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DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS

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Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

2 Governador do Estado do Amazonas Gedeão Timóteo Amorim
Omar Aziz Governador do Estado do Amazonas Gedeão Timóteo Amorim Secretário de Estado de Educação e Qualidade de Ensino Sirlei Alves Ferreira Henrique Secretária Executiva da Capital Ana Maria da Silva Falcão Secretária Adjunta da Capital Magaly Portela Régis Secretária Adjunta do Interior Maria Noêmia Hortêncio de Alcântara Diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais Lucilene Cruz de Andrade Macêdo Gerente de Ensino Fundamental Edson dos Santos Melo Gerente do Ensino Médio

3 Educação de Tempo Integral no Amazonas
No decorrer da gestão estadual (2001 a 2004), foram criadas em Manaus, as primeiras escolas publicas de Tempo Integral como projeto experimental,(Petrônio Portela e Marcantonio Vilaça) com concepções administrativas e pedagógicas próprias no sentido de promover a melhoria na qualidade da educação no estado. O governo que sucedeu ampliou essa modalidade de ensino, adaptando escolas e construindo os CETIs com estruturas padronizadas, visando atender tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio.

4 A natureza fundamental dessa proposta é o acesso, permanência e sucesso de crianças e adolescentes nas escolas públicas e a melhoria da qualidade da aprendizagem. O aluno tem apoio educacional integral, melhorando o aprendizado escolar, aumentando a auto-estima e resgatando valores, reduzindo assim, os índices de evasão, de repetência e de defasagem do ensino e aprendizagem. Resolução nº 118/2008-CEE/AM

5 Quantitativo de Escolas de Tempo Integral
Capital/Interior Número de escolas - 22 Capital - 21 Interior – 01-Parintins Número de alunos – Capital – Interior – 1.060 * Fonte:SEDUC/DEPLAN

6 OBJETIVO GERAL Implantar e garantir nas Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral da rede pública do Estado do Amazonas, a melhoria do processo ensino e aprendizagem elevando em 100% os índices de aprovação e erradicando a evasão escolar.

7 DIRETRIZES Funcionamento:
A Escola Estadual de Educação em Tempo Integral funciona nos turnos matutino e vespertino. É desenvolvido o Currículo Básico compreendendo os Componentes Curriculares da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada, além das oficinas curriculares e os demais projetos pedagógicos no contraturno.

8 Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral: 1º ao 5º ano
Processo de matrícula: Questionário sócio-econômico Relação das Escolas: E. E. Almirante Barroso; E. E. Garcitylzo do Lago e Silva; E. E. Helena Araújo; E. E. Machado de Assis; E. E. Nossa Senhora das Graças; E. E. Prof. Roxana Pereira Bonessi; E. E. Rafael Henrique Pinheiro dos Santos; E. E. Santa Terezinha.

9 Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral: 6º ao 9º ano
Processo de matrícula: Processo Seletivo para os alunos do 5º ano por meio do rendimento escolar mencionado nos pareceres descritivos e atribuídos em ponto no SIGEAM até o 3º bimestre, sendo distribuídos o quantitativo do número de vagas em 85% para a rede estadual, 10% para a rede municipal e 5% para a rede particular.

10 Relação das Escolas E. E. Altair Severiano Nunes;
E. E. Djalma da Cunha Batista; E.E. Cinthia Régia Gomes do Livramento; E.E. Elisa Bessa Freire; E. E. Garcytilzo do Lago e Silva; E. E. Irmã Gabriele Cogels; E. E. Isaac Benzecry; E. E. João dos Santos Braga; E. E. Leonor Santiago Mourão; E. E. Marcantonio Vilaça II; E. E. Marquês de Santa Cruz; E. E. Zilda Arns.

11 Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral:
Ensino Médio. Processo de matrícula: Processo Seletivo para os alunos do 9º ano por meio do rendimento escolar até o 3º bimestre lançados no SIGEAM, sendo distribuídos o quantitativo do número de vagas em 85% para a rede estadual, 10% para a rede municipal e 5% para a rede particular.

12 Relação das Escolas: E. E. Áurea Braga Instituto de Educação do Amazonas; E. E. Irmã Gabriele Cogels; E. E. João dos Santos Braga; E. E. Marcantonio Vilaça I; E. E. Marcantonio Vilaça II; E. E. Petrônio Portela; E. E. Zilda Arns.

13 ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR:
Jornada Escolar de 8 horas diárias Carga horária semanal: 40 horas Período: manhã: 7h às 11h:15min tarde: 13h às 17h OBS: pelo horário da manhã é ministrado os componentes curriculares da Base Nacional Comum. À tarde são desenvolvidas Oficinas Curriculares.

14 Desempenho do Ensino Fundamental e Médio
ESCOLA IDEB 2005 2007 2009 2011 1 ETI Profª Roxana Pereira Bonessi 3,3 -N/D 5.3 2 ETI Almirante Barroso 3,9 4,9 3 ETI Santa Terezinha 3,0 4,4 4 ETI Nossa Senhora das Graças 3,6 2,6 5,6 5 ETI Prof. Djalma da Cunha Batista 5,9 6 ETI Marquês de Santa Cruz REF. N/D 5,0 ESCOLA ENEM 2006 2007 2008 2009 201O E.E. Senador Petrônio Portela 46.17 55.04 55.02 57,90 E.E Marcantonio Vilaça 45.50 51.30 48.70 58.30 Instituto de Educação do Amazonas 42.90 49.30 46.60 54.90

15 QUADRO DO LEVANTAMENTO DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

16 Seduc 03 Almirante Barroso 5 9 62 1 2 Garcytilzo do Lago Silva 24 50
Departamento de Programas e Políticas Educacionais Levantamento da Estrutura das Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral Nível de Ensino: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental CD Escolas estagiários 03 Almirante Barroso 5 9 62 1 2 Garcytilzo do Lago Silva 24 50 1.100 10 02 Helena Araújo 12 110 * 3 01 Machado de Assis 15 47 284 6 N. S. das Graças 22 300 ** 06 Rafael Henrique P.dos Santos 27 475 8 Prof. Roxana Bonessi 11 393 05 Santa Terezinha 09 153 4 Gab. Odontológico Sala de Enfermagem Sala de Descanso Nº de professores Quadro de Esporte Laboratório de Informática Laboratório de Ciências Nº de Alunos Biblioteca Brinquedoteca Escovódromo Sala de Mídias Pedagogos (as) Sala de Jogos Nº de salas Auditório Refeitório Piscina Real

17 SEDUC Departamento de Programas e Políticas Educacionais
Levantamento da Estrutura das Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral Nível de Ensino: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental CD Escolas estagiários 03 Altair S. Nunes 7 14 240 1 4 02 Djalma da C. Batista 16 54 531 * 3 Garcytilzo de L. e Silva 24 50 1.100 2 10 05 Irmã G. Cogels 12 17 335 Isaac Benzecry 8 250 06 João dos S. Braga 48 784 Leonor S. Mourão 9 175 Marcantonio Vilaça II 53 948 04 Marquês de S. Cruz 450 5 Zilda Arns 860 07 Cinthia Régia 08 Elisa Bessa Laboratório de Informática Laboratório de Ciências Sala de Enfermagem Quadro de Esporte Nº de professores Nº de Alunos Biblioteca Gab. Odontológico Nº de salas Brinquedoteca Escovódromo Sala de Descanso Sala de Mídias Auditório Sala de Jogos Pedagogos Refeitório Piscina Real

18 SEDUC 01 Instituto de Educação do Amazonas 24 37 716 1 3 2 05
Departamento de Programas e Políticas Educacionais Levantamento da Estrutura das Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral Nível de Ensino: Ensino Médio CD Escola estagiários Real 01 Instituto de Educação do Amazonas 24 37 716 1 3 2 05 Irmã Gabriele Cogels 12 17 335 * 4 06 João dos S. Braga 48 784 8 Marcantonio Vilaça I 09 21 291 Marcantonio Vilaça II 53 948 03 Petrônio Portela 18 27 672 Zilda Arns 54 860 7 Laboratório de Informática Laboratório de Ciências Gab. Odontológico Sala de Enfermagem Quadro de Esporte Nº de professores Nº de Alunos Biblioteca Brinquedoteca Escovódromo Sala de Mídias Nº de salas Sala de Descanso Auditório Sala de Jogos Pedagogos Refeitório Piscina

19 Previsão de ampliação das Escolas de Tempo Integral
Municipio Quantidade Manaus 04 Benjamin Constant 01 Coari Eirunepé Humaitá Iranduba 02 Manacapuru Manicoré Tabatinga Tefé São Gabriel da Cachoeira São Paulo de Olivença

20 INFRAESTRUTURA DOS CETIs
24 SALAS DE AULA; SALA DO GESTOR; SALA PEDAGÓGICA; SALA DOS PROFESSORES, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA; AUDITÓRIO, PISCINA, QUADRA DE ESPORTE, CAMPO DE FUTEBOL SOCYTE, AMBULATÓRIO, BRINQUEDOTECA, REFEITÓRIOS E SALA DE MULTI MÍDIAS.

21 RECURSOS DE APOIO AOS ALUNOS E PROFESSORES DOS CETIs EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO
Material de suporte ao Livro didático Assessoramento Pedagógico para Professores e Alunos Formação Continuada para Docentes -Horário de Trabalho Pedagogico –HTP --Reforço Escolar -Oficínas Pedagógicas Três Refeições Diárias

22 Melhoria da gestão de oferta de vagas nas escolas
MELHORIA DO ESPAÇO ESCOLAR NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL QUE FORAM ADAPTADAS Construção de quadras Manutenção preventiva e corretiva na infra-estrutura das escolas da rede estadual de ensino. Melhoria da gestão de oferta de vagas nas escolas

23 - FORTALECIMENTO E UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Ampliação do número de Escolas de Tempo Integral de Ensino Fundamental e Médio; - FORTALECIMENTO E UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ACESSO AOS AMBIENTES DE PESQUISAS - FAVORECER SAÚDE FÍSICA E MENTAL

24 - ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO
- ACESSO AOS BENS CULTURAIS E TECNOLÓGICOS - PROJETOS E OFICINAS

25 Considerações Finais A melhoria da qualidade da educação no Brasil é um desafio que deve ser enfrentado com determinação e coragem, só construiremos uma grande nação, se tivermos um bom sistema de ensino público, que permita a socialização do saber a população. A questão da qualidade do ensino é uma discussão de muitas décadas, muitas Leis foram criadas no sentido de melhorar o nível de ensino nas escolas públicas, mas ainda não alcançamos os resultados esperados,que é ter uma escola de qualidade para todos, acabando com a evasão e a repetência. Daí a implantação das escolas de Tempo Integral, como uma das alternativas para a melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas.

26 O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da ‘cara’ que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço...” (Moacir Gadotti)


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