ser definida como um parâmetro do modelo.

34 Modelbuilder: Execução do Processo
Faça a validação do modelo e clique no botão Run. As imagens serão processadas e armazenadas na pasta de saída.

35 Modelbuilder: Execução do Processo

36 Modelbuilder: Resultado Final
Fim do processo. Um modelo bem sucedido gera uma sombra em todos os objetos. Salve as modificações e feche o ModelBuilder.

37 https://youtu.be/rd5piSOMgzU
Modelbuilder: Videotutorial no Youtube Visite o Canal do site Processamento Digital no Youtube e assista ao vídeo de Introdução ao ModelBuilder. Vamos dar continuidade ao treinamento e conhecer outras técnicas sobre esta fantástica ferramenta. ArcGIS 10.3: Iniciante No ModelBuilder Conversão de Float32 para UInt16

38 Contatos para dúvidas e sugestões
OBRIGADO! Contatos para dúvidas e sugestões

39 Jorge Santos


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO CONSTRUTOR DE MODELOS (MODELBUILDER)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google