A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Brasil – Aula 06

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Brasil – Aula 06"— Transcrição da apresentação:

1 História do Brasil – Aula 06

2 Antônio Rodrigues Arzão
Mineração Antônio Rodrigues Arzão 1693 Cataguazes Minas Gerais Goiás Mato Grosso

3 Controle rígido da extração aurífera
Estanco Monopólio Real 1702 – Criação da Intendência das Minas. Datação (Loteamento) Divisão das datas Por cabeça Mínimo de 12 escravos Capitação Quinto / 20% (quinta parte) para a Coroa Portuguesa. A primeira data cabia ao Rei, outra para a Intendência e duas para quem descobriu.

4 Necessidade de escravos
Ouro de Lavra Maior Conhecimento técnico Uso de Máquinas Necessidade de escravos Maior investimento

5 Maioria dos Mineradores Baixos investimentos
Ouro de Aluvião Maioria dos Mineradores Baixos investimentos Uso de Bateias Cascalhos abandonados

6 1720 – Criação das Casas de Fundição

7 Local de fundição do ouro em Barras.
Cobrança dos impostos Revoltas

8 Derrama (e) Imposto ordinário pago pelos mineradores ou cobrança dos quintos que estavam atrasados

9 Sociedade Mineradora Um maior MÓVEL número de pessoas dividia
MINERADORES E COMERCIANTES CLASSE MÉDIA URBANA MÓVEL Um maior número de pessoas dividia a pobreza do lugar ESCRAVOS

10 Móvel – Paternalista - Complexa

11

12

13 Formação de um mercado interno

14 Consequencias da mineração
Passou a ser a nova capital do Brasil devido o deslocamento da Eixo econômico para o atual Sudeste. Rio de Janeiro Aumentou População 300 mil para 3 milhões. Mercado Interno Maior Portugal Tratado de Methuen OU Panos e vinhos Inglaterra “O ouro deixou buracos no Brasil, igrejas em Portugal e fábricas na Inglaterra”.

15 CASA GRANDE SOBRADINHO

16 Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

17 Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de Filho de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana ou mestiça que se chamava Isabel.

18 (UFPR) A exploração do ouro e a consolidação da centralização do poder político e da administração em mãos dos reis portugueses foram os processos mais marcantes para o Brasil do século XVIII. Sobre essa conjuntura, é CORRETO afirmar: 01. A descoberta de jazidas de ouro no Brasil foi providencial aos interesses de Portugal, pois liberou a Metrópole europeia de parte de sua dependência em relação à Inglaterra. Falsa 02. Os comerciantes portugueses residentes no Brasil não detinham o privilégio de monopólio comercial, visto que o Tratado de Methuen também abriu o mercado brasileiro às companhias holandesas e italianas. Falsa

19 04. A política colonial portuguesa aplicada no século XVIII impediu o crescimento do mercado interno e o processo de urbanização do Brasil. Falsa 08. A partir da segunda metade do século XVIII, a produção aurífera brasileira entrou em declínio, em função do esgotamento das minas. Verdadeira 16. Os negros, principal mão de obra da economia do ouro, construíram Igrejas e criaram irmandade em que buscavam assistência e visibilidade social. Verdadeira 32. Com a economia do ouro, a sociedade brasileira tornou-se mais complexa, dando oportunidade ao surgimento de camadas médias da população, formadas por funcionários, profissionais liberais, artesãos e comerciantes. Verdadeira


Carregar ppt "História do Brasil – Aula 06"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google