A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA"— Transcrição da apresentação:

1 DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
REVISÃO DE HISTÓRIA DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA

2 1) Foi após a que período da história que se deu o enfraquecimento das potências imperialistas?
R: 2ª Guerra Mundial. 2) Qual a tática de domínio dos ingleses sobre os indianos e africanos? R: Dividir para conquistar. 3) O que foi a Marcha do Sal? R: Hindus que protestaram contra a lei inglesa que proibia o povo de extrair sal de seu próprio país. 4) No que consistia o princípio de não-violência? R: Consistia na resistência pacífica proposta por Gandhi.

3 5) . “O Colonialismo na África havia criado fronteiras artificiais que não respeitavam as diferenças étnicas africanas, juntando em um único país etnias diferentes e muitas vezes rivais”. Referente ao texto acima, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo. ( ) Apesar das diferenças, era consenso que o continente retomasse sua autonomia política. ( ) Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os povos africanos intensificaram o processo de conscientização de sua própria identidade étnica e cultural. ( ) Com as fronteiras artificiais não houve conflitos. ( ) Hoje o continente africano é um continente que está em paz, ou seja, não há nenhum conflito armado.

4 6) No colonialismo, o que eram as fronteiras artificiais?
R: Não respeitavam as diferenças étnicas, culturais e religiosas, colocavam todas essas pessoas em um mesmo território. 7) O que quer dizer Terceiro Mundo? R: Se refere aos países mais pobres do planeta. 8) O que ficou decidido na Conferência de Bandung? R: Não alinhamento aos EUA e à URSS, e ajuda mútua contra as agressões imperialistas. 9) Quais as formas de preconceitos vividas pelas pessoas da África do sul, em relação ao regime do Apartheid?

5 R: Holandeses e ingleses viviam separados da maioria da população de etnia africana, os africanos eram impedidos de exercer direitos civis e políticos. 10) Qual a participação de Nelson Mandela na luta contra o regime do Apartheid? R: Da prisão, ele liderou o processo de negociação que extinguiu o Apartheid. 11) O que significa a expressão Apartheid? R: Separação.

6 12) Como era a situação da China até o início do século XX?
R: Era um país atrasado econômica e socialmente. 13) Quem eram os Kuomintang? Qual forma de governo eles derrubaram na China? R: Partido Nacional do Povo / Monarquia. 14) Qual era o objetivo do PCC ( Partido Comunista Chinês)? R: Implantar o socialismo na China. 15) Explique o que foi a Longa Marcha? R: Retirada estratégica do exército Vermelho, onde percorreram 10 mil quilômetros a pé pela China.

7 16) Nome do líder que comandou a Longa Marcha?
R: Mao Tse-tung. 17) “(...) o Exército Popular de Libertação (EPL) não apenas controlou o Partido Comunista como estabeleceu os caminhos da Revolução Cultural Chinesa. Segundo a Revolução Cultural, o objetivo dos revolucionários era combater os Quatro Velhos. Quais são esses “Quatro velhos”? R: Velhos costumes, velhos hábitos,velhas ideias e velha cultura.

8 18) Relacione o conteúdo estudado de acordo com a Revolução Chinesa:
(1) Livro Vermelho (2) Longa Marcha (3) Mao Tse-tung (4) Revolução Cultural ( ) Principal liderança do PCC. ( ) Intelectuais considerados aliados do “imperialismo internacional”. ( ) Retirada estratégica do Exército Vermelho. ( ) Princípios revolucionários e anticapitalistas.

9 19) O que pretendia a Revolução Cultural?
R: Massificar os princípios e as conquistas do comunismo chinês, utilizando-se do fervor revolucionário e aumentando a participação popular. 20) Quem eram os preferidos de Mao Tse-tung, para a assimilação do conteúdo do Livro Vermelho? Por quê? R: Os jovens. Tem menos resistência a mudanças. 21) O que acontecia com aqueles que não se enquadravam no regime comunista? Quais os mais perseguidos? Por quê?

10 R: Eram perseguidos e mandados para campos de concentração
R: Eram perseguidos e mandados para campos de concentração. Os intelectuais, pois estes, percebiam a manipulação do regime comunista. 22) Qual o objetivo dos EUA com a China em 1972, com a visita do presidente Richard Nixon? R: Isolar a URSS. 23) Qual foi a importância da aproximação com os Estados Unidos para a modernização da China? R: Modernização industrial, o aumento do consumo interno, o desenvolvimento da agricultura e a criação de empregos.

11 24- Por que após a morte de Mao Tse-tung em 1976, vários jovens vão estudar nos EUA?
R: Conhecimento das técnicas ocidentais, principalmente, para a extração do petróleo. 25) Por que em 1989, um jovem estudante fica na frente dos tanques na Praça Celestial da Paz? Qual era o seu objetivo? R: Chamar a atenção das autoridades mundiais. Que seu país se tornasse mais democrático.


Carregar ppt "DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google