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Transformação em Suprimentos

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Apresentação em tema: "Transformação em Suprimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Transformação em Suprimentos
Setembro de 2009

2 Sobre Accenture Melhores Práticas em Suprimentos Experiências na Cadeia de Suprimentos Visão Estratégica Modelos Organizacionais O que é Abastecimento Estratégico? Governo de Minas Gerais Credenciais

3 Com 150 mil funcionários no mundo e 8 mil no Brasil, a Accenture tem trabalhado com diversos Governos no mundo todo para torná-los Órgãos de alto desempenho Accenture no Mundo Empresa de capital aberto: receita de US$ 24 bilhões no Ano Fiscal de 2008 Possui 122 escritórios em 52 países Linhas de serviço: Consultoria, Tecnologia e Outsourcing Dos 100 maiores clientes em 2004, 93 são nossos clientes há pelo menos 5 anos Projetos desenvolvidos: Brasil, EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Itália, Cingapura, Canadá, México, etc. Accenture no Brasil Escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Alphaville, Curitiba e Vitória 44% dos nossos clientes estão no ranking das 500 maiores da revista Exame 4% das receitas anuais são investidas em pesquisa e treinamento © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

4 Atividades Estratégicas Atividades Operacionais
A busca recente pela melhoria na qualidade do gasto público conduz à necessidade de elaboração de um Planejamento Estratégico em Suprimentos Atividades Estratégicas Atividades Operacionais Situação Atual Mudança necessária Trabalho muito operacional; Obsolescência de catálogos Pouca eficiência no processo de compras; Falta de controle e auditabilidade Falta de Integração de Sistemas Maior Produtividade Existência de sinergias não aproveitadas; Baixo aderência aos indicadores de desempenho; Dificuldade de dedicar o tempo necessário ao desenvolvimento de soluções ótimas. Especificações incongruentes Comprar melhor © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados.

5 Iniciativas de modernização da cadeia de suprimentos e logística dos Governos
Projetos de Abastecimento Estratégico Legislação específica para Aquisições (Lei 8.666) Projetos de Abastecimento Estratégico Implantação da ferramentas eletrônicas (Cotação, Pregão, Registro de Preços) Centro de Serviços Compartilhados e Centralização de Compras Choque de gestão e racionalização de gastos UPS (Unidade Padrão de Serviços) e PDM (Padronização de Materiais) Agregação de volumes de aquisição com Registros de Preços Gestão Estratégica de Estoques e integração de sistemas Orçamento Base Zero Caderno de Serviços Terceirizados © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

6 Exemplos de empresas privadas que aplicaram o projeto e a metodologia de abastecimento estratégico nos últimos 05 anos no país © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados.

7 O caminho para o ganho de eficiência se processa em etapas com aplicações localizadas de melhores práticas Matriz Consolidação X Inteligência em Compras Consolidação Registro de Preços Novos Modelos de Contratação Compras Cooperadas Alavancas de Valor Situação Ideal Metodologia Strategic Sourcing Uniformização de Demanda Redesenho de Processos Descentralização Planejamento organizacional Situação Atual Inteligência em Compras Gestão Estratégica Operação

8 Metodologia de Strategic Sourcing
Strategic Sourcing é uma metodologia que conduz à aquisição de materiais e serviços, visando otimizar a cadeia de valor Definir requerimentos internos Estudar mercado Construir modelo de custo total Desenvolver modelo de fornecimento Conduzir análise de fornecedores Elaboração de Editais Assessoramento na Licitação Implementar contratos de fornecimento 1 8 2 3 4 5 6 7 Metodologia de Strategic Sourcing Fase Interna Fase Externa Não somente na redução do preço de compra do material ou serviço, mas em todos os custos, desde a preparação, o planejamento da demanda, até o descarte do material (custo total) Foco Planejamento Processo de compras Gestão Distribuição 1 4 2 3 Construção (M.C.T.) Monitoramento Custo Total (TCO) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

9 Foco em Custo Total de Aquisição
Preço do Produto/Serviço Oportunidade Percebida Descarte Transporte Planejamento Manuseio Inspeção Obsolescência Estoque Oportunidade Efetiva Administrativo Especificação Instalação Processo © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

10 Instalação/Operação/
Segue um modelo conceitual de análise de oportunidades desenvolvida para cada uma das famílias trabalhadas Processo de Compra Novos Fornecedores Racionalização das Especificações Consolidação da demanda Planejamento da Demanda Padronização da utilização da Base de Fornecedores Modelos de Fornecimento Estoque Processos Nível de Serviço Revisão e Proposição de Normas do Estado Oportunidades Fabricação Recuperação/ Descarte Transporte e Logística Recebimento e Armazenagem Instalação/Operação/ Manutenção © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados.

11 É importante mencionar que, para os benefícios serem mantidos e ampliados, é necessária a transformação do modelo operacional de compras e logística. Benefícios Alta performance em aquisição C C. Novo Modelo – Melhorias Contínuas Economias (Custo Total) A. Economias com Contratação Estratégica A Tradicional Tempo Típicamente, os benefícios conquistados com projetos de contratações estratégicas acabam se reduzindo ao longo do tempo quando não de implementa um novo modelo de compras focado em melhorias contínuas, considerando tecnologia e capacitação © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados. 11 © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados. 11

12 Existe um grande debate entre modelos organizacionais Centralizados e Descentralizados para atingimento da excelência operacional, porém estão sendo implementados modelos híbridos (CSC) que atendem ambas expectativas CSC Secretaria A C D E B A1 MFG MKTG RH FIN MIS A2 A3 Centralizado Descentralizado VS. Descentralização Escala e Custo diretos Nível de Serviço Centralização

13 Como exemplo, uma Central de Compras subordinada à Superintendência do Centro de Serviço Compartilhado e com diretorias distintas Órgão X Organograma CSC Superintêndencia Diretoria Central de Logística Diretoria de Finanças Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia da Informação CENTRAL DE COMPRAS Diretoria de Programação e Controle Diretoria de Pesquisa e Registro de Preços Núcleo de Apoio Administrativo Almoxarifado e Estoque Central de Tráfego Gestão de Frota © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

14 A Central de Compras otimiza os processos de compra através de atividades de Suporte, Negociação e Atendimento CENTRAL DE COMPRAS INTELIGÊNCIA EM COMPRAS DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DIRETORIA DE PESQUISA E REGISTRO DE PREÇOS NÚCLEO DE APOIO ADMINISTRATIVO GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS GERÊNCIA DE PESQUISA DE MERCADO GESTÃO DE CONTRATO ASSESSORIA JURÍDICA PARA COMPRAS TECNOLOGIA TRAMITAÇÃO GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO DE SERVIÇOS GERÊNCIA DE REGISTRO DE PREÇOS CENTRAL DE CADASTRO GESTÃO DE FORNECEDOR PREGOEIROS CENTRAL DE ATENDIMENTO © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

15 Equipes Multi-Funcionais Customizadas
A Central de Compras otimiza os processos de compra através de atividades de Suporte, Negociação e Atendimento CENTRAL DE COMPRAS CENTRAL DE CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA EM COMPRAS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DIRETORIA DE PESQUISA E REGISTRO DE PREÇOS NÚCLEO DE APOIO ADMINISTRATIVO COMITÊ TÉCNICO Critérios para GES Curva A Processos Acima de R$10 MM/ano PREGÃO CONCORRÊCIA TOMADA DE PREÇO CONVITE (SERVIÇOS) CONVITE (MATERIAIS) DISPENSA GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS GERÊNCIA DE PESQUISA DE MERCADO GESTÃO DE CONTRATO ASSESSORIA JURÍDICA PARA COMPRAS Equipes Multi-Funcionais Customizadas Betuminoso Informática GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO DE SERVIÇOS TECNOLOGIA TRAMITAÇÃO GERÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO DE SERVIÇOS GERÊNCIA DE REGISTRO DE PREÇOS Medica-mentos Frotas CENTRAL DE CADASTRO GESTÃO DE FORNECEDOR Serviços Méd./Odont Energia PREGOEIROS PPP Obras CENTRAL DE ATENDIMENTO © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

16 A otimização dos processos de compras e suprimentos é um instrumento eficiente para ganho de agilidade e eficiência dentro do processo público. ILUSTRATIVO Processo atual Processo futuro Rol Operador Telefónico Especialista de Atención al Cliente Analista de Sistemas Experto Técnico Recibe llamada Define tipo de consulta Registra caso y habilita ticket Pasa llamada a Especialista Duda de procesos o sistema4 Registra consulta Responde a duda Puede responder Responde a duda Aplicación móvil o R/3 Contacta a Experto Técnico Registra solución Procesos Sistemas Contacta a Analista No Rol Operador Telefónico Especialista de Atención al Cliente Analista de Sistemas Recibe llamada Responde duda de primer nivel Registra caso Registra consulta Responde a duda Duda persiste Registra solución Duda de nivel 1 Papéis eliminados: 1 Atividades eliminadas: 7 Reduçao de tempos de execuçao: 37% Reduçaqo de custos: 29% .

17 Sistema de Compras e Logística para Governo Macro Funcionalidades do Sistema
BI (Business Intelligence) Edital Pregão Eletrônico Licitação Presencial Requisição Processo Sistema Público Catálogo Itens Banco de Preços Almoxarifado/ Patrimônio Sistema de Registro de Preços Dispensa Eletrônica Gestão de Contratos Portal Fornecedores / Sociedade © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados.

18 Resultado da Execução Orçamentária
Em 2004 alcançou-se o equilíbrio das contas públicas, após deficit de quase 1.3 BI em 2001. Resultado da Execução Orçamentária 81 222 91 (1.334) -1.500 -1.000 -500 500 1.000 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 R $ milhões Esta tela apresenta o Resultado da Execução Orçamentária onde o Governo alcançou o equilíbrio de suas contas, passando a ter credibilidade nacional e internacional, inclusive honrando o pagamento de débitos de servidores e fornecedores. Fonte: SEF-MG © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados.

19 Mapa Estratégico de Suprimentos (Seplag)
ESTADO PARA RESULTADOS 2º CHOQUE DE GESTÃO SIAD – NOVA VERSÃO Foco em Redução de Custos e Padronização das Estratégias de Aquisição Compras Estratégicas TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INTEGRADA 1º CHOQUE DE GESTÃO Mantêm-se a visão de futuro, abstrata, de Minas ser o Estado o melhor para se viver, porém, agora, vai-se chegar mais concretamente às ações do dia a dia – ou seja, de um Estado para resultados, passando o foco a não recair mais em programas, mas em áreas de resultados. Não importa para a sociedade se eu tenho 35 ou 15 secretarias, eu quero é a atividade ou a prestação do serviço. A forma como estou estruturando não importa, por isto que na segunda geração se está dividindo em áreas de resultados e não em ações por secretarias. e-PROCUREMENT SIAD 2003 2004 2006 2007 2008 © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados. 19

20 Cronograma do Projeto GES – Gestão Estratégica de Suprimentos
Diagnóstico Desenvol- vimento Implantação Capacitação Assessoramento 2 meses 7 meses 4 meses © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

21 Análise de perfis de 140 famílias de compras na etapa de Diagnóstico
As análises por classe, material e item foram feitas somente com base em informações do SIAD, porém para a escolha das famílias foram analisadas as duas bases Escolha de Categorias Base SIAF Elementos de Despesa Elementos de Despesa 58% R$ milhões Base SIAD Elementos de Despesa Grupos Classes Materiais/ Serviços Itens 42% R$ milhões Total R$ milhões 80 701 8.800 80.000 Análise de perfis de 140 famílias de compras na etapa de Diagnóstico © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

22 Análise quantitativa das famílias
Principais Gastos (Jan/2005 – Dez/2005) Gastos por Grupos de Materiais e Serviços (R$ milhões) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

23 Gastos por Secretaria – Total gasto jan/05 a dez/05, R$ milhões
Mais de 70% dos gastos efetuados no período estão concentrados em apenas 4 Secretarias Gastos por Secretaria – Total gasto jan/05 a dez/05, R$ milhões Secretaria de Saúde1) Instituto de Previdência dos Servidores Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão 3.477 1.003 Secretaria de Transporte e Obras Públicas Secretaria de Governo Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Social2) Secretaria de Desenvolvimento Econômico 868 Secretaria de Educação Demais Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste 563 225 140 129 107 69 52 50 270 100% 29% 25% 16% 6% 4% 4% 3% 2% 2% 1% 8% 1) Inclui FHEMIG, FUNED, HEMOMINAS 2) Inclui Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Inst. Prev. Serv. Militares (IPSM) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

24 Apenas 5 Classes representam 94% (R$ 410 milhões) do gasto do Grupo Administração Geral
Ambiente Armazém de Informações – Serviços Prestados pela PRODEMGE R$ 439,27 R$ 150,69 Serviço de Gestão de Frota e Manutenção de Veículos 151 25 Serviço Técnico Especializado em Área Administrativa 23 15 13 11 R$ 114,62 7 57 Serviços de Informática Executados pela PRODEMGE Produção Centralizada de Serviços de Informática Serviços de Desenv, Implant. e Manutenção de Sist. de Infor. R$ 65,23 R$ 51,06 R$ 29,32 R$ 15,72 R$ 6,57 R$ 6,06 Serviços Técnicos e Serviços Especializados Serviços Especializados de Auditoria, Consultoria e Assessoria Serviço de Publicidade, Publicação, Impressão, Reprodução e Encadernação Serviços de Treinamento a Aperfeiçoamento Profissional Serv. Especializados Áreas Médica, Odontológica, Reabilitação Hospitalar e de Laboratório (Exame – Análise-Ensaio-Pesquisa) Serviços de Apoio Administrativo, Conservação e Limpeza de Bens Móveis e Imóveis e Instalações Outros Benefícios (Refeições) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

25 A Accenture utiliza seu banco de dados atualizados como mais um instrumento de identificação de oportunidades Categorias Custos (R$) Unidade de Medida Pintura (latex) Pintura (textura) Água (poço artesiano) Energia (usina geradora - MAE) Energia (PCH) Desenvolvimento de Sistemas (mainframe) Desenvolvimento de Sistemas (internet) Plano Médico de Saúde Assessoria Jurídica Impressão Serviço de Limpeza (área de piso externa) Serviço de Limpeza (área de piso interna) Concreto usinado Concreto preparado Papel A4 branco Micro Básico com Monitor CRT 15" Micro Intermediário com Monitor LCD 15" Micro Avançado com Monitor LCD 15" 16.00 24.00 3.40 93.00 142.00 340.00 352.00 45.00 55.00 0.04 1.10 2.20 34.00 11.00 6.90 1,962.00 2,754.00 3,747.00 Hora homem m3 KWh Ponto de função Vida por faixa etária / mês Processo cívil / mês Folha preto e branca impressa m2 limpeza predial Pacote 500 folhas Unidade (48 meses de garantia) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

26 Economia média por família de compra aplicando a metodologia de abastecimento estratégico da Accenture Medicamentos Informática Escritório Descartáveis Telefonia Água Segurança Limpeza Viagens Energia 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

27 Baseado nas matrizes de Priorização e Estratégica, o potencial de benefício estimado no caso de negócios foi de R$ 97 milhões/ano: R$ 57 milhões na 1ª onda e R$ 39 milhões na 2ª onda. Foram selecionadas as seguintes famílias de compras: Famílias da 1ª Onda Equipamentos de Informática Refeições Material de Escritório Medicamentos ProMG – Programa de Recuperação Rodoviário de MG Viagens Softwares Onda 1 Ganhos potenciais Economia potencial da categoria Onda 2 Famílias da 2ª Onda Onda 3 Integração da Cadeia de Medicamentos Exame de Laboratórios Reagentes Químicos Kits para exames Veículos de Carga e Passageiros Serviço de Segurança Energia Serviço de Limpeza Equipamento de Proteção Individual Pró-Acesso Água Telefonia Onda 4 Facilidade de implementação Restrições internas Complexidade do desenvolvimento © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

28 Exemplo de Ferramenta Monitoramento Benefício
Quadro Resumo Gastos (R$) Benefícios Custo total histórico – montante gasto pelo Governo caso nenhuma das iniciativas fosse implementada. Custo total real – montante gasto pela Empresa após a implementação da metodologia de Strategic Sourcing com foco no Custo Total. Gráfico - Observação A ferramenta acompanha o benefício com relação ao Custo Total da Categoria. É possível gerar relatórios de acompanhamento por itens (Ex: Preço de Compra, Estoque, etc..) Jan-02 Feb-02 Mar-02 Apr-02 May-02 Jun-02 Jul-02 Aug-02 Sep-02 Oct-02 Nov-02 Dec-02 Jan-03 Feb-03 Mar-03 Apr-03 May-03 Jun-03 Jul-03 Aug-03 Sep-03 Oct-03 Nov-03 Dec-03 mês Custo total histórico Custo total real © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados.

29 Resultados Alcançados Estratégia de Fornecimento
Energia Resultados Alcançados Estratégia de Fornecimento Avaliação do consumo de energia elétrica de cada unidade consumidora Avaliação das alternativas para redução de custo 1ª Fase: Adequação tarifária; 2ª Fase: Avaliação de cobranças indevidas 3ª Fase: Mercado livre de energia Ações junto à unidade consumidora Ações junto às concessionárias para implantação das medidas sugeridas Avaliação de economias Relatórios Gerenciais Gasto Atual (1) Erros de faturamento (2) Erros de medição Preço (3) Sourcing Gasto ótimo Savings Potential (4) Uso ineficiente Intensidade (usualmente por unid.) Savings Source Range de Savings Sourcing / Procurement 10 – 20% Racionalização do uso – mudanças operacionais 5 – 10% Racionalização do uso – capital projects Captura de erros de medição e faturamento 1 – 3% Redução de custos de processos de faturamento R$ per invoice Alavancas de Valor Ajustes tarifários e Revisão contratual Mercado livre (spot, mercado) Tecnologia / treinamento / Monitoramento Correções de erros de medição e faturamento Redução de consumo (Lâmpadas mais eficientes) e Correção de fator de potência Políticas de Uso e Utilização © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

30 Resultados Alcançados Estratégia de Fornecimento
Serviços de Limpeza Resultados Alcançados Estratégia de Fornecimento Segmentação da família de Serviços de Limpeza Necessidade de implantar um sistema estratégico de informações de Serviços Nova escopagem detalhada dos serviços (tipo de limpeza, tipo de piso, freqüência, qualificação etc.) Manual de boas práticas e ficha técnica dos produtos utilizados (informações sobre composição) Curva A dos produtos de limpeza negociados diretamente pelo Governo Implantação de um sistema de controle de qualidade dos produtos (água sanitária, café, copos plásticos descartáveis, detergente em pó, papel higiênico, papel toalha, saco plástico para lixo) Reduções da ordem de 22% de custos Padronização de serviços por R$ / M2 / tipo de limpeza Análise de dispersão dos preços Definição de preços referenciais através de modelo estatístico Renegociação e equalização de contratos das unidades consumidoras Montagem de editais por lotes regionais Alavancas de Valor Construção de um catálogo padronizado de serviços Desenvolvimento de uma modelagem estatística para avaliação dos custos, divisão por quartis Redesenho de escopo e PDM de materiais de limpeza, com Itens substitutos e alternativas de maior rendimento e menor custo Equalização de benefícios e estudo de turnos de trabalho Detalhamento da composição de custo total do serviço Desenvolvimento de processo contínuo de acompanhamento e avaliação da qualidade do serviço prestado

31 Resultados Alcançados Estratégia de Fornecimento
Viagens Resultados Alcançados Estratégia de Fornecimento As compras eram descentralizadas pelos órgãos (R$ 22 MM de gastos por ano) Política e controle de viagens frágeis Não havia acordos com cias. aéreas Não havia um perfil de consumo consolidado por rotas, horários, tipo de passageiros, destino, frequência etc. Estudo de modelos de comissionamento 25% de ganho no afastamento da “full fare” Curva A de trechos fechados diretamente com cias. aéreas, com emissão e gestão das Agências Implementação da ferramenta de requisição de passagens Não havia estudo de redes credenciadas de hotéis por tipo de quarto, destino, freqüência e utilização Alta dispersão das tarifas hoteleiras Alavancas de Valor Unificar controle e políticas de despesas de viagens Negociação de abrangência nacional com as companhias aéreas para curva A Sinergia de volume entre órgãos do Governo (adm. direta/indireta) Reavaliação de incentivo mútuo com Agências Melhoria na gestão dos preços com a implementação da ferramenta Redesenho dos fluxos de requisição Negociação central com rede de hotéis

32 Casos de Sucesso – Racionalização de Gastos Correntes
O Governo de Minas Gerais lançou um edital para desenvolver e implantar um modelo de Gestão Estratégica de Suprimentos para o Estado de Minas Gerais. O escopo do projeto contemplou o redesenho de processos e a otimização dos gastos públicos por meio da aplicação de uma metodologia de classe mundial da Accenture para abastecimento estratégico. O potencial de economia, considerando as categorias de compras, foi da ordem de R$ 108milhões. Implantação de 04 ondas de Strategic Sourcing das categorias da área de Abastecimento na Petrobrás, tendo sido alcançadas reduções de 14% em Produtos Químicos, 17% nos Sistemas de Transporte de Fluído. Além disso, houve como benefícios intangíveis: aumento da colaboração entre cliente e fornecedor, melhoria nos níveis de serviço e no processo de fornecimento, além da racionalização no número de fornecedores.. Implantação da metodologia de Strategic Sourcing para as necessidades específicas do Departamento de Saúde e Serviços Humanitários dos USA, contemplando categorias como: materiais de escritório, materiais de limpeza, eventos, trabalhos temporários, materiais de laboratório, entre outros. Obtenção de economia de 15% no projeto piloto, sobre um montante de US$1.6 milhões gasto e economia de 20% do valor total gasto na segunda onda de implantação. Aplicação do Strategic Sourcing no Estado da Pensilvânia, contemplando também atividades de gerenciamento de projetos e gestão da mudança, além do redesenho organizacional e de processos. O escopo contemplou não apenas a redução de custos, mas também uma forte ênfase na transferência de conhecimento. As economias obtidas na fase inicial do projeto foram de US$ 15 milhões e as economias totais esperadas para o programa de Strategic Sourcing foram da ordem de US$ 100 milhões. O projeto teve como objetivo a redução do déficit do Depto de Educação de NY, com a redução dos gastos em compras (por meio do Strategic Sourcing). O projeto contemplou uma fase de diagnóstico e implantação de 2 ondas de Strategic Sourcing, envolvendo categorais como: TI, materiais de escritório, de manutenção, de limpeza, transporte, entre outros. As economias acumuladas obtidas no projeto foram superiores a U$ 80 milhões. © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados.

33 Petrobrás, um caso de sucesso (> 500 recursos)
Parceria com a Accenture aprimorou, de maneira ímpar, a execução de vários Projetos vitais ao desenvolvimento da empresa (prazo, escopo e custo): Foco na Gestão de Projetos. Comprovado conjunto de práticas e métodos de gestão de projetos. Flexível alocação de recursos. Plataforma P-40 da Petrobrás antes da instalação e comissionamento © 2008 Accenture. Todos os direitos reservados.

34 César Pili cesar.pili@accenture.com 11 5188-2944 11 8236-9716
Contato César Pili © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.


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