A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fonologia autossegmental e geometria de traços

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fonologia autossegmental e geometria de traços"— Transcrição da apresentação:

1 Fonologia autossegmental e geometria de traços

2 Dois modelos, duas funções
Geometria de traços Modelo que pretende simular a organização das representações sonoras/fonémicas da língua (C e V). Representação autossegmental - Modelo que pretende representar os processos fonológicos que ocorrem numa dada língua (nasalização, assimilação, etc.)

3 Geometria de traços e autossegmental - qual a ligação?
A Fonologia autossegmental serve-se do modelo de organização da geometria de traços.

4 Geometria de traços Supõe que os traços distintivos estão organizados numa hierarquia (‘árvore’); Supõe que essa hierarquia obedeça a critérios específicos (nível de constrição); Os traços estão organizados em camadas e estão agrupados em nós classe (no final de 1 nó classe está um traço terminal). Os nós dependem directamente da raiz (o lugar que os traços mais importantes ocuparão, no topo); A raiz está ligada a uma posição de esqueleto, que corresponde a uma unidade abstracta de tempo.

5 X R B C D E F G a b c d e f g h Fiada do esqueleto Fiada da raiz
Nós de classe Nós de classe Nós terminais

6 Normas Há uma relação directa entre a raiz e os traços de modo de articulação que constituem as duas grandes classes de sons ([cons] e [soan]) - r/ com nível de constrição - é na raiz que deve estar especificada esta informação; Da raiz dependem imediatamente dois traços de modo de articulação ([lateral] e [nasal]); Da raiz dependem ainda dois nós classe ligados ao vozeamento e ao ponto de articulação (Laríngeo e Cavidade Oral) Os nós classe são escritos maiúsculas e os traços entre parênteses rectos.

7 Normas 5. Do nó Laríngeo depende o traços [vozeado];
6. Do nó Cavidade Oral depende o traços [contínuo] e os 3 nós classe do ponto de articulação: o Labial (c/ ou s/ [arredondado], dependendo se se trata de V ou C), o Coronal (de que depende o traço [anterior]) e o Dorsal (de que depende o traço [recuado]). 7. Deve especificar-se ainda, entre o nó Cavidade Oral e os 3 traços de ponto de articulação se se trata de uma V ou C (PAC ou PAV - Ponto de articulação de V/C - nas vogais, existe, por cima do PAV um nó Vocálico)

8 A representação das consoantes
Raiz [consonântico] [soante] Laríngeo [lateral] [nasal] Cavidade Oral [vozeado] PAC [contínuo] Labial Coronal Dorsal [anterior] [recuado]

9 Representação das vogais
Raiz [consonântico] [soante] Laríngeo [lateral] [nasal] Cavidade Oral [vozeado] Vocálico [contínuo] PAV Altura Labial Dorsal [alto] [baixo] [arredondado] [recuado]

10 Esta configuração reflecte a estrutura interna de um segmento e tem uma base fonética (articulatória); Os traços redundantes não devem estar presentes na representação de um segmento; Se apresentado em matriz, os nós classes presentes num segmento devem conter um ponto () e os traços os valores binários habituais (-/+).

11 A Fonologia autossegmental vai servi-se desta representação/organização para explicitar e descrever os processos que podem ocorrer numa dada língua ou num dado enunciado de fala.


Carregar ppt "Fonologia autossegmental e geometria de traços"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google