A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Multilayer P2P Framework for Distributed Synchronous Collaboration Fernando Abrahão Afonso Leonardo Kunz Programação com Objetos Distribuídos Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Multilayer P2P Framework for Distributed Synchronous Collaboration Fernando Abrahão Afonso Leonardo Kunz Programação com Objetos Distribuídos Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 A Multilayer P2P Framework for Distributed Synchronous Collaboration Fernando Abrahão Afonso Leonardo Kunz Programação com Objetos Distribuídos Trabalho Leve 2 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática

2 2 Sumário Motivação e Estado da Arte Problemas a resolver Modelo Proposto Protótipo Resultados e comparação com trabalhos relacionados Avaliação

3 3 Motivação e estado-da-arte Existe um interesse emergente em interações multi-usuário via Web. Empresas podem utilizar interações baseadas na Web para reduzir custos de encontros e comunicação. Aplicações devem fornecer uma interface para um ambiente compartilhado que suporte um grupo trabalhando em uma mesma tarefa.

4 4 Motivação e estado-da-arte Importante classe de sistemas colaborativos são os DSC (Distributed Synchronous Collaboration) Suporta um grupo de usuários interagindo simultaneamente O tempo de resposta deve ser curto ou no mínimo tolerável

5 5 Motivação e estado-da-arte Em uma implementação cliente-servidor o servidor representa um ponto singular de falhas e gargalo de banda. P2P oferece um modelo alternativo. Todos os nodos agem como servidor e cliente compartilhando seus recursos com os outros. 3 Modelos de arquitetura P2P.

6 6 Problemas a resolver Sistemas DSC utilizando a arquitetura totalmente descentralizada ainda estão em sua infância. Necessitam técnicas eficientes de propagação e de roteamento.

7 7 Problemas a resolver Os autores propuseram um framework para o desenvolvimento de DSC baseado em P2P. O framework foi utilizado para desenvolver um Web Browser. Utilizada a linguagem Java e a plataforma JXTA.

8 8 Modelo

9 9 Collaborative Application Layer Camada responsável por armazenar a aplicação. Possui chat e telepointers. 4 tipos de eventos: URL, chat, telepointer e floor request.

10 10 Modelo Workspace Manager Layer Possui referência para os objetos do usuário. Responsável por interceptar eventos locais e repassá-los a camada SML. Responsável por receber eventos da camada SML e despachá-los para o componente apropriado.

11 11 Modelo Session Manager Layer Responsável por estabelecer, gerenciar e terminar sessões entre os pares. Realiza o broadcast de mensagens entre os pares. Recebe eventos remotos e repassa eventos locais. Responsável por gerenciar o floor.

12 12 Modelo Communication Manager Layer Utiliza JXTA sockets. Responsável por: Transportar as mensagens entre os pares; Conectar-se a rede JXTA; Procurar por pares e grupos de pares; Criar e unir grupos de pares Buscar páginas Web na internet.

13 13 Protótipo Web Browser Compartilhado Usuários podem navegar em tempo-real Serve como ferramenta de apresentação remota

14 14 Resultados e comparação com trabalhos relacionados Testes e avaliação da performance do Browser P2P foram feitos através de 2 redes conectadas pela Internet Critérios: Round-Trip Time (RTT) Jitter

15 15 Resultados e comparação com trabalhos relacionados Round-Trip Time (RTT)Jitter

16 16 Conclusões do grupo O artigo propõe um modelo interessante para sistemas DSC, mas fortemente associado ao protótipo Texto é claro e bem escrito, com análise abrangente do estado-da-arte Os experimentos para avaliação do protótipo são simples e pouco detalhados

17 17 Notas a) Motivação e estado-da-arte: 5 b) Problemas a resolver e Modelo: 4 c) Protótipo, Resultados e comparação com trabalhos relacionados: 4 d) Redação e formatação: 5


Carregar ppt "A Multilayer P2P Framework for Distributed Synchronous Collaboration Fernando Abrahão Afonso Leonardo Kunz Programação com Objetos Distribuídos Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google