A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brincadeiras Indígenas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brincadeiras Indígenas"— Transcrição da apresentação:

1 Brincadeiras Indígenas
Período Opcional

2 INTRODUÇÃO Todas as crianças gostam de brincar. Aprendem novas brincadeiras com seus pais, na escola, com os colegas, assistindo programas de televisão, etc. Em cada cultura, em cada lugar do mundo, as crianças possuem suas brincadeiras tradicionais. Nosso país, antes da chegada dos portugueses, era habitado pelos indígenas, atualmente, a população indígena é muito pequena, mas as crianças preservam suas tradições e brincadeiras. Você sabe como as crianças indígenas brincam? Você já brincou com alguma brincadeira de origem indígena? Conhece alguma? Veja este vídeo com uma brincadeira indígena: Como são crianças que gostam de brincadeiras novas, convidamos vocês a aprender novas brincadeiras de origem indígena.

3 TAREFAS As crianças do Pioneiro que não fazem parte da turma do Opcional, não conhecem as brincadeiras indígenas e não terão a mesma oportunidade que vocês de pesquisar e brincar juntos. Para que possamos divulgar estas brincadeiras para as demais crianças do colégio, resolvemos contratar repórteres para criar um documentário, divulgando estas brincadeiras para que as crianças do nosso colégio possam também brincar com as brincadeiras indígenas. Como vocês já estão estudando as brincadeiras, convidamos vocês para serem os repórteres desta missão! A missão de vocês será criar um documentário, que explique algumas brincadeiras indígenas, filmando como elas são e divulgando para os demais alunos.

4 PROCESSO http://pibmirim.socioambiental.org/
Para construir o documentário passaremos pelas seguintes etapas: Sua turma deverá ser dividida em grupos, cada um deverá escolher uma brincadeira indígena. Pesquise as brincadeiras nos seguintes sites:

5 PROCESSO Bom trabalho e boa diversão!
3. Escolha uma brincadeira com seu grupo e verifique com os demais grupos se não está repetida. Cada grupo deverá escolher uma brincadeira diferente. 4. Leia e verifique como ocorre a brincadeira. 5. Escolha um dos integrantes do grupo para explicar a brincadeira e filme esta explicação. 6. Reúna os demais colegas da turma e brinque, filmando a brincadeira para o documentário. 7. Os vídeos serão editados no laboratório de informática, unindo a explicação com a brincadeira, vocês podem ilustrar o título com desenhos e escolher uma música para colocar como fundo. 8. O documentário será divulgado no site da escola para os demais alunos conhecerem as brincadeiras indígenas. Bom trabalho e boa diversão!

6 AVALIAÇÃO Parabéns por ter concluído seu trabalho! Agora, avalie a participação do seu grupo no trabalho.

7 AVALIAÇAO INICIANTE 10 PONTOS PROFISSIONAL 20 PONTOS MESTRE 30 PONTOS PONTOS SELEÇÃO DA BRINCADEIRA Não houve consenso na escolha da brincadeira Discutiram e entraram em um consenso para escolher a brincadeira Pesquisaram diversas brincadeiras, discutiram em grupo e decidiram coletivamente qual seria a escolhida ESCRITA DO ROTEIRO Apenas uma criança escreveu sozinha Alguns alunos do grupo escreveram o roteiro Todos os alunos participaram da escrita do roteiro. fILMAGEM Houve divergências e desacordos para a filmagem, a professora teve que intervir Dividiram a tarefa e escolheram um aluno para filmar Conseguiram dividir as tarefas e todos participaram do processo de filmagem. TRABALHO EM GRUPO Poucos alunos colaboraram com o grupo, alguns fizeram sua parte sozinho. Houve conflitos, mas foram resolvidos com a intervenção da professora e conseguiram realizar o trabalho. Todos os integrantes trabalharam em grupo, cumprindo as tarefas e ajudando os colegas. TOTAL

8 CONCLUSÃO Que bom que vocês colaboraram nesta missão de criar um documentário e divulgar as brincadeiras indígenas para outras crianças. Agora, todos os alunos do colégio poderão conhecer novas brincadeiras muito divertidas! Mas o trabalho não acaba por aqui. Continuem pesquisando e divulgando brincadeiras de outras culturas também!

9 Elaine Rocha elaine@pioneiro.g12.br Março/2014


Carregar ppt "Brincadeiras Indígenas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google