A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem de Programação II Parte VI Professora: Flávia Balbino da Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem de Programação II Parte VI Professora: Flávia Balbino da Costa."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Programação II Parte VI Professora: Flávia Balbino da Costa

2 Conteúdo Programático: Revisão (estruturas de decisão e repetição, procedimentos e funções ) Trabalhando com a Linguagem C Estrutura de dados homogêneas I - vetores Estrutura de dados homogêneas II - matrizes Estrutura de dados heterogêneas - registros Recursividade Ponteiros, alocação dinâmica, listas

3 Estrutura de dados homogêneas MATRIZES Matrizes são estruturas de dados similares a vetores, com a diferença básica de possuir uma dimensão a mais. Podemos pensar em uma matriz como sendo uma tabela homogênea, onde todas as informações nela armazenadas devem ser do mesmo tipo. Outra forma é pensar em matriz como sendo um vetor de vetores (podemos pensar em cada linha da tabela como sendo um vetor).

4 Estrutura de dados homogêneas MATRIZES Definimos uma variável matriz do seguinte modo: tipo VARIÁVEL[NUM_LINHAS][NUM_COLUNAS] As mesmas características de vetores podem ser aqui empregadas como, por exemplo, os índices da primeira dimensão e da segunda dimensão devem começar a partir de 0. Na prática, as matrizes (tabelas homogêneas) não são muito utilizadas. A sua utilização é maior em problemas matemáticos onde é utilizado o conceito matemático de matriz. Em nossos problemas, trabalharemos a maior parte com tabelas heterogêneas, que serão vistas mais tarde.

5 Estrutura de dados homogêneas MATRIZES Vejamos um exemplo de como ficaria uma matriz contendo 4 notas de 5 alunos:

6 Solução:

7 Exercícios: 1)Faça um programa que permita ler duas matrizes 3 x 3 de inteiros e apresente uma matriz que seja a soma dessas duas matrizes lidas. 2)Faça um algoritmo que leia uma matriz 3 x 3 de inteiros e a seguir, substitua, se houver, todos os valores negativos desta matriz por 1. Escreva a matriz modificada.

8 Exercícios: 3)Faça um algoritmo que efetue a leitura de uma matriz 4 x 6 de inteiros. A seguir, calcule e exiba a soma dos elementos da 4ª linha. 4)Dado uma matriz de ordem 3x3 faça um algoritmo que: a) Calcule a soma dos elementos da primeira coluna; b) Calcule o produto dos elementos da primeira linha; c) Calcule a soma de todos os elementos da matriz;

9 Exercícios: 5)Faça um programa que leia os valores de uma matriz A de 5 linhas e 3 colunas. Construir uma matriz B de mesmo tamanho, que será formada pelo fatorial dos elementos da matriz A.


Carregar ppt "Linguagem de Programação II Parte VI Professora: Flávia Balbino da Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google