A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTAL CORPORATIVO (Enterprise Information Portal - EIP) Um novo conceito de trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTAL CORPORATIVO (Enterprise Information Portal - EIP) Um novo conceito de trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 PORTAL CORPORATIVO (Enterprise Information Portal - EIP) Um novo conceito de trabalho

2 DESAFIOS - INFORMAÇÕES INTERNAS Registros Operacionais (Finanças, Produção, Vendas, etc.) Documentos Eletrônicos na rede (Editorias, Relatórios, Gestão de RH, etc.) Impressos Não Controlados (Clippings, Memorandos, Circulares, Publicações, etc.) Impressos Controlados ( Normas, Arquivos, etc.) Pessoas

3 Clientes Estrangeiros Entidades Financeiras Governo Fornecedores de Matéria Prima Fornecedores de Suprimentos Fornecedores Estrangeiros Fornec. Parceiro A Terceiros Alimen. Distribuidores Distribuidor A Franqueados Franqueado A Cliente A Clientes Diretos Vendedores Internos em Trânsito Agências Publ. Terceiros Transport. Empresa EF GOV FMP FS FE FPA EFTIT TME TA DISTA FRA FRAA CLIA CD CE VIT AP TT DIST Técnicos Internos em Trânsito Terceiros Manutenção Equipamentos DESAFIOS - INFORMAÇÕES EXTERNAS

4 ARQUITETURA DE TI P/ A GESTÃO DA INFORMAÇÃO Web Capital Humano Capital Humano Fontes Externas Fontes Externas Fontes Internas Fontes Internas Portal Corporativo Taxonomia, Categorização Taxonomia, Categorização Canais de Informação COMUNIDADES Canais de Informação COMUNIDADES

5 O portal corporativo representa uma variação do conceito bastante familiar de portais da Internet, como o Yahoo, Terra, UOL. A missão dos portais corporativos é acabar com as ilhas de sistemas de informação, integrando-as em uma única aplicação que seria a porta de entrada para todos os usuários do ecossistema empresarial. Portal Corporativo (EIP)

6 Site não é Portal Corporativo (EIP) Site Foco em gestão de publicação de conteúdo para Clientes, (muito embora possa estar linkado* a aplicações de Extranet ou à Intranet) Portal Corporativo Foco em gestão de serviços para todo o Ecossistema Corporativo – Clientes, Fornecedores, Funcionários, Parceiros (Integração real com base em componentes e personalização de acesso) *Não confundir meros links com integração!

7 Intranet não é Portal Corporativo Intranet Rede privativa, baseada nos padrões de comunicação da Internet pública. Privilegia a informação interna à organização, seguindo modelos de Portais Públicos. Portal Corporativo Traz um novo enfoque sobre os sistemas baseados em intranet e internet, marcando a evolução de um quadro de sistemas isolados para um ambiente informacional integrado.

8 O que significa integração do ambiente informacional? Significa constituir recursos adequados que possibilitem à empresa integrar, formalizar, organizar, representar e disseminar habilidades e competências, agregando valor ao conhecimento e materializando-o em produtos e serviços para todo o seu ecossistema - funcionários, clientes, parceiros e fornecedores.

9 eCompany O eCompany é uma solução que integra em uma única solução três grandes portais de comunicação via WEB em um ambiente totalmente baseado em browser: Internet: canal aberto de comunicação com diversos públicos (ambiente externo e ambiente interno); Intranet: canal interno de comunicação; Extranet: via de comunicação entre os usuários do ambiente interno e usuários focados e pré- definidos do ambiente externo.

10 Algumas funcionalidades do eCompany: Facilidade de publicação com independência e segurança: usuários leigos podem atualizar suas próprias páginas WEB, tanto para Intranet quanto para sites Internet, com controle de aprovação automatizado e a partir de um browser; Sindicalização de conteúdo: inserção de conteúdo recebido ou disponibilizado através de vários sites de notícias, de indicadores econômicos, etc, que disponibilizam conteúdo no formato RSS (Rich Site Summary) em formato XML; eCompany

11 eCompany FAQ: importante suporte para toda a empresa na catalogação de respostas para perguntas mais freqüentes, organizadas por assunto e ordenadas conforme seu uso (prioridades definidas pela contabilização automática das consultas); Circular eletrônica: segurança no envio de mensagens formais com garantia de entrega para uma lista pré-definida de contatos do Ecossistema Corporativo. Elimina a insegurança e informalidade da comunicação por .

12 eCompany Enquetes: importante instrumento de pesquisa de opinião e relacionamento com públicos variados (interno e externo) e de diferentes perfis; Fórum de discussão: debates assíncronos, com alcance corporativo, que podem estar focados tanto em grupos restritos e fechados quanto podem ser abertos a público, sendo possível o registro do conhecimento e sua disponibilização para a empresa.

13 eCompany Controle de acesso: delimitação das zonas de acesso por logins (internet / intranet / extranet) - segurança na comunicação como um todo e estreitamento de relações específicas: com o público geral; com as comunidades internas (áreas distintas); com fornecedores e outros parceiros externos; Personalização: possibilidade de criar múltiplos portais (comunidades), inclusive de portais individuais (myPortal) para cada usuário, contendo conteúdos próprios – públicos ou restritos.

14 myPortal – Portfólio Individual

15 eCompany eCompany - Casos de Sucesso Magnesita Canal de Direito (PUC Minas) Prefeitura de Betim TACOM Pref. Uberlândia Prefeitura de Belo Horizonte


Carregar ppt "PORTAL CORPORATIVO (Enterprise Information Portal - EIP) Um novo conceito de trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google