A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Augusta Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica "DEODORO DA FONSECA Nº 1508" Ir.:. Carlos Eduardo Medeiros de Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Augusta Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica "DEODORO DA FONSECA Nº 1508" Ir.:. Carlos Eduardo Medeiros de Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 Augusta Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica "DEODORO DA FONSECA Nº 1508" Ir.:. Carlos Eduardo Medeiros de Carvalho

2 DIFERENTES VERSÕES SOBRE A ORIGEM DO TEMA QUE POSSUEM COMO PANO DE FUNDO ALGUMAS SEMELHANÇAS: REMONTAM AO TEMPO DAS CRUZADAS FAZEM ALUSÃO AO TERMO DO SIGILO SOB TORTURA IMPOSTA AOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS LIDAM COM O FOCLORE POPULAR POSSUM REFERÊNCIA A SÍMBOLOS DEÍSTAS ALGUMAS SE RELACIONAM COM O BAPHOMET

3 ORIGEM DO TERMO DO BODE SEGUNDO PESQUISA DO IR.:. CASTELLANI APÓSTOLOS NA ÉPOCA DA PREGAÇÃO DO CRISTIANISMO PERCEBERAM QUE JUDEUS CONVERSAVAM COM BODES DE FORMA COSTUMEIRA. O APÓSTOLO PAULO DESCOBRE COM UM RABINO QUE O BODE ERA O ANIMAL ESCOLHIDO PARA OS MESMOS EXPIAREM SEUS ERROS, ASSIM OS JUDEUS SE SENTIAM MAIS ALIVIADOS E SEGUROS, PRINCIPALMENTE PORQUE O ANIMAL NÃO FALAVA SOBRE O QUE OUVIA. TRINTA E SEIS ANOS DEPOIS A IGREJA IMPLANTARIA A PRÁTICA DE SE CONFESSAR PARA UM PADRE. MUITO TEMPO DEPOIS, NA ÉPOCA DA INQUISIÇÃO, QUANDO OS MAÇONS FORAM PERSEGUIDOS OS INQUISIDORES TIVERAM EXTREMA DIFICULDADE EM CONSEGUIR CONFISSÕES CHEGANDO UM DELES A DECLARAR A CÉLEBRE FRASE PARA O SEU SUPERIOR: « Senhor este pessoal (Maçons) parece BODE, por mais que eu flagele não consigo arrancar-lhes nenhuma palavra. LOGO A PALAVRA BODE PASSOU A SER ASSOCIADA A AQUELE QUE NÃO FALA, SABE GUARDAR SEGREDO.

4 VERSÃO QUE RELACIONA O BODE COM A FIGURA DO BAPHOMET NOVAMENTE DURANTE A ÉPOCA DA INQUISIÇÃO, MESMO QUE O ACUSADO NADA TIVESSE PARA SER CONTADO MESMO ASSIM, DEVIDO ÀS CRUÉIS TORTURAS, NÃO HAVIA OUTRO MEIO SENÃO INVENTAR UMA SÉRIE DE FANTASIAS. ESSAS PSEUDO-CONFISSÕES IMPOSTAS INCLUSIVE A IRMÃOS TEMPLÁRIOS, LEVARAM A INQUISIÇÃO A TER CONHECIMENTO DE SÍMBOLOS QUE EXISTIAM NA ORDEM E TAMBÉM SÍMBOLOS QUE NUNCA EXISTIRAM, ENTRE ELES A DE UMA FIGURA QUE LEMBRA UM BODE ORNADO COM UM GRANDE NÚMERO DE SÍMBOLOS E EXPRESSÕES CHAMADO DE BAPHOMET. A INQUISIÇÃO GRAÇAS A ASSOCIAÇÃO DA FIGURA DO BODE À ORDEM TEMPLÁRIA MATOU VÁRIOS IRMÃOS POR ASSOCIAREM OS TEMPLÁRIOS A UMA SEITA DEMONÍACA. O BODE NA ÉPOCA DA INQUISIÇÃO ESTAVA ASSOCIADO À PRÁTICAS DEÍSTICAS PRINCIPALMENTE NA GRÉCIA, ÍNDIA E EGITO, POIS ERA ASSOCIADO À FERTILIDADE E AO CULTO DO DEUS PAN (UMA FIGURA QUE MISTURAVA HOMEM E BODE) E POR ISSO NÃO SER UMA PRÁTICA CATÓLICA AUTOMATICAMENTE ERA CONSIDERADO DEMONÍACO PELA INQUSIÇÂO. HÁ UMA REFERÊNCIA TAMBÉM NO LIVRO DE ZOHAR (LIVRO DOS ESPLENDORES, LIVRO BÁSICO DA CABALA) ONDE EXISTE O SIMBOLISMO DE CONSAGRAR 2 BODES – 1 PURO QUE ERA IMOLADO NO TEMPLO E OUTRO IMPURO QUE ERA POSTO EM LIBERDADE. ALUSÃO AO TERMO BODE EXPIATÓRIO. O BODE QUE OS TEMPLÁRIOS CULTUAVAM ERA O BODE PURO DO LIVRO DE ZOHAR, QUE RAPIDAMENTE FOI MAL INTERPRETADO PELA INQUISIÇÃO.

5 SIMBOLISMO DA FIGURA DO BAPHOMET REPRESENTADO NA FIGURA ORIGINAL HÁ UM PENTAGRAMA REPRESENTADO NA SUA FORMA POSITIVA, COM DOIS RAIOS DE ESTRELA VOLTADOS PARA BAIXO, QUE JUSTIFICA QUE O SÍMBOLO NÃO É NEFASTO COMO QUALQUER INICIADO QUE CONHEÇA O SIMBOLISMO DA ESTRELA DE CINCO PONTAS, OU COMO É MELHOR CONHECIDA, O SÍMBOLO DE SALOMÃO. SOBRE A CABEÇA PODE-SE VER UM FACHO REPRESENTANDO QUE A ALMA DEVE SER ELEVADA ACIMA DA MATÉRIA MESMO QUE À ELA ESTEJA LIGADA. NÃO SE PODE SEPRAR AS DUAS COISAS, O HOMEM É DUAL, CORPO E ALMA, SENDO ESTA SUPERIOR AO CORPO, MESMO QUE ESTEJA A ELE LIGADA. O BODE FIGURA DIABÓLICA NÃO TEM O FACHO SOBRE A CABEÇA, SENDO ASSIM A FIGURA SE TORNARIA NEGATIVA, POIS ASSUMIRIA A CONDIÇÃO INVERSA. O FACHO REPRESENTA O FOGO, PRIMEIRO ELEMENTO DA CRIAÇÃO DOS ANTIGOS. REPRESENTA TAMBÉM A FONTE DE LUZ INDICANDO PORTANTO A ILUMINAÇÃO E A CONSCIÊNCIA. REPRESENTA UM FACHO QUE ASCENDE ALÉM DO PRÓPRIO CÉREBRO, PARA UM LOCAL QUE A PESSOA DEVE SEMPRE ASCENDER. AS MÃOS DA FIGURA ESTÃO FAZENDO UM SINAL DE OCULTISMO, TAMBÉM RECONHECIDO PELA MAÇONARIA, E PELA CABALA, TENDO A VER COM A ÁRVORE DA VIDA. É UM SINAL BOM, POIS OS BRAÇOS ESTÃO DIRECIONADOS EM SENTIDOS OPOSTOS, AS MÃOS APONTANDO PARA DUAS LUAS, UMA NEGRA E OUTRA BRANCA. ISTO MOSTRA O EQUILÍBRIO DOS OPOSTOS, EM CUJO CENTRO ESTÁ UM SER EM EQUILÍBRIO. A LUA CLARA INDICA QUE A LUZ PURA, A MÃE NATUREZA QUE DEVE REINAR NO ALTO E QUE A NOSSA DIREITA DEVE ESTAR VOLTADA PARA ELA. INDICA O CHAMADO CAMINHO DA MÃO DIREITA. POR SUA VEZ A MÃO ESQUERDA APONTA PARA A LUA ESCURA, LILIT, AQUELA QUE REPRESENTA A NATUREZA NEGATIVA, A MÃE DOS DEMÔNIOS. PELA SUA NATUREZA NEGATIVA ELA DEVE ESTAR EM BAIXO, NA ESQUERDA, DO LADO DEBAIXO ONDE SIMBOLICAMENTE SE SITUAM OS REINOS INFERIORES. TAMBÉM REPRESENTA O CAMINHO DA MÃO ESQUERDA.

6 CONTINUAÇÃO A FIGURA APONTA PARA CIMA COM A MÃO DIREITA, APONTA PARA A LUA GRANDE DE HESED (HESED NA ÁRVORE DA VIDA ESTÁ SITUADO NO PILAR DIREITO E REPRESENTA O LADO DA EMOÇÃO DIVINA), EM OPOSIÇÃO A MÃO ESQUERDA PARA BAIXO APONTA A LUA NEGRA DE GEVURAH (SITUADA NO PILAR ESQUERDO DA ÁRVORE DA VIDA LOCALIZANDO A EMOÇÃO BESTIAL). EM CONJUNTO OS DOIS BRAÇOS E MÃOS INDICAM O PERFEITO EQUILÍBRIO QUE DEVE EXISTIR ENTRE A MISERICÓRDIA COM A JUSTIÇA. A LUA BRANCA TAMBÉM INDICA ILUMINAÇÃO DA CONSCIÊNCIA, ENQUANTO A LUA NEGRA LILIT, INDICA TREVAS QUE DEVEMOS DEIXAR EM BAIXO NA MEDIDA QUE FORMOS SUBINDO EM DIREÇÃO A LUZ PURA. O VENTRE CHEIO DE ESCAMAS NA REALIDADE INDICA AS ONDAS DO MAR, SIMBOLISMO DO ELEMENTO LÍQUIDO, DA PUREZA DA ÁGUA, GÊNESE DE TUDO QUANTO HÁ. O ARCO QUE LIMITA AS ESCAMAS REPRESENTA A ABÓBODA CELESTE. AS ASAS – AS PENAS – REPRESENTAM O VOLÁTIL, PORTANTO, O AR. FINALMENTE OS PÉS SOBRE A TERRA, SIMBOLIZAM O QUARTO E ÚLTIMO ELEMENTO. OS DOIS CHIFRES JUNTAMENTE COM A BARBA FORMAM UM TRIÂNGULO QUE PODE SER ENTRECRUZADO COM OUTRO FORMADO PELAS ORELHAS E O FACHO, FORMANDO O HEXAGRAMA, SÍMBOLO CABALÍSTICO BOM; É A ESTRELA DE DAVI, SÍMBOLO POSITIVO QUE MOSTRA A DUPLICIDADE DAS COISAS DA NATUREZA. UM TRIÂNGULO REPRESENTANDO A QUEDA, O LADO MATERIAL, O COM O VÉRTICE VOLTADO PARA BAIXO, E O OUTRO COM O VÉRTICE PARA CIMA, NA FIGURA SITUADA MAIS ALTO, MOSTRANDO A ASCENÇÃO, O LADO ESPIRITUAL, E SOBREPOSTO AO ANTERIOR MOSTRANDO QUE O ESPIRITUAL DEVE SER O PRIMEIRO PLANO PARA O SER NA TERRA. A FACE APRESENTA UMA FISIONOMIA TERRÍVEL INDICANDO O HORROR AO ERRO E AO PECADO. O CADUCEU, EMBLEMA ATUAL DA MEDICINA, É UM SÍMBOLO EXTREMAMENTE ANTIGO. PELA LOCALIZAÇÃO QUE OCUPA NA FIUGRA INDICA A IMPORTÂNCIA DOS ÓRGÃOS REPRODUTORES, QUE A ESPÉCIE SE PERPETUA ATRAVÉS DA REPRODUÇÃO, PORTANTO QUE A VIDA É ETERNA E QUE A REPRODUÇÃO É SAGRADA POR SE CONSTITUIR O MEIO ATRAVÉS DO QUAL O ESPÍRITO SE DESENVOLVE AFIM DE VOLTAR À LUZ DE ONDE SAIU.

7 VERSÃO MAIS CONTEMPORÂNEA DO ENVOLVIMENTO DO BAPHOMET COM A MAÇONARIA E SUA MÁ COMPREENSÃO MAIS DE 500 ANOS APÓS O FIM DOS TEMPLÁRIOS NASCE NA FRANÇA UM HOMEM CHAMADO ALPHONSE LOUIS CONSTANT, FILHO DE UM SAPATEIRO QUE BEM CEDO AINDA CRIANÇA, GANHOU AS ATENÇÕES DE UM PADRE DA PARÓQUIA LOCAL QUE PROVIDENCIOU PARA QUE ELE FOSSE ENVIADO PARA O SEMINÁRIO DE SAINT NICHOLS OUR CHARDONNET E MAIS TARDE PARA SAINT SULPICE ESTUDANDO O CATOLICISMO ROMANO COM O OBJETIVO DO SACERDÓCIO. DEIXOU O CAMINHO DO CATOLICISMO PARA SE TORNAR UM OCULTISTA. ALGUNS DIZEM QUE FOI EXPULSO DA IGREJA DEVIDO SUAS VISÕES HERÉTICAS, OUTROS POR PREGAR CONTRA A IGREJA. DE QUALQUER FORMA ENQUANTO VIVO SEGUIU O CAMINHO ESOTÉRICO E ADOTOU O PSEUDÔNIMO JUDEU DE ELIPHAS LÉVI QUE DIZIA SER UMA VERSÃO JUDAICA DO SEU PRÓPRIO NOME. O TRABALHO DE SUA VIDA FOI ESCREVER VOLUMES ENORMES SOBRE MAGIA QUE INCLUÍAM COMENTÁRIOS EXTENSOS SOBRE CAVALEIROS TEMPLÁRIOS E O BAPHOMET. DE TODOS SEUS TRABALHOS O MAIS CONHECIDO É O QUE CONTÉM A ILUSTRAÇÃO DO SLIDE E ERA USADO COMO UMA FACHADA PARA O LIVRO A DOUTRINA DA ALTA MAGIA PUBLICADO EM LEVI TAMBÉM AFIRMAVA QUE SE A PESSOA REORGANIZASSE AS LETRAS DE BAPHOMET INVERTENDO-AS, ADQUIRIRIA UMA FRASE LATINA "TEM OHP AB" QUE SERIA A ABREVIAÇÃO DE TEMPLI OMNIVM HOMINUM PACIS ABBAS, OU EM PORTUGUÊS, O PAI DO TEMPLO DA PAZ DE TODOS OS HOMENS. UMA REFERÊNCIA AO TEMPLO DE SALOMÃO, CAPAZ DE LEVAR A PAZ A TODOS. É IMPORTANTE NOTAR QUE LÉVI NUNCA MENCIONOU QUE BAPHOMET TINHA ALGUMA LIGAÇÃO COM A MAÇONARIA. ELIPHAS LÉVI FALECEU EM 1875, DEIXANDO UM GRANDE LEGADO AO OCULTISMO..

8 CONTINUAÇÃO MAS A MAÇONARIA (SEGUNDO ESTA VERSÃO) SÓ TERIA SIDO RELACIONADA AO BAPHOMET POR UMA BRINCADEIRA PERPETRADA POR LEO TEXIL (SEU VERDADEIRO NOME ERA GABRIEL ANTOINE JOGAND PAGÈS) EM ALBERT PIKE QUE ERA O GRANDE MESTRE DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO NA ÉPOCA. PIKE ( ) ERA UM BRIGADEIRO GENERAL DA CONFEDERAÇÃO NA GUERRA CIVIL AMERICANA QUE, QUASE SOZINHO, FOI RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DA FORMA MODERNA DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO. ABASTADO, LITERATO E DETENTOR DE UMA EXTENSA BIBLIOTECA, FOI O LÍDER SUPREMO DA ORDEM DE 1859 ATÉ A DATA DA SUA MORTE EM 1891, TENDO ESCRITO DIVERSOS LIVROS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E VIAGENS, SENDO O MAIS FAMOSO MORAL E DOGMA. TAXIL HAVIA SIDO INICIADO NA MAÇONARIA, MAS FORA EXPULSO AINDA COMO APRENDIZ. TALVEZ POR VINGANÇA, OU SIMPLESMENTE POR BRINCADEIRA, ACABOU POR INVENTAR UMA ORDEM MAÇÔNICA ALTAMENTE SECRETA CHAMADA PALLADIUM (QUE TEORICAMENTE SÓ EXISTIU NA MENTE DE TAXIL) SUPOSTAMENTE COMANDADA POR ALBERT PIKE. SEU OBJETIVO ENTÃO ERA REVELAR À SOCIEDADE TAL MISTERIOSA E MALÉFICA ORDEM. FICOU FAMOSO COM ISSO E GANHOU AUDIÊNCIA COM O PAPA LEÃO VIII EM ASSIM A IGREJA CATÓLICA PATROCINOU E FINANCIOU A CAMPANHA DE TAXIL, INCLUSIVE A EDIÇÃO DE SEUS LIVROS. O PANFLETO DO LANÇAMENTO DO LIVRO DE TAXIL (VER FIGURA DO SLIDE) PODE-SE VER BAPHOMET COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES E UM AVENTAL MAÇÔNICO COBRINDO O FALO. O LIVRO OS MISTÉRIOS DA FRANCO MAÇONARIA DESCREVE UM GRUPO DE MAÇONS ENDIABRADOS QUE DANÇAM AO REDOR DO BAPHOMET PUXADO POR UM EX-PADRE, NADA MAIS NADA MENOS, QUE O FAMOSO E FALECIDO PAI DO BAPHOMET, ELIPHAS LEVI (FALECIDO EM 1875). LEO TAXIL GANHOU MUITO DINHEIRO, INCLUSIVE DO VATICANO, ENGANANDO TODO TIPO DE CRÉDULOS.

9 CONTINUAÇÃO FINALMENTE EM 19 DE ABRIL DE 1897 EM UM SALÃO DE LEITURA, TAXIL IRIA APRESENTAR UMA TAL DE SENHORITA VAUGHAN, QUE NA VERDADE NUNCA EXISTIU, RENUNCIANDO A SATÃ E COVERTENDO-SE AO CATOLICISMO. A IGREJA ANCIOSAMENTE AGUARDOU A APRESENTAÇÃO. NA DATA O SALÃO LOTOU DE PESSOAS DO CLERO CATÓLICO, MAÇONS E JORNALISTAS. DEPOIS DE UM PALEVREADO ENORME, CHEIO DE VOLTEIOS, TAXIL ENTÃO FINALMENTE REVELOU QUE NADA TINHA A REVELAR, PORQUE NUNCA HAVIA EXISTIDO TAL ORDEM PALLADIUM. TAXIL MORREU DEZ ANOS DEPOIS, EM 1907, COM 53 ANOS. EM SUMA BAPHOMET, NASCEU DE UMA LENDA DOS TEMPLÁRIOS, GANHOU FORMA NAS MÃOS DE ELIPHAS LÉVI E FOI ASSOCIADO À MAÇONARIA POR LEO TAXIL. ALÉM DOS SIGNIFICADOS JÁ APRESENTADOS BAPHOMET REPRESENTA UMA IMAGEM QUE ESTÁ SENTADA SOBRE UMA ESFERA QUE REPRESENTA O MUNDO, A FIGURA POSSUI UM BRAÇO MASCULINO E OUTRO FEMININO, FORMANDO UM SINAL DE HERMETISMO, COM OS BRAÇOS E SEIOS DE UMA MULHER REPRESENTANDO A HUMANIDADE. O OBJETO FÁLICO (HOMEM) ENVOLTO POR DUAS COBRAS, UMA BRANCA OUTRA NEGRA (A MULHER E A TENTAÇÃO), SEU COLO SIMBOLIZA A VIDA ETERNA DA HUMANIDADE E O ARCO (APENAS VISÍVEL A METADE) A ENTRADA DO ÚTERO. A OPOSIÇÃO DOS BRAÇOS NOS REMETE AO AXIOMA HERMÉTICO SIMÉTRICOASSIM COMO O QUE ESTÁ EM CIMA ESTÁ EM BAIXO. NO BRAÇO DIREITO DO BAPHOMET ESTÁ ESCRITO SOLVE (RESOLVA, DO VERBO RESOLVER, DO LATIM SOLVERE), MAS AQUI EXISTE UM DUPLO SENTIDO, POIS SOLVE TAMBÉM PODERÁ SER SOLUÇÃO, NO SENTIDO DE UMA MISTURA ALQUÍMICA OU DISSOLVER. NO ESQUERDO COAGULA OU COAGULAR (SOLIDIFICAR), ISTO É, IMPOSSÍVEL DE RESOLVER OU AINDA DE VOLTAR ATRÁS, OU O ARREPENDIMENTO DIANTE DO ERRO COMETIDO. ESSAS PALAVRAS SOLVE E COAGULA, SÃO REFERÊNCIAS ALQUÍMICAS ENCONTRADAS EM ESTUDOS DE LÉVI, MUITO COMUNS E SEMPRE ESCRITAS EM SEUS LIVROS.

10 CONCLUSÃO O DEMÔNIO SÓ EXISTE NA CABEÇA DAQUELES QUE NELE ACREDITAM. A ASSOCIAÇÃO DO BODE À MAÇONARIA NA REALIDADE SEMPRE TEVE HISTORICAMENTE COMO PANO DE FUNDO A GANÂNCIA DE FELIPE, O BELO (REI DA FRANÇA) E DO PAPA CLEMENTE V QUE ASSOCIARAM A IMAGEM DEMONÍACA DO BODE AOS TEMPLÁRIOS (ORDEM QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDIOSOS ACREDITA TER ORIGINADO A MAÇONARIA) DE FORMA A TER UM MOTIVO PARA CAÇÁ-LOS E PODER FICAR COM OS SEUS BENS, UMA VEZ QUE OS MESMOS HAVIAM ENRIQUECIDO ATRAVÉS DA ORGANIZAÇÃO DE UM SISTEMA BANCÁRIO INOVADOR DURANTE O PERÍODO DE DEFESA DA TERRA SANTA (CRUZADAS) E DA DOAÇÃO DE AGRADECIDOS BENFEITORES QUE MUITAS VEZES FORAM AUXILIADOS A CHEGAR A JERUSALÉM PELA ORDEM. TAL COMO ESTÁ REPRESENTADA NA TRADIÇÃO DA JUDÉIA, A MAÇONARIA QUE CONHECEMOS VEM LUTANDO SEMPRE POR TODOS OS VALORES NOBRES, PLANEJANDO PELAS LIBERDADES E DIREITOS DO HOMEM, MUITAS VEZES TENDO SIDO PERSEGUIDA POR GOVERNOS E RELIGIÕES, LEMBRANDO-NOS SOBRE O SACRIFÍCIO DO BODE PURO, QUE NOS REMETE AO BODE EXPIATÓRIO, ONDE OS ALGOZES DA ORDEM USAM OS SÍMBOLOS QUE NADA POSSUEM DE NEFASTO DE FORMA EQUIVOCADA COMO PEÇA ACUSATÓRIA DE FORMA A DEFAMAR A ORDEM.


Carregar ppt "Augusta Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica "DEODORO DA FONSECA Nº 1508" Ir.:. Carlos Eduardo Medeiros de Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google