A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é VIDA? Não há uma definição. A vida manifesta-se no seres vivos através de características específicas, dos mesmos, tais como:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é VIDA? Não há uma definição. A vida manifesta-se no seres vivos através de características específicas, dos mesmos, tais como:"— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é VIDA?

3 Não há uma definição. A vida manifesta-se no seres vivos através de características específicas, dos mesmos, tais como:

4 Composição química Composição química Organização Organização Nutrição Nutrição Metabolismo - Homeostase Metabolismo - Homeostase Reações: irritabilidade - sensibilidade Reações: irritabilidade - sensibilidade Adaptação - evolução Adaptação - evolução Reprodução e hereditariedade Reprodução e hereditariedade

5 COMO A VIDA SE ORIGINOU NA TERRA?

6 BIOGÊNESE X ABIOGÊNESE

7 ABIOGÊNESE: Até meados do século XIX recorria-se à Teoria da Abiogênese (Geração Espontânea) para explicar a origem da vida na Terra. O que afirmava essa teoria? Os seres vivos podiam surgir espontaneamente a partir da matéria sem vida. Por ex: Vermes poderiam surgir espontaneamente a partir de cadáveres em putrefação. Répteis e anfíbios poderiam surgir do lodo do fundo dos lagos.

8 Abiogênese:

9 BIOGÊNESE: Francisco Redi – final do século XVII Vermes provêm de larvas de moscas Comprova esse fato através do seguinte experimento:

10 Luis Pasteur: Início do século XIX, Pasteur comprova, experimentalmente, que os seres microscópicos que se encontram nos alimentos, provêm da contaminação do ar, ou seja, um ser vivo somente se origina de outro ser vivo

11 Experimentos de Luis Pasteur:

12

13 CONCLUSÃO: Pasteur derruba, definitivamente, a teoria da Geração Espontânea, ou seja, a teoria da Biogênese é aquela que prevalece: um ser vivo surge somente pela reprodução de seres de sua espécie.

14 ASSIM, A VIDA TEM INÍCIO....

15 ..... na BASE da organização dos seres vivos: a CÉLULA.

16 CÉLULA TECIDO ÓRGÃOS SISTEMAS ORGANISMO

17 CÉLULA : unidade básica da vida.

18 A CÉLULA EM DIVISÃO!

19 Reprodução é o ato de dar origem a um novo ser vivo, para a continuidade da espécie. Reprodução é o ato de dar origem a um novo ser vivo, para a continuidade da espécie.

20 Para que ocorra a reprodução, a célula DEVE sofrer DIVISÃO.

21 1 célula 2 células DIVISÃO: 4 células E assim por diante....

22 A DIVISÃO CELULAR OCORRE COM OBJETIVOS DE: REPRODUÇÃO (em seres pluricelulares) CRESCIMENTO REPOSIÇÃO FRATURAS, CICATRIZAÇÃO, REGENERAÇÃO,..... REPRODUÇÃO (em seres unicelulares)

23 TIPOS DE REPRODUÇÃO: A) SEXUADA: com a participação de gametas (células reprodutoras). B) ASSEXUADA: sem a participação de gametas (células reprodutoras).

24 REPRODUÇÃO ASSEXUADA (Ex: em seres unicelulares) REPRODUÇÃO SEXUADA (Ex: em vegetais e maioria dos animais)

25 VEGETAIS:Célula reprodutora masculina ou gameta masculino = PÓLEN (produzida no androceu).

26 VEGETAIS:Célula reprodutora feminina ou gameta feminino = ÓVULO (produzida no gineceu).

27 ANIMAIS : Célula reprodutora feminina ou gameta feminino = ÓVULO (ovócito).

28 ANIMAIS:Célula reprodutora masculina ou gameta masculino = ESPERMATOZÓIDE

29 FECUNDAÇÃO (animais) : é a união do espermatozóide com o óvulo (ovócito), ocorre nas tubas uterinas, dando origem ao ovo ou zigoto Importante: apenas um espermatozóide é responsável pela fecundação do óvulo (ovócito).

30

31 EMBRIOGÊNESE:

32 OVO ou ZIGOTO 2 BLASTÔMEROS 4 BLASTÔMEROS 8 BLASTÔMEROS MÓRULA

33

34 .... daí para frente ocorre a formação, desenvolvimento de um novo ser vivo!


Carregar ppt "O que é VIDA? Não há uma definição. A vida manifesta-se no seres vivos através de características específicas, dos mesmos, tais como:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google