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ESTRUTURAS DE DADOS Algoritmos – Aula 04. Estruturas de Dados  Tópicos  Vetores  Matrizes  Registros  Registro de Conjuntos  Conjuntos de Registros.

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1 ESTRUTURAS DE DADOS Algoritmos – Aula 04

2 Estruturas de Dados  Tópicos  Vetores  Matrizes  Registros  Registro de Conjuntos  Conjuntos de Registros

3 Estruturas de Dados  Os tipos primitivos (inteiro, real, caracter e lógico) não são suficientes para representar todos os tipos de informação.  Particularmente quando temos mais de uma informação relacionada. Ex: Lista dos nomes dos alunos de uma sala, endereço de alguém etc.  Utilizaremos os tipos primitivos para construir outras estruturas de dados mais complexas.

4 Vetores  Também denominados Estruturas compostas homogêneas unidimensionais  Permitem a manipulação de um conjunto de informações de um mesmo tipo primitivo  Declaração : tipo vetor[40]; Onde:  vetor: Nome da estrutura unidimensional  40: Limite final do vetor, iniciando o índice em 0 e indo ate 39  tipo: Tipo primitivo base do vetor

5 Vetores  Manipulação: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 37 38 39 float vetor[40]; vetor[ 6 ] = 6.5; 6.57.85.3 vetor vetor [ 1 ] = 7.8; vetor [ 3 ] = 5,3; scanf("%d", &A); // supondo que foi informado 5 vetor [ A ] = 9.8; vetor [ A-1 ] = 9.1; scanf("%f",vetor[A+3]); // supondo que foi informado 4,7 9.89.14.7

6 Vetores int NotaAcima; float A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, Media; NotaAcima = 0; scanf("%f",&A);... scanf("%f",&J); Media = (A + B + C + D + E + F + G + H + I + J)/10; if (A > Media) { NotaAcima; } if (B > Média) { NotaAcima++; }... if(J > Média) { NotaAcima++; } printf("%d", NotaAcima); Algoritmo 4.1 – Notas acima da média usando variáveis simples

7 Vetores float vetor [10]; int NotaAcima, X; float Soma, Média; Soma  0; NotaAcima =0; for(X= 1; X<10; X++){ scanf ("%f", &vetor[X] ); Soma = Soma + vetor[X]; };}; Média = Soma / 10; for( X = 1; X <10 ; X++){ if( vetor[X] > Média ) NotaAcima++; } printf("%d", NotaAcima); Algoritmo 4.2 – Notas acima da média usando vetor

8 Matrizes  Também denominadas Estruturas compostas homogêneas multidimensionais  Permitem a manipulação de um conjunto de informações de um mesmo tipo primitivo  Declaração: int SALA [4][5]; Onde:  SALA: Nome da matriz  4: capacidade da primeira dimensão  5: capacidade da segunda divisão.  int: Tipo primitivo base da matriz

9 Matrizes  Manipulação: 0 1 2 3 Int A, B; SALA [ 1][2] = 5; MSALA SALA [ 2][1]= 6; SALA [ 0][1 ] = 7; A = 3; SALA [ A][B ]  8; SALA [ A ][B-2 ] = 9; SALA [ A-2 ][B-2 ] = 10; 0 1 2 3 5 6 7 89 10 11 12 SALA [ B ][ A ] = 11; SALA [ B-2 ][ A ] = 12; B = 2;

10 Matrizes  Exemplo: Cartão da Loteria Esportiva JgColuna 1EptColuna 2 1SantosCorinthians 2FlamengoFluminense 3PalmeirasSão Paulo 4VascoBotafogo 5PortuguesaXV de jaú 6São CaetanoXV de Piracicaba 7GrêmioInternacional 8HavaíFigueirense 9CoritibaAtlético-PR 10PaysandúJuventude 11Atlético-MGCruzeiro 12BrasiliensePonte Preta 13FortalezaGoiás 14EsportivoLondrina

11 Matrizes int Loteria[14][3]; int I, J, maisMar, nJogo, marLin; maisMar = 0; for(int I = 0; i<14; i++){ marLin = 0; for( J = 0; j <3; j++){ if(mLoteria[I][J] ==1){ marLin = marLin + 1; } } if(marLin > maisMar} { maisMar = marLin; nJogo = I; } } cout << “Jogo mais marcado: " << nJogo << "com " << maisMar; Algoritmo 4.3 – Loteria Esportiva, jogo mais marcado

12 Matrizes int Loteria [14][ 3]; inteiro I, J, maisMar, nColuna, marCol; maisMar = 0; for(int J=0; J<3; J++){ marCol=0; for(int I=0 ; I<14; I++){ if(mLoteria[ I][J] == 1){ marCol = marCol + 1; } } if(marCol > maisMar){ maisMar = marCol; nColuna = J; } } cout << "Coluna mais marcada: " << nColuna << "com " << maisMar; Algoritmo 4.4 – Loteria Esportiva, coluna mais marcada


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