A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SORGO SACARINO É UMA ALTERNATIVA PARA COMPLEMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ETANOL E BIOMASSA PARA COGERAÇÃO DE ENERGIA. O sorgo sacarino não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SORGO SACARINO É UMA ALTERNATIVA PARA COMPLEMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ETANOL E BIOMASSA PARA COGERAÇÃO DE ENERGIA. O sorgo sacarino não."— Transcrição da apresentação:

1 O SORGO SACARINO É UMA ALTERNATIVA PARA COMPLEMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ETANOL E BIOMASSA PARA COGERAÇÃO DE ENERGIA. O sorgo sacarino não é cana-de-açúcar, produz açúcares no colmo, biomassa para cogeração e outros fins, e sementes para alimentos. Frederico O. M. Durães Membro Câmara Setorial Açúcar e Álcool – MAPA Pesquisador, Embrapa Milho e Sorgo In: Reunião CSAA-MAPA - Temática: Sorgo Sacarino Brasília, DF, 17/Ago/2012 Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol, 2. Ribeirão Preto, SP, 20-21/Setembro/2012.

2 Sorgo-Energia: Sacarino e Biomassa Lignocelulósica Contéudo. Setor Sucroenergético Brasileiro: mercado, inovações tecnológicas e regulação. Sorgo para alimentos e energia: tipos de sorgo. Plataforma Sorgo-Energia: sacarino e biomassa lignocelulósica - Oportunidades para o setor sucroenergético nacional: Sorgo sacarino em complemento à cana-de-açúcar para etanol e bioenergia... Mercado (nichos territoriais e modelos de negócios)... Inovações tecnológicas (genética, sementes, sistema de produção e agroindústria)... Regulação - Governança Embrapa para Sorgo Sacarino: (Gestão-Administração-Parcerias) Melhoramento, Sistema de Produção, Sementes, Negócios, Processos, Inovação Tecnológica Resultados e perspectivas: suporte às Parcerias Público-Privadas. Eventos 2011 e 2012, em suporte à safra 2012/2013: PD&I, Sementes, Capacitação, Eventos. Próximos passos (em planejamento conjunto) e providências:... e parceiros

3 (*)(*)

4 Sistema Embrapa de Produção Agroindustrial de Sorgo Sacarino para Bioetanol (Sistema BRS1G - Tecnologia Qualidade Embrapa) Produção de etanol (litros/ha ) de sorgo sacarino (1 ciclo de 4 meses), em função de rendimento agrícola (ton biomassa / ha) e industrial (l etanol / ton biomassa).

5 Sorgo Sacarino : distribuição dos açúcares (HPLC) 1/3 Colmo (ápice) Panícula 1/3 Colmo (médio) 1/3 Colmo (base) Sorgo Sacarino Cana-de- Açúcar 1/3 Colmo >>> (base) 1/3 Colmo >> (médio) 1/3 Colmo > (ápice) ( 2-6 t sementes / ha ) Fonte: adaptado de Fermentec, 2012

6 . Modelo-Nicho 1: Áreas na Entressafra de Cana-de-Açúcar. Modelo-Nicho 2: Áreas de Renovação de Canaviais. Modelo-Nicho 3: Áreas de Expansão de Cana-de-Açúcar. Modelo-Nicho 4: Áreas (extra ZAE-cana) de Expansão do Sorgo Sacarino, associadas a micro-destilaria de álcool etílico Modelos de Negócios e Nichos Territoriais para a expansão do Sorgo Sacarino

7

8 ANAIS... SEMINÁRIO TEMÁTICO SOBRE SORGO SACARINO, 1. Sete Lagoas, MG, de Setembro de p. Local: Núcleo de Informação para o Agronegócio, da Embrapa Milho e Sorgo Promoção e Organização: Embrapa Milho e Sorgo/CNPMS Patrocínio: ADVANTA, BLADE Cultivando Energia, CERES, BUG, Embrapa Apoio: Petrobras, Embrapa (CNPAE, CPACT, CPAC, SNT) Editores Técnicos: André May 1, Frederico O. M. Durães 1, José Heitor Vasconcellos 1, Rafael Augusto da Costa Parrella 1, Rubens Augusto de Miranda 1. (1) Pesquisadores, Embrapa Milho e Sorgo (www.cnpms.embrapa.br)www.cnpms.embrapa.br Sete Lagoas, MG, Brasil Setembro/2011

9 SEMINÁRIO TEMÁTICO AGROINDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE SORGO SACARINO PARA BIOETANOL, 2. Local: Ribeirão Preto, SP Data: / Setembro / 2012 Promoção e Organização: Embrapa e parceiros Patrocínio: PPP ( MAPA ; Empresas) Temática e Agenda: 1º. dia - agenda estratégica (mercado – inovações - regulação) 2o. dia - agenda tecnológica (genética e cultivares, SP e Boas Práticas Agrícolas, capacitação, insumos, economia e custos operacionais (agrícola e industrial) e resultados financeiros Objetivos: Avaliar, dimensionar e articular mercado ( avaliar safra 2011/2012, mapear/providenciar safra 2012/2012, e futuro ) Público: Governo, iniciativa privada, investidores interessados Pontos focais para ACT (safra 2011/2012 e futuro):. 3-5 empresas-profissionais especialistas em sementes usinas de etanol empresas de cogeração de energia. Empresas de maquinaria (agrícola e industrial) e de insumos. Governo (PR/Casa Civil, MAPA, e outros). Agentes Financeiros. Investidores STASS, INSCRIÇÃO ONLINE:

10 SEMINÁRIO TEMÁTICO AGROINDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE SORGO-ENERGIA (SACARINO PARA BIOETANOL E BIOMASSA LIGNOCELULÓSICO PARA COGERAÇÃO), 3. Local: (local...) Data: (2013, em definição) Promoção e Organização: Embrapa e parceiros Patrocínio: PPP ( MAPA ; Empresas) Temática e Agenda: 1º. dia - agenda estratégica (mercado – inovações - regulação) 2o. dia - agenda tecnológica (genética e cultivares, SP e Boas Práticas Agrícolas e Industriais, capacitação, insumos, economia e custos operacionais (agrícola e industrial) e resultados financeiros Objetivos: Avaliar, dimensionar e articular mercado (atual e futuro ) Público: Governo, iniciativa privada, investidores interessados Pontos focais para ACT (safras 2011/2012 e futuro):. empresas-profissionais especialistas em sementes;. usinas de etanol;. empresas de cogeração de energia;. Empresas de maquinaria (agrícola e industrial) e de insumos. Governo (PR/Casa Civil, MAPA, e outros). Agentes Financeiros;. Investidores STASS-BLC, EM NEGOCIAÇÃO

11 Pauta sobre SORGO SACARINO no Brasil 1 - Avaliação da safra 2011/2012 e desenho da próxima safra 2012/ Nichos territoriais e expansão da safra 2012/2013 e futuras;. Tamanho e potencial do mercado. Disponibilidade de sementes (Genética, Indústria de Sementes, Usinas, Terceiros, etc.). Níveis de produtividade (Boas Práticas e Rendimento agrícola e industrial). Capacitação e Treinamento. Oportunidade do Plano Agrícola e Pecuário 2012/13 (GF-MAPA, Junho/2012). Parcerias 3 - Modelos de negócios e módulos de produção; 4 - Formas de terceirização da entressafra em usinas de grande porte (estímulos a sojicultores e pecuaristas, em reforma de pastagens, para o fornecimento da matéria-prima do sorgo sacarino para usinas em expansão); 5 - Regulamentação e financiamento para implantação e funcionamento de usinas de cogeração de energia (vapor, bioeletricidade), via biomassa; 6 - Defensivos para sorgo sacarino.

12 (páginas 113/114 – PAP ) Etanol - Como medida de apoio ao setor canavieiro foi implantado, em 2012, o Prorenova com disponibilização de R$ 4 bilhões para estímulo à renovação/ampliação de cerca de 1 milhão de hectares. Mesmo sendo importante o estímulo à cana-de-açúcar, é estratégico para o País que outras fontes potenciais de geração de agroenergia sejam fortalecidas e estimuladas. Nessa linha, o sorgo sacarino é opção de produção nas áreas de renovação de canaviais. Seu ciclo de cultivo e colheita fica compreendido justamente ao período da entressafra da cana, especialmente, na região Centro-Sul, o que contribui para a diminuição da volatilidade de oferta e de preços, típica da entressafra da cana-de-açúcar. O Mapa pretende incentivar o cultivo de até 100 mil ha de sorgo sacarino a partir da 2012/2013, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 270 milhões.

13 8.4 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) (páginas – PAP )... Dentre os portfólios em implantação e desenvolvimento na programação da Embrapa destacam-se: (a) Tecnologias para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro; (b) Dinâmica de Uso e Cobertura das Terras no Brasil; (c) Agricultura e as Mudanças Climáticas Globais; (d) Sistemas de Produção de Base Ecológica; (e) Integração-Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF); (f) Fixação Biológica de Nitrogênio; (g) Controle Biológico de Pragas; (h) Risco Químico em Alimentos; (i) Sanidade Animal e (j) Silvicultura de Nativas. Além desses portfólios, e levando em conta os cenários e desafios presentes, a Embrapa destaca de sua ampla carteira de projetos e ações desenvolvidos pelas suas 47 unidades espalhadas por todo o Brasil, com parceiros nacionais e internacionais, um conjunto de 4 temas para destaque no Plano Agrícola e Pecuário º. Programa Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte. 2º. Programa Integração Lavoura – Pecuária (iLPF), 3º. Promoção do sorgo sacarino para Redução da Estacionalidade na Produção de Álcool. 4º. Programa de estímulo à produção de soja não transgênica para abertura de novos mercados.

14 Sorgo Sacarino – BRS Série 500 (Tecnologia Qualidade Embrapa) NOVOS LANÇAMENTOS ( SETEMBRO 2012 )

15 Obrigado! Frederico O. M. Durães Pesquisador Agroenergia / CNPMS CNPMS

16 MAPA - Câmara Setorial do Açúcar e Álcool Secretário Oscar Afonso da Silva Reunião Ordinária N.: 21 da Câmara Dia/Hora/Local: 17/08/2012 (6ª-feira), 09:30-12:00, Sala de Reuniões CNPA-MAPA Pauta: 09:30 - Abertura da Reunião. Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e Álcool. Sr. Luiz Custódio da Cotta Martins. 09:45 - Apreciação e Aprovação da ata da 20ª Reunião da Câmara. 09:50 - Informações da Presidência e da Secretaria da Câmara. CGAC/ MAPA. 10:00 - Plano de Assistência Social - PAS. (Informe Fórum Sucroenergético). 10: 20 - Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Setor Canavieiro. Período: 2012/2015. (SPAE/MAPA). 10:40 - Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol, 2. Ribeirão Preto, SP, 20-21/Setembro/2012. (Embrapa Milho e Sorgo). 11:00 - Situação Econômica e Financeira do Setor Sucroenergético. (Alexandre Figliolino/ITAU-BBA). 11:30 - Custos de Produção de Cana-de-Açúcar e Etanol no Brasil Safra 2011/12. (PECEGE-CEPEA/ESALQ/USP). 12:00 - Encerramento.


Carregar ppt "O SORGO SACARINO É UMA ALTERNATIVA PARA COMPLEMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ETANOL E BIOMASSA PARA COGERAÇÃO DE ENERGIA. O sorgo sacarino não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google