A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

_ É a festa do nascimento do Menino Jesus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "_ É a festa do nascimento do Menino Jesus."— Transcrição da apresentação:

1 _ É a festa do nascimento do Menino Jesus.
Leia o texto e faça o que se pede. Natal André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore, enfeitaram as portas...     André quis saber:     _ Mãe, que é Natal?     _ É a festa do nascimento do Menino Jesus.     Nesse momento, a campainha tocou. Tia Marta e tio Valdemar estavam chegando. Ele estava contente e disse:     _ Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Natal é tempo de ganhar dinheiro. Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou:     _ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras.     André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da sala e foi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha, Natália, falando ao telefone com uma amiga:     _ Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo.     E na cozinha, a cozinheira Zenilda reclamava:     _ Eu não aguento. Todo Natal é esta trabalheira. Tenho que cozinhar tanto!     Cada vez André entendia menos.     Enquanto o menino pensava, viu que a avó vinha chegando. Depois de lhe dar um beijo, ela perguntou:   _ Você está se comportando direitinho, André? Amanhã é Natal, dia de menino bonzinho ganhar presente.     André, então, resolveu perguntar ao pai, de noite, o que era o Natal. E ouviu isto:     _ É um dia ótimo, feriado! Não tenho trabalho.    Antes de dormir , André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas:    _ Natal... Natal... Natal...

2 Estudando o texto 1. Dê respostas bem completas:
a) Qual era a maior dúvida que o menino dessa história possuía? b) Como André auxiliava sua mãe na preparação do Natal? c) Que explicação a mãe de André lhe deu sobre o Natal? d) Tia Marta não gostava da época do Natal? Por quê? e) Por que o pai de André achava que o Natal era um ótimo dia? 2. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna. (1) Natália          (   ) Ficava observando as pessoas de sua casa. (2) Valdemar      (   ) Vendia várias coisas no Natal. (3) André           (   ) Estava cheia de serviço na cozinha. (4) Zenilda         (   ) Comprou um vestido para o Natal. 3. Copie do texto as falas de cada personagem sobre o significado do Natal. Não esqueça do parágrafo e travessão. Zenilda Avó André 4. Numere as frases, de acordo com os acontecimentos da história. (    ) André ajudou a mãe a preparar a festa de Natal. (    ) O pai de André voltou do trabalho. (    ) O menino queria saber o que é o Natal. (    ) Zenilda reclamou da trabalheira do Natal. (    ) Os tios chegaram à casa de André. 

3 5. Quem são as seguintes personagens:
* André: * Marta: * Valdemar: * Natália: * Zenilda: 6. Complete livremente: Eu acho que o Natal é ______________________________ porque _____________________. 7. No texto aparece algumas palavras grifadas, leia e classifique-as de acordo com posição da sílaba tônica. 8. Em: “ Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou”. Classifique as palavras destacadas em: Ditongo Hiato 9. Complete usando os porquês. É importante lembrar do verdadeiro significado do Natal, é uma das festas cristãs mais importantes. Dependendo do país, o Natal não é comemorado, ? O Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo. Gostaria de saber o do esquecimento do verdadeiro sentido do Natal. na África e no Oriente Médio, onde pratica-se o Islamismo, Jesus Cristo não é reconhecido?

4 10. Leia o trecho a seguir, observe as palavras destacadas e marque a opção correta.
Os símbolos de Natal são o presépio, que reconstitui a cena do nascimento de Jesus, a árvore de Natal, enfeitada com luzes, símbolo de Cristo, Luz do Mundo e, a troca de presentes como forma de confraternização.  As palavras destacadas são classificadas como: ( ) artigo; ( ) preposição; ( ) conjunção. 11. Marque as orações em que as palavras destacadas são classificadas como conjunções. Gosto do Natal porque ganho muitos presentes. O verdadeiro significado do Natal está sendo esquecido e a nova estrela da festa é mesmo o Papai Noel... Entender o verdadeiro significado do Natal é vivenciar o nascimento do salvador todos os dias de nossa vida. Melhor do que todos os presentes embaixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz.

5 12. Leia as orações, observe a palavra a em cada frase e classifique-a em artigo, pronome ou preposição. Informei a mamãe que quero ganhar um presente. André estava ajudando a mãe a arrumar a árvore de Natal. Os irmãos a procuraram por toda a vizinhança, mas ninguém a tinha visto. 13. Leia o trecho a seguir e reescreva-o em discurso indireto. Titia Marta pediu um copo d'água e falou:    _ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras. 14. Nas orações a seguir, separe o sujeito do predicado. Em seguida, circule o núcleo do sujeito. Na noite de Natal olhe para o céu e procure a estrela guia. O espírito de Natal entrou definitivamente na minha vida. Em algum lugar do mundo, Papai Noel fez muitas crianças felizes. Os pastores amáveis foram presentear o Menino Jesus.

6 15. Complete as frases abaixo com uma das formas dos verbos “ter” ou “vir’, no presente do indicativo: a) Ele ____________ participado da festa natalina. b) Eles ____________ participado da festa natalina. c) Ele ____________ para a entrega dos presentes. d) Eles ____________ para a entrega dos presentes. 16- Agora complete as frases com os verbos indicados entre parênteses, no presente do indicativo: a) Ele ____________ o título de melhor jogador europeu. (deter) b) Eles ____________ o título de melhor jogador europeu. (deter) c) Ele ____________ excelente padrão de jogo durante os 90 minutos. (manter) d) Eles ____________ excelente padrão de jogo durante os 90 minutos. (manter) e) Ele se ____________ da vida noturna antes dos jogos. (abster) f) Eles se ____________ da vida noturna antes dos jogos. (abster) g) Ele ____________ a bola no ataque com outros jogadores. (reter) h) Eles ____________ a bola no ataque com outros jogadores. (reter) i) Ele ____________ a torcida com dribles desconcertantes. (entreter) j) Eles ____________ a torcida com dribles desconcertantes. (entreter) k) Ele ____________ de um time da segunda divisão. (provir) l) Eles ____________ de um time da segunda divisão. (provir) ESTUDE BASTANTE PELO LIVRO E CADERNO.


Carregar ppt "_ É a festa do nascimento do Menino Jesus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google