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RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO - INOVAÇÃO SOCIAL

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Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO - INOVAÇÃO SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

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2 RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO - INOVAÇÃO SOCIAL

3 O que é Responsabilidade Socioambiental?
Como surgiu esse contexto?

4 Contexto Histórico

5 Contexto Histórico Depois da Revolução Industrial o mundo entrou no acelerado processo de consumo dos recursos naturais; Consumia-se mais do que a natureza poderia recompor em um curto espaço de tempo (velocidade desproporcional) Em meados do século XX o planeta começa a sofrer com catástrofes naturais O paradigma de que os recursos naturais eram infinitos foi quebrado

6 Uma grande parcela da população mundial marginalizada pelo desenvolvimento
Globalização Sociedade capitalista onde a cultura de acumulação é o que prevalece Desigualdades sociais acentuadas O Desenvolvimento econômico de muitos países não acompanhava o desenvolvimento social

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8 “20% mais ricos consomem 82,4% das riquezas da Terra, enquanto os 20% mais pobres têm que se contentar com 1,6% apenas” (BOFF, 2012) O mundo encontrava-se em um colapso, onde a opção era desacelerar a degradação e começar busca pelo desenvolvimento social Pressões da sociedade civil organizada, de legislações específicas, e de grupos de atuação como o Greenpeace.

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10 Chegamos no sinal vermelho
Chegamos no sinal vermelho! Se faz pensar em alternativas para um desenvolvimento sustentável Teóricos começam a se debruçar sobre a temática.

11 O que é Responsabilidade Socioambiental?
Em princípio é ser responsável pelo um desenvolvimento econômico que respeite o social e o ambiental A responsabilidade em si nas empresas está ligada com a moral e a ética da empresa. Como ele se relaciona com seu ambiente, interno ou externo.

12 Quando houver mais pessoas e organizações com a sua atuação voltada para a "ética da solidariedade", haverá maior união entre as pessoas e cidadãos vivendo com mais saúde e felicidade (Makray, 2000) As empresas assim como a natureza são de grande importância para a sociedade, a existência da primeira é importante para o progresso da sociedade, pois elas representam parte essencial dos processos de desenvolvimento e geração de riquezas. A segunda é o fator que promove essa existência.

13 Dessa maneira, é necessário criar um ambiente onde ambos os elementos coexistam de forma equilibrada, onde seja possível a minimização dos impactos negativos e a maximização do desenvolvimento positivo.

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15 Com foco na Responsabilidade Socioambiental as empresas precisam agir com:
Responsabilidade Social ou Cidadania Empresarial Ecoeficiência

16 Responsabilidade Social ou Cidadania Empresarial:
O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.” (INSTITUTO ETHOS, 2003, p. 10). Essa responsabilidade é tanto com a pessoas da sociedade quanto com os funcionários da organização.

17 Ecoeficiência: É alcançada através do fornecimento de bens e serviços à comunidade, a preços competitivos e que satisfaça às suas necessidades, trazendo qualidade de vida e conseguindo, ao mesmo tempo, a redução progressiva dos impactos ambientais e da intensidade do consumo de recursos ao longo da vida, respeitando a capacidade de suporte estimado da Terra.

18 Em 1999 John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade.
O termo carrega o significado de que as organizações devem levar em consideração não somente questões econômicas, mas também questões sociais e ambientais que se relacionem com suas respectivas atividades, processos e produtos.

19 Tripé da Sustentabilidade

20 “o predomínio de qualquer desses eixos desvirtua o conceito e torna-se manifestação de interesse de grupos, isolados do contexto mais geral, que é o interesse da humanidade como um todo”. (DIAS, 2008).

21 RSA e Inovação Ao se preocupar em aplicar conceitos de RSA, as empresas podem inovar trazendo mudanças: Nos produtos; Nos processos; Nos paradigmas organizacionais (Inovação Organizacional). Kiperstok et al. (2002), fazem a relação entre inovação e o Desenvolvimento Sustentável, apontando para necessidade da inovação radical para a aplicação de energias limpas.

22 A pesquisaThe Innovation Bottom Line (O Resultado da Inovação), do MIT Sloan Management Review e do Boston Consulting Group realizada em 2012 mostrou que 37% das empresas pesquisadas indicaram aumento nos lucros devido à seus esforços em sustentabilidade. Além disso, existe uma variedade de outros retornos para as empresas, tais como, imagem, relacionamento, vendas e produtividade dos funcionários.

23 Para tanto é importante a inserção de práticas de Educação Ambiental (EA), por ser um dos elementos primordiais nos processos de sensibilização e conscientização para que desenvolvam as ações inovadoras.

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27 EMPREENDEDORISMO SOCIAL

28 É necessária a prática do resgate da cidadania, com a inclusão de uma parcela da população que ainda vive na condição de “não-cidadão” ou de “subcidadãos”

29 NÃO! Empreendedorismo Social
Empreendedorismo Social é igual a empreendedorismo privado? NÃO! O empreendedorismo privado é uma atividade econômica geradora de bens e serviços para venda que visa o lucro

30 O empreendedorismo social difere do empreendedorismo propriamente dito em dois aspectos:
Não produz bens e serviços para vender, mas para solucionar problemas sociais. Não é direcionado para mercados, mas para segmentos populacionais em situações de risco social.

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32 Empreendedorismo Privado Empreendedorismo Social
1. É individual 1. É coletivo 2. Produz bens e serviços para o mercado 2. Produz bens e serviços para a comunidade 3. Tem o foco no mercado 3. Tem o foco na busca de soluções para problemas sociais 4. Sua medida de desempenho é o lucro 4. Sua medida de desempenho é o impacto social 5. Visa satisfazer necessidades dos clientes e ampliar as potencialidades do negócio 5. Visa resgatar pessoas da situação de risco social e promovê-las

33 O que são empreendedores sociais?
Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes da sociedade. São ambiciosos e persistentes, enfrentando as grandes questões sociais e propondo novas ideias de mudança em larga escala. São pessoas que trazem aos problemas sociais a mesma imaginação que os empreendedores do mundo dos negócios trazem à criação de riqueza.

34 Obrigada!!


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