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Prof. Dr. Luiz Antônio M. Pereira

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Apresentação em tema: "Prof. Dr. Luiz Antônio M. Pereira"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Luiz Antônio M. Pereira
Participantes: Carla Fogel Daniel Petralanda Santos Luiz Antonio Barbosa Maurício Sennos Tavares Moreno Lucas Gontijo Orientação: Prof. Dr. Luiz Antônio M. Pereira Boa noite a todos, Nós viemos aqui apresentar o SIMOS, que é um sistema integrado de controle de material e ordens de servico. Os participantes do projeto são

2 Agenda Apresentação O SIMOS Software Livre Apresentação do Protótipo
Como surgiu a Idéia Avaliação da Idéia Pesquisa de Mercado Framework do Processo Expectativas O SIMOS Plano de Testes Implantação Software Livre Apresentação do Protótipo Tecnologias SIMOS

3 Como surgiu a Idéia Software Livre Multi-plataforma Mobilidade
Comunicação dispositivo Móvel/Servidor Público alvo Empresas prestadoras de serviços que possuem técnicos em campo Em conversa dos integrantes do grupo com o professor Luiz Antonio, surgiu a idéia de um sistema móvel para a gestão das ordens de serviço e controle de estoque. Nessa conversa, ficou definido que : Este sistema seria implementado sob a forma de software livre (licença aberta); Sistema multi-plataforma A questão da mobilidade....Teria a comunicação entre um dispositivo móvel e um servidor; E o perfil das empresas seriam: empresas prestadoras de serviços de instalação e manutenção de equipamentos, e que possuem técnicos em campo SIMOS

4 Avaliação da Idéia Pontos Fortes Dificuldades Idéias inovadoras
Software Livre Mobilidade Perfil do Cliente Dificuldades Perfil do Cliente Direcionamento Focar x Generalizar Tecnologia desconhecida Pontos Fortes O conceito de Software Livre esta em alta no mercado, sendo cada vez mais utilizado A Mobilidade,Comunicação entre o celular/servidor... Que tambem ainda não tinham sido implementadas por nenhum grupo; Agente não teria um Cliente específico e sim um Perfil dos Cliente que utilizariam o sofware. A primeira impressão, era que não ter um cliente específico seria uma grande vantagem para o grupo, mas ao começar o projeto, isso foi tido como uma grande dificuldade... Porque??? 1º- por não ter uma empresa específica, o grupo não tinha um direcionamento concreto... Em um porjeto com cliente real, esse especificaria o processo atual, as melhorias... Os analistas criam os casos de uso, o cliente assina e pronto.... No nosso caso, tudo teve que ser pesquisado, por exemplo: o processo atual das empresas que se enquadravam no perfil, os Problemas, as necessidades etc... O grupo não tinha alguem que falasse “o processo atual é esse... Nossos problemas e necessidades são esses...” 2º- Ao invés de focar, agente tinha que Generalizar... E voces sabem, construir um sistema genérico não é facil Outra dificuldade... Nenhum integrante do grupo dominava uma linguagem de programação para celular ou seja, teriamos que aprender uma linguagem nova em menos de 3 meses. Mesmo com essas dificuldades, o grupo resolveu aceitar o desafio, e o resultado voces vao ver daqui a pouco. SIMOS

5 Pesquisa de Mercado Não existe solução aberta no mercado
O que mais se aproximava da idéia... Fazion (FAZserv) M4U (aplicações customizadas) nTime (dispara) controle de operação de campo com status em tempo real sobre coleta/entrega O proximo passo do grupo, seria uma pesquisa de mercado... Nessa pesquisa, identificou-se que não havia no mercado uma solução aberta, que contemplasse a gestão de ordens de serviço e controle de estoque, que é a idéia do nosso sistema Em nossas pesquisas, observou-se que o que mais se aproximava da nossa idéia, era proposto por empresas como a M4u, fazion e NTime Fazion, tem um sistema que apenas envia OS’s para os técnicos de campo A M4U, se propoe ao desenvolvimento de aplicações customizadas para telefone móvel, mas não tem um produto específico com o intuito do nosso sistema. nTime, controla a operaçao de campo e o status da os’s Mas a grande diferença do nosso sistema com relação a esses, é que esses sistemas são pagos. ... mas são pagas!!!! SIMOS

6 Framework do Processo Em nossas pesquisas, Em conversa o técnico de uma empresa que se enquadrava no pergil para a aquisição do SIMOS, verificou-se que o processo atual é o seguinte:

7 Expectativas Menor custo operacional correspondente à locomoção e impressão de OSs (gastos desnecessários) Combustível Tempo Maior eficiência no atendimento a OSs Maior confiabilidade nos dados da OS Otimização na alocação de técnicos a OS (distância e agenda) Planejamento dinâmico do técnico (real-time) Maior aproveitamento do tempo (mais clientes em menos tempo) -> Maior satisfação do cliente Maior confiabilidade no controle de estoque Otimização do controle do estoque central, evitando a falta de peças e equipamentos Controle do estoque do veículo em tempo real Melhor acompanhamento do desempenho e do expediente dos técnicos Tempo- Ganho de tempo, pois o O técnico precisa passar na central, todos os dias, de manha para pegar as OS´s e no final do espediente deixa-las Diminui o tempo ocioso do técnico - Se o técnico gastar menos tempo que o planejado, para execução das OS´s , ele encerra o expediente antes de concluir suas horas de trabalho, e o número de clientes atendidos fica abaixo do suportado pela empresa. Maior confiabilidade nos dados da OS Dados não serão preenchido a mão (o que gera erros) e terão opcoes de escolha, como material Otimização na alocação de técnicos a OS (distância e agenda) O técnico alocado para a os, será o que estiver em melhores condições no momento (serão avaliados distancia e agenda do técnico) Planejamento dinâmico do técnico (real-time) Replanejar ordens de serviço durante o transcorrer do dia, permitindo assim cobrir eventuais mudanças. SIMOS

8 SIMOS SIMOS - Sistema Integrado de Controle de Material e Ordens de Serviço Solução aberta Uso intensivo de dispositivos móveis Benefício imediato Cliente Eficiência no atendimento Controle preciso do estoque Com isso em mente, decidimos desenvolver uma solução freeware para gestão das Ordens de Serviço e Controle de Estoque, que seja código aberto e que faça uso intensivo de dispositivos móveis, de forma que as empresas interessadas possam se beneficiar de imediato dessa solução. Portanto, empresas que utilizarem o sistema, além de eficiência no atendimento aos clientes, poderão ter um controle preciso do seu estoque. SIMOS

9 SIMOS Acesso ao sistema peloTécnico OS associada ao técnico
Baixar OS (celular) Enviar informações (status e material) OS associada ao técnico Dia do técnico Estados de andamento da OS (status) O acesso ao sistema pelos técnicos será feito segundo a nova realidade tecnológica, ou seja, os profissionais técnicos receberão suas ordens de serviço para atendimento via aparelhos celulares,executa o atendimento e informarão o tipo e quantidade de material utilizado pelo mesmo meio, o celular. No SIMOS são abertas diversas ordens de serviços, e cada uma é associada a um ou mais técnicos. O sistema permite que as ordens de serviço sejam alocadas a técnicos de acordo com a região. A idéia é que o técnico mais proximo do endereco da OS e que tenha horario disponivel atenda a OS O passo a passo do dia do técnico funciona da seguinte maneira... Começa o dia de trabalho dele que por sua vez baixa a OS, que contem as informações necessarias para o atendimento tais como: endereco, descricao do servico, nome do cliente, o status OS (em andamento) e segue para executa-la. Chegando na casa do cliente, o técico executa os serviço e ao final informa via celular, o material utilizado, e o status da OS. Se ouver algum problema na execução do servico, ou o cliente não se encontrar em casa, o técnico imediatamente informa o status da OS, que seria pendente, informa o motivo e baixa sua proxima OS. As ordens de serviço terão estados de andamento, que ajudarão a controlar a mesma como por exemplo: em aberto, aguardando fornecedor, aguardando cliente, em execução, concluída, dentre outros estados que poderão ser configurados pelo administrador do sistema. SIMOS

10 SIMOS Compatibilidade Integração entre as bases de dados Flexibilidade
Servidor Sistema Operacional para o qual exista uma JDK MySQL 5.0 Glassfish v2 Dispositivo Móvel Acesso a internet Java Mobile Edition (JME) perfil MIDP (Mobile Internet Device Profile) v2.0 Integração entre as bases de dados Processos bem definidos Informações necessárias Flexibilidade Um dos pontos fortes do SIMOS é a compatibilidade, pois é feito em Java (JEE, JME). Vale ressaltar que mesmo utilizando Java, ainda há diferenças significativas que impedem uma padronização real. Outro diferencial do SIMOS é que as empresas que resolverem adotá-lo e que tiverem seus processos bem definidos, não perderão sua base de dados atual. No entanto é necessário que o sistema contemple todas as informações para que o SIMOS funcinone de forma adequada. O sistema possibilitará a integração entre a base de dados nova e a base legada. Pela sua flexibilidade, o SIMOS estará preparado para ser implantado tanto em empresas não informatizadas quanto em empresas que já possuam algum sistema. SIMOS

11 Plano de Testes Testes de Unidade Testes de Sistema
Caixa preta Caixa Branca Testes de Sistema Testes de Integração Testes de Aceitação Teste de Ciclo de Negócios Teste de Desempenho Teste de Segurança e Controle de Acesso No SIMOS, Foram feitos os Testes. • Testes de unidade. • Caixa preta • Caixa Branca • Testes de sistema. • Testes de integração. • Testes de aceitação. Vou falar de 3 testes especificos Teste de Ciclo de Negócios No SIMOS, foi adotado o ciclo de um mês de trabalho, 24 horas por dia, 7 (sete) dias por semana, assim garantindo a Confiabilidade dos sistema. Este período permite simular o andamento do perfil das empresas que adotarem o SIMOS, sendo suficiente para este propósito. Teste de desempenho Foram mapeadas as ações que produzem maior demanda do banco de dados, Os resultados foram comparados de acordo com a: quantidade de dados retornados e quantidade de acessos simultaneos a mesma operação Teste de Seguranças e Controle de Acesso Para validar as telas de logon. Foram realizadas tentativas de logon válidas, tentativas de logon inválidas, assim avaliando o nível de segurança do sistema. SIMOS

12 Software Livre Responsabilidades do Cliente Treinamento de Usuários
Entrada em Produção Treinamento de Usuários Público-alvo: O treinamento destina-se aos Auxiliares Administrativos, Atendentes, Almoxarifes, Supervisores , Técnicos envolvidos no sistema. Recursos utilizados: Será disponibilizado um manual que pode ser usado no treinamento dos usuários do sistema. Responsáveis pelo treinamento: esse tópico é de responsabilidade do própio cliente, com base no manual do usuário, se esse cliente não quiser contratar nenhum serviço Entrada em Produção A entrada em produção será feita após a carga das tabelas e treinamento dos usuários e deverá substituir as operações manuais para as quais o sistema foi desenvolvido. Por se tratar de um software livre, esses processos serão feitos pelo própio cliente. SIMOS

13 Software Livre Feedback da Comunidade Novas idéias Sugestões Testes
... Mas...Qual é a nosssa idéia de software livre?? Em relação a aprendizado: Colocar o sistema em um site (SourceForge, que é um portal de código aberto ), para que possa ser baixado por qualquer um ganhando com isso novas idéias, sugestões e testes SIMOS

14 Software Livre Fonte de Renda Customização da Aplicação
Prestação de Serviço Instalação do software Treinamento dos usuários do sistema Suporte técnico Informações técnicas sobre o sistema Informações atualizadas sobre novidades Solução de dúvidas Solução de problemas encontrados Quando se fala de software livre, a primeira impressão que se tem, é que será desenvolvido um software, e que esse não lhe trará retorno financeiro... A nosssa idéia de software livre em relaçaõ a retorno financeiro: 1- Customização da aplicação a empresa baixou o software (no site, no sourceforge), testou, gostou da idéia... mas queria que o software fosse customizado para ela... tivesse a cara da empresa 2-venda de serviços tais como: Instalação do software Treinamento dos usuários do sistema Suporte técnico Falando um pouco do suporte, o que ele seria... A empresa adquire o SIMOS, e contrata um pacote de serviços, pré definido O Suporte Técnico tem como objetivo ajudar os clientes a fazer a melhor utilização das suas soluções e apoiá-los nas seguintes atividades: SIMOS

15 SIMOS Apresentação do Protótipo
Participantes: Carla Fogel Daniel Petralanda Santos Luiz Antonio Barbosa Maurício Sennos Tavares Moreno Lucas Gontijo Orientação: Prof. Dr. Luiz Antônio M. Pereira SIMOS

16 Tecnologias Java Enterprise Edition 5.0 (JEE5)
Java Micro Edition 5 (JME5) Wireless Toolkit 2.5.2 MySQL Essential 5.0 Mysql Workbench Glassfish v2 (Sun Java System Application Server 9.1) Java Server Pages (JSP 2.1) Java Standard Tag Libs (JSTL 1.2) Java Server Faces (JSF 1.2) Hyper Text Markup Language (HTML) JavaScript Session Beans EJB JUDE Community 5.4 Eclipse 3.4 (Ganymede) Subversion O SIMOS será implementado em Java. No servidor será utilizado Java Enterprise Edition 5.0 (JEE5) e no celular Java Micro Edition 5. MySQL 5.0 será utilizado como sistema gerenciador de banco de dados e Sun Java System Application Server 9.1 (ou Glassfish v2) como servidor de aplicações. Será adotado um padrão multi-camadas que vai bem além do padrão MVC. O módulo midp funciona dentro do dispositivo móvel e encapsula a lógica de interação com o usuário e a conversação como o Servidor de Aplicações. A camada de visão é responsável por exibir e capturar informações. A camada de controle é responsável por controlar o fluxo de navegação e realizar as conversões entre os dados da tela e os dados que serão transmitidos à camada de negócios, implementada através de Session Beans EJB. Tanto a camada de visão quanto a de controle estão dentro do módulo web. A camada de modelo representa o domínio do aplicação: são as classes puras que representam entidades de negócio. O modelo utiliza elementos da camada de persistência Java Persistence API 1.0. A camada de modelo e a camada de persistência estão dentro do módulo ejb. A camada Web acessa a camada EJB através de Stateless Session Façade Beans. As camadas Web e EJB compõem uma camada de mais alto nível, codinome Ear (Enterprise Aplication Resource). SIMOS


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