A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTOMIAS: APRENDER PARA MELHORAR O CUIDAR INTERVENÇÃO EDUCATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTOMIAS: APRENDER PARA MELHORAR O CUIDAR INTERVENÇÃO EDUCATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTOMIAS: APRENDER PARA MELHORAR O CUIDAR INTERVENÇÃO EDUCATIVA
ORIENTADORA Prof. Ms. Márcia Tasso Dal Poggetto ORIENTANDA: Enfª DANIELLI SOARES BARBOSA

2 SISTEMA GASTROINTESTINAL: BREVE REVISÃO ANATÔMICA
É uma via de 4,5 a 5,8 m de comprimento que se estende desde a boca, atravessa o esôfago, estômago, intestinos, até o ânus. O esôfago está localizado na cavidade torácica, anterior ‘a coluna vertebral, e posterior ‘a traquéia e coração. O estômago localiza-se na parte superior do abdome e pode ser dividido em quatro regiões anatômicas: a cárdia (entrada), o fundo, o corpo e o piloro (saída).

3 SISTEMA GASTROINTESTINAL: BREVE REVISÃO ANATÔMICA
O intestino delgado representa o segmento mais longo do TGI e é dividido em três partes anatômicas: duodeno, jejuno e íleo.A junção entre os intestinos delgado e grosso, o ceco, está situada na porção inferior direita do abdome.

4 SISTEMA GASTROINTESTINAL: BREVE REVISÃO ANATÔMICA
O intestino grosso consiste em um segmento ascendente no lado direito do abdome, um segmento transverso e um segmento descendente no lado esquerdo do abdome.A porção terminal do intestino grosso apresenta duas partes: o cólon sigmóide e o reto. O reto exibe continuidade com o ânus.

5 O QUE É ESTOMA?

6 ESTOMA ESTOMIA = boca ou abertura ORIGEM: grega = STOMA composto por três vocábulos COLOSTOMIA colo + stoma + ia

7 O QUE SÃO ESTOMAS? São orifícios abertos intencionalmente, através de intervenção cirúrgica, para comunicar órgãos ocos à superfície corporal dos pacientes. Favorece a administração de oxigênio, de alimentos e drenagem de efluentes.

8 QUAL O ASPECTO DO ESTOMA INTESTINAL?
O estoma é mucosa, parecida com a da boca. Sendo assim, o aspecto é vermelho vivo ou róseo e úmido.

9 QUAL O ASPECTO DO ESTOMA?
No estoma não há sensibilidade, não se sente frio, calor e o toque no local, podendo, durante o cuidado diário esta mucosa ferir-se com facilidade. Atenção: nos primeiros dias após a cirurgia, o estoma apresenta o edema fisiológico. Isto é normal e irá regredir em aproximadamente um mês.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CREMA, E.; SILVA, R. Ostomas: uma abordagem interdisciplinar. Uberaba: Pinti, 1997. DAL POGGETTO, M.T. TEMÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE CLIENTES COLOSTOMIZADOS: estratégias norteadoras da assistência de enfermagem p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. GEMELLI, L.M.G. A interpretação do cuidado com o ostomizado na visão do enfermeiro: um estudo de caso. Ribeirão Preto, p. Dissertação (Mestrado)- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. SANTOS, V.L.C.G. dos. Reabilitação do ostomizado: em busca do ser saudável. Texto e Contexto Enf. Florianópolis, v.1, n.2, p , 1992. Michelone APC, Santos VLCG. Qualidade de vida de adultos com câncer colorretal com e sem ostomia. Rev Latino-am Enfermagem 2004; 12 (6):


Carregar ppt "ESTOMIAS: APRENDER PARA MELHORAR O CUIDAR INTERVENÇÃO EDUCATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google