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29/04/2015.

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Apresentação em tema: "29/04/2015."— Transcrição da apresentação:

1 29/04/2015

2 Agenda Abertura e histórico da Iniciativa Rio Bonito Cidade Educadora
A ação coletiva pelos Direitos da Criança e do Adolescente em Rio Bonito Status Atual RBCE: Cidade Educadora e Sustentável – GT DCA O diagnostico dos direitos relativos à Saúde Bloco 1 de colocações (05 perguntas - 3 min cada) Resposta/Debate e consensos Bloco 2 de colocações (05 perguntas - 3 min cada) Próximos passos Status Atual RBCE: Cidade Educadora e Sustentável - GT Ações Emblemáticas

3 Por uma Rio Bonito Educadora, Sustentável e Inovadora

4 Assim nasceu “ Rio Bonito Cidade Educadora”:

5 Exemplos Inspiradores...
“A tarefa de educar como responsabilidade da sociedade. Esse princípio é o grande norteador de uma cidade educadora que se define como aquela que entende o potencial do território, explora suas possibilidades e as transforma em capital educativo. As cidades educadoras são regidas por princípios de ações formadoras que objetivam, sobretudo, o desenvolvimento integral de todos os cidadãos em um processo educativo ao longo da vida e a partir da relação com os espaços e indivíduos do município” Fonte:

6 A potencia do investimento na primeira infância
Conceito de Desenvolvimento Humano: Processo cumulativo e durante o ciclo de vida Investimentos na pré infância: Alto retorno na pré infância Não conseguem ter a mesma eficiência em idades mais avançadas. Nobel : Professor James Heckman: Fonte: EDUCATION FOR ALL : Jefrey Sachs, 2014

7 A ação coletiva pelos Direitos da Criança e do Adolescente em Rio Bonito

8 Direitos e Objetivos da Ação pelos Direitos da criança e do adolescente em Rio Bonito
DIREITO 1 – Sobreviver e se desenvolver DIREITO 2 – Aprender DIREITO 3 – Proteger-se e ser protegido do HIV/aids DIREITO 4 – Crescer sem violência DIREITO 5 – Ser adolescente DIREITO 6 – Ser prioridade nas políticas públicas DIREITO 7 – Brincar, praticar esportes e divertir-se Reduzir a mortalidade infantil e materna; 2. Todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem; 3. Reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) e os casos de HIV/aids entre adolescentes, especialmente meninas; 4. Diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes; e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos nos municípios, garantindo a realização equitativa dos direitos e levando em consideração as dimensões de gênero, raça/etnia e deficiências; 5. Adolescentes acessando políticas públicas multissetoriais e sendo reconhecidos pela sociedade por sua capacidade de contribuir para transformar a sua realidade; 6. Todas as comunidades do município com acesso a informação e conhecimentos sobre a situação das crianças e adolescentes e promovendo iniciativas pela redução das desigualdades; 7. Todas as crianças e adolescentes com oportunidade de acesso ao esporte seguro e inclusivo, brincando e divertindo-se em centros de educação infantil, escolas e comunidades.

9 Garantia de Direitos das Crianças e adolescentes: Processo e Entregas
I. Diagnóstico II.Planejamento de Ações Estratégicas III.Execução, Monitoramento e sustentação -Projetos (Operação e Resultados) -Engajamento - 3 meses 3 meses 6 meses Abril a Junho Jul a set Out a Abril...

10 E assim foi “ Rio Bonito Cidade Educadora” – GT CDA: :
Reunião Técnica com UNICEF, dia 10/03 Hotel Pedras negras 04/02 a 09/03 Casa do Educador 20/03 Carta ao UNICEF

11 Status Atual RBCE: Cidade Educadora e Sustentável – GT DCA

12 Objetivos da Ação pelo Direito de Sobreviver e se desenvolver em Rio Bonito –SAUDE:
DIREITO 1 – Sobreviver e se desenvolver DIREITO 2 – Aprender DIREITO 3 – Proteger-se e ser protegido do HIV/aids DIREITO 4 – Crescer sem violência DIREITO 5 – Ser adolescente DIREITO 6 – Ser prioridade nas políticas públicas DIREITO 7 – Brincar, praticar esportes e divertir-se Reduzir a mortalidade infantil e materna; 2. Todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem; 3. Reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) e os casos de HIV/aids entre adolescentes, especialmente meninas; 4. Diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes; e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos nos municípios, garantindo a realização equitativa dos direitos e levando em consideração as dimensões de gênero, raça/etnia e deficiências; 5. Adolescentes acessando políticas públicas multissetoriais e sendo reconhecidos pela sociedade por sua capacidade de contribuir para transformar a sua realidade; 6. Todas as comunidades do município com acesso a informação e conhecimentos sobre a situação das crianças e adolescentes e promovendo iniciativas pela redução das desigualdades; 7. Todas as crianças e adolescentes com oportunidade de acesso ao esporte seguro e inclusivo, brincando e divertindo-se em centros de educação infantil, escolas e comunidades.

13 GT CDA: Diagnostico dos Direitos da criança e do adolescente – Processo e entregas*
I. Diagnóstico II.Planejamento de Ações Estratégicas e indicadores III.Execução, Monitoramento e sustentação 3 meses 3 meses 6 meses-> * Baseado no programa SELO MUNICÍPIO  APROVADO UNICEF

14 GT CDA: Etapa Diagnostico dos Direitos da criança e do adolescente

15 O diagnostico elaborado até o momento e a ser finalizado visando os elementos para :
“Reduzir a mortalidade materna e infantil e Proteger-se e ser protegido do HIV/aids”.

16 Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação
Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Ausência de médico pediatra no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Médico pediatra no ambulatório de referencia no município, além de 03 puericulturistas. realocação de médico pediatra a lei municipal não contempla pediatra. Não realização de partos de alto risco no hospital de referencia do município – HRDV ausência de médico obstetra e pediatra no HRDV em alguns plantões com inclusive negação de atendimento as gestantes.. Realização de todos os partos de risco habitual nos 05 dias da semana que possuem plantões de obstetra, sendo referencia regional para os municípios de Silva Jardim e Tanguá. Hospital é filantrópico, sem gerência do poder executivo. Maternidade municipal ou centro materno infantil em discussão. Poderia ter Melhoria para transporte da coleta e manutenção de equipamentos na sala de aleitamento materno do ambulatório municipal. Incentivo ao aleitamento materno -Possuímos o posto de coleta de leite humano com ações de conscientização, incluindo campanhas e coletas domiciliares Expansão do numero de doadoras é necessária. Realização de campanhas para prevenção da gravidez na adolescência. Em parceria com programa saúde do adolescente com Saúde na Escola Oferece ações e programas específicos suficientes para atender as mães adolescentes, que tem atendimento psicológico além das portadoras de HIV. Com testes de papel filtro e exame bioquímico,. Em 2014 tivemos 17 gestações na adolescênciae em 2015 foram 3 casos

17 Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação
Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos descontinuidade de médicos generalista na Atenção Básica/ ESF´s em duas das 24 unidades. Sobrecarga na rede devido a cancelamento de convênio particulares dos funcionários do Comperj A rede de atenção à saúde do município conta com os seguintes equipamentos: unidades básicas de saúde, laboratórios, hospitais, clínicas especializadas e SAMU, incluindo ambulâncias. Programa de Agentes Comunitários com número de agentes suficiente ao recomendado pelo Ministério da Saúde(MS) Reflexo negativo no pré -natal e puericultura. A rotatividade do profissional, alegada por eles é a carga horária excessiva e valores salariais. Hospitalização de crianças com pneumonia e desidratação Fornecimento na atenção básica de sais de hidratação e de orientação na puericultura. Existência de programas de melhoria do moradia. Através do Programa Saúde solidaria Sugestão de Acompanhamento efetivo e busca ativa de crianças de risco e puericultura, na Atenção Básica. Verificar orientação para desidratação nas ESF´S

18 Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação
Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Testes da Orelhinha e Olhinho -Falta de comparecimento do paciente necessitando de remarcação, tornando-se tardia a realização do exame Marcação dos exames da orelhinha e olhinho no acolhimento da vacinação favorecendo maior cobertura nos primeiros dias de vida; Busca ativa dos faltosos em parceria com a Estratégia Saúde da Família. Falta de conscientização sobre a importância do teste Fortalecer comunicação sobre o teste com a equipe do pré natal Baixa taxa de desnutrição infantil – 114 crianças cadastradas em risco nutricional = 0,1%, essas recebem o leite; Ações de promoção a saúde e prevenção de doença relacionada a esse campo, Programa de acompanhamento e fornecimento de leite a crianças de baixo peso do município – SISVAN Realização de suplementação com micronutriente na alimentação escolar das crianças de 06 meses a cinco anos. - Iniciado em 2014 pelo PSE – Programa Saúde na Escola Programa Bolsa Família com alto índice de pesagem

19 Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação
Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Dificuldade de profissionais –Odontólogos  Equipes da Saúde da Família e Equipe de Saúde Bucal integrada. Realiza atividades educativas para prevenção de problemas odontológicos e oferece atendimento na área para todas as crianças e adolescentes; Programa Sorriso Bonito; Centro de Especialidades Odontológicas. Atuação no município Não é atrativa para profissionais da área (vínculo empregatício, remuneração,etc) Desabastecimento de imunobiológicos através do MS comprometendo algumas ações; Dificuldade de introdução da vacinação com BCG e Hepatite B na maternidade. Descentralização do Programa de Imunização ; Oferta de todas as vacinas do calendário básico para crianças e adolescentes; Intensificação da busca ativa de faltosos e dos pacientes que não foram vacinados por falta de algum imunobiológico, em parceria com a Estratégia Saúde da Família; Realização de atividades extra-muro para intensificação da rotina; Alcance das metas de coberturas vacinais Existência profissional qualificado para aplicação da BCG

20 Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação
Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Dificuldade de profissionais –Odontólogos  Equipes da Saúde da Família e Equipe de Saúde Bucal integrada. Realiza atividades educativas para prevenção de problemas odontológicos e oferece atendimento na área para todas as crianças e adolescentes; Programa Sorriso Bonito; Centro de Especialidades Odontológicas. Atuação no município Não é atrativa para profissionais da área (vínculo empregatício, remuneração,etc) Desabastecimento de imunobiológicos através do MS comprometendo algumas ações; Dificuldade de introdução da vacinação com BCG e Hepatite B na maternidade. Descentralização do Programa de Imunização ; Oferta de todas as vacinas do calendário básico para crianças e adolescentes; Intensificação da busca ativa de faltosos e dos pacientes que não foram vacinados por falta de algum imunobiológico, em parceria com a Estratégia Saúde da Família; Realização de atividades extra-muro para intensificação da rotina; Alcance das metas de coberturas vacinais Existência profissional qualificado para aplicação da BCG

21 Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação – Condições Ambientais
Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Falta de água tratada 56% tem acesso a água Insuficiência da rede de abastecimento Inexistência de estação de tratamento de esgoto Possui PSAM CEDAE possui projeto no PSAM e já está iniciado Alto custo da destinação adequada para resíduos Destinação adequada de RSU e hospitalar para aterro sanitario. Em busca de PPP para implantação de ETE . Estudo em andamento.

22 Próximos passos para: “Reduzir a mortalidade materna e infantil e Proteger-se e ser protegido do HIV/aids”.

23 Ações estratégicas e indicadores do GT DCA -Onde queremos chegar:
* Baseado no programa SELO MUNICÍPIO  APROVADO UNICEF:  

24 Encaminhamentos do GT –Saúde :
Formalização Grupo de Trabalho - e link de cadastro: Definição de plano de trabalho e calendário do GT Datas: Local: Entregas: Ampliar Mobilização de atores fundamentais que ainda não entraram no grupo e beneficiários de esportes e cultura. Fechamento do diagnostico com indicadores e lista de programas do bloco Exemplos: Implementar o Plano pela Primeira Infância há pelo menos 1 ano Implementar ações de assistência ao pré-natal, parto e pós-parto, para a redução da mortalidade materna e neonatal Realizar a Semana do Bebê Implementar ações para garantir o teste de HIV/sífilis para gestantes Desenvolver atividades sobre os direitos sexuais e reprodutivos nas escolas Consolidação dos consensos e colocações em ppt e relatório DCA final Wallace pode fazer um calendário sugestão para levar?

25 Status Atual RBCE: Cidade Educadora e Sustentável – GT Ações Emblemáticas

26 Status : GT – Ações Emblemáticas
Projeto Comunicação Educadora Projeto Resíduos Outros projetos PARTICIPE : TODA X/05 na XXX PEGAR COM VIRNIGIA/SUELY/ANDREA


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