A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe!"— Transcrição da apresentação:

1

2 Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe!

3 Um especialista foi chamado para solucionar um problema com um computador de grande porte e altamente complexo... Um computador que vale 12 milhões de reais.

4 Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador. Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso. Então ligou o computador e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente.

5 O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante. - Quanto lhe devo? -perguntou. - São mil reais, por favor. - Mil reais? Mil reais por alguns minutos de trabalho? Mil reais por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador vale 12 milhões de reais, mas mil reais é um valor absurdo! Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.

6 O especialista balançou a cabeça e saiu. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, balançou a cabeça e saiu para pagá-la no mesmo instante sem reclamar.

7 A nota fiscal dizia: Serviços prestados: Apertar um parafuso real Saber qual parafuso apertar reais

8 Educação Física Conjunto das atividades físicas e desportivas; atividades físicas atividades físicas Profissão constituída pelo conjunto dos graduados/habilitados, e demais habilitados, no Sistema CONFEF/CREFs; Componente curricular obrigatório, em todos os níveis e modalidades do ensino básico; Área de estudo e/ou disciplina no Ensino Superior; Corpo de conhecimentos

9 O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA É especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações – ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais.

10 Uma pessoa fisicamente educada: 1.Demonstra competência em muitas formas de movimento e proficiência em poucas formas de movimento 2.Aplica conceitos e princípios de movimento para a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades motoras. 3.Exibe estilo de vida fisicamente ativo. 4.Alcança e mantém um nível aprimorado de saúde por meio da aptidão física. 5.Demonstra responsabilidade pessoal e comportamento social em situações de atividade física. 6.Demonstra compreensão e respeito quanto as diferenças entre as pessoas nas situações da atividade física. 7.Compreende que a atividade física fornece oportunidade para o prazer, o desafio, a auto-expressão e a interação social. Fonte:National Association for Sport and Physical Education

11 Educação Física Profissão que tem como objetivos desenvolver e aprimorar habilidades e capacidades nas pessoas, para aplicação nos desportos, na saúde ou no lazer.

12 Todos os movimentos voluntários e involuntários realizados pelo homem. Movimento voluntário intencionalmente realizado para alcançar um objetivo no esporte, no exercício ou em qualquer outra esfera da experiência da vida. Movimento intencionalmente realizado para alcançar objetivos que fazem parte do exercício ou esporte Movimento voluntário intencionalmente realizado com propósitos específicos; requer quantidade substancial de energia ATIVIDADE FÍSICA

13 EXERCÍCIO FÍSICO É toda atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componente da aptidão física (CASPERSEN, 1985).

14 ESPORTE Sistema ordenado de práticas corporais de relativa complexidade que envolve atividades de competição institucionalmente regulamentada, que se fundamenta na superação de competidores ou de marcas/resultados anteriores estabelecidos pelo próprio esportista (GENERALITAT DE CATALUNYA, 1991)

15 Profissionais e Estudantes da Atividade Física estão preparados para saber qual parafuso apertar?

16 APRENDIZAGEM MOTORA Prof. Dino de Aguiar Cintra Filho

17 Programação/Conteúdo Programático Terminologia usada no desenvolvimento motor: Terminologia usada no desenvolvimento motor: –Aprendizagem motora –Desenvolvimento motor –Habilidade motora –Capacidade motora –Atividade motora Classificação das habilidades, capacidades e atividades motoras. Classificação das habilidades, capacidades e atividades motoras. Domínios do comportamento humano e o movimento Domínios do comportamento humano e o movimento –A classificação do movimento humano –O conceito de movimento humano –A importância do movimento no desenvolvimento do ser humano

18 Programação/Conteúdo Programático Aspectos biológicos de desenvolvimento e o movimento humano Aspectos biológicos de desenvolvimento e o movimento humano –Organismo como sistema: abordagem fisiológica do movimento humano –Crescimento físico e desenvolvimento fisiológico: base de sustentação da atividade motora O processo de desenvolvimento motor O processo de desenvolvimento motor –Seqüência de desenvolvimento motor –Aquisição dos padrões fundamentais do movimento Reflexos infantis Reflexos infantis Habilidades motoras rudimentares Habilidades motoras rudimentares Habilidades motoras fundamentais Habilidades motoras fundamentais Percepção e desenvolvimento motor perceptivo Percepção e desenvolvimento motor perceptivo Habilidades motoras especializadas Habilidades motoras especializadas Desempenho motor em adultos Desempenho motor em adultos Desempenho motor na velhice Desempenho motor na velhice Avaliação do comportamento motor Avaliação do comportamento motor

19 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Provas Teóricas Provas Teóricas Participação Atividades Práticas Participação Atividades Práticas

20 BIBLIOGRAFIA LISTELLO, A.; CLERC, P.; CRENN, R.; SCHOEBEL, E. Recreación y educación física deportiva. Buenos Aires: KAPELUSZ, LISTELLO, A.; CLERC, P.; CRENN, R.; SCHOEBEL, E. Recreación y educación física deportiva. Buenos Aires: KAPELUSZ, ABERNETHY, K..; GILLARD, H.; COWLEY, J.; WHITESIDE, J. Saltar e brincar: manual de actividades motrices para desarrolar el equilibrio y la coordinación. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana, ABERNETHY, K..; GILLARD, H.; COWLEY, J.; WHITESIDE, J. Saltar e brincar: manual de actividades motrices para desarrolar el equilibrio y la coordinación. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana, GUISELINI, M. Educação Física na Pré-escola. Brasília: MEC, GUISELINI, M. Educação Física na Pré-escola. Brasília: MEC, LE BOULCH, J. La educacion por el movimiento en la edad escolar. Buenos Aires: Paidos, s/d. LE BOULCH, J. La educacion por el movimiento en la edad escolar. Buenos Aires: Paidos, s/d. FLINCHUM, B. M. Desenvolvimento motor da criança. Rio de Janeiro: Interamericana, FLINCHUM, B. M. Desenvolvimento motor da criança. Rio de Janeiro: Interamericana, HAYWOOD, KATHLEEN M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre, Artmed Editora, HAYWOOD, KATHLEEN M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre, Artmed Editora, GALLAHUE, D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, Phorte Editora, GALLAHUE, D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, Phorte Editora, SCHMIDT, R.; WRISBERG, C. Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre, Artmed Editora, SCHMIDT, R.; WRISBERG, C. Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001.

21 Fontes de conhecimento em atividade física Estudo acadêmico Experiência Prática Profissional

22 Atividade Física Biomecânica da atividade física Fisiologia da atividade física Filosofia da atividade física História da Atividade física Sociologia da Atividade física Comportamento motor Estudos da atividade física Pedagogia da atividade física Psicologia do esporte e do exercício Esfera biofísica Esfera comportamental Esfera sociocultural

23 Profissões centralizadas em atividade física Saúde e fitness Instrução Administração esportiva Expressão artística Estudo acadêmico Exercício terapêutico As esferas da prática profissional em atividade física

24 Atividade Física Auto-expressão Auto-suficiencia Competição Saúde Lazer Educação As esferas da experiência em atividade física Trabalho


Carregar ppt "Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google