A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO."— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

2 Omar Aziz Governador do Estado do Amazonas Gedeão Timóteo Amorim Secretário de Estado de Educação e Qualidade de Ensino Sirlei Alves Ferreira Henrique Secretária Executiva da Capital Ana Maria da Silva Falcão Secretária Adjunta da Capital Magaly Portela Régis Secretária Adjunta do Interior Maria Noêmia Hortêncio de Alcântara Diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais Lucilene Cruz de Andrade Macêdo Gerente de Ensino Fundamental Edson dos Santos Melo Gerente do Ensino Médio

3 Educação de Tempo Integral no Amazonas No decorrer da gestão estadual (2001 a 2004), foram criadas em Manaus, as primeiras escolas publicas de Tempo Integral como projeto experimental,(Petrônio Portela e Marcantonio Vilaça) com concepções administrativas e pedagógicas próprias no sentido de promover a melhoria na qualidade da educação no estado. O governo que sucedeu ampliou essa modalidade de ensino, adaptando escolas e construindo os CETIs com estruturas padronizadas, visando atender tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio.

4 A natureza fundamental dessa proposta é o acesso, permanência e sucesso de crianças e adolescentes nas escolas públicas e a melhoria da qualidade da aprendizagem. O aluno tem apoio educacional integral, melhorando o aprendizado escolar, aumentando a auto-estima e resgatando valores, reduzindo assim, os índices de evasão, de repetência e de defasagem do ensino e aprendizagem. Resolução nº 118/2008-CEE/AM

5 Número de escolas - 22 Capital - 21 Interior – 01-Parintins Número de alunos – Capital – Interior – * Fonte:SEDUC/DEPLAN Quantitativo de Escolas de Tempo Integral Capital/Interior

6 OBJETIVO GERAL Implantar e garantir nas Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral da rede pública do Estado do Amazonas, a melhoria do processo ensino e aprendizagem elevando em 100% os índices de aprovação e erradicando a evasão escolar.

7 DIRETRIZES Funcionamento: A Escola Estadual de Educação em Tempo Integral funciona nos turnos matutino e vespertino. É desenvolvido o Currículo Básico compreendendo os Componentes Curriculares da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada, além das oficinas curriculares e os demais projetos pedagógicos no contraturno.

8 Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral: 1º ao 5º ano Processo de matrícula: Questionário sócio-econômico Relação das Escolas: E. E. Almirante Barroso; E. E. Garcitylzo do Lago e Silva; E. E. Helena Araújo; E. E. Machado de Assis; E. E. Nossa Senhora das Graças; E. E. Prof. Roxana Pereira Bonessi; E. E. Rafael Henrique Pinheiro dos Santos; E. E. Santa Terezinha.

9 Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral: 6º ao 9º ano Processo de matrícula: Processo Seletivo para os alunos do 5º ano por meio do rendimento escolar mencionado nos pareceres descritivos e atribuídos em ponto no SIGEAM até o 3º bimestre, sendo distribuídos o quantitativo do número de vagas em 85% para a rede estadual, 10% para a rede municipal e 5% para a rede particular.

10 Relação das Escolas E. E. Altair Severiano Nunes; E. E. Djalma da Cunha Batista; E.E. Cinthia Régia Gomes do Livramento; E.E. Elisa Bessa Freire; E. E. Garcytilzo do Lago e Silva; E. E. Irmã Gabriele Cogels; E. E. Isaac Benzecry; E. E. João dos Santos Braga; E. E. Leonor Santiago Mourão; E. E. Marcantonio Vilaça II; E. E. Marquês de Santa Cruz; E. E. Zilda Arns.

11 Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral: Ensino Médio. Processo de matrícula: Processo Seletivo para os alunos do 9º ano por meio do rendimento escolar até o 3º bimestre lançados no SIGEAM, sendo distribuídos o quantitativo do número de vagas em 85% para a rede estadual, 10% para a rede municipal e 5% para a rede particular.

12 Relação das Escolas: E. E. Áurea Braga Instituto de Educação do Amazonas; E. E. Irmã Gabriele Cogels; E. E. João dos Santos Braga; E. E. Marcantonio Vilaça I; E. E. Marcantonio Vilaça II; E. E. Petrônio Portela; E. E. Zilda Arns.

13 ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: Jornada Escolar de 8 horas diárias Carga horária semanal: 40 horas Período: manhã: 7h às 11h:15min tarde: 13h às 17h OBS: pelo horário da manhã é ministrado os componentes curriculares da Base Nacional Comum. À tarde são desenvolvidas Oficinas Curriculares.

14 Desempenho do Ensino Fundamental e Médio N°ESCOLA IDEB ETI Profª Roxana Pereira Bonessi3,3 -N/D5.3 2 ETI Almirante Barroso3,94,9 3 ETI Santa Terezinha3,04,44,9 4 ETI Nossa Senhora das Graças3,62,65,6 5 ETI Prof. Djalma da Cunha Batista3,94,95,9 6 ETI Marquês de Santa Cruz REF.N/D 5,0 ESCOLA ENEM O E.E. Senador Petrônio Portela ,90 E.E Marcantonio Vilaça Instituto de Educação do Amazonas

15 QUADRO DO LEVANTAMENTO DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

16 Seduc Departamento de Programas e Políticas Educacionais Levantamento da Estrutura das Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral Nível de Ensino: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental CD Escolas estagiári os 03Almirante Barroso Garcytilzo do Lago Silva Helena Araújo * Machado de Assis N. S. das Graças **16 06Rafael Henrique P.dos Santos Prof. Roxana Bonessi Santa Terezinha Nº de salasNº de professoresNº de AlunosBibliotecaBrinquedotecaLaboratório de Informática Laboratório de Ciências AuditórioEscovódromoGab. OdontológicoSala de EnfermagemSala de DescansoSala de MídiasSala de JogosRefeitórioPiscinaQuadro de EsportePedagogos (as)Real

17 SEDUC Departamento de Programas e Políticas Educacionais Levantamento da Estrutura das Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral Nível de Ensino: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental CD Escolas estagiários 03Altair S. Nunes Djalma da C. Batista * Garcytilzo de L. e Silva * Irmã G. Cogels * Isaac Benzecry João dos S. Braga Leonor S. Mourão * Marcantonio Vilaça II * Marquês de S. Cruz Zilda Arns Cinthia Régia Elisa Bessa Nº de salas Nº de professores Nº de Alunos Biblioteca Brinqued oteca Laboratório de Informática Laboratório de Ciências Auditório Escovódromo Gab. Odontológico Sala de Enfermagem Sala de Descanso Sala de Mídias Sala de Jogos RefeitórioPiscina Quadro de Esporte Pedagogos Real

18 SEDUC Departamento de Programas e Políticas Educacionais Levantamento da Estrutura das Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral Nível de Ensino: Ensino Médio CD Escola estagiários Real 01Instituto de Educação do Amazonas Irmã Gabriele Cogels * João dos S. Braga Marcantonio Vilaça I * Marcantonio Vilaça II * Petrônio Portela Zilda Arns Nº de salas Nº de professores Nº de AlunosBibliotecaBrinquedotecaLaboratório de Informática Laboratório de Ciências AuditórioEscovódromoGab. Odontológico Sala de Enfermagem Sala de Descanso Sala de Mídias Sala de Jogos Refeitório Piscina Quadro de Esporte Pedagogos

19 Previsão de ampliação das Escolas de Tempo Integral MunicipioQuantidade Manaus04 Benjamin Constant01 Coari01 Eirunepé01 Humaitá01 Iranduba02 Manacapuru01 Manicoré01 Tabatinga01 Tefé01 São Gabriel da Cachoeira01 São Paulo de Olivença01

20 INFRAESTRUTURA DOS CETIs 24 SALAS DE AULA; SALA DO GESTOR; SALA PEDAGÓGICA; SALA DOS PROFESSORES, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA; AUDITÓRIO, PISCINA, QUADRA DE ESPORTE, CAMPO DE FUTEBOL SOCYTE, AMBULATÓRIO, BRINQUEDOTECA, REFEITÓRIOS E SALA DE MULTI MÍDIAS.

21 RECURSOS DE APOIO AOS ALUNOS E PROFESSORES DOS CETIs EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO - Material de suporte ao Livro didático - Assessoramento Pedagógico para Professores e Alunos - Formação Continuada para Docentes -Horário de Trabalho Pedagogico –HTP --Reforço Escolar -Oficínas Pedagógicas - Três Refeições Diárias

22 MELHORIA DO ESPAÇO ESCOLAR NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL QUE FORAM ADAPTADAS - Construção de quadras - Manutenção preventiva e corretiva na infra- estrutura das escolas da rede estadual de ensino. - Melhoria da gestão de oferta de vagas nas escolas

23 - Ampliação do número de Escolas de Tempo Integral de Ensino Fundamental e Médio; - FORTALECIMENTO E UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ACESSO AOS AMBIENTES DE PESQUISAS - FAVORECER SAÚDE FÍSICA E MENTAL

24 - ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO - ACESSO AOS BENS CULTURAIS E TECNOLÓGICOS - PROJETOS E OFICINAS

25 Considerações Finais A melhoria da qualidade da educação no Brasil é um desafio que deve ser enfrentado com determinação e coragem, só construiremos uma grande nação, se tivermos um bom sistema de ensino público, que permita a socialização do saber a população. A questão da qualidade do ensino é uma discussão de muitas décadas, muitas Leis foram criadas no sentido de melhorar o nível de ensino nas escolas públicas, mas ainda não alcançamos os resultados esperados,que é ter uma escola de qualidade para todos, acabando com a evasão e a repetência. Daí a implantação das escolas de Tempo Integral, como uma das alternativas para a melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas.

26


Carregar ppt "DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google