A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: Leodécio Elias Rodrigues

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: Leodécio Elias Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 OTIMIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DE UM PADRÃO DE TORQUE PARA SER UTILIZADO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS.
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues Orientador: Prof. José Daniel Diniz Melo Co-Orientador: Prof. Luiz Pedro de Araujo Prof. Walter Link

2 Motivação O constante desenvolvimento dos instrumentos e equipamentos utilizados para aplicação e medição de torque na indústria em geral, incluindo suas técnicas de uso e instrumentação cada vez mais exatas e abrangentes, qualifica a metrologia em torque como uma das áreas da engenharia mecânica em maior desenvolvimento tecnológico e com crescente demanda em serviços de calibração. Visto a grande demanda, da indústria do petróleo e gás, por calibração de instrumentos na grandeza Torque, e a escassez de padrões para efetuar esta calibração, foi desenvolvido, e construído no Laboratório de Metrologia da UFRN, um padrão na grandeza força na área de torque para atender esta demanda. Contudo, este padrão ainda não atingiu os níveis de exatidão desejados para realizar calibrações com níveis de incerteza apropriados, e também de forma automatizada para possibilitar um melhor desempenho deste padrão. Estes depósitos afetam a dirigibilidade do veículo (motor engasgando, rateando e afogando), reduzem o desempenho do motor (perda de potência, redução da aceleração, consumo do combustível, detonação, aumento do requisito de octanagem) e aumentam as emissões de gases de exaustão (HO,CO, NO).

3 Objetivos Otimizar o padrão de torque desenvolvido pelo Laboratório de Metrologia da UFRN. Automatizar o processo de calibração de torquímetros visando a redução do tempo de calibração e assegurar a confiabilidade de resultados. Contribuir para o desenvolvimento tecnológico dentro da metrologia do torque.

4 Metodologia Experimental
A metodologia que será adotada neste trabalho consistirá inicialmente na realização de um conjunto de ensaios/calibrações com o equipamento nas condições atuais para possibilitar a identificação dos diversos pontos críticos que serão otimizados. Inicialmente pretende-se otimizar alguns elementos do sistema, como por exemplo, os mancais, o posicionamento do sensor de força. Devido à instabilidade das correntes que compõem a nafta craqueada são necessários dois frascos com o mesmo material coletado para assegurar a repetibilidade e a reprodutibilidade dos resultados.

5 Metodologia Experimental

6 Aplicação na Indústria
Petróleo e Gás Natural Automotiva Aeronáutica Naval

7 Benefícios Calibração de torquímetros em várias faixas e condições, utilizando-se apenas um único transdutor de força. Calibração de torquímetros com significativa redução de custos e tempo de execução, além de disponibilizar maior confiabilidade na qualificação final dos instrumentos medidores de torque, por meio da melhor quantificação das fontes de incertezas.

8 Agradecimentos


Carregar ppt "Aluno: Leodécio Elias Rodrigues"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google