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Vida Saudável Alimentação Saudável. Os Famosos Elementos do grupo: Cristiana Rosa Marinho Batista Andreia Filipa Carvalho Barros Fábio Daniel Da Silva.

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Apresentação em tema: "Vida Saudável Alimentação Saudável. Os Famosos Elementos do grupo: Cristiana Rosa Marinho Batista Andreia Filipa Carvalho Barros Fábio Daniel Da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Vida Saudável Alimentação Saudável

2 Os Famosos Elementos do grupo: Cristiana Rosa Marinho Batista Andreia Filipa Carvalho Barros Fábio Daniel Da Silva Azevedo Marco Alexandre Pereira Loureiro

3 Os famosos

4 Saúde total Os 10 mandamentos da boa alimentação Pirâmide da boa alimentação Obesidade

5 Saúde total Experimente comer num prato de sobremesa. Dá a impressão de uma refeição bem servida. O calor compromete a boa digestão, por isso faça as refeições em lugares arejados. Coma sempre sentado à mesa. Isso ajuda a criar padrões regulares de alimentação, evitando beliscar. Procure não fazer as refeições ouvindo música alta e agitada. Você pode entrar no mesmo ritmo e acabar comendo rápido. Aprenda a dizer não para si mesmo quando sentir vontade de repetir o prato. A segunda rodada é quase sempre gulodice e não fome. Evite líquidos e refrigerante nas refeições. Mesmo os refrigerantes diet ou light dilatam o estômago e dificultam a digestão. Mastigue bem. Assim, o estômago recebe melhor os alimentos e a saliva facilita a digestão de carbonatos. No final da refeição não fique na mesa fazendo hora. A televisão não combina com refeições. Distraído, você vai comer mais do que precisa. Descanse os talheres no prato entre uma "garfada" e outra. Esse truque ajuda você a comer devagar. Antes de querer repetir o prato, dê tempo para a mensagem da saciedade chegar ao cérebro. Comece a refeição com uma salada variada. Ao partir para os pratos quentes, você já vai estar com menos fome. Sempre que você já se sentir satisfeito, pare. Mesmo que reste um pouco de comida no prato.

6 Os 10 mandamentos da boa alimentação Vejamos pois os nossos “10 Mandamentos”: 1. Beber muita água (cerca de 2 litros), começando em jejum e ao longo de todo o dia, de preferência no intervalo das refeições. 2. Nunca “encher” demasiado o estômago, optando por pequenas refeições, várias vezes ao dia. 3. Eliminar o açúcar que é adicionado às bebidas e evitar o consumo de sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. 4. Reduzir para metade as quantidades habituais de batata, arroz, massa e leguminosas. 5. Reforçar sempre as refeições principais com quantidades generosas de salada crua ou legumes cozidos. 6. Guardar o pão e fruta para comer nos intervalos das refeições principais. 7. Cozinhar de forma simples, à base de cozidos, grelhados ou estufados sem gordura. 8. Ingerir diariamente um produto lácteo magro (leite/iogurte/queijo). 9. Preferir o azeite a qualquer tipo de gordura. 10. Comer mais vezes peixe do que carne e reduzir a quantidade habitual destes alimentos, podendo substitui-los, 1 a 2 vezes por semana, por ovos confeccionados sem gordura.

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8 Obesidade O que é a obesidade? De acordo com a OMS, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde. É uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade. A obesidade acarreta múltiplas consequências graves para a saúde O que causa a obesidade? O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental. Uma dieta hiper energética, com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, aliada a uma vida sedentária, leva à acumulação de excesso de massa gorda. Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, uma maior acumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da actividade física.


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