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1 Administração Curso: Administração Logística e Gestão de Materiais DISCIPLINA: Logística e Gestão de Materiais CONDOMÍNIO INDUSTRIAL X CONSÓRCIO MODULAR.

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1 1 Administração Curso: Administração Logística e Gestão de Materiais DISCIPLINA: Logística e Gestão de Materiais CONDOMÍNIO INDUSTRIAL X CONSÓRCIO MODULAR PROF. MSC. LUCIO SANCHES DATA: Outubro de 2013

2 Complexo Automotivo Brasileiro Transformações no setor automobilístico – Novos investimentos em fábricas montadoras – Novos conceitos de organização da produção e de relação com fornecedores – Estratégias de internacionalização das montadoras e das autopeças Dentre esses conceitos, tem-se: – Distrito Industrial – Condomínio Industrial – Consórcio Modular

3 Modelo Tradicional e o Modelo Modular Modelo Tradicional Múltiplas fontes de fornecimento Negociação pelo menor preço possível Contratos de curto prazo Modelo Modular Redução do No. de fornecedores Negociação por preços, de acordo com a duração dos contratos Contratos de longo prazo

4 Distritos Industriais Concentração geográfica de empresas envolvidas em processos de fabricação interdependentes Indústrias do mesmo segmento industrial Envolvimentos com a comunidade local Delimitados pela distância de seus trabalhadores e suas casas

5 Condomínios Industriais Presença de alguns fornecedores nas adjacências da instalação de uma montadora. Esses fornecedores passam a fornecer componentes ou subconjuntos completos. A montadora é diretora de todo o projeto, decidindo: – que produtos serão fornecidos – que empresas devem fornecer – onde elas se localizarão no condomínio – como deverão ser realizadas as entregas – a freqüência da entrega – as especificações técnicas do produto – os preços

6 Exemplos: – Projeto da GM em Gravataí (RS), com 17 fornecedores – Ford (BA) com mais de dez fornecedores – Fábricas Renault e VW/Audi (ambas em São José dos Pinhais - Paraná), onde além da montadora estão plantas de fornecedores de bancos, motores e chassis. – Mercedes Bens do Brasil em Juiz de Fora-MG, com 5 fornecedores diretos Os Condomínios Industriais proporcionam: – Entrega de sub-conjuntos ou módulos completos em just in time na linha de montagem final dos veículos. Condomínios Industriais

7 Conceitos associados aos Condomínios industriais: – desverticalização – concentração no core business – fornecimento em subconjuntos – just in time externo – poder de barganha das montadoras – facilidades oferecidas pelos governos locais A montagem final dos veículos é de responsabilidade das montadoras em todos os casos Condomínios Industriais

8 Vantagens para a montadora: – Entrega seqüenciada: a entrega de um sub-sistema ou componente na ordem correta em que deve entrar na linha de montagem final do veículo, o chamado just in sequence (JIS), – Trata-se de uma radicalização do just in time, sendo uma forte tendência nas montadoras – Proporciona economia de custos associados à armazenagem tanto de estoques iniciais quanto intermediários e de produto final e à embalagem dos componentes Condomínios Industriais

9 Fatores que viabilizam o just in sequence: – Troca de informações eletrônicas on line (via sistemas de Electronic Data Interchange (EDI) ou via correio eletrônico, (Internet), que permite que a programação final da montadora seja enviada eletronicamente para os fornecedores com apenas algumas horas de antecedência. bancos fornecidos para a planta da Ford em S. Bernardo do Campo, esse intervalo de tempo é de apenas 90 minutos bancos para a GM em S. José dos Campos, existe uma programação provável enviada ao fornecedor com três horas de antecedência, e a programação real é enviada 120 minutos antes da entrada do componente na linha. – Proximidade física da unidade do fornecedor em relação à montadora, justamente devido a esse horizonte de tempo restrito. Condomínios Industriais

10 Consórcio Modular Trata-se de um condomínio industrial levado ao extremo. No consórcio, o fornecedor localiza-se dentro da planta da montadora, e realiza não só a entrega de seu sub- conjunto como também a montagem do produto final Inaugurada em 1996, a planta da VW (MAN) em Resende (RJ), para a produção de caminhões e chassis de ônibus opera no sistema de consórcio modular Sete fornecedores diretos participam do consórcio

11 Consórcio Modular Foram visitadas 29 cidades nos estados de SP, MG, RS, RJ, ES, PR, SC e SE A escolha privilegiou critérios técnicos, financeiros e operacionais Os dados foram analisados por 33 profissionais de varias áreas em 60 mil horas de trabalho Por quê Resende ? Rio de Janeiro - 140Km São Paulo Km Porto do Rio de Janeiro- 140 Km Porto de Santos Km Porto de Sepetiba Km

12 Porque o Consórcio Modular: – Apenas a adoção do Just in Time não é mais suficiente para a obtenção de vantagens competitivas duradouras. – Constantes pressões para a redução de custos – Necessidade de produção de forma mais eficiente e eficaz – Necessidade de atendimento a novos mercados – Estreitamento nas relações e a distribuição dos canais de comunicação nas cadeias produtivas Consórcio Modular

13 Visando simplificar a cadeia produtiva e melhorar a sua eficiência, as montadoras automobilísticas têm buscado: – Racionalizar e diminuir a base dos fornecedores diretos (first tier suppliers); – Transferir (outsourcing) atividades que tradicionalmente faziam parte de suas atribuições; – Definir um novo conjunto de necessidades a serem atendidas pelos fornecedores (como global sourcing, fornecimento de sistemas e módulos completos, participação no desenvolvimento de novos produtos, etc.). Consórcio Modular

14 Para a montadora, o Consórcio Modular representa uma redefinição de seu core business, que passaria a englobar somente as seguintes atividades: – finanças – projeto – desenvolvimento – certificação de produtos – atividades de vendas – pós-vendas Consórcio Modular

15 Foram desenvolvidos 7 módulos: Iochipe/Maxion - responsável pela montagem do chassi, sistema de freios (reservatório de ar e válvulas), chicote elétrico, linhas de combustível, linha de transmissão e caixa de direção Rockwell/Braseixos - responsável pela montagem dos eixos, molas, amortecedores e barras estabilizadoras, formando os kits de suspensão Powertrain (MWM+Cummins) - responsável pela montagem final do motor, alimentação de óleo, montagem de embreagem, caixa de mudanças, motor de partida, alternador, sistema de direção hidráulica, tubos de escape e freios Remon (Bridgestone+Borlem) – fornecedor do módulo rodas e pneus Tamet - responsável pela montagem da cabine a partir das peças estampadas Siemens (VDO/Mannesmann) – responsável pela montagem de bancos, painel de instrumentos, revestimento interno, vidros e chicote elétrico. Também é de responsabilidade da VDO a montagem da cabine completa sobre o chassis Carese (Eisenmann) – fornecedor dos serviços de pintura da cabine Consórcio Modular

16

17 Perguntas ???


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