A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leia o texto e faça o que se pede. Natal André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leia o texto e faça o que se pede. Natal André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore,"— Transcrição da apresentação:

1 Leia o texto e faça o que se pede. Natal André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore, enfeitaram as portas... André quis saber: _ Mãe, que é Natal? _ É a festa do nascimento do Menino Jesus. Nesse momento, a campainha tocou. Tia Marta e tio Valdemar estavam chegando. Ele estava contente e disse: _ Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Natal é tempo de ganhar dinheiro. Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou: _ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras. André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da sala e foi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha, Natália, falando ao telefone com uma amiga: _ Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo. E na cozinha, a cozinheira Zenilda reclamava: _ Eu não aguento. Todo Natal é esta trabalheira. Tenho que cozinhar tanto! Cada vez André entendia menos. Enquanto o menino pensava, viu que a avó vinha chegando. Depois de lhe dar um beijo, ela perguntou: _ Você está se comportando direitinho, André? Amanhã é Natal, dia de menino bonzinho ganhar presente. André, então, resolveu perguntar ao pai, de noite, o que era o Natal. E ouviu isto: _ É um dia ótimo, feriado! Não tenho trabalho. Antes de dormir, André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas: _ Natal... Natal... Natal...

2 Estudando o texto 1. Dê respostas bem completas: a) Qual era a maior dúvida que o menino dessa história possuía? b) Como André auxiliava sua mãe na preparação do Natal? c) Que explicação a mãe de André lhe deu sobre o Natal? d) Tia Marta não gostava da época do Natal? Por quê? e) Por que o pai de André achava que o Natal era um ótimo dia? 2. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna. (1) Natália ( ) Ficava observando as pessoas de sua casa. (2) Valdemar ( ) Vendia várias coisas no Natal. (3) André ( ) Estava cheia de serviço na cozinha. (4) Zenilda ( ) Comprou um vestido para o Natal. 3. Copie do texto as falas de cada personagem sobre o significado do Natal. Não esqueça do parágrafo e travessão. Zenilda Avó André 4. Numere as frases, de acordo com os acontecimentos da história. ( ) André ajudou a mãe a preparar a festa de Natal. ( ) O pai de André voltou do trabalho. ( ) O menino queria saber o que é o Natal. ( ) Zenilda reclamou da trabalheira do Natal. ( ) Os tios chegaram à casa de André.

3 5. Quem são as seguintes personagens: * André: * Marta: * Valdemar: * Natália: * Zenilda: 6. Complete livremente: Eu acho que o Natal é ______________________________ porque _____________________. 7. No texto aparece algumas palavras grifadas, leia e classifique-as de acordo com posição da sílaba tônica. 8. Em: Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou. Classifique as palavras destacadas em: a)Ditongo b)Hiato Complete usando os porquês. a) É importante lembrar do verdadeiro significado do Natal, é uma das festas cristãs mais importantes. b) Dependendo do país, o Natal não é comemorado, ? c) O Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo. d) Gostaria de saber o do esquecimento do verdadeiro sentido do Natal. e) na África e no Oriente Médio, onde pratica-se o Islamismo, Jesus Cristo não é reconhecido?

4 10. Leia o trecho a seguir, observe as palavras destacadas e marque a opção correta. Os símbolos de Natal são o presépio, que reconstitui a cena do nascimento de Jesus, a árvore de Natal, enfeitada com luzes, símbolo de Cristo, Luz do Mundo e, a troca de presentes como forma de confraternização. As palavras destacadas são classificadas como: ( ) artigo; ( ) preposição; ( ) conjunção. 11. Marque as orações em que as palavras destacadas são classificadas como conjunções. a) Gosto do Natal porque ganho muitos presentes. b) O verdadeiro significado do Natal está sendo esquecido e a nova estrela da festa é mesmo o Papai Noel... c) Entender o verdadeiro significado do Natal é vivenciar o nascimento do salvador todos os dias de nossa vida. d) Melhor do que todos os presentes embaixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz.

5 12. Leia as orações, observe a palavra a em cada frase e classifique-a em artigo, pronome ou preposição. Informei a mamãe que quero ganhar um presente. André estava ajudando a mãe a arrumar a árvore de Natal. Os irmãos a procuraram por toda a vizinhança, mas ninguém a tinha visto. 13. Leia o trecho a seguir e reescreva-o em discurso indireto. Titia Marta pediu um copo d'água e falou: _ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras. 14. Nas orações a seguir, separe o sujeito do predicado. Em seguida, circule o núcleo do sujeito. a) Na noite de Natal olhe para o céu e procure a estrela guia. b) O espírito de Natal entrou definitivamente na minha vida. c) Em algum lugar do mundo, Papai Noel fez muitas crianças felizes. d) Os pastores amáveis foram presentear o Menino Jesus.

6 15. Complete as frases abaixo com uma das formas dos verbos ter ou vir, no presente do indicativo: a) Ele ____________ participado da festa natalina. b) Eles ____________ participado da festa natalina. c) Ele ____________ para a entrega dos presentes. d) Eles ____________ para a entrega dos presentes. 16- Agora complete as frases com os verbos indicados entre parênteses, no presente do indicativo: a) Ele ____________ o título de melhor jogador europeu. (deter) b) Eles ____________ o título de melhor jogador europeu. (deter) c) Ele ____________ excelente padrão de jogo durante os 90 minutos. (manter) d) Eles ____________ excelente padrão de jogo durante os 90 minutos. (manter) e) Ele se ____________ da vida noturna antes dos jogos. (abster) f) Eles se ____________ da vida noturna antes dos jogos. (abster) g) Ele ____________ a bola no ataque com outros jogadores. (reter) h) Eles ____________ a bola no ataque com outros jogadores. (reter) i) Ele ____________ a torcida com dribles desconcertantes. (entreter) j) Eles ____________ a torcida com dribles desconcertantes. (entreter) k) Ele ____________ de um time da segunda divisão. (provir) l) Eles ____________ de um time da segunda divisão. (provir) ESTUDE BASTANTE PELO LIVRO E CADERNO.


Carregar ppt "Leia o texto e faça o que se pede. Natal André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google