A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temas Básicos de Sociologia. Na tensão entre o indivíduo e a sociedade, a divergência do universal e do particular implica, necessariamente, que o indivíduo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temas Básicos de Sociologia. Na tensão entre o indivíduo e a sociedade, a divergência do universal e do particular implica, necessariamente, que o indivíduo."— Transcrição da apresentação:

1 Temas Básicos de Sociologia

2 Na tensão entre o indivíduo e a sociedade, a divergência do universal e do particular implica, necessariamente, que o indivíduo não se insere de forma imediata na totalidade social, mas através de instâncias intermediárias (grupo). Grupo: comunidade de interesses, como uma aglomeração causal de indivíduos; uma comunidade unitária no tempo e no espaço ou, pelo contrário, dispersa; uma comunidade cônscia de si mesma ou apensa vinculada por algumas características objetivas.

3 Diferentes compreensões para o conceito de grupo. Distintas variáveis para compreender o modo de funcionamento dos mesmos. Tipos de grupos: Efêmeros, transitórios ou permanentes; Abertos ou exclusivos; Organizados ou não organizados; Voluntários e compulsórios; Psicológicos e institucionais.

4 Microgrupo: núcleo de pessoas bastante pequeno para que cada pessoa possa ligar-se a cada uma das outras de modo direto e pessoal, e sem a mediação de terceiros. Microgrupo = família locus do desenvolvimento da pessoa humana)

5 Grupos primários: Família, grupos de diversão e as vizinhanças. Primários no tempo e na importância que se revestem para o desenvolvimento da personalidade e a manutenção das idéias e dos ideais sociais. Grupos secundários: Estado, Partido, Classe.

6 Estudo dos microgrupos: tende a limitar-se ao conhecimento dos mecanismos internos, psicossociais, de mediação do grupo, os quais explicam a dependência e a uniformidade psíquicas dos membros do microgrupo. São quase relegados para um plano obscuro as relações recíprocas entre esses grupos e o mundo social onde se situam, as quais determinam, em grande medida, o conteúdo específico das concepções, atitudes, normas, etc. de que o grupo é mediador. O interesse de tais estudos é de ordem prática (trabalho).

7 Macrogrupo: chauvinismo - indivíduo recorre a uma superidentificação, mediante a qual possa alimentar a ilusão de participar do poderio e soberania do gigantesco coletivo. Relação indivíduo/sociedade: está subordinada à dinâmica social, varia historicamente e com freqüência, verifica-se que coexistem numa mesma época estruturas que não são "contemporâneas".

8 Obrigada!


Carregar ppt "Temas Básicos de Sociologia. Na tensão entre o indivíduo e a sociedade, a divergência do universal e do particular implica, necessariamente, que o indivíduo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google