A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
MANUEL ANTONIO DE ALMEIDA ( )

2 CARACTERÍSTICAS “Autobiografia” de Antonio César Ramos, escrita por Manuel Antonio de Almeida Obra atípica ou extemporânea, transição do Romantismo para o Realismo. Não há idealização das personagens Ausência de Maniqueísmo. Temos um herói malandro (parecido com o pícaro) que se dá bem. Retratação das camadas populares da sociedade carioca.

3 ESTRUTURA DA OBRA A novela está dividida em duas partes bem distintas: a primeira com 23 capítulos e a segunda com 25. Os episódios são quase autônomos, só ligados pela presença de Leonardo, dando à obra uma estrutura mais de novela que de romance. O leitor acompanha o crescimento do herói com sua infância rica em travessuras, a adolescência com as primeiras ilusões amorosas e aventuras, e o adulto, que, com o senso de responsabilidade, que essa idade exige, vai-se enquadrando na sociedade, o que culmina com o casamento.

4 FOCO NARRATIVO Memórias de um Sargento de Milícias é romance narrado em terceira pessoa, sendo um narrador-observador quem conta a história. O cinismo bem-humorado, as sistemáticas interferências nas situações sempre divertidas que relata, as ironias e as brincadeiras envolvendo costumes e personagens da época constituem alguns traços marcantes deste narrador, cujo juízo crítico a respeito do que vai documentando algumas vezes revela-se de forma claramente debochada.

5 FOCO NARRATIVO Além de romper com a tradicional postura idealizadora do narrador romântico, em relação aos indivíduos e também à terra, o narrador da obra ora suprime etapas narrativas, ora transita da terceira para a primeira pessoa. Assim, ele assume uma cumplicidade de caráter metalingüístico com o leitor, o que significa um anúncio de procedimentos modernistas, também percebido nas conversas com o leitor e nos comentários jocosos que faz à propósito do que conta.

6 ELEMENTOS DA NARRATIVA
Narrador: em 3 pessoa do singular, observador, que ironiza e satiriza os fatos. (Existência de leitor incluso) Espaço: a maior parte da história e narrada da periferia do Rio de Janeiro. Tempo: “Era no tempo do rei” ( ) Linguagem: é o primeiro a utilizar a linguagem coloquial.

7 PERSONAGENS Leonardo: “herói” ou memorando da narrativa. Mesmo tendo aprontado a vida inteira, Leonardo se da bem no final da história; temos assim resquícios do Romantismo. Leonardo Pataca: meirinho no Brasil, suposto pai de Leonardo, fruto de seu relacionamento com Maria da hortaliça. Major Vidigal: única personagem histórica, que no romance reprime a bagunça, arruaça e vagabundagem. Vidigal encarna a própria lei. Compadre: barbeiro, “médico” e tocador de rabeca. Cuida de Leonardo depois da separação de Leonardo e Maria.

8 PERSONAGENS Comadre: parteira, benzedeira e beata
Luisinha: (tinha como tutora D. Maria): grande amor da vida de Leonardo, porém, casou-se primeiro com José Manuel. Maria Regalada: amada de Vidigal Vidinha: tocadora de violão e prostituta, viveu com Leonardo por algum tempo.


Carregar ppt "MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google