A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapa de círculos proporcionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapa de círculos proporcionais"— Transcrição da apresentação:

1 Mapa de círculos proporcionais

2

3 Mapa de círculos proporcionais
Princípio O mapa de círculo proporcionais é uma representação quantitativa na qual os valores absolutos são representados pela área dos círculos; A área do círculo será proporcional ao valor da variável na unidade espacial que representa; A forma de implantação é pontual, já que o conjunto de dados da unidade espacial é representado pontualmente pela área do círculo; A variável visual utilizada é o tamanho, específica para valores absolutos, de forma que deve ser usado para dados como efetivo de população, efetivo de rebanhos, quantidade produzida, área plantada etc. Não deve ser utilizado para representar valores relativos como densidade demográfica, taxa de urbanização, índices etc.

4 Mapa de círculos proporcionais
Construção Primeiro passo - a base cartográfica: como todo mapa temático, o mapa de círculos proporcionais parte de uma base cartográfica com o contorno das unidades espaciais (p.e. municípios ou microrregiões) e com os pontos que indicam a sede administrativa (se não houver este ponto considera-se para a implantação do círculo o centro da unidade espacial); Segundo passo – a base de dados: toma-se uma tabela com os dados a serem representados, que devem ser absolutos neste caso. Deve-se proceder com uma análise da tabela para verificar o valor máximo e o valor mínimo a fim de prever a distribuição dos círculos; Terceiro passo – estabelecer o raio do maior círculo: para que os círculos não fiquem demasiadamente grandes ou pequenos é necessário fazer alguns testes para estabelecer o raio do maior círculo, que será referência para todos os demais.

5 Mapa de círculos proporcionais
Construção Quarto passo – calcular o raio dos círculos: para calcular o raio dos círculos basta proceder com o cálculo da raiz quadrada do valor de cada unidade espacial, sendo o resultado considerado em milímetros (R = √Q). Contudo, se o resultado para o maior valor for superior ou inferior ao desejado para o maior círculo será necessário calcular uma constante (K) para dividir ou multiplicar os valores diretos obtidos na operação acima; Quinto passo – calcular a constante: nos casos em que o resultado de √Q do maior valor for superior ao raio desejado para o maior círculo é necessário procurar uma constante de divisão. Para isso é necessário dividir o resultado da √Q do maior valor verificado pelo raio desejado para o maior círculo. Ex.: para um caso em que o raio desejado para o maior círculo seja 15 mm e o resultado de √Q para o maior valor seja 1225 temos: K = 1225/15; K = 81,6; K ≅ 80.(cont).

6 Mapa de círculos proporcionais
Construção Quinto passo – calcular a constante (cont.): quando o raio obtido na operação direta √Q para o maior círculo for menor do que o desejado para o maior círculo é necessário achar uma constante de multiplicação dos resultados de √Q. Para isso é necessário dividir o raio desejado para o maior círculo pelo valor de √Q obtido diretamente para o maior registro da tabela. Ex.: para um caso em que o raio desejado para o maior círculo seja 60 mm e o resultado de √Q para o maior valor seja 30 temos: K = 60/30; K = 2; Sexto passo – recalcular o raio dos círculos: obtida a constante K, o valor de √Q de todas as unidades deve ser divido ou multiplicado por K, de forma que R = √Q/K ou R = √Q.K.

7 Mapa de círculos proporcionais
Construção Sétimo passo – implantação dos círculos: o compasso deve ser ajustado ao raio verificado em cada ocorrência e em seguida o círculo deve ser implantado com centro na sede administrativa ou no centro da unidade espacial. Os valores decimais devem ser aproximados para mais ou menos, de acordo com a regra geral, já que não é possível ter este grau de exatidão com compassos convencionais. Caso haja sobreposição de círculos o maior deve sempre ficar atrás do menor e a linha que os delimita deve ser destacada; Oitavo passo – preenchimento dos círculos: os círculos devem ser preenchidos com apenas uma cor e com a mesma tonalidade para que todos os círculos de mesmo tamanho sejam percebidos como iguais.

8 Mapa de círculos proporcionais
Construção Nono passo – elaboração da legenda: para a legenda devem ser selecionados cinco círculos representativos, sendo indispensáveis o maior e o menor círculo; Observação: com o compasso simples não é possível traçar os círculos menores que 2 mm. Desta forma, todos os valores entre 0,1 e 2 devem ser representados por um ponto de igual tamanho (aproximadamente 2 mm). Apenas as unidades sem informação ou com informação zero devem ficar sem círculo.

9 Mapa de círculos proporcionais
Construção Observação geral: a regra de aproximação de decimais deve ser aplicada ,4 e abaixo = aproxima para baixo; ,6 e acima = aproxima para cima; 2,5 fica 2 (dois é par); 3,5 vira 4 (três é ímpar)


Carregar ppt "Mapa de círculos proporcionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google