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DED –Diretoria de Estudos Doutrinários

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Apresentação em tema: "DED –Diretoria de Estudos Doutrinários"— Transcrição da apresentação:

1 DED –Diretoria de Estudos Doutrinários
FASE 2C AULA 09 A PRÁTICA MEDÍUNICA: OS SINTOMAS DA MEDIUNIDADE DED –Diretoria de Estudos Doutrinários Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote º Andar- Sala Telefone: -

2 OBJETIVOS Desmitificar a idéia de que mediunidade é manifestação patológica Definir e caracterizar Mediunidade Natural e Mediunidade de Prova Definir e caracterizar os sintomas da “Eclosão da Mediunidade” Conceituar os sintomas decorrentes da faculdade mediúnica: eclosão e mediunidade reprimida Recomendações iniciais em caso de mediunidade aflorada.

3 Mediunidade versus Patologia
Mediunidade: faculdade neuropsíquica, resultado de adaptações no sistema nervoso central. Traçado das ondas cerebrais de um médium em transe assemelha-se ao caso dos disrítmicos. Essa semelhança pode levar à crença de que mediunidade seria patologia. Distúrbios resultantes da mediunidade não têm sua causa na faculdade mediúnica, mas sim no espírito eterno portador da faculdade.

4 Mediunidade Natural e Mediunidade de Prova
À medida que evolui e se moraliza, o indivíduo adquire faculdades psíquicas e aumenta, consequentemente, sua percepção espiritual. A isso denominamos Mediunidade Natural. É o ideal a ser atingido por todas as criaturas no tempo e a intuição é a sua forma mais avançada e perfeita. A muitos, entretanto, são concedidas faculdades psíquicas como concessão divina. Não as conquistaram, mas receberam-nas de empréstimo, por antecipação, numa posse precária, que fica dependendo do modo como forem utilizadas, da forma pela qual o indivíduo cumprir a tarefa cujo compromisso assumiu, no plano espiritual, ao recebê-la. A isso denominamos Mediunidade de prova. (Mediunidade - Edgar Armond)

5 Sintomas da Eclosão Mediúnica
“Conjunto de sintomas desarmônicos que se manifesta intempestivamente em conseqüência da captação dos múltiplos padrões vibratórios dos espíritos que povoam a dimensão extrafísica. O processo se instala independentemente da vontade, do sexo, da idade e das convicções religiosas das pessoas”. (“Mediunidade e Medicina”, Vitor R. Costa) A experiência de Regina – personagem de Diversidade dos Carismas – Hermínio Miranda a espera por uma explicação primeiros passos passividade identificações indesejáveis comportamento padronizado a dúvida novos rumos e esperanças a crítica

6 Sintomas da Eclosão Mediúnica
Alguns dos indícios do desabrochar da mediunidade: Alterações emocionais súbitas; Acentuada sensibilidade emotiva; Vidências; Necessidade compulsiva e inoportuna de escrever idéias que não lhe são próprias; Calafrios, sensação de formigamento nas mãos e na cabeça; Mal-estar em determinados ambientes ou em presença de certas pessoas; Sensações de enfermidades inexistentes (Mediunidade: Caminho para ser feliz - Suely Caldas Schubert, cap. 3.)

7 Sintomas da Eclosão Mediúnica
O desabrochar da mediunidade representa para o ser humano um horizonte novo que se abre para ele. É um chamamento, um convite a fim de que se volte para o bem, que desperte para as realidades maiores da vida. É uma responsabilidade sim, mas, sendo vivenciada com seriedade, com amor e disciplina, será sempre fonte de benefícios, em primeiro lugar para o próprio médium. (Mediunidade: Caminho para ser feliz- Suely Caldas Schubert, cap. 3)

8 Tratamento da Sintomas da Eclosão
- Havendo presença de perturbação espiritual, a terapia desobsessiva é de caráter emergencial; Recursos para a melhoria do padrão vibratório do paciente: freqüência a palestras doutrinárias, leituras, atividades na assistência social; Tratamento com passes e água fluidificada para reequilibrar os centros de força; A terapêutica espiritual não exclui a participação médica, se esta se fizer necessária para corrigir os desgastes físicos.

9 Recomendações iniciais para Mediunidade Aflorada
Disciplina e preparação que habilite o médium ao serviço e o conscientize dos verdadeiros fins da mediunidade. Estudo sistematizado - a instrumentação necessária para mudanças de concepção e reavaliação de valores. Trabalhos de assistência social, leituras construtivas, passes e culto do Evangelho no Lar. Freqüência às reuniões públicas. Cultivo da oração. Reforma interior.

10 Sintomas da Eclosão Mediúnica
Uma pessoa com problemas mediúnicos deve ser encaminhada, sem risco, para uma reunião mediúnica? O médium sincero necessita compreender que, antes de cogitar da doutrinação dos Espíritos, ou de seus companheiros de luta na Terra, faz-se mister a iluminação de si próprio pelo conhecimento, pelo cumprimento dos deveres mais elevados e pelo esforço de si mesmo na assimilação perfeita dos princípios doutrinários. No desdobramento dessa tarefa, jamais deve descuidar-se da vigilância, buscando aproveitar as possibilidades que Jesus lhe concedeu na edificação do trabalho estável e útil. (...)O estudo da Doutrina e sobretudo o cultivo da auto-evangelização devem ser ininterruptos. O médium sincero sabe vigiar, fugindo da exploração material ou sentimental, compreendendo, em todas as ocasiões, que o mais necessitado de misericórdia é ele próprio, a fim de dar pleno testemunho do seu apostolado “. Emmanuel - O Consolador

11 Sintomas da Mediunidade Reprimida - conceito
“(...) situação de represamento da faculdade que, impedida de manifestar-se livremente por um bloqueio induzido ou por uma interrupção voluntária, pode levar o médium ao desequilíbrio e à enfermidade obsessiva. Fenômeno decorrente da paralisação de seu exercício e obviamente só identificada em médiuns atuantes que, por um motivo qualquer, interrompem-na.” (Vítor Ronaldo Costa, “Mediunidade e Medicina) Conseqüências da interrupção do exercício mediúnico Ao longo do tempo - produz descompensação no metabolismo energético do perispírito, que se ressente da captação vibratória dos múltiplos campos espirituais, sem a possibilidade da drenagem natural dessas energias. Como a faculdade mediúnica continuará existindo – pode provocar processo obsessivo (dependendo do tipo de companhia e afinidade espiritual do indivíduo). O livre arbítrio sempre será respeitado, contudo, aquele que é portador da mediunidade ostensiva, não deixará de ser médium simplesmente porque deixou de freqüentar a atividade mediúnica.

12 Sintomas da Mediunidade Reprimida - Causas Bloqueio induzido exógeno:
Provocado por fatores externos que influenciam negativamente o comportamento psicológico do médium, como a tese do animismo, a pressão por comunicações, etc. Exemplo: temos a história de Eulália, médium amorosa, dedicada, mas que não havia completado as aquisições culturais no campo científico e consequentemente, não era capaz de expressar fielmente o pensamento de um médico que se manifestava através de sua mediunidade. Surgia a tese animista e Eulália, abatida e desanimada, era carinhosamente assistida por Calderaro, o mentor espiritual. (Mediunidade e Medicina- Síndrome da mediunidade reprimida- Vitor Ronaldo Costa e No Mundo Maior-Francisco Cândido Xavier- Pelo Espírito André Luiz,cap.9.)

13 Sintomas da Mediunidade Reprimida - Causas Bloqueio induzido endógeno:
Gerado no próprio psiquismo do médium tendo como causas o excessivo rigor e a falta de espontaneidade, a desconfiança de tudo e de todos. Exemplo: o depoimento de uma médium que faliu por um desses motivos: “Tive medo de tudo e de todos. Preparei-me o bastante para reparar antigos débitos e efetuar edificações novas; contudo, não vigiei como se impunha. O chamamento ao serviço ressoou no tempo próprio... Mas desconfiei dos homens, dos desencarnados e até de mim mesma...” ( Mediunidade e Medicina- Síndrome da mediunidade reprimida- Vitor Ronaldo Costa. Os Mensageiros- Francisco Cândido Xavier- Pelo Espírito André Luiz, cap.9.)

14 Sintomas da Estafa Mediúnica - Causas Interrupção Voluntária:
Provocada por motivos pessoais os mais variados, como, os desentendimentos no grupo, insatisfações, problemas familiares impeditivos e outros mais. Recorramos mais uma vez aos depoimentos dos médiuns falidos: “ Fiz quanto pude; mas(...) e o marido? Amâncio nunca se conformou. Se os companheiros de doutrina me convidavam aos estudos evangélicos, revoltava-se ciumento...” “ Não executei minha tarefa mediúnica, em virtude da irritação que me dominou, dada a indiferença dos meus familiares pelos serviços espirituais...” (Mediunidade e Medicina – Síndrome da mediunidade reprimida- Vitor Ronaldo Costa e Os Mensageiros- Francisco Cândido Xavier- Pelo Espírito André Luiz, cap.9.)

15 Sintomas Mediúnicos Médiuns e Mediunidade – Pelo fato de radicar-se no organismo, o seu uso há que ser controlado e posto em regime de regularidade, evitando-se o abuso da função, que lhe desgasta as forças mantenedoras, como a ausência da ação, que lhe obstrui mais amplas aptidões que somente se desenvolvem através de equilibrada aplicação. (Médiuns e Mediunidades- Divaldo P. Franco – Pelo Espírito Vianna de Carvalho, cap.14)

16 Sintomas Mediúnicos A prática correta da mediunidade nenhum perigo oferece a quem quer que seja. Não é a mediunidade que responde pela eclosão do fenômeno obsessivo. O cultivo correto das faculdades mediúnicas constitui um dos antídotos eficazes contra a obsessão. O exercício correto da mediunidade, a educação das forças nervosas, a canalização dos valores morais para o bem, brindam o indivíduo com equilíbrio, harmonia, dele fazendo mensageiro da esperança, operário da caridade e agente do amor, onde quer que se encontre, a serviço da própria elevação espiritual. (Médiuns e Mediunidades-Divaldo P. Franco- Pelo Espírito Vianna de Carvalho, cap. 11,13 e 16).

17 CONCLUSÃO A mediunidade exige cuidados específicos para um desempenho eficaz e tranqüilo. Os distúrbios que lhe são atribuídos decorrem das distonias emocionais do seu portador que, Espírito endividado, reencarna-se enredado no cipoal das próprias imperfeições, das quais derivam seus conflitos e suas perturbações. O estudo e a prática do Espiritismo constituem um antídoto eficaz para tais perturbações, pelas orientações que proporcionam, esclarecendo-lhe o mecanismo do intercâmbio e, ao mesmo tempo, dando-lhe sentido e direção. (Qualidade na Prática Mediúnica, questão 38)

18 Referências Bibliográficas
1) O Livro dos Médiuns – Allan Kardec – Item 221 2) Mediunidade e Medicina – Vitor Ronaldo Costa, 2ª edição, pág 116 a 161 3) Qualidade na Prática Mediúnica – Projeto Manoel P. de Miranda, questão 38 4) Diretrizes de Segurança – Divaldo P. Franco e J. Raul Teixeira, questões 25, 26, 45, 52 e 96 5) Enfoques Científicos na Doutrina Espírita – Jorge Andrea, Capítulo “Mediunidade e Disritmia Cerebral” 6) Diversidade dos Carismas - Hermínio C. Miranda, Vol I, cap. I e II.


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